Estudo de Lucas 24:36 – Comentado e Explicado

Enquanto ainda falavam dessas coisas, Jesus apresentou-se no meio deles e disse-lhes: A paz esteja convosco!
Lucas 24:36

Comentário de Albert Barnes

Jesus estava no meio deles – Foi quando os apóstolos foram reunidos e quando eles fecharam as portas por medo dos judeus, João 20:19 . Foi esse fato, assim como sua aparição repentina e inesperada, que os alarmou. As portas estavam fechadas, e a súbita aparência dele os levou a supor que tinham visto um espírito.

A paz esteja convosco – Esta foi uma forma de saudação entre os hebreus, denotando um desejo de paz e prosperidade. Veja Gênesis 43:23 . Era especialmente apropriado para Jesus, como ele havia dito antes de sua morte que ele deixou “sua paz” com eles como herança João 14:27 , e como eles agora estavam alarmados e temerosos com o estado deles, e tremendo de medo dos judeus. João 20:19 .

Comentário de John Calvin

36. O próprio Jesus estava no meio deles. Enquanto o evangelista João detalha copiosamente a mesma narrativa ( João 20:19 ), ele difere de Lucas em algumas circunstâncias. Mark também difere um pouco em sua breve declaração. Quanto a João, uma vez que ele apenas coleta o que Lucas omitiu, ambos podem ser facilmente reconciliados. Não há contradição sobre a substância do fato; a menos que alguém levantasse um debate sobre o tempo: pois é dito que Jesus entrou à noite, enquanto é evidente, pelo fio da narrativa, que ele apareceu tarde da noite, quando os discípulos voltou de Emaús. Mas não acho certo insistir precisamente na hora da noite. Pelo contrário, podemos estender fácil e adequadamente a uma hora tardia da noite o que é dito aqui, e entender que isso significa que Cristo veio a eles depois da noite, quando os apóstolos fecharam as portas e se mantiveram ocultos no meio da noite. casa. Em suma, João não descreve o início da noite, mas significa simplesmente que, quando o dia passou, e depois do pôr do sol, e mesmo na hora morta da noite, Cristo veio aos discípulos ao contrário de suas expectativas.

Ainda aqui surge outra questão, pois Marcos e Lucas relatam que os onze foram reunidos quando Cristo lhes apareceu; e João diz que Tomé estava ausente ( João 20:24 .) Mas não há absurdo em dizer que o número – onze – é colocado aqui para os próprios apóstolos, embora uma de suas companhias estivesse ausente. Ultimamente, afirmamos – e o fato torna evidente – que John entra nos detalhes com maior distinção, porque foi seu projeto relacionar o que os outros haviam omitido. Além disso, é inquestionável que os três evangelistas relatam a mesma narrativa; já que João diz expressamente que foi apenas duas vezes que Cristo apareceu a seus discípulos em Jerusalém, antes de irem para a Galiléia; pois ele diz que lhes apareceu pela terceira vez no mar de Tiberíades ( João 21: 1 ). Ele já havia descrito duas aparições de nosso Senhor, uma que ocorreu no dia seguinte à sua ressurreição ( João 20:19 , ) e o outro que se seguiu oito dias depois, ( João 20:26 ), se alguém quisesse explicar a segunda aparição como aquela que é encontrada no Evangelho por Marcos, eu não deveria objetar muito.

Volto agora às palavras de Luke. De fato, ele não diz que Cristo, por seu poder divino, abriu para si as portas que estavam fechadas ( João 20:26 ;), mas algo desse tipo é indiretamente sugerido pela frase que ele emprega, permaneceu Jesus. Pois como nosso Senhor poderia repentinamente, durante a noite, ficar no meio deles, se ele não havia entrado de maneira milagrosa? A mesma forma de saudação é empregada por ambos: a paz seja com você; pelo que os hebreus querem dizer que, para a pessoa a quem se dirigem, desejam felicidade e prosperidade.

Comentário de Adam Clarke

E assim eles falaram – Enquanto os dois discípulos que estavam indo para Emaús conversavam sobre Cristo, ele se juntou à companhia deles. Agora, enquanto eles e os apóstolos estão confirmando um ao outro em sua crença em sua ressurreição, Jesus entra, para remover todas as dúvidas e dar-lhes a evidência mais completa. E é sempre verdade que, onde dois ou três estão reunidos em seu nome, ele está no meio deles.

A paz esteja convosco – A saudação habitual entre os judeus. Que você prospere de corpo e alma e desfrute de todo bem celestial e terrestre! Veja as notas em Mateus 5: 9 ; Mateus 10:12 .

Comentário de Thomas Coke

Lucas 24:36 . E como eles falaram, Veja João 20:19 .

Comentário de John Wesley

E, assim que eles falaram, o próprio Jesus permaneceu no meio deles e disse-lhes: Paz seja convosco.

Jesus estava no meio deles – era tão fácil para o seu poder divino abrir uma porta de maneira indiscernível quanto entrar em uma porta aberta por outra mão. Marcos 16: 14,19 ; João 20:19 .

Referências Cruzadas

Isaías 57:18 – Eu vi os seus caminhos, mas vou curá-lo; eu o guiarei e tornarei a dar-lhe consolo,

Mateus 10:13 – Se a casa for digna, que a paz de vocês repouse sobre ela; se não for, que a paz retorne para vocês.

Marcos 16:14 – Mais tarde Jesus apareceu aos Onze enquanto eles comiam; censurou-lhes a incredulidade e a dureza de coração, porque não acreditaram nos que o tinham visto depois de ressurreto.

Lucas 10:5 – “Quando entrarem numa casa, digam primeiro: ‘Paz a esta casa’.

João 14:27 – Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbem os seus corações, nem tenham medo.

João 16:33 – “Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo”.

João 20:19 – Ao cair da tarde daquele primeiro dia da semana, estando os discípulos reunidos a portas trancadas, por medo dos judeus, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “Paz seja com vocês! “

João 20:26 – Uma semana mais tarde, os seus discípulos estavam outra vez ali, e Tomé com eles. Apesar de estarem trancadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “Paz seja com vocês! “

1 Coríntios 15:5 – e apareceu a Pedro e depois aos Doze.

2 Tessalonicenses 3:16 – O próprio Senhor da paz lhes dê a paz em todo o tempo e de todas as formas. O Senhor seja com todos vocês.

Apocalipse 1:4 – João às sete igrejas da província da Ásia: A vocês, graça e paz da parte daquele que é, que era e que há de vir, dos sete espíritos que estão diante do seu trono,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *