Estudo de João 20:19 – Comentado e Explicado

Na tarde do mesmo dia, que era o primeiro da semana, os discípulos tinham fechado as portas do lugar onde se achavam, por medo dos judeus. Jesus veio e pôs-se no meio deles. Disse-lhes ele: A paz esteja convosco!
João 20:19

Comentário de Albert Barnes

O mesmo dia à noite – No primeiro dia da semana, o dia da ressurreição de Cristo.

Quando as portas foram fechadas – Isso não significa que as portas foram fechadas, embora possa ter sido o caso, mas apenas que elas foram fechadas. Jesus havia sido tirado deles, e era natural que eles apreendessem que os judeus tentariam em seguida causar sua vingança em seus seguidores. Por isso, eles se encontraram à noite e com portas fechadas, para que os judeus não apresentassem contra eles a mesma acusação de sedição que tinham contra o Senhor Jesus. Não é certamente dito qual era o objetivo de sua assembléia, mas não é irracional supor que fosse para discutir os eventos que haviam acabado de ocorrer, para deliberar sobre sua condição e se envolver em atos de adoração. Suas mentes estavam sem dúvida muito agitadas. Eles viram seu Mestre levado e morto; mas uma parte do número deles também afirmou que o viram vivo. Nesse estado de coisas, eles naturalmente se reuniram em um tempo e local de segurança. Não era incomum os primeiros cristãos realizarem suas reuniões para adoração à noite. Em tempos de perseguição, eles eram proibidos de se reunir durante o dia e, portanto, eram obrigados a se reunir à noite. Pliny, o mais jovem, escrevendo para Trajano, o imperador romano, e relatando os cristãos, diz que “eles estavam acostumados a se reunir em um determinado dia antes que houvesse luz, e cantam entre si alternadamente um hino a Cristo como Deus”. Os verdadeiros cristãos amarão se reunir para adoração. Nada impedirá isso; e uma das evidências da piedade é o desejo de reunir-se para ouvir a Palavra de Deus e oferecer a ele oração e louvor. É digno de nota que esta é a primeira assembléia que foi convocada para adoração no dia do Senhor, e nessa assembléia Jesus estava presente. Desde aquela época, o dia tem sido observado na igreja como o sábado cristão, particularmente para comemorar a ressurreição de Cristo.

Veio Jesus … – Não há evidências de que ele tenha entrado na assembléia de maneira milagrosa. Por qualquer coisa que pareça o contrário, Jesus entrou da maneira e do modo usual, embora sua aparição repentina os tenha alarmado.

A paz esteja com você – A maneira repentina de sua aparência, e o fato de a maioria deles não o ter visto desde a sua ressurreição, tendiam a alarmá-los. Por isso, ele se dirigiu a eles na forma usual de saudação para acalmar seus medos e assegurar-lhes que eram seus próprios Salvador e Amigo.

Comentário de E.W. Bullinger

onde Provavelmente o andar superior. Veja Marcos 14:15 . Lucas 22:12 . Atos 1:13 .

montado . Todos os textos omitem.

for = por conta de. Grego. dia. App-104. João 20: 2 .

Paz. Compare João 14:27 ; João 16:33 .

Comentário de John Calvin

19. Quando, portanto, era noite. O evangelista agora relata que a ressurreição de Cristo foi provada aos discípulos por sua presença. Isso não aconteceu sem a providência de Deus, que todos foram reunidos em um só lugar, para que o evento fosse mais certo e mais manifesto. É digno de nota o quão gentilmente Cristo agiu em relação a eles, não mantendo-os em suspense por mais tempo do que até a noite. Além disso, ele os iluminou, trazendo o penhor de uma nova vida, enquanto as trevas estavam espalhando o mundo.

Onde os discípulos estavam reunidos. Quanto à reunião, era uma indicação de fé, ou, pelo menos, de sentimentos religiosos. Quanto à circunstância de se manterem escondidos por portas fechadas, percebemos nela alguma prova de sua fraqueza; pois, embora as mentes mais fortes e ousadas às vezes sejam tomadas pelo medo, pode-se facilmente deduzir que os apóstolos, naquele tempo, tremiam de maneira a manifestar a deficiência de sua fé. Este exemplo é digno de nota; pois, embora sejam menos corajosos do que deveriam, ainda assim não cedem à sua fraqueza. É verdade que eles procuram ocultação para evitar o perigo, mas juntam coragem a ponto de permanecerem juntos; caso contrário, eles teriam sido espalhados de um lado para outro, e nenhum homem ousaria olhar para o vizinho. Desse modo, devemos lutar contra a fraqueza de nossa carne, e não tolerar o medo, que nos tenta à apóstola. Cristo também abençoa o zelo deles, quando aparece para eles enquanto estão reunidos; e Thomas é justamente privado do favor concedido a todos os seus irmãos, porque, como um soldado errante, havia se retirado do padrão da união. Aqui, então, há uma lição para aqueles que são excessivamente tímidos, para se aguçarem e se encorajarem a corrigir seu medo carnal; e, em particular, devem tomar cuidado para que o medo não os faça se espalhar.

E enquanto as portas estavam fechadas. Esta circunstância foi expressamente adicionada, porque contém uma prova manifesta do poder divino de Cristo; mas isso está totalmente em desacordo com o significado do evangelista. Devemos, portanto, crer que Cristo não entrou sem um milagre, a fim de dar uma demonstração de sua Divindade, pela qual ele poderia estimular a atenção de seus discípulos; e, no entanto, estou longe de admitir a verdade do que os papistas afirmam que o corpo de Cristo passou pelas portas fechadas. A razão deles para manter isso é, com o objetivo de provar não apenas que o corpo glorioso de Cristo se parecia com um espírito, mas que era infinito e não podia ser confinado a nenhum lugar. Mas as palavras não transmitem esse significado; pois o evangelista não diz que entrou pelas portas fechadas, mas que repentinamente ficou no meio de seus discípulos, embora as portas estivessem fechadas e não lhe tivessem sido abertas pela mão do homem. Sabemos que Pedro ( Atos 10:10 ) saiu de uma prisão que estava trancada; e devemos, portanto, dizer que ele passou pelo meio do ferro e das tábuas? Afaste-se, então, com aquele insignificante infantil, que não contém nada sólido, e traz consigo muitos absurdos! Fiquemos satisfeitos em saber que Cristo pretendeu, por um notável milagre, confirmar seus discípulos na crença em sua ressurreição.

A paz seja com você! Essa é a forma comum de saudação entre os hebreus; e pela palavra paz denotam toda aquela alegria e prosperidade que geralmente é desejada para uma vida feliz. A frase, portanto, significa: “Que você esteja bem e próspero!” Menciono isso, porque existem alguns que, ao explicar essas palavras, entram em discussões desnecessárias sobre paz e harmonia, embora Cristo não tenha pretendido nada além de desejar que seus discípulos sejam felizes e prósperos.

Comentário de Adam Clarke

As portas estavam fechadas – por medo dos judeus – Não achamos que os judeus planejavam molestar os discípulos: a palavra de autoridade que Cristo falou, João 18: 8 , Deixe que estes se afastem – impediu os judeus de lhes oferecer prejuízo; mas, como haviam procedido até a morte de Cristo, a fé dos discípulos não era muito forte, eles foram levados a pensar que deveriam ser as próximas vítimas se fossem encontrados. Alguns pensam, portanto, que eles tiveram as portas não apenas fechadas, mas barricadas: no entanto Jesus entrou, as portas sendo fechadas, ou seja, enquanto elas continuavam fechadas. Mas como? Pelo seu poder onipotente: e mais longe não sabemos. No entanto, é bem possível que nenhuma influência milagrosa seja pretendida aqui. As portas podem estar fechadas por medo dos judeus; e Jesus pode abri-los e entrar da maneira comum. Onde não há necessidade de um milagre, um milagre nunca é realizado. Veja em João 20:30 ; (Nota).

O evangelista omitiu a aparição de nosso Senhor às outras mulheres que vieram da tumba, Mateus 28: 9 , e às duas discípulas que estavam indo para Emaús, Lucas 24:13 , etc., o que aconteceu no curso deste mesmo dia.

A paz esteja com você – Sua habitual saudação e bênção. Que todas as bênçãos do céu e da terra que você precisa lhes sejam concedidas!

Comentário de Thomas Coke

João 20:19 . Então, no mesmo dia – quando as portas foram fechadas, etc. – “Depois disso, na noite do mesmo dia em que ele se levantou e apareceu a Maria Madalena, isto é, o primeiro dia da semana; quando os discípulos foram reunidos em uma sala privada e estavam comparando suas informações sobre sua ressurreição ( Lucas 24: 33-36 .) depois que as portas foram fechadas ( ????? ?e??e?sµe??? ) por medo de ser descoberto e arrombado pelos judeus, o próprio Jesus, cujo poder divino poderia facilmente fazer o seu caminho, veio em sua forma usual, antes que eles percebessem, para confirmar seu amor por eles e sua fé nele; e, em pé no meio deles, ele, em vez de censurá-los ou perceber que eles o haviam abandonado tão vergonhosamente em sua angústia tardia, saudou-os de maneira amigável, afetuosa e autoritária, dizendo: Toda a segurança, conforto, tranquilidade e o melhor da prosperidade, sejam para você, como consistindo em paz com Deus, um com o outro e em suas próprias almas. ”

Comentário de John Wesley

Então, no mesmo dia da tarde, sendo o primeiro dia da semana, quando as portas foram fechadas onde os discípulos estavam reunidos por medo dos judeus, vieram Jesus e ficaram no meio, e disseram-lhes: Paz seja convosco.

Marcos 16:14; Lucas 24:36.

Referências Cruzadas

Neemias 6:10 – Um dia fui à casa de Semaías, filho de Delaías, neto de Meetabel, que estava trancado portas adentro. Ele disse: “Vamos encontrar-nos na casa de Deus, no templo, a portas fechadas, pois estão querendo matá-lo; eles virão esta noite”.

Salmos 85:8 – Eu ouvirei o que Deus, o Senhor, disse: Ele promete paz ao seu povo, aos seus fiéis! Não voltem eles à insensatez!

Isaías 57:18 – Eu vi os seus caminhos, mas vou curá-lo; eu o guiarei e tornarei a dar-lhe consolo,

Mateus 10:13 – Se a casa for digna, que a paz de vocês repouse sobre ela; se não for, que a paz retorne para vocês.

Mateus 18:20 – Pois onde se reunirem dois ou três em meu nome, ali eu estou no meio deles”.

Marcos 16:14 – Mais tarde Jesus apareceu aos Onze enquanto eles comiam; censurou-lhes a incredulidade e a dureza de coração, porque não acreditaram nos que o tinham visto depois de ressurreto.

Lucas 24:36 – Enquanto falavam sobre isso, o próprio Jesus apresentou-se entre eles e lhes disse: “Paz seja com vocês! “

Lucas 24:36 – Enquanto falavam sobre isso, o próprio Jesus apresentou-se entre eles e lhes disse: “Paz seja com vocês! “

João 14:19 – Dentro de pouco tempo o mundo já não me verá mais; vocês, porém, me verão. Porque eu vivo, vocês também viverão.

João 14:27 – Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbem os seus corações, nem tenham medo.

João 16:22 – Assim acontece com vocês: agora é hora de tristeza para vocês, mas eu os verei outra vez, e vocês se alegrarão, e ninguém lhes tirará essa alegria.

João 16:33 – “Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo”.

João 20:21 – Novamente Jesus disse: “Paz seja com vocês! Assim como o Pai me enviou, eu os envio”.

João 20:26 – Uma semana mais tarde, os seus discípulos estavam outra vez ali, e Tomé com eles. Apesar de estarem trancadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “Paz seja com vocês! “

Romanos 15:33 – O Deus da paz seja com todos vocês. Amém.

1 Coríntios 15:5 – e apareceu a Pedro e depois aos Doze.

Efésios 2:14 – Pois ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um e destruiu a barreira, o muro de inimizade,

Efésios 6:23 – Paz seja com os irmãos, e amor com fé da parte de Deus Pai e do Senhor Jesus Cristo.

Filipenses 1:2 – A vocês, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.

2 Tessalonicenses 3:16 – O próprio Senhor da paz lhes dê a paz em todo o tempo e de todas as formas. O Senhor seja com todos vocês.

Hebreus 7:2 – e Abraão lhe deu o dízimo de tudo. Em primeiro lugar, seu nome significa “rei de justiça”; depois, “rei de Salém” quer dizer “rei de paz”.

Apocalipse 1:4 – João às sete igrejas da província da Ásia: A vocês, graça e paz da parte daquele que é, que era e que há de vir, dos sete espíritos que estão diante do seu trono,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *