Estudo de Romanos 10:9 – Comentado e Explicado

Portanto, se com tua boca confessares que Jesus é o Senhor, e se em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.
Romanos 10:9

Comentário de Albert Barnes

Que se você confessar – A palavra aqui traduzida como “confessar” ?µ?????? homologe é freqüentemente traduzida como “professar”; Mateus 7:23 : “Então lhes professarei que nunca te conheci;” Tito 1:16 ; Tito 3:14 ; Romanos 1:22 ; 1 Timóteo 2:10 ; 1 Timóteo 6: 12-13 , 1 Timóteo 6:21 ; Hebreus 3: 1 , etc. Significa propriamente “falar o que concorda com algo que os outros falam ou mantêm”. Assim, confissão ou profissão expressa nosso “acordo ou concordância com o que Deus considera verdadeiro e com o que ele declara verdadeiro”. Denota uma declaração pública ou concordância com isso, aqui expressa pelas palavras “com a tua boca”. Uma profissão religiosa, então, denota uma declaração pública de nosso acordo com o que Deus declarou e se estende a todas as suas declarações sobre nosso estado perdido, nosso pecado e a necessidade de um Salvador; às suas doutrinas sobre sua própria natureza, santidade e lei; sobre o Salvador e o Espírito Santo; sobre a necessidade de uma mudança de coração e santidade da vida; e sobre a sepultura e o julgamento; sobre o céu e o inferno. Como a doutrina respeitante a um Redentor é a doutrina principal e principal, é colocada aqui por meio de eminência, como de fato envolvendo todas as outras; e publicamente expressar nosso consentimento a isso, é declarar nosso acordo com Deus em todas as verdades afins.

Com tua boca – professar uma coisa com a boca é falar disso; declarar; para fazer isso de forma aberta e pública.

O Senhor Jesus – Reconhecerá abertamente o apego a Jesus Cristo. O significado disso pode ser expresso ao considerar a frase “o Senhor” como predicado; ou o que deve ser confessado é que ele é o Senhor; compare Atos 2:36 ; Filemom 2:11 : “E que toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor.” Aqui, significa reconhecê-lo como Senhor, isto é, como tendo o direito de governar a alma.

Crerás no teu coração – Crerás sincera e verdadeiramente nisso, para que a profissão externa corresponda aos sentimentos internos reais. Onde não é esse o caso, seria hipocrisia; onde for esse o caso, haveria a mais alta sinceridade, e essa religião exige.

Que Deus o criou – Este fato, ou artigo da crença cristã, é mencionado aqui por causa de sua grande importância e sua influência no sistema cristão. Se isso é verdade, tudo é verdade. Então é verdade que ele saiu de Deus; que ele morreu pelo pecado; e que Deus aprovou e aceitou sua obra. Então é verdade que ele ascendeu ao céu e é exaltado ao domínio sobre o universo, e que retornará para julgar os velozes e os mortos. Por tudo isso foi professado e ensinado; e tudo isso foi considerado como dependente da verdade de que ele havia ressuscitado dentre os mortos; veja Filêmon 2: 8-11 ; Efésios 1:21 ; Atos 2:24 , Atos 2: 32-33 ; Atos 17:31 ; 2 Coríntios 4:14 ; 1 Coríntios 15: 13-20 . Professar essa doutrina era, portanto, virtualmente professar todas as verdades da religião cristã. Ninguém poderia acreditar nisso, que também não acreditava em todas as verdades dependentes disso. Portanto, os apóstolos consideraram essa doutrina tão importante e a tornaram tão proeminente em sua pregação. Veja a nota em Atos 1: 3 .

Serás salvo – Do pecado e do inferno. Esta é a doutrina do evangelho por toda parte; e tudo isso mostra que a salvação pelo evangelho foi fácil.

Comentário de Joseph Benson

Lucas 20: 9-19 . Um certo homem plantou uma vinha, etc. – Veja este parágrafo explicado em Mateus 21: 33-46 e Marcos 12: 1-12 . E foi para um país distante por um longo tempo – Foi muito tempo desde a entrada dos israelitas em Canaã até o nascimento de Cristo. Ele destruirá aqueles lavradores – Provavelmente ele apontou para os escribas, principais sacerdotes e anciãos; quem permitir, Ele destruirá miseravelmente aqueles homens maus, Mateus 21:41 , mas não suportará que isso se aplique a eles mesmos. Eles também podem significar: Deus não permita que sejamos culpados de um crime que sua parábola pareça nos acusar, a saber, de rejeitar e matar o herdeiro. Nosso Salvador significa: Mas você o fará, como é profetizado de você. Ele olhou para eles – para aguçar a atenção deles.

Comentário de E.W. Bullinger

com . Grego. en .

o Senhor Jesus = Jesus como Senhor. Compare João 13:13 . 1 João 4:15 .

Senhor . App-98.

Jesus . App-98.

acreditar . App-150.

tem . Omitir.

levantada . Veja Romanos 4:24 .

Comentário de John Calvin

9. Que, se você confessar, etc. Aqui também há uma alusão, em vez de uma citação apropriada e estrita: pois é muito provável que Moisés tenha usado a palavra boca, participando do todo, em vez da palavra face, ou visão. Mas não era inadequado para o apóstolo aludir à palavra boca, desta maneira: – “Visto que o Senhor põe sua palavra diante de nossa face, sem dúvida ele nos convida a confessá-la.” Pois onde quer que esteja a palavra do Senhor, ela deve dar frutos; e o fruto é a confissão da boca.

Ao colocar a confissão antes da fé, ele muda a ordem, o que costuma ser o caso nas Escrituras: pois a ordem teria sido mais regular se a fé do coração tivesse precedido, e a confissão da boca que dela decorre tivesse seguido. . (326) Mas ele corretamente confessa o Senhor Jesus, que o adorna com seu próprio poder, reconhecendo-o como aquele que é dado pelo Pai e descrito no evangelho.

A menção expressa é feita apenas da ressurreição de Cristo; que não deve ser tomado como se sua morte não tivesse momento, mas porque Cristo, ressuscitando, completou toda a obra de nossa salvação: pois, embora sua redenção e satisfação tenham sido efetuadas por sua morte, pela qual nos reconciliamos com Deus ; contudo, a vitória sobre o pecado, a morte e Satanás foi alcançada por sua ressurreição; e daí também veio a justiça, a novidade da vida e a esperança de uma imortalidade abençoada. E assim somente a ressurreição é colocada diante de nós como garantia de nossa salvação, não para desviar nossa atenção de sua morte, mas porque testemunha a eficácia e o fruto de sua morte: em suma, sua ressurreição inclui sua morte. Sobre esse assunto, tocamos brevemente no sexto capítulo.

Pode-se acrescentar que Paulo exige não apenas uma fé histórica, mas faz com que a própria ressurreição termine. Pois devemos lembrar o propósito pelo qual Cristo ressuscitou; – o objetivo do Pai era criá-lo, para restaurar a todos nós à vida: pois, embora Cristo tivesse o poder de reassumir sua alma, essa obra é, na maioria das vezes, atribuída nas Escrituras a Deus Pai.

Esse é um dos muitos casos, tanto no Novo como no Antigo Testamento, em que o ato mais aparente é mencionado primeiro e depois o mais oculto, ou no qual o ato é declarado primeiro e depois o princípio a partir do qual ele procede. Veja Romanos 13:13 . E temos aqui outro exemplo do estilo do apóstolo; ele inverte a ordem em Romanos 10:10 , mencionando a fé primeiro e a confissão por último. Os dois versículos podem ser assim renderizados:

9. Que, se tu confessares com a tua boca o Senhor Jesus,
E creia no teu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos,
Serás salvo.

10. Pois com o coração cremos para a justiça,
E com a boca confessamos para a salvação.

Ele começa e termina com confissão, e nas cláusulas do meio menciona fé. – Ed.

Comentário de Adam Clarke

Que, se confessar, etc. – Reconheça o Senhor Jesus Cristo como o único Salvador. Acredite em seu coração que aquele que morreu por suas ofensas ressuscitou para sua justificação; e dependa exclusivamente dele para essa justificativa, e serás salvo.

Comentário de Thomas Coke

Romanos 10: 9 . Que, se confessares, etc. – São Paulo lhes havia dito, Romanos 10: 4 . (diz o Sr. Locke) que o fim da lei era trazê-los à vida pela fé em Cristo, para que pudessem ser justificados e, portanto, salvos. Para convencê-los disso, ele traz três versos do próprio livro da lei, declarando que o caminho para a vida era ouvir a palavra que estava pronta na boca e no coração; e que, portanto, eles não tinham motivos para rejeitar Jesus, o Cristo, porque ele morreu, foi removido para o céu e afastado deles. A própria lei deles lhes propunha vida por algo próximo, o que poderia levá-los ao libertador; isto é, por palavras e doutrinas, que podem estar sempre à mão, em suas bocas e em seus corações, levando-os a Cristo; isto é, àquela nele que o apóstolo pregou. Podemos observar, a partir deste local, que a expectativa dos judeus era que o Messias prometido fosse seu libertador; na qual eles estavam certos: mas o que eles esperavam ser libertados quando ele aparecesse era o poder e o domínio dos inimigos temporais, não espirituais. Quando nosso Salvador chegou, o tempo previsto para sua vinda estava completo e os milagres que ele realizou para convencer que ele era o Messias deles; mas seu nascimento obscuro e aparência mesquinha não correspondiam às idéias que eles formaram de seu esplendor. Isso, com sua previsão da destruição de seu templo e estado, colocou os governantes contra ele, e manteve o corpo dos judeus em suspense até sua crucificação, que os tornou totalmente avessos a ele. Eles desistiram de todos os pensamentos de serem entregues por ele; ele se foi; eles não o viram mais; e já havia passado uma dúvida sobre eles, que um homem morto não poderia ser o Messias ou libertador, mesmo daqueles que criam nele. É contra esses preconceitos que este e os versículos anteriores parecem dirigidos; em que São Paulo os ensina que não havia necessidade de trazer o Messias do céu ou da sepultura e apresentá-lo pessoalmente entre eles; pois a libertação que ele deveria trabalhar para eles, e a salvação que ele deveria obter, era a salvação do pecado e sua condenação; e isso foi conseguido ao crer e declarar abertamente que ele era o Messias, seu rei, e que ele ressuscitou dentre os mortos; pois assim eles seriam salvos, sem a presença pessoal dele entre eles.

Comentário de Scofield

salvou

(Veja Scofield “ Romanos 1:16 “) .

Comentário de John Wesley

Que se confessares com a tua boca o Senhor Jesus e crer no teu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.

Se confessares com a tua boca – Mesmo em tempos de perseguição, quando essa confissão te enviar aos leões.

Referências Cruzadas

Mateus 10:32 – “Quem, pois, me confessar diante dos homens, eu também o confessarei diante do meu Pai que está nos céus.

Lucas 12:8 – “Eu lhes digo: quem me confessar diante dos homens, também o Filho do homem o confessará diante dos anjos de Deus.

João 6:69 – Nós cremos e sabemos que és o Santo de Deus”.

João 9:22 – Seus pais disseram isso porque tinham medo dos judeus, pois estes já haviam decidido que, se alguém confessasse que Jesus era o Cristo, seria expulso da sinagoga.

João 12:42 – Ainda assim, muitos líderes dos judeus creram nele. Mas, por causa dos fariseus, não confessavam a sua fé, com medo de serem expulsos da sinagoga;

João 20:26 – Uma semana mais tarde, os seus discípulos estavam outra vez ali, e Tomé com eles. Apesar de estarem trancadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “Paz seja com vocês! “

Atos dos Apóstolos 8:37 – Disse Filipe: “Você pode, se crê de todo o coração”. O eunuco respondeu: “Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus”.

Romanos 8:34 – Quem os condenará? Foi Cristo Jesus que morreu; e mais, que ressuscitou e está à direita de Deus, e também intercede por nós.

Romanos 14:11 – Porque está escrito: ” ‘Por mim mesmo jurei’, diz o Senhor, ‘diante de mim todo joelho se dobrará e toda língua confessará que sou Deus’ “.

1 Coríntios 15:14 – e, se Cristo não ressuscitou, é inútil a nossa pregação, como também é inútil a fé que vocês têm.

Filipenses 2:11 – e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai.

1 Pedro 1:21 – Por meio dele vocês crêem em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos e o glorificou, de modo que a fé e a esperança de vocês estão em Deus.

1 João 4:2 – Vocês podem reconhecer o Espírito de Deus deste modo: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne procede de Deus;

2 João 1:7 – De fato, muitos enganadores têm saído pelo mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em corpo. Tal é o enganador e o anticristo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *