Estudo de 1 João 4:15 – Comentado e Explicado

Todo aquele que proclama que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele e ele em Deus.
1 João 4:15

Comentário de Albert Barnes

Todo aquele que confessar que Jesus é o Filho de Deus – no verdadeiro sentido, e do coração. Isso sempre prova que um homem é cristão. Mas a passagem não pode significar que, se ele apenas diz isso em palavras, ou se o faz sem sinceridade, ou sem qualquer senso adequado da verdade, isso provará que ele é um cristão. Sobre o significado do sentimento aqui expresso, veja as notas em 1 João 4: 2 . Compare as notas em Romanos 10:10 .

Comentário de Joseph Benson

1 João 4: 15-17 . Quem quer que – a partir de um princípio de fé amorosa, confesse abertamente – diante de toda oposição e perigo, mantendo essa profissão com resolução e zelo e agindo em conformidade com ela; que Jesus é o Filho de Deus – O Cristo, o Salvador do mundo; Deus permanece nele, e ele em Deus – Existe uma união abençoada entre Deus e sua alma, de modo que, na linguagem das Escrituras, é a habitação de Deus; quem, por assim dizer, vive e anda nele, Efésios 2:22 ; 1 Coríntios 3:16 ; 2 Coríntios 6:18 . E nós conhecemos e cremos – Pela influência do mesmo Espírito; o amor que Deus nos tem – E manifestou, não apenas dando seu Filho para morrer por nós ( 1 João 4: 9-10 ), mas tornando-nos seus filhos em e através de seu Filho, 1 João 3: 1 . Deus é amor – O apóstolo repete o que ele havia declarado 1 João 4: 8 , onde vê a nota; e aquele que permanece no amor – Nomeadamente, no amor a Deus, seu povo e toda a humanidade; permanece em Deus, e Deus nele – Sua união e comunhão com Deus são por este meio continuadas e aumentadas. Aqui – Ou , por meio deste, isto é, pela continuação desta comunhão com Deus; é o nosso amor aperfeiçoado – Somos levados a amá-lo de todo o coração e ao próximo como a nós mesmos; que possamos ter – Ou seja, para que tenhamos; ousadia no dia do julgamento – Quando todos os valentes estremecerem; porque como ele, Cristo, é, nós também – que somos pais em Cristo; neste mundo – Mesmo enquanto vivemos na Terra, até o ponto em que as imperfeições desta vida mortal, à qual estamos confinados aqui, admitam.

Comentário de E.W. Bullinger

confessar, etc. Veja Mateus 16:16 .

Jesus . App-98.

Comentário de John Calvin

15 Qualquer que confessar que repete a verdade, que estamos unidos a Deus por Cristo, e que não podemos estar conectados com Cristo, a menos que Deus habite em nós. e confissão são usadas indiscriminadamente no mesmo sentido; porque, embora os hipócritas possam se gabar sabiamente da fé, o apóstolo aqui não reconhece nenhum daqueles que normalmente confessam, mas os que verdadeiramente e de coração acreditam. Além disso, quando ele diz que Jesus é o Filho de Deus , ele inclui brevemente a soma e a substância da fé; pois não há nada necessário para a salvação que a fé não encontre em Cristo

Depois de ter dito em geral, que os homens estão tão unidos a Cristo pela fé, que Cristo os une a Deus, ele subordinou o que eles mesmos haviam visto, para que acomodasse uma verdade geral àqueles a quem estava escrevendo. Depois segue a exortação, a amar um ao outro como eles foram amados por Deus. Portanto, a ordem e conexão de seu discurso é esta: – A fé em Cristo faz Deus habitar nos homens, e somos participantes dessa graça; mas como Deus é amor, ninguém habita nele, a menos que ame seus irmãos. Então o amor deve reinar em nós, já que Deus se une a nós.

Comentário de Adam Clarke

Todo aquele que confessar – Há muita ênfase nessa confissão, porque os falsos mestres negaram a realidade da encarnação; mas essa confissão implicava também uma crença em Cristo que os colocava em posse de sua misericórdia e espírito de habitação.

Comentário de Thomas Coke

1 João 4:15 . Todo aquele que confessar Veja em 1 João 4: 2 . A confissão aqui exigida deve ter sido sincera, caso contrário não teria sido por um momento. Confessar que Jesus era o Filho de Deus, ou o Messias, implicava que o levassem como Cabeça e Senhor, a quem deveriam amar, imitar e obedecer. Juntamente com a confissão da boca, deveria haver fé no coração e um comportamento adequado na vida e na prática. Eles deveriam confessar que Jesus é o Cristo aberta e publicamente, mesmo quando o perigo e a perseguição assistiram a essa confissão. Daí veio depois o nome distintivo dos confessores, para denotar aqueles que sofreram em parte por sua religião e que estavam prontos para morrer como mártires, em vez de negar a verdade. Tais eram, sem dúvida, os mais propensos a imitar o exemplo de Cristo, obedecer aos seus mandamentos e regozijar-se com a perspectiva de sua segunda vinda. A conexão deste versículo com o contexto permanece assim: 1 João 4:14 sugeriu que os apóstolos haviam conhecido e provado claramente que Jesus era o Messias e Salvador do mundo. Aqui deve ser observado que quem atendeu devidamente às evidências que os apóstolos haviam trazido e, com isso, com o coração, acreditou que Jesus era o Filho de Deus, e viveu e agiu de acordo, era um verdadeiro cristão, e a favor divino : De onde São João faz a inferência pretendida, 1 João 4:16 , a saber, que quem acreditasse naquele exemplo surpreendente do amor de Deus ao enviar seu Filho, ficaria inflamado com um senso justo e amaria sinceramente seus semelhantes. cristãos. Ver João 17: 22-23 .

Comentário de John Wesley

Todo aquele que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus habita nele, e ele em Deus.

Todo aquele que, por um princípio de fé amorosa, confessar abertamente diante de toda oposição e perigo, que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele.

Referências Cruzadas

Mateus 10:32 – “Quem, pois, me confessar diante dos homens, eu também o confessarei diante do meu Pai que está nos céus.

Lucas 12:8 – “Eu lhes digo: quem me confessar diante dos homens, também o Filho do homem o confessará diante dos anjos de Deus.

Romanos 10:9 – Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo.

Filipenses 2:11 – e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai.

1 João 3:24 – Os que obedecem aos seus mandamentos permanecem nele, e ele neles. Deste modo sabemos que ele permanece em nós: pelo Espírito que nos deu.

1 João 4:2 – Vocês podem reconhecer o Espírito de Deus deste modo: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne procede de Deus;

1 João 4:12 – Ninguém jamais viu a Deus; se nos amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor está aperfeiçoado em nós.

1 João 5:1 – Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus, e todo aquele que ama o Pai ama também ao que dele foi gerado.

1 João 5:5 – Quem é que vence o mundo? Somente aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus.

2 João 1:7 – De fato, muitos enganadores têm saído pelo mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em corpo. Tal é o enganador e o anticristo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *