Estudo de Salmos 85:8 – Comentado e Explicado

Escutarei o que diz o Senhor Deus, porque ele diz palavras de paz ao seu povo, para seus fiéis, e àqueles cujos corações se voltam para ele.
Salmos 85:8

Comentário de Albert Barnes

Eu ouvirei o que Deus o Senhor falará – eu, o salmista; Eu, representando as pessoas como olhando para Deus. O estado de espírito aqui é o de ouvir pacientes; de vontade de ouvir a Deus, o que Deus disser; de confiança nele de que o que ele diria seria favorável ao seu povo – seriam palavras de misericórdia e de paz. Tudo o que Deus ordenou, o orador estava disposto a ceder a ele; o que Deus dissesse, ele creria; tudo o que Deus ordenar, ele faria; tudo o que Deus pedisse para ele se render, ele renunciaria. Não havia outro recurso além de Deus, e havia toda a confiança nele de que tudo o que ele dissesse, exigisse ou fizesse estaria certo.

Pois ele falará paz ao seu povo – Tudo o que ele disser tenderá à sua paz, sua bênção, sua prosperidade. Ele ama seu povo, e pode haver uma certeza confiante de que tudo o que ele disser tenderá a promover o bem-estar deles.

E para seus santos – Seus santos; o povo dele.

Mas não se voltem novamente para a loucura – A Septuaginta e a Vulgata traduzem isso: “Aos seus santos e àqueles que lhe entregam o coração”. Nossa versão comum, no entanto, expressou o sentido do hebraico; e contém verdades e advertências muito importantes.

(a) O caminho que eles haviam seguido anteriormente era loucura. Não era mero pecado, mas havia nele o elemento da loucura e da maldade. Todo pecado pode ser contemplado neste aspecto duplo: como maldade e tolice. Compare o Salmo 14: 1 ; Salmo 73: 3 .

(b) Havia um grande perigo de que eles voltassem novamente ao seu curso anterior; que eles esqueceriam igualmente o castigo que lhes caíra; suas próprias resoluções; e suas promessas feitas a Deus. Compare o Salmo 78: 10-11 , Salmo 78: 17-18 , Salmo 78: 31-32 . Nada é mais comum do que um povo que foi atormentado por julgamentos pesados ??esquecer tudo o que prometeu fazer se esses julgamentos fossem retirados; ou para um indivíduo que foi levantado de um leito de doença – das margens do túmulo – para esquecer as resoluções solenes que ele formou no que parecia ser um leito moribundo – talvez se tornando mais impensado e perverso do que era antes, como se para fazer represálias pelo mal feito por seu Criador, ou como para recuperar o tempo que foi perdido pela doença.

(c) Esta passagem, portanto, é uma advertência solene a todos os que foram atingidos e restaurados, para que não retornem ao seu curso de vida anterior. Para isso, eles devem se sentir exortados

(1) pelas suas obrigações para com o benfeitor;

(2) pela lembrança de seus próprios votos solenes, feitos em um tempo de sinceridade e honestidade, e quando viram as coisas como realmente são; e

(3) pela garantia de que se eles voltarem ao pecado e à loucura, julgamentos mais pesados ??virão sobre eles; que a paciência de Deus se esgote; e que ele não suportará mais com eles.

Compare João 5:14 : “Não peques mais, para que não aconteça coisa pior”.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 85: 8 . Ouvirei , etc. – Ouvirei o que o Senhor Deus pronunciará. Sim, ele declara prosperidade ao seu povo e aos seus favoritos, desde que eles não voltem mais à loucura; ou seja, a sua antiga idolatria e seus outros crimes; pelo qual Deus os expulsou da Judéia. Veja Mudge.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 85: 8 . Eu ouvirei – observe diligentemente; o que Deus o Senhor falará – por seus profetas e outros mensageiros, ou por sua providência, pois também tem voz: ouvirei a resposta que Deus dará a essas minhas orações. E o salmista, ao declarar o que ele faria, ensina a todos os israelitas o que eles devem fazer; ou seja, ouvir atentamente a voz de Deus, da maneira que ele quiser falar com eles, e receber suas graciosas declarações e promessas de fé e expectativa, e seus santos preceitos e dispensações em obediência e submissão: e especialmente que eles devem esperar para saber qual resposta Deus retornaria às suas orações. Pois ele falará paz ao seu povo – tenho certeza, da natureza graciosa de Deus, e vontade e promessas declaradas, que ele dará uma resposta de paz ao seu povo; e aos seus santos – Que cláusula parece ser acrescentada por meio de explicação e restrição, para mostrar que esse privilégio glorioso não pertencia a todos os que eram chamados povo de Deus, mas apenas àqueles que eram verdadeira e realmente assim, até mesmo aos seus santos ou santos, ou, como ?????? , chasidaiv, significa antes, seus gentis, benéficos e misericordiosos, que para piedade e santidade para com Deus, juntam justiça e benevolência ao homem, e enquanto eles verdadeiramente amam e servem a Deus, amam e servem o irmão deles também. A esses Deus falará paz, pois bem-aventurados os misericordiosos, eles obterão misericórdia. Mas não voltem novamente à loucura – isto é, ao pecado, que nas Escrituras é comumente chamado de loucura. Isso é adicionado como um cuidado necessário; pois é nesses termos e em nenhum outro que se espera a paz. Para aqueles, e somente aqueles, é falada a paz, que se afasta do pecado; mas se eles voltarem a ele novamente, se eles se tornarem devassos e seguros, e recairem em seus antigos cursos iníquos, eles provocarão Deus a se arrepender de Sua bondade para com eles, a infligir julgamentos ainda mais severos sobre eles aqui; e, se ainda persistirem em desobediência e rebelião, puni-los com mais severidade no futuro. Observa, leitor, todo pecado é loucura, mas principalmente retrocede; é uma loucura egrégia voltar-se para o pecado, depois que nos afastamos dele; recorrer a ele, depois que Deus o perdoou, livrou-nos do poder e falou paz às nossas consciências. Deus é pela paz, mas quando ele fala disso, o é pela guerra.

Comentário de E.W. Bullinger

DEUS. El hebraico App-4.

Paz. Referindo-se à guerra com Absalão.

santos = os agraciados.

não vire novamente: ie rebelde, como no caso de Absalão.

Comentário de Adam Clarke

Eu ouvirei o que Deus o Senhor falará – O salmista vai como profeta para consultar o Senhor; e, tendo feito seu pedido, aguarda uma resposta do espírito de profecia. Ele está satisfeito que a resposta será agradável; e tendo recebido ele o relaciona com o povo.

Ele falará paz – Ele dará prosperidade ao povo em geral; e aos seus santos – seus seguidores, em particular.

Mas não voltem à loucura – não abusem da misericórdia de seu Deus, pecando mais contra ele.

Comentário de John Calvin

8. Ouvirei o que Deus Jeová falará. O profeta, por seu próprio exemplo, exorta todo o corpo da Igreja a aquietar e acalmar a resistência. Como ele explodiu sob a influência de emoções fortes em um grau de veemência, ele agora se conteve como se fosse um freio; e em todos os nossos desejos, sejam eles nunca tão devotos e santos, devemos sempre tomar cuidado com a corrida deles em excesso. Quando um homem dá indulgência à sua própria enfermidade, é facilmente levado além dos limites da moderação por um ardor indevido. Por essa razão, o profeta ordena o silêncio, tanto sobre ele como sobre os outros, para que possam esperar pacientemente o tempo de Deus. Por essas palavras, ele mostra que estava em um estado mental composto e, por assim dizer, continuou em silêncio, porque estava convencido de que o cuidado de Deus é exercido sobre sua Igreja. Se ele achasse que a fortuna detinha a soberania do mundo e que a humanidade é rodopiada por um impulso cego, ele não representaria Deus como sustentador da função de governar. Falar, nesta passagem, é equivalente a comandar ou designar. É como se ele tivesse dito: Sendo confiante de que o remédio para nossas atuais calamidades está nas mãos de Deus, ficarei quieto até que chegue o momento oportuno para entregar a Igreja. Assim como a impotência de nossas paixões murmura e suscita um alvoroço contra Deus, a paciência é uma espécie de silêncio pelo qual os piedosos se mantêm sujeitos à sua autoridade. Na segunda cláusula do versículo, o salmista chega à conclusão de que a condição da Igreja será mais próspera: certamente ele falará paz ao seu povo e aos mansos. Como Deus governa supremos os assuntos dos homens, ele não pode deixar de prover o bem-estar de sua Igreja, que é o objeto de seu amor especial. A palavra paz, como mostramos em outros lugares, é empregada pelos hebreus para denotar prosperidade; e, consequentemente, o que aqui é expresso é que a Igreja, pela bênção divina, prosperará. Além disso, pela palavra falar, insinua-se que Deus não deixará de cumprir suas promessas. O salmista pode ter falado mais claramente da Providência Divina, como por exemplo nesses termos: “Vou procurar o que Deus fará;” mas, à medida que os benefícios concedidos à Igreja fluem das promessas divinas, ele faz menção à boca de Deus, e não à sua mão; e, ao mesmo tempo, ele mostra que a paciência depende da audição silenciosa da fé. Quando aqueles a quem Deus fala em paz não são apenas descritos como seu povo, mas também como seus mansos, essa é uma marca pela qual o genuíno povo de Deus se distingue daqueles que carregam apenas o título de seu povo. Como os hipócritas reivindicam arrogantemente a si mesmos todos os privilégios da Igreja, é necessário repelir e exibir a falta de fundamento de sua vanglória, para que eles saibam que são justamente excluídos das promessas de Deus.

E eles não voltarão a loucura. A partícula renderizada e geralmente foi explicada desta maneira: Para que não voltem a ser loucuras; como se esta cláusula fosse adicionada para expressar o fruto da bondade divina. Como Deus, ao lidar graciosamente com seu povo, os seduz a si mesmo, para que possam continuar obedientes a ele, o profeta, como sustentam esses intérpretes, sustenta que eles não voltarão novamente à loucura, porque a bondade divina servirá como freio. para contê-los. Esta exposição é admissível; mas será mais adequado remeter a sentença para todo o assunto incluído na passagem – considerar, resumidamente, que significa que depois que Deus castigou suficientemente sua Igreja, ele finalmente se mostrará misericordioso com ela, que os santos, ensinados por castigos, podem exercer uma vigilância mais rigorosa sobre si mesmos no futuro. A causa é mostrada por que Deus suspende e atrasa as comunicações de sua graça. Como o médico, embora seu paciente possa experimentar algum alívio de sua doença, mantém-o ainda em tratamento medicamentoso, até que ele se torne totalmente convalescente e até que a causa de sua doença seja removida, sua constituição se revigorada – para permitir que ele imediatamente usar qualquer dieta que ele escolhesse seria altamente prejudicial para ele; – então Deus, percebendo que não estamos completamente recuperados de nossos vícios para a saúde espiritual em um dia, prolonga seus castigos: sem os quais estaríamos em perigo de uma rápida recaída. Consequentemente, o profeta, para amenizar a dor com a qual a prolongada duração das calamidades oprimia os fiéis, aplica esse remédio e consolo: Que Deus propositadamente continua suas correções por um período mais longo do que desejariam, para que possam ser levadas a sério. arrepender-se e animado para estar mais atento no futuro.

Comentário de John Wesley

Ouvirei o que Deus, o Senhor, falará; porque ele falará paz ao seu povo e aos seus santos; mas não voltem para a loucura.

Ouvirá – observe diligentemente.

Falará – Que resposta Deus dará às minhas orações.

Paz – Ele dará uma resposta de paz.

Santos – Não para todos os que são chamados povo de Deus, mas apenas para aqueles que são realmente assim.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *