Estudo de Marcos 16:14 – Comentado e Explicado

Por fim apareceu aos Onze, quando estavam sentados à mesa, e censurou-lhes a incredulidade e dureza de coração, por não acreditarem nos que o tinham visto ressuscitado.
Marcos 16:14

Comentário de Albert Barnes

Depois apareceu aos onze – Judas estava morto, e os apóstolos foram então chamados de “onze”. Isso foi feito mesmo quando um deles estava ausente, como Thomas estava nessa ocasião. Veja a “Harmonia dos Relatos da Ressurreição, Aparições e Ascensão de Cristo”, no final das notas sobre Mateus.

Sentados na carne – A palavra carne aqui significa comida ou refeições. Como eles estavam reclinados em suas refeições.

E os repreendeu … – Repreendeu-os ou reprovou-os. Isso foi feito porque, depois de todas as evidências que eles tinham de sua ressurreição, ainda não acreditavam. Esta é uma circunstância mais importante na história da ressurreição de nosso Senhor. As pessoas nunca foram tão difíceis de convencer de nada do que eram desse fato. E isso mostra conclusivamente que eles não conspiraram para impor ao mundo; que eles haviam desistido de tudo quando ele morreu; que eles não esperavam sua ressurreição; e tudo isso é a prova mais forte de que ele realmente se levantou. Eles não estavam convencidos até que fosse impossível para eles negar mais. Se eles esperassem, teriam captado facilmente a menor evidência e teriam transformado todas as circunstâncias em favor de tal evento. Pode-se acrescentar que era impossível que onze homens de bom entendimento natural fossem enganados em um caso tão claro. Eles estavam com Jesus há três anos; eles conheciam perfeitamente seus traços, voz, maneira; e não é credível que eles devam ter sido enganados por alguém que possa ter fingido ter sido o Senhor Jesus.

Comentário de Joseph Benson

Marcos 16:14 . Depois, apareceu às onze quando estavam sentados na carne – Ou seja, na noite do dia em que ele se levantou. A respeito dessa aparição de Cristo, veja as notas em Lucas 24: 36-43 , onde está relacionado em geral. E os censurou com sua incredulidade & c. – “Depois de tantas garantias de sua própria boca, que ele se levantaria novamente no terceiro dia; e depois do testemunho de tantas testemunhas oculares, que ele cumprira sua promessa, eles não creram. E se isso lhes é atribuído como descrença e dureza culposas, certamente essas pessoas devem muito mais ser culpadas desses pecados, que, após o testemunho desses apóstolos, e quinhentas testemunhas oculares de sua ressurreição; depois do testemunho ocular de uma multidão de cristãos em diferentes partes do mundo, tocando os poderosos milagres realizados em seu nome pelos apóstolos, pelas testemunhas escolhidas de sua ressurreição e por muitos outros que acreditaram e foram batizados nessa fé, por uma idade inteira juntos, ainda continuam a não acreditar nessa ressurreição, e a fé confirmada por ela. ” Whitby.

Comentário de E.W. Bullinger

Depois, etc. = Mais tarde. Grego. Husteron . Um suplemento divino, aqui.

censurado = reprovado.

Comentário de John Calvin

Marcos 16:14 . Depois apareceu aos onze, enquanto estavam sentados. O particípio ( ??a?e?µ????? ) que alguns renderizaram sentado à mesa deve, na minha opinião, ser simplesmente renderizado sentado; e não é sem razão que eu entendo isso, se for concordado que o evangelista aqui descreve a primeira aparição; pois teria sido uma hora de jantar fora de estação por volta da meia-noite. Além disso, se o pano tivesse sido colocado, (322) isso não teria concordado com o que Lucas logo depois diz, que Cristo perguntou se eles tinham algo para comer. Agora, sentar é a frase hebraica para descansar em qualquer lugar.

E os censurou com sua incredulidade e dureza de coração. Essa reprovação corresponde mais à primeira aparição do que à segunda; pois, como João nos diz, os discípulos ( João 20:20 ) ficaram contentes quando viram o Senhor no dia seguinte à Páscoa, sua incredulidade foi então repreendida. Restringir essas palavras de Marcos a Thomas sozinho, como alguns fizeram, parece ser forçado; e, portanto, prefiro explicá-las simplesmente como significando que, quando Cristo apareceu aos apóstolos pela primeira vez, ele os reprovou por não acreditar no testemunho de testemunhas oculares, que os informaram de sua ressurreição. E, no entanto, quando ele condena sua dureza de coração, não é apenas porque eles não deram crédito aos homens, mas porque, depois de convencidos pelo resultado, eles não abraçaram longamente o testemunho do Senhor. Visto que, portanto, Pedro e Maria, Cleofas e seu companheiro, não foram as primeiras testemunhas da ressurreição, mas apenas subscreveram as palavras de Cristo, a seguir, que o restante dos apóstolos derramou desonra ao Senhor, recusando-se a acreditar em Sua palavras, apesar de já terem sido comprovadas pelo resultado. Justamente, portanto, são reprovados com dureza de coração, porque, além de sua lentidão, havia obstinação perversa; como se tivessem intencionalmente desejado suprimir o que era evidentemente verdadeiro; não que eles pretendessem extinguir a glória de seu Mestre, ou acusá-lo de falsidade, mas porque a obstinação deles atrapalhava e os impedia de serem submissos. Em resumo, ele não os condena aqui por obstinação voluntária, como eu já disse, mas por indiferença cega, que às vezes endurece homens que de outra forma não são maus ou rebeldes.

Comentário de Adam Clarke

E os censurou com sua incredulidade – nunca houve um povo tão difícil de ser persuadido da verdade das coisas espirituais quanto os discípulos. Pode-se afirmar com justiça que as pessoas com uma mentalidade tão cética nunca creditariam nada até que tivessem a evidência mais completa de sua verdade. A incredulidade dos discípulos é uma forte prova da verdade do Evangelho de Deus. Veja a adição no final.

Comentário de Scofield

onze

Um termo coletivo, equivalente a “O Sinédrio”, “Os Comuns”, não implicando necessariamente a presença de onze pessoas. Ver Lucas 24:33 ; 1 Coríntios 15: 5 ; Mateus 28:16 onde “onze discípulos” implica um número definido de pessoas.

Comentário de John Wesley

Depois apareceu aos onze, sentado à carne, e os censurou com sua incredulidade e dureza de coração, porque não creram naqueles que o viram depois que ele ressuscitou.

Lucas 24:36; João 20:19.

Referências Cruzadas

Números 14:11 – E o Senhor disse a Moisés: “Até quando este povo me tratará com pouco caso? Até quando se recusará a crer em mim, apesar de todos os sinais que realizei entre eles?

Salmos 95:8 – não endureçam o coração, como em Meribá, como aquele dia em Massá, no deserto,

Mateus 11:20 – Então Jesus começou a denunciar as cidades em que havia sido realizada a maioria dos seus milagres, porque não se arrependeram.

Mateus 15:16 – “Será que vocês ainda não conseguem entender? “, perguntou Jesus:

Mateus 16:8 – Percebendo a discussão, Jesus lhes perguntou: “Homens de pequena fé, por que vocês estão discutindo entre si sobre não terem pão?

Mateus 17:20 – Ele respondeu: “Por que a fé que vocês têm é pequena. Eu lhes asseguro que se vocês tiverem fé do tamanho de um grão de mostarda, poderão dizer a este monte: ‘Vá daqui para lá’, e ele irá. Nada lhes será impossível.

Marcos 7:18 – “Será que vocês também não conseguem entender? “, perguntou-lhes Jesus. “Não percebem que nada que entre no homem pode torná-lo ‘impuro’?

Marcos 8:17 – Percebendo a discussão, Jesus lhes perguntou: “Por que vocês estão discutindo sobre não terem pão? Ainda não compreendem nem percebem? Seus corações estão endurecidos?

Lucas 24:25 – Ele lhes disse: “Como vocês custam a entender e como demoram a crer em tudo o que os profetas falaram!

Lucas 24:36 – Enquanto falavam sobre isso, o próprio Jesus apresentou-se entre eles e lhes disse: “Paz seja com vocês! “

Lucas 24:38 – Ele lhes disse: “Por que vocês estão perturbados e por que se levantam dúvidas em seus corações?

João 20:19 – Ao cair da tarde daquele primeiro dia da semana, estando os discípulos reunidos a portas trancadas, por medo dos judeus, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “Paz seja com vocês! “

João 20:27 – E Jesus disse a Tomé: “Coloque o seu dedo aqui; veja as minhas mãos. Estenda a mão e coloque-a no meu lado. Pare de duvidar e creia”.

1 Coríntios 15:5 – e apareceu a Pedro e depois aos Doze.

Hebreus 3:7 – Assim, como diz o Espírito Santo: “Hoje, se vocês ouvirem a sua voz,

Hebreus 3:15 – Por isso é que se diz: “Se hoje vocês ouvirem a sua voz, não endureçam o coração, como na rebelião”.

Apocalipse 3:19 – Repreendo e disciplino aqueles que eu amo. Por isso, seja diligente e arrependa-se.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *