Estudo de 1 Coríntios 15:5 – Comentado e Explicado

apareceu a Cefas, e em seguida aos Doze.
1 Coríntios 15:5

Comentário de Albert Barnes


E que ele foi visto de Cefas – Peter; Veja a nota em João 1:42 . A ressurreição de Cristo foi um fato a ser provado, como todos os outros fatos, por testemunhas competentes e credíveis. Paulo, portanto, apela às testemunhas que atestaram, ou que ainda viveram para atestar, a verdade da ressurreição do Senhor Jesus; e mostra que não era possível que tantas testemunhas fossem enganadas. Como não foi a primeira vez que as evidências lhes foram apresentadas, e como seu objetivo era apenas lembrá-los do que haviam ouvido e acreditado, ele não aduz todas as testemunhas ao evento, mas se refere apenas ao mais importantes. Portanto, ele não menciona a mulher a quem o Salvador apareceu pela primeira vez, nem se refere a todos os momentos em que o Senhor Jesus se manifestou a seus discípulos. Mas ele não se refere a eles em geral apenas, mas menciona “nomes” e se refere a pessoas que “estavam vivas”, que poderiam atestar a verdade da ressurreição. Pode-se observar, também, que Paulo observa provavelmente a “ordem” exata em que o Senhor Jesus apareceu aos discípulos, embora ele não mencione todos os casos. Para um relato das pessoas a quem o Senhor Jesus apareceu depois de sua ressurreição, e a ordem em que foi feita, veja as notas nos Evangelhos.

Então dos doze – Os apóstolos; ainda chamado “os doze”, embora Judas não fosse um deles. Era comum chamar os apóstolos de “os doze”. Jesus apareceu aos apóstolos ao mesmo tempo na ausência de Tomás João 20:19 , João 20:24 ; e também para eles quando Tomé estava presente, João 20: 24-29 . Provavelmente Paulo aqui se refere à última ocasião, quando todos os apóstolos sobreviventes estavam presentes.

Comentário de E.W. Bullinger

visto . App-133. Em 1 Coríntios 15: 5-8 , temos a figura da fala Protimesis. App-6.

de = por. Caso dativo.

Cephas . Lucas 24:34 .

os doze . João 20:19 , João 20:24 . O termo é usado oficialmente.

Comentário de John Calvin

5. Que ele foi visto por Cefas Ele agora apresenta testemunhas oculares ( a?t?pta? ), como são chamadas por Lucas ( Lucas 1: 2 ), que viu a realização do que as Escrituras haviam predito que aconteceriam. No entanto, ele não aduz todos, pois não faz menção a mulheres. Quando, portanto, ele diz que apareceu primeiro a Pedro, você deve entender por isso que ele é colocado diante de todos os homens, para que não haja nada inconsistente com isso na declaração de Marcos ( Marcos 16: 9 ) que ele apareceu para Maria.

Mas como é que ele diz que apareceu aos doze, quando, após a morte de Judas, restavam apenas onze? Crisóstomo é de opinião que isso ocorreu depois que Matthias foi escolhido em seu quarto. Outros optaram por corrigir a expressão, encarando-a como um erro (15) Mas, como sabemos, havia doze em número que foram separados pela nomeação de Cristo, embora um deles tenha sido eliminado do rol, há não é absurdo supor que o nome foi mantido. Por esse princípio, havia um corpo de homens em Roma chamado Centumviri , (16) enquanto estavam no número 102. (17) Pelos doze, portanto, você deve simplesmente entender os apóstolos escolhidos.

Não parece exatamente quando isso aconteceu para mais de quinhentos . Só é possível que essa grande multidão se reunisse em Jerusalém, quando ele se manifestou a eles. Pois Lucas ( Lucas 24:33 ) menciona de maneira geral os discípulos que se reuniram com os onze; mas quantas havia ele não diz. Crisóstomo refere-se à ascensão e explica a palavra ?p??? como significando do alto. (18) Inquestionavelmente, quanto ao que ele diz em referência ao fato de ter aparecido a Tiago à parte, isso pode ter sido subseqüentemente à ascensão.

Por todos os apóstolos , compreendo não apenas os doze, mas também os discípulos aos quais Cristo havia designado o ofício de pregar o evangelho. (19) Na proporção em que nosso Senhor desejava que houvesse muitas testemunhas de sua ressurreição, e que isso deveria ser frequentemente testemunhado, avise-nos que essa deve ser a crença mais segura entre nós. ( Lucas 1: 1. ) Além disso, na medida em que o apóstolo prova a ressurreição de Cristo pelo fato de ter aparecido para muitos, ele sugere por isso que não era figurativo, mas verdadeiro e natural, pois os olhos do corpo não podem ser vistos. testemunhas de uma ressurreição espiritual.

Comentário de Adam Clarke

Que ele foi visto de Cefas, depois dos doze – Isto se refere à jornada para Emaús, Lucas 24:13 , Lucas 24:34 ; e ao que está relacionado Marcos 16:14 .

Então dos doze – Em vez de d?de?a , doze, e?de?a , onze, é a leitura de D * EFG, siríaco na margem, alguns dos eslavos, armênios, vulgatas, itala e vários pais; e esta leitura é apoiada por Marcos 16:14 . Talvez o termo doze seja usado aqui apenas para apontar a sociedade dos apóstolos, que, apesar de terem apenas onze anos, ainda eram chamados de doze, porque esse era o número original e um número que depois foi preenchido. Ver João 20:24 .

Comentário de Thomas Coke

1 Coríntios 15: 5 . Então dos doze. É certo que nem Judéias nem Tomé estavam lá, e provavelmente Tiago pode estar ausente (ver 1 Coríntios 15: 7 ). Mas, como se poderia dizer que o conselho de 23 entre os judeus estava reunido, se o maior parte estava presente, embora o número possa não estar completo; então a empresa poderia ser chamada de doze, embora devêssemos supor que uma quarta parte estivesse ausente. Veja Marcos 16:14 . Lucas 24:36 . João 20:26 .

Comentário de Scofield

então

(Veja Scofield “ Marcos 16:14 “) .

Comentário de John Wesley

E que ele foi visto de Cefas, depois dos doze:

Pelas doze – Esta era a sua denominação permanente; mas o número completo deles não estava presente.

Referências Cruzadas

Marcos 16:14 – Mais tarde Jesus apareceu aos Onze enquanto eles comiam; censurou-lhes a incredulidade e a dureza de coração, porque não acreditaram nos que o tinham visto depois de ressurreto.

Lucas 24:34 – que diziam: “É verdade! O Senhor ressuscitou e apareceu a Simão! “

Lucas 24:36 – Enquanto falavam sobre isso, o próprio Jesus apresentou-se entre eles e lhes disse: “Paz seja com vocês! “

João 1:42 – E o levou a Jesus. Jesus olhou para ele e disse: “Você é Simão, filho de João. Será chamado Cefas” ( que significa Pedro ).

João 20:19 – Ao cair da tarde daquele primeiro dia da semana, estando os discípulos reunidos a portas trancadas, por medo dos judeus, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “Paz seja com vocês! “

Atos dos Apóstolos 1:2 – até o dia em que foi elevado ao céu, depois de ter dado instruções por meio do Espírito Santo aos apóstolos que havia escolhido.

Atos dos Apóstolos 10:41 – não por todo o povo, mas por testemunhas que designara de antemão, por nós que comemos e bebemos com ele depois que ressuscitou dos mortos.

1 Coríntios 1:12 – Com isso quero dizer que cada um de vocês afirma: “Eu sou de Paulo”; “eu de Apolo”; “eu de Pedro”; e “eu de Cristo”.

1 Coríntios 3:22 – seja Paulo, seja Apolo, seja Pedro, seja o mundo, a vida, a morte, o presente ou o futuro; tudo é de vocês,

1 Coríntios 9:5 – Não temos nós o direito de levar conosco uma esposa crente como fazem os outros apóstolos, os irmãos do Senhor e Pedro?

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *