Estudo de João 20:26 – Comentado e Explicado

Oito dias depois, estavam os seus discípulos outra vez no mesmo lugar e Tomé com eles. Estando trancadas as portas, veio Jesus, pôs-se no meio deles e disse: A paz esteja convosco!
João 20:26

Comentário de Albert Barnes

E depois de oito dias novamente – Ou seja, no retorno do primeiro dia da semana. A partir disso, parece que eles logo separaram este dia para se reunir, e Jesus o apoiou aparecendo duas vezes com eles. Era natural que os apóstolos observassem esse dia, mas não é provável que o fizessem sem a sanção do Senhor Jesus. Sua presença repetida deu tal sanção, e o fato histórico é indiscutível que a partir deste momento este dia foi observado como o sábado cristão. Veja Atos 20: 7 ; 1 Coríntios 16: 2 ; Apocalipse 1:10 .

Comentário de E.W. Bullinger

depois de oito dias : ou seja, uma semana depois, no dia seguinte ao segundo sábado dos sete, no cálculo de Pentecostes.

depois . Meta grega . App-104.

as portas sendo fechadas . Isso mostra que o Senhor tinha agora o corpo espiritual, soma pneumatikon, de 1 Coríntios 15:44 .

Comentário de John Calvin

26. Alcance seu dedo. Já falamos uma vez sobre a entrada de Cristo e a forma de saudação que ele empregou. Quando Cristo se entrega tão prontamente ao pedido indevido de Tomás (218) e, por sua própria vontade, o convida a sentir suas mãos e tocar a ferida do seu lado, aprendemos com isso o quão sinceramente desejoso ele era de promover nossa fé e o de Thomas; pois não era apenas para Thomas , mas também para nós, que ele olhava, que nada poderia estar faltando, o que era necessário para confirmar nossa fé.

A estupidez de Thomas era surpreendente e monstruosa; pois ele não estava satisfeito em ver apenas Cristo desejando ter suas mãos também como testemunhas da ressurreição de Cristo. Assim, ele não era apenas obstinado, mas também orgulhoso e desdenhoso em seu tratamento de Cristo. Agora, pelo menos, quando ele viu Cristo, ele deveria estar sobrecarregado de vergonha e espanto; mas, pelo contrário, ele corajosamente e sem medo estende a mão, como se não estivesse consciente de nenhuma culpa; pois pode ser facilmente deduzido pelas palavras do evangelista, que ele não se arrependeu antes de ter se convencido tocando. Assim, quando damos à palavra de Deus menos honra do que é devido a ela, rouba-nos, sem o nosso conhecimento, uma obstinação brilhante, que traz consigo um desprezo pela palavra de Deus e nos faz perder toda a reverência por isso. Tanto mais diligentemente devemos trabalhar para restringir a devassidão de nossa mente, que nenhum de nós, indevidamente se entregando à contradição e extinguindo, por assim dizer, o sentimento de piedade, pode bloquear contra nós mesmos o portão da fé.

Meu senhor e meu deus! Thomas acorda longamente, embora tarde, e como as pessoas que são mentalmente perturbadas geralmente fazem quando se recuperam, exclama, atônito, Meu Senhor e meu Deus! Pois a brusquidão da língua tem grande veemência; nem se pode duvidar que a vergonha o tenha levado a romper com essa expressão, a fim de condenar sua própria estupidez. Além disso, uma repentina exclamação mostra que a fé não foi totalmente extinta nele, embora tivesse sido sufocada; pois nas laterais ou nas mãos de Cristo ele não lida com a Divindade de Cristo, mas por esses sinais ele infere muito mais do que eles exibiam. De onde vem isso, mas porque, depois do esquecimento e do sono profundo, ele repentinamente volta a si mesmo? Isso mostra, portanto, a verdade do que eu disse há pouco, que a fé que parecia ter sido destruída estava, por assim dizer, oculta e enterrada em seu coração.

Às vezes acontece o mesmo com muitas pessoas; pois crescem devassamente por um tempo, como se tivessem rejeitado todo temor a Deus, de modo que parece não haver mais fé neles; mas assim que Deus os castigou com uma vara, a rebelião de sua carne é subjugada, e eles retornam ao seu bom senso. É certo que a doença não seria, por si só, suficiente para ensinar piedade; e, portanto, inferimos que, quando as obstruções são removidas, a boa semente, que havia sido escondida e esmagada, brota. Temos um exemplo impressionante disso em David; pois, enquanto lhe é permitido gratificar sua luxúria, vemos como ele se entrega sem restrições. Toda pessoa pensaria que, naquele tempo, a fé havia sido completamente banida de sua mente; e, no entanto, por uma breve exortação do Profeta, ele é tão subitamente chamado à vida, que pode ser facilmente deduzido, que alguma centelha, embora tenha sido sufocada, ainda permaneceu em sua mente e rapidamente explodiu em chamas. No que diz respeito aos próprios homens, eles são tão culpados como se ‘tivessem renunciado à fé e a toda a graça do Espírito Santo; mas a infinita bondade de Deus impede que os eleitos caiam tão baixo que sejam totalmente alienados de Deus. Devemos, portanto, estar muito zelosos em nossa guarda para não cair da fé; e, no entanto, devemos acreditar que Deus restringe seus eleitos por meio de freio secreto, para que não caiam em sua destruição, e que Ele sempre valoriza milagrosamente em seus corações algumas faíscas de fé, que ele depois, no tempo apropriado, acende de novo por o sopro do seu espírito.

Existem duas cláusulas nessa confissão. Tomé reconhece que Cristo é seu Senhor, e então, nas segundas cláusulas, (219) ele sobe mais alto e o chama também de Deus. Sabemos em que sentido as Escrituras dão a Cristo o nome do Senhor. É porque o que o designou como o mais alto governador, que ele possa manter todas as coisas sob seu domínio. Que todo joelho se dobrará diante dele ( Filipenses 2:10 ) e., Enfim, que ele possa seja o vice-líder do Pai em governar o mundo. Assim, o nome Senhor apropriadamente pertence a ele, na medida em que ele é o Mediador manifestado na carne, e o Chefe da Igreja. Mas Thomas, tendo reconhecido que ele é o Senhor, é imediatamente levado à sua eterna Divindade, e com justiça; pela razão pela qual Cristo desceu a nós, e primeiro foi humilhado, e depois foi colocado à direita do Pai, e obteve domínio sobre o céu e a terra, para que ele pudesse nos exaltar para sua própria glória Divina e para a glória de Deus. o pai. Para que nossa fé chegue à eterna Divindade de Cristo., Precisamos começar com o conhecimento que está mais próximo e mais facilmente adquirido. Assim, tem sido justamente dito por alguns que, pelo Homem de Cristo, somos conduzidos a Cristo Deus, porque nossa fé faz um progresso tão gradual que, percebendo Cristo na terra, nascido em um estábulo e pendurado em uma cruz. a glória de sua ressurreição e, prosseguindo, se prolonga por sua vida e poder eternos, nos quais sua Divina Majestade é gloriosamente exibida.

No entanto, devemos acreditar que não podemos conhecer a Cristo como nosso Senhor, de maneira adequada, sem obter imediatamente também o conhecimento de sua Divindade. Tampouco há espaço para duvidar que isso deva ser uma confissão comum a todos os crentes., Quando percebemos que é aprovado por Cristo. Ele certamente nunca teria suportado que o Pai fosse roubado da honra que lhe era devida, e que essa honra deveria ser transmitida de maneira falsa e infundada a si mesmo. Mas ele ratifica claramente o que Thomas disse; e, portanto, essa passagem é abundante o suficiente para refutar a loucura de Ário; pois não é lícito imaginar dois deuses. Aqui também é declarada a unidade da pessoa em Cristo; pois o mesmo Jesus Cristo (220) é chamado Deus e Senhor. Enfaticamente, ele duas vezes o chama de seu, MEU Senhor e MEU Deus! declarando que ele fala seriamente e com um sentimento vivo de fé.

Comentário de Adam Clarke

Depois de oito dias – Parece provável que fosse precisamente naquele dia e meia noite em que Cristo lhes havia aparecido antes; e com isso podemos aprender que essa era a reunião semanal dos apóstolos; e, embora Thomas não tenha sido encontrado na reunião anterior, ele estava determinado a não se ausentar disso. De acordo com seu costume, Jesus voltou; pois ele não pode esquecer sua promessa – dois ou três estão reunidos em seu nome; e ele se comprometeu a estar entre eles.

Comentário de John Wesley

E depois de oito dias novamente seus discípulos estavam dentro, e Tomé com eles; então veio Jesus, as portas sendo fechadas, e parou no meio, e disse: Paz seja convosco.

Depois de oito dias – no próximo domingo.

Referências Cruzadas

Isaías 26:12 – Senhor, tu estabeleces a paz para nós; tudo o que alcançamos, fizeste-o para nós.

Isaías 27:5 – Se não, que venham buscar refúgio em mim; que façam as pazes comigo. Sim, que façam as pazes comigo”.

Isaías 54:10 – Embora os montes sejam sacudidos e as colinas sejam removidas, ainda assim a minha fidelidade para com você não será abalada, nem a minha aliança de paz será removida”, diz o Senhor, que tem compaixão de você.

Mateus 17:1 – Seis dias depois, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, irmão de Tiago, e os levou, em particular, a um alto monte.

Lucas 9:28 – Aproximadamente oito dias depois de dizer essas coisas, Jesus tomou consigo a Pedro, João e Tiago e subiu a um monte para orar.

João 20:19 – Ao cair da tarde daquele primeiro dia da semana, estando os discípulos reunidos a portas trancadas, por medo dos judeus, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “Paz seja com vocês! “

João 20:24 – Tomé, chamado Dídimo, um dos Doze, não estava com os discípulos quando Jesus apareceu.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *