Estudo de Isaías 57:18 – Comentado e Explicado

Vi sua conduta, disse o Senhor, e o curarei. Vou guiá-lo e consolá-lo,
Isaías 57:18

Comentário de Albert Barnes

Eu vi seus caminhos – Ou seja, seus caminhos de pecado, ou de arrependimento provavelmente significa o primeiro; e a idéia é que Deus viu como seu povo estava propenso a pecar, e que agora ele interpôs e corrigiu sua propensão a pecar contra ele, e removeu deles os julgamentos que lhes foram trazidos em conseqüência de seus crimes.

E o curarei – Ou seja, eu o perdoarei e restaurarei. ; see the notes at Isaiah 6:10 ). O pecado, nas Escrituras, é frequentemente representado como uma doença, e o perdão e a salvação como uma cura da doença ( 2 Crônicas 7:14 ; Salmo 41: 4 ; Jeremias 3:22 ; Jeremias 17: 4 ; Jeremias 32: 6 ; Oséias 14: 4 ; veja as anotações em Isaías 6:10 ).

E aos seus enlutados – À porção piedosa que chorou por seus pecados; ou à nação que suspiraria em seu longo e doloroso cativeiro na Babilônia.

Comentário de Joseph Benson

Isaías 57:18 . Vi seus caminhos – observei os maus caminhos pelos quais ele parece estar decidido a andar, e que ele não é reformado por misericórdias nem julgamentos; e o curarei – Ou melhor, ainda o curarei: embora eu possa destruí-lo com justiça, e deixá-lo perecer à sua maneira, ainda assim, por minha mera misericórdia, e pelo meu nome, sentirei pena desse povo tira-os dos seus pecados e tira-os dos seus problemas. Essa promessa foi parcialmente cumprida quando Deus os restaurou da Babilônia, e será mais perfeita e evidentemente cumprida, quando os converter à fé cristã nos últimos dias. E restaure confortos para ele – confortos tão grandes quanto seus problemas; e – ou melhor, sagacidade; aos que choram – Aos que são humilhados pelas mãos de Deus e que choram em Sião pelos pecados deles e de outras pessoas, Isaías 61: 2-3 ; e Ezequiel 9: 4 ; e pelas calamidades da igreja e do povo de Deus, Isaías 66:10 . Vitringa pensa que os enlutados mencionados aqui se referem aos verdadeiros penitentes, que lamentavam os escândalos e ofensas dos cristãos professos em seus tempos, sob os quais sofriam gravemente, como os valdenses, os lollardes e outros que, pela misericórdia de Deus , foram resgatados dos erros e corrupções da igreja caída, quando a luz da Reforma começou a amanhecer.

Comentário de Adam Clarke

Eu vi seus caminhos – Provavelmente, esses versículos se referem à restauração dos judeus do cativeiro.

Comentário de John Calvin

18. Eu vi seus caminhos. (115) Aqui, o Senhor, ao contrário, engrandece sua misericórdia, porque é misericordioso com esse povo, embora obstinado e rebelde, e antecipa-os por sua graça e misericórdia. Como se ele tivesse dito: “Trabalhei para trazer esse povo ao arrependimento por meus castigos, porque eles perseguiam violentamente suas concupiscências; mas eles eram obstinados e indomáveis; tudo o que fiz foi inútil. Eu poderia, de fato, arruiná-lo com justiça, mas prefiro curar e preservar. Isso não pode ser feito senão por misericórdia distinta e incomparável. Portanto, deixarei de puni-los. Por essas razões, Isaías amplia gradualmente a misericórdia de Deus, a quem ele representa como médico, considerando quais remédios são melhor adaptados para curar esse povo. Agora, nossas doenças são incuráveis, se o Senhor não nos antecipar por sua misericórdia.

E irá guiá-lo. Nenhum castigo, por mais severo que seja, nos levará ao arrependimento, se o Senhor não nos vivificar pelo seu Espírito; pois a consequência será tornar-nos mais rebeldes e sinceros. E assim podemos ver, no exemplo deste povo, uma imagem da humanidade; que possamos ver claramente qual é a nossa rebelião e obstinação contra Deus e que remédios são necessários para curar nossas doenças; e que, quando estamos doentes e quase além da esperança, somos curados, trazidos de volta ao caminho certo e depois continuamos nele. Daí segue o consolo:

Restaurando confortos para ele. Se a piedade está faltando, não pode haver fé nem consolo; pois aqueles que não estão insatisfeitos consigo mesmos por causa de seus vícios podem procurar apenas a ira de Deus, terrores e desespero. É apropriado, portanto, observar o contexto em que o Profeta, depois de mencionar “cura”, menciona a seguir “consolação”, pois aqueles cujas doenças foram curadas obtêm, ao mesmo tempo, aquela alegria do coração e aquela consolação de que eles foram privados.

Quando ele acrescenta: Aos seus enlutados , ele parece especialmente indicar homens bons, (116) que eram poucos em número; como resulta claramente das queixas dos profetas, que exclamam em voz alta contra a estupidez que havia tomado o povo por todos os lados. Assim, ele descreve aqueles que, em meio à culpa universal, foram constrangidos pelo luto sincero a lamentar, e que não apenas lamentaram as misérias do povo, mas gemeram profundamente sob o peso da ira de Deus, enquanto outros se entregaram livremente a seus prazeres.

Comentário de John Wesley

Vi os seus caminhos, e o curarei; eu também o conduzirei, e restaurarei confortos para ele e para os seus enlutados.

Lamentadores – Para aqueles que são humilhados pelas mãos de Deus, que choram em Sião por seus próprios pecados e por outros.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *