Estudo de Romanos 10:10 – Comentado e Explicado

É crendo de coração que se obtém a justiça, e é professando com palavras que se chega à salvação.
Romanos 10:10

Comentário de Albert Barnes

Pois com o coração – não apenas com o entendimento, mas com uma fé que será sincera e influenciará a vida. Não pode haver outra fé genuína além do que influencia toda a mente.

Crê para a justiça – Crê para que a justificação seja obtida. (Stuart.) No plano de Deus de justificar as pessoas, é assim que podemos ser declarados justos ou justos aos seus olhos. No momento em que um pecador crê, portanto, ele é justificado; seus pecados são perdoados; e ele é introduzido no favor de Deus. Ninguém pode ser justificado sem isso; pois este é o plano de Deus, e ele não se afastará dele.

Com a boca é feita a confissão … – Ou seja, a confissão ou profissão é feita de modo a obter a salvação. Quem, de todas as maneiras apropriadas, professar seu apego a Cristo, será salvo. Essa profissão deve ser feita de todas as formas apropriadas de dever religioso; por uma declaração de nossos sentimentos; declarando em todas as ocasiões apropriadas nossa crença na verdade; e por uma adesão inabalável a eles em todas as perseguições, oposições e provações. Quem declara sua crença faz uma profissão. Quem se associa ao povo cristão faz isso. Quem age com eles na reunião de oração, no santuário e em obras de benevolência, o faz. Quem é batizado e comemora a morte do Senhor Jesus, faz isso. E aquele que leva uma vida humilde, orante e espiritual, faz isso. Ele mostra sua consideração pelos preceitos e exemplo de Cristo Jesus; sua consideração por eles mais do que pelo orgulho, pompa e atrativos do mundo. Todos estes estão incluídos em uma profissão de religião. De qualquer maneira que possamos manifestar apego a ele, isso deve ser feito. A razão pela qual isso se torna tão importante é que não pode haver um apego verdadeiro a Cristo que não se manifeste na vida. Uma cidade situada em uma colina não pode ser escondida. É impossível que haja uma crença verdadeira no coração do homem, a menos que isso se mostre na vida e na conversa. Este é o único teste de sua existência e seu poder; e, portanto, é tão importante nos negócios da religião. E aqui podemos aprender,

(1) Que uma profissão de religião é, por Paulo, tornada realmente indispensável para a salvação como crer. Segundo ele, isso está relacionado à salvação, assim como a fé está na justificação; e isso está de acordo com todas as declarações do Senhor Jesus; Mateus 10:32 ; Mateus 25: 34-46 ; Lucas 12: 8 .

(2) não pode haver religião em que não haja vontade de confessar o Senhor Jesus. Não há verdadeiro arrependimento onde não estamos dispostos a confessar nossas falhas. Não existe um apego verdadeiro a um pai, mãe ou amigo, a menos que estejamos dispostos, em todas as ocasiões apropriadas, a admiti-lo. E, portanto, não pode haver religião verdadeira em que exista muito orgulho, vaidade ou amor ao mundo, ou medo de vergonha para confessá-lo.

(3) aqueles que nunca professam nenhuma religião não têm: e eles não são seguros. Negar a Deus Salvador antes das pessoas não é seguro. Quem não professa religião, professa o contrário. Os sentimentos reais do coração serão expressos na vida. E aqueles que professam por suas vidas que não têm consideração por Deus e Cristo, pelo céu e pela glória, devem esperar ser encontrados no último dia, como aqueles que negam o Senhor que os comprou e que provocam uma rápida destruição; 2 Pedro 1: 2 .

Comentário de E.W. Bullinger

com . Sem preposição. Caso dativo.

o homem crê = é crido.

até . App-104.

confissão, etc. = é confessado.

Comentário de John Calvin

10. Porque com o coração cremos na justiça etc. Esta passagem pode ajudar-nos a entender o que é justificação pela fé; pois mostra que a justiça chega até nós quando abraçamos a bondade de Deus oferecida a nós no evangelho. Por esse motivo, somos justos, porque cremos que Deus é propício para nós em Cristo. Mas vamos observar isso – que a sede da fé não está na cabeça ( no cerebro – no cérebro), mas no coração. No entanto, eu não argumentaria sobre a parte do corpo em que a fé está localizada: mas como a palavra coração é freqüentemente tomada por um sentimento sério e sincero, eu diria que a fé é uma confiança firme e eficaz ( fiducia – confiança, dependência). ,) e não apenas uma noção simples.

Com a boca, a confissão é feita para a salvação . Pode parecer estranho que ele não atribua parte da nossa salvação à fé, como ele havia testemunhado tantas vezes, que somos salvos somente pela fé. Mas não devemos, por esse motivo, concluir que a confissão é a causa de nossa salvação. Seu desígnio era apenas mostrar como Deus completa nossa salvação, mesmo quando ele faz a fé, que ele implanta em nossos corações, para se mostrar por confissão: ou melhor, seu objetivo simples era marcar a fé verdadeira, como a partir da qual esse fruto prossegue, para que ninguém possa reivindicar apenas o nome vazio da fé: pois deve acender o coração com zelo pela glória de Deus, a fim de forçar sua própria chama. E certamente, aquele que é justificado já obteve a salvação; portanto, ele não crê menos com o coração para a salvação do que com a boca em confissão. Você vê que ele fez essa distinção – que ele refere a causa da justificação à fé – e que ele então mostra o que é necessário para completar a salvação; pois ninguém pode acreditar com o coração sem confessar com a boca: é de fato uma conseqüência necessária, mas não a que atribui salvação à confissão.

Mas vejam que resposta podem dar a Paulo, que hoje se orgulha orgulhosamente de algum tipo de fé imaginária, que, contente com o segredo do coração, negligencia a confissão da boca, por uma questão supérflua e vaidosa; pois é extremamente pueril dizer que há fogo, quando não há chama nem calor.

Comentário de Adam Clarke

Pois com o coração o homem crê, etc. – E seja sincero nisso: pois com o coração, devidamente afetado por um sentimento de culpa e pela suficiência do sacrifício que Cristo ofereceu, o homem crê na justiça, crê para receber a justificação ; pois este é o significado apropriado do termo aqui e em muitas outras partes desta epístola; e com a boca se faz confissão para a salvação. Aquele que crer corretamente em Cristo Jesus receberá tanta convicção da verdade e tanta evidência de sua redenção, que sua boca confessará ousadamente sua obrigação para com o Redentor e a persuasão abençoada que ele tem da remissão de todos os seus pecados. através do sangue da cruz. Um grande objetivo do apóstolo é mostrar a simplicidade do esquema evangélico da salvação; e, ao mesmo tempo, sua grande eficácia, é simples e muito diferente da lei, cheia de ritos, ordenanças, cerimônias etc., cada uma das quais precisava ser perfeitamente cumprida: e, no entanto, mesmo aquelas quem tinha o maior zelo por Deus e, o mais conscientemente possível, observava todos os preceitos da lei, não havia alcançado justificação nem paz de consciência. Considerando que judeus e gentios, que haviam crido no Senhor Jesus de acordo com as simples declarações do Evangelho, eram livremente justificados de todas as coisas das quais eles não podiam ser justificados pela lei de Moisés; e tinham em si mesmos o testemunho de que eles foram passados ??da morte para a vida.

Comentário de Scofield

justiça

A justiça aqui, e nas passagens que se referem a Romanos 10:10 , significa que a justiça de Deus, que é judicialmente reconhecida a todos os que crêem no Senhor Jesus Cristo; os crentes são os justos.

(Veja Scofield “ Romanos 3:21 “) .

Comentário de John Wesley

Pois com o coração o homem crê para a justiça; e com a boca se faz confissão para a salvação.

Pois com o coração – não apenas o entendimento.

O homem crê na justiça – Para obter justificação.

E com a boca é feita a confissão – Para obter a salvação final. A confissão aqui implica a totalidade do exterior, assim como a crença é a raiz de toda a religião interior.

Referências Cruzadas

Lucas 8:15 – Mas as que caíram em boa terra são os que, com coração bom e generoso, ouvem a palavra, a retêm e dão fruto, com perseverança”.

João 1:12 – Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus,

João 3:19 – Este é o julgamento: a luz veio ao mundo, mas os homens amaram as trevas, e não a luz, porque as suas obras eram más.

Romanos 10:9 – Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo.

Gálatas 2:16 – sabemos que o ninguém é justificado pela prática da lei, mas mediante a fé em Jesus Cristo. Assim, nós também cremos em Cristo Jesus para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pela prática da lei, porque pela prática da lei ninguém será justificado.

Filipenses 3:9 – e ser encontrado nele, não tendo a minha própria justiça que procede da lei, mas a que vem mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus e se baseia na fé.

Hebreus 3:12 – Cuidado, irmãos, para que nenhum de vocês tenha coração perverso e incrédulo, que se afaste do Deus vivo.

Hebreus 10:22 – Sendo assim, aproximemo-nos de Deus com um coração sincero e com plena convicção de fé, tendo os corações aspergidos para nos purificar de uma consciência culpada e tendo os nossos corpos lavados com água pura.

1 João 4:15 – Se alguém confessa publicamente que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele em Deus.

Apocalipse 2:13 – Sei onde você vive, onde está o trono de Satanás. Contudo, você permanece fiel ao meu nome e não renunciou à sua fé em mim, nem mesmo quando Antipas, minha fiel testemunha, foi morto nessa cidade, onde Satanás habita.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *