Estudo de 1 João 5:5 – Comentado e Explicado

Quem é o vencedor do mundo senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?
1 João 5:5

Comentário de Albert Barnes

Quem é ele … – Onde está alguém que pode fingir ter obtido uma vitória sobre o mundo, exceto aquele que acredita no Salvador? Todo o resto é mundano e é governado por objetivos e princípios mundanos. É verdade que um homem pode obter uma vitória sobre uma paixão mundana; ele pode subjugar a alguém uma propensão maligna; ele pode abandonar o círculo “feliz”, pode romper com os hábitos de profanação, pode deixar a companhia dos sem princípios e poluídos; mas ainda assim, a menos que ele tenha fé no Filho de Deus, o espírito do mundo reinará supremo em sua alma de alguma forma. O apelo que John fez com tanta confiança em seu tempo pode ser feito com tanta confiança agora. podemos perguntar, como ele fez, onde há alguém que mostra que obteve uma vitória completa sobre o mundo, exceto o verdadeiro cristão? Onde existe alguém cujo fim e objetivo não é a vida presente? Onde existe alguém que mostra que todos os seus propósitos em relação a este mundo são subordinados ao mundo vindouro?

Existem aqueles agora, como havia então, que se separam de uma forma de pecado e de um círculo de companheiros pecadores; há quem mude as ardentes paixões da juventude pela sobriedade da vida intermediária ou avançada; há quem veja a loucura da profanação, da alegria e da intemperança; há quem se decepcione com algum esquema de ambição e se retire dos conflitos políticos; há aqueles que são saciados de pompa e que, oprimidos pelos cuidados do Estado, como Diocleciano e Carlos V, se aposentam da vida pública; e há aqueles cujos corações são esmagados e quebrados por perdas e pela morte, ou o que é pior que a morte, pela ingratidão de seus filhos, e que deixam de acalentar a esperança de que sua família seja honrada e seu nome. perpetuados naqueles a quem amavam ternamente – mas ainda não há vitória sobre o mundo. Seu profundo desânimo, sua tristeza, sua quebra de espírito, suas lamentações e sua falta de alegria mostram que o espírito do mundo ainda reina em seus corações.

Se as calamidades que vieram sobre eles pudessem ser retiradas; se os dias de prosperidade pudessem ser restaurados, eles mostrariam tanto do espírito do mundo como sempre fizeram e perseguiriam suas loucuras e vaidades tão avidamente quanto antes. Não demoram muitos anos ou meses para que a mãe mundana que seguiu uma filha para o túmulo introduza outra no mundo frívolo com todo o brilho que a moda prescreve; Não demorará muito para que um pai mundano lamentar a morte de um filho antes, no turbilhão de negócios e nas emocionantes cenas de ambição, ele mostrará que seu coração está tão ligado ao mundo como sempre esteve. Se tais tristezas e decepções conduzem ao Salvador, como às vezes o fazem; se eles levam a mente perturbada a buscar paz em seu sangue e apoiar na esperança do céu, então uma verdadeira vitória é obtida sobre o mundo; e então, quando a mão da aflição é retirada, vê-se que houve uma obra de graça na alma que efetivamente mudou todos os seus sentimentos e garantiu um triunfo que será eterno.

Comentário de Joseph Benson

1 João 5: 5 . Quem é aquele que vence o mundo – Isso é superior a todo cuidado, desejo e medo terrestres? Quem é o homem e onde ele pode ser encontrado? Certamente ninguém conquistou, ou conquistará, esta importante vitória, mas aqueles que acreditam que Jesus é o Filho de Deus – “Os grandes princípios”, diz Doddridge, “peculiar à nossa religião divina, um sentimento de amor redentor e a perspectiva de uma felicidade tão sublime e perpétua como o evangelho nos abre, pode por si só ser suficiente para nos ensinar a triunfar sobre essas vaidades transitórias e a estabelecer um caráter uniforme, superior à variedade de tentações com as quais podemos ser atacados; os triunfos vangloriados de outros, sob princípios mais mesquinhos, foram muito parciais e imperfeitos, e evidentemente foram seduzidos por uma vaidade, enquanto se gloriavam em desprezar a outra. ” “Que os judeus”, diz Macknight, “acreditava universalmente que o Messias, ou Cristo, era para ser o Filho de Deus, aparece em muitas passagens do Novo Testamento, especialmente nas seguintes: Pedro respondeu: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo, Mateus 16:16 . Muitos demônios também saíram de muitos, clamando: Tu és Cristo, o Filho de Deus, Lucas 4:41 . Essas coisas estão escritas para que você possa acreditar que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, João 20:31 . E que os judeus acreditavam universalmente que o Filho de Deus era Deus, aparece nas seguintes passagens: Jesus respondeu: Meu Pai trabalha até então, e eu também. Portanto, os judeus procuravam mais matá-lo, porque ele não apenas violara o sábado, mas também dizia que Deus era seu Pai, fazendo-se igual a Deus, João 5: 17-18 . Os judeus responderam: Por uma boa obra não te apedrejamos, mas por blasfêmia, porque tu, sendo homem, te fazes Deus, João 10:33 . O sumo sacerdote disse: Eu te conjuro, etc., que nos digas se és o Cristo, o Filho de Deus. Jesus disse-lhe, tu disseste. Então o sumo sacerdote rasgou suas roupas, dizendo: Ele falou blasfêmia: que pensais? eles responderam: Ele é culpado de morte, Mateus 26:63 . “O sumo sacerdote e o conselho, compostos por homens de mais alto nível de instrução e posição entre os judeus, igualmente com o povo, acreditavam que o Messias deveria ser o Filho de Deus e que o Filho de Deus é ele mesmo Deus, caso contrário eles não poderiam ter considerado Jesus um blasfemador por se chamar Cristo, o Filho de Deus. Por esses fatos indiscutíveis, é evidente que os socinianos modernos contradizem a história do evangelho em dois de seus artigos essenciais, quando afirmam que os primeiros cristãos judeus, antes de sua conversão, não tinham idéia de que seu Messias desceria do céu, nunca tendo foi ensinado a esperar alguém que não seja como eles. Em seguida, uma vez que João declarou com tanta frequência e, no que segue o versículo em consideração, provou que Jesus é o Cristo e o Filho de Deus, os mesmos socinianos devem se enganar quando afirmam que, nesta epístola, João está calado quanto a a divindade de Cristo, e em nenhuma parte dela censurou aqueles que a negam. ”

Comentário de E.W. Bullinger

mas = exceto. Grego. ei eu .

Filho de Deus App-98.

Comentário de John Calvin

5 Quem é aquele que vence o mundo Esta é a razão da frase anterior; isto é, conquistamos pela fé, porque obtemos força de Cristo; como Paulo também diz,

“Tudo posso naquele que me fortalece”
( Filipenses 4:13 .)

Só então ele pode conquistar Satanás e o mundo, e não sucumbir à sua própria carne, que, desconfiada quanto a si mesmo, recumbe apenas ao poder de Cristo. Pois pela ele quer dizer uma apreensão real de Cristo, ou um apego eficaz a ele, pelo qual aplicamos seu poder a nós mesmos.

Comentário de Adam Clarke

Quem crê que Jesus é o Filho de Deus? Que ele é o Messias prometido, que ele veio por uma geração sobrenatural; e, embora verdadeiramente homem, não veio pelo homem, mas pelo poder do Espírito Santo no ventre da Virgem Maria. A pessoa que acredita nisso tem o privilégio de solicitar ao Senhor os benefícios da encarnação e paixão de Jesus Cristo, e recebe as bênçãos que os judeus não podem ter, porque não acreditam na missão divina de Cristo.

Comentário de John Wesley

Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?

Quem é aquele que vence o mundo – Isso é superior a todo cuidado, desejo e medo mundanos? Todo crente, e mais ninguém. O sétimo verso 1 João 5: 7 (geralmente assim calculado) é uma breve recapitulação de tudo o que antes havia sido avançado em relação ao Pai, ao Filho e ao Espírito. É citado, em conjunto com o sexto e o oitavo, 1 João 5: 6,8 por Tertuliano, Cipriano e um grupo ininterrupto de Pais. E, de fato, o que o sol está no mundo, o que o coração está no homem, o que a agulha está na bússola do marinheiro, esse versículo está na epístola. Por isso, o sexto, oitavo e nono versos1João 5: 6,8,9 estão indissoluvelmente conectados; como será evidente, além de toda contradição, quando forem consideradas com precisão.

Referências Cruzadas

1 João 4:15 – Se alguém confessa publicamente que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele em Deus.

1 João 5:1 – Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus, e todo aquele que ama o Pai ama também ao que dele foi gerado.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *