Estudo de 1 Coríntios 9:5 – Comentado e Explicado

Acaso não temos nós direito de deixar que nos acompanhe uma mulher irmã, a exemplo dos outros apóstolos e dos irmãos do Senhor e de Cefas?
1 Coríntios 9:5

Comentário de Albert Barnes

Não temos poder? Não temos um direito? A objeção aqui parece ter sido que Paulo e Barnabé eram solteiros, ou pelo menos que viajavam sem esposas. Os opositores pediram que outras pessoas tivessem esposas e que as levassem com elas, e esperavam que fossem feitas provisões para elas e para elas mesmas. Eles mostraram, portanto, que sentiam que tinham direito a sustentar suas famílias e que estavam conscientes de que foram enviados por Deus. Mas Paulo e Barnabé não tinham famílias. E os objetores deduziram que estavam conscientes de que não tinham direito ao apostolado, nem direito de apoio. Paulo responde a isso como antes, que eles tinham o direito de fazer o que os outros faziam, mas optaram por não fazê-lo por outros motivos, além de terem consciência de que não tinham esse direito.

Liderar – Ter presença conosco; conduzir de um lugar para outro; e mantê-los à custa das igrejas entre as quais trabalhamos.

Uma irmã, uma esposa – Margem, “ou mulher”. Essa frase tem comentaristas muito perplexos. Mas o significado simples parece ser: uma esposa que deveria ser cristã e considerada como sustentadora da relação de uma irmã cristã. ” Provavelmente, Paulo pretendia anunciar que as esposas dos apóstolos eram e deveriam ser cristãs; e que era óbvio que, se um apóstolo liderasse uma esposa, ela seria cristã; ou que ele não se casaria com outro; compare 1 Coríntios 3:11 .

Assim como outros apóstolos – É evidente disso que os apóstolos geralmente eram casados. A frase usada aqui é ?? ???p?? ?p?st???? hoi loipoi apostoloi (“os demais apóstolos” ou os outros apóstolos). E se eles eram casados, é certo e apropriado que os ministros se casem agora, o que quer que o papista possa dizer em contrário. É mais seguro seguir o exemplo dos apóstolos do que as opiniões da igreja papal. As razões pelas quais os apóstolos tinham esposas com eles em suas jornadas podem ter sido diversas. Eles podem ter sido para dar instruções e conselhos àqueles do seu sexo a quem os apóstolos não poderiam ter acesso, ou para ministrar às necessidades de seus maridos enquanto viajavam. É preciso lembrar que eles viajaram entre pagãos; eles não tinham conhecido nem amigos lá; eles, portanto, levaram com elas suas amigas e esposas para ministrá-las e sustentá-las em doenças, provações etc. Paulo diz que ele e Barnabé tinham o direito de fazer isso; mas eles não usaram esse direito porque preferiram fazer o evangelho sem acusação 1 Coríntios 9:18 , e que assim julgavam poder fazer mais bem. Segue-se disso:

(1) Que é certo que os ministros se casem e que a doutrina papal do celibato do clero é contrária ao exemplo apostólico.

(2) é certo que os missionários se casem e levem suas esposas para terras pagãs. Os apóstolos eram missionários e passaram a vida em nações pagãs como os missionários fazem agora, e pode haver boas razões para os missionários se casarem agora.

(3) ainda há pessoas, como Paulo, que podem fazer mais bem sem se casar. Há circunstâncias, como a dele, em que não é aconselhável que eles se casem, e não há dúvida de que Paulo considerava o estado solteiro de um missionário como preferível e aconselhável. Provavelmente o mesmo deve ser dito da maioria dos missionários atualmente, que eles poderiam fazer mais bem se não fossem casados ??do que se sobrecarregados com os cuidados das famílias.

E como os irmãos do Senhor – Os irmãos do Senhor Jesus, Tiago e Josés, e Simão e Judas, Mateus 13:55 . Parece que, embora a princípio eles não acreditassem nele João 7: 5 , e o tivessem visto como desonrado Marcos 3:21 , eles se converteram posteriormente e foram empregados como ministros e evangelistas. É evidente também a partir dessa declaração que eles eram casados ??e foram acompanhados com suas esposas em suas viagens.

E Cefas – Pedro; veja a nota em João 1:42 . Isso prova:

(1) bem como a declaração em Mateus 8:14 , de que Pedro havia sido casado.

(2) que ele teve uma esposa depois que se tornou apóstolo e enquanto estava envolvido na obra do ministério.

(3) que sua esposa o acompanhou em suas viagens.

(4) que é correto e apropriado que ministros e missionários se casem agora.

Não é estranho que o suposto sucessor de Pedro, o papa de Roma, proibisse o casamento quando o próprio Pedro se casou? Não é uma prova de quão pouco o papado considera a Bíblia, e o exemplo e autoridade daqueles de quem ele pretende derivar seu poder? E não é estranho que essa doutrina do celibato do clero, que tem sido a fonte de abominação, impureza e licenciosidade em todos os lugares, deva ter sido sustentada e apoiada pelo mundo cristão? E não é estranho que isso, com todas as outras doutrinas corruptas do papado, deva ser tentado ser imposto ao povo iluminado dos Estados Unidos, ou da Grã-Bretanha, como parte da religião de Cristo?

Comentário de E.W. Bullinger

uma irmã uma esposa . isto é, uma esposa que é crente e tem o direito de receber provisões, assim como o marido.

outro = o resto do. App-124.

irmãos Veja App-182.

Comentário de John Calvin

5. Mesmo como os outros apóstolos. Além da permissão do Senhor, ele menciona a prática comum de outras pessoas. E, com o objetivo de trazer à tona mais plenamente a renúncia de seu direito, ele prossegue passo a passo. Em primeiro lugar, ele apresenta os apóstolos. Em seguida, acrescenta: “Não, até os próprios irmãos do Senhor também fazem uso sem hesitação – antes, o próprio Pedro, a quem o primeiro lugar é designado por consentimento de todos, se permite a mesma liberdade. ” Pelos irmãos do Senhor , ele quer dizer João e Tiago, que foram considerados pilares , como ele declara em outro lugar. ( Gálatas 2: 9. ) E, de acordo com o que é habitual nas Escrituras, ele dá o nome de irmãos àqueles que estavam ligados a Ele por relacionamento.

Agora, se alguém pensasse em estabelecer o papai a partir disso, ele seria uma parte ridícula. Confessamos que Pedro foi reconhecido como o primeiro entre os apóstolos, pois é necessário que em toda sociedade sempre haja alguém para presidir os outros, e eles estavam por vontade própria preparados para respeitar Pedro pelas doações eminentes pelas quais ele foi distinguido, pois é apropriado estimar e honrar todos os que se destacam nos dons da graça de Deus. Essa preeminência, no entanto, não era senhoria – mais ainda, não tinha nada parecido com senhoria. Por enquanto ele era eminente entre os outros, ele ainda estava sujeito a eles como seus colegas. Além disso, uma coisa é ter preeminência em uma Igreja, e outra, reivindicar para si um reino ou domínio sobre o mundo inteiro. Mas, de fato, mesmo que devêssemos admitir tudo sobre Pedro, o que isso tem a ver com o Papa? Pois, como Matias sucedeu a Judas, ( Atos 1:26 ), alguns Judas podem suceder a Pedro. Mais ainda, vemos que durante um período de mais de novecentos anos entre seus sucessores, ou pelo menos entre aqueles que se gabam de serem seus sucessores, não houve um que fosse um pouco melhor que Judas. Este, no entanto, não é o lugar para tratar desses pontos. Consulte meus institutos. (Volume 3.)

Uma coisa além disso deve ser notada aqui, que os apóstolos não tinham horror ao casamento, que o clero papal tanto abomina, como não eram dignos da santidade de sua ordem. Mas foi depois do tempo que aquela descoberta admirável foi feita, que os sacerdotes do Senhor são poluídos se tiverem relações sexuais com suas esposas legais; e, finalmente, as questões chegaram a tal ponto, que o papa Syricius não hesitou em chamar o casamento de ” uma poluição da carne , na qual ninguém pode agradar a Deus”. O que então deve acontecer com os pobres apóstolos, que continuaram nessa poluição até a morte? Aqui, no entanto, eles inventaram uma sutileza refinada para efetuar sua fuga; pois eles dizem que os apóstolos abandonaram o uso do leito conjugal, mas levaram suas esposas com eles, para que pudessem receber os frutos do evangelho, ou, em outras palavras, apoiar às custas do público. Como se não pudessem ter sido mantidas pelas igrejas, a menos que vagassem de um lugar para outro; e mais além, como se fosse provável que eles corressem para cá e para lá por sua própria vontade e sem necessidade, a fim de poderem viver em ócio à custa do público! Pois, quanto à explicação dada por Ambrose, ao se referir às esposas de outras pessoas, que seguiram os apóstolos com o objetivo de ouvir sua doutrina, ela é excessivamente forçada.

Comentário de Adam Clarke

Não temos poder para liderar uma irmã, uma esposa – A palavra e???s?a? deve ser entendida aqui, como acima em 1 Coríntios 9: 4 , como autoridade ou direito implícito; e autoridade, não meramente derivada de seu cargo, mas dAquele que lhes deu esse cargo; da constituição da natureza; e da propriedade universal ou da adequação das coisas.

Quando o apóstolo fala em liderar uma irmã, uma esposa, ele quer dizer primeiro que ele e todos os outros apóstolos, e consequentemente todos os ministros do Evangelho, tinham o direito de se casar. Pois parece que os irmãos de nosso Senhor, Tiago e Judas, eram casados; e temos evidências infalíveis de que Pedro era um homem casado, não apenas neste versículo, mas em Mateus 8:14 , onde sua sogra é mencionada como curada por nosso Senhor de uma febre.

E segundo, descobrimos que suas esposas eram pessoas da mesma fé; pois menos nunca pode estar implícito na palavra irmã. Esta é uma prova decisiva contra o celibato papístico do clero: e quanto às suas tentativas de escapar à força deste texto, dizendo que os apóstolos tinham mulheres santas que os assistiam e ministravam a eles em suas peregrinações, não há provas de isto; nem poderiam ter sofrido com que mulheres jovens ou esposas de outros homens os tivessem acompanhado dessa maneira, sem dar a ocasião mais palpável de escândalo. E Clemens Alexandrinus observou particularmente que os apóstolos carregavam suas esposas com eles, “não como esposas, mas como irmãs, para que pudessem ministrar àqueles que eram amantes de famílias; para que a doutrina do Senhor pudesse sem repreensão ou suspeita maligna. entrar nos apartamentos das mulheres “. E, dando a imagem final de seu cristão gnóstico ou perfeito, ele diz: es??e?, ?a? p??e?, ?a? ?aµe?e????a? e?e? t??? ?p?st????? , Ele come, bebe e se casa – tendo os apóstolos por exemplo. Vid. Clem. Alex. Strom., Lib. vii., c. 12)

Sobre a propriedade e a excelência do casamento e sua superioridade ao celibato, veja as notas em 1 Coríntios 7: 1 , etc.

Comentário de Thomas Coke

1 Coríntios 9: 5 . Liderar uma irmã, uma esposa É muito improvável que o apóstolo tenha levado consigo, nessas peregrinações sagradas, uma mulher com quem ele não era casado; de modo que a resposta que os papistas geralmente dão ao argumento geralmente trazido dessas palavras em favor de um clero casado é absolutamente inconclusiva. A disjunção entre os apóstolos e os irmãos do Senhor é uma prova de que Tiago, bispo de Jerusalém, e Judas, irmãos de nosso Senhor, não eram do número dos apóstolos. A última cláusula deste versículo, E Cefas, é importante; tanto como declara com efeito que São Pedro continuou morando com sua esposa depois de se tornar apóstolo, e também que São Pedro não tinha direitos como apóstolo, que não eram comuns a São Paulo. – Uma observação totalmente subversiva de papoula, se atribuída às suas consequências óbvias. Veja Locke, Doddridge e Wall.

Comentário de Scofield

irmã

uma esposa que é irmã.

Comentário de John Wesley

Não temos poder para liderar uma irmã, uma esposa, assim como outros apóstolos, e como os irmãos do Senhor e Cefas?

Não temos poder para levar conosco uma irmã, uma esposa – E também exigir sustento para ela? Assim como os outros apóstolos – Quem, portanto, é claro, fez isso.

E Pedro – Portanto, aprendemos: 1. Que São Pedro continuou morando com sua esposa depois que se tornou apóstolo: 2. Que ele não tinha direitos como apóstolo que não eram comuns a São Paulo.

Referências Cruzadas

Cânticos 4:9 – Você fez disparar o meu coração, minha irmã, minha noiva; fez disparar o meu coração com um simples olhar, com uma simples jóia dos seus colares.

Cânticos 4:12 – Você é um jardim fechado, minha irmã, minha noiva; você é uma nascente fechada, uma fonte selada.

Cânticos 5:1 – Entrei em meu jardim, minha irmã, minha noiva; ajuntei a minha mirra com as minhas especiarias. Comi o meu favo e o meu mel; Bebi o meu vinho e o meu leite. Comam, amigos, bebam e embriaguem-se, ó amados.

Mateus 8:14 – Entrando Jesus na casa de Pedro, viu a sogra deste de cama, com febre.

Mateus 12:46 – Falava ainda Jesus à multidão quando sua mãe e seus irmãos chegaram do lado de fora, querendo falar com ele.

Mateus 13:55 – Não é este o filho do carpinteiro? O nome de sua mãe não é Maria, e não são seus irmãos Tiago, José, Simão e Judas?

Marcos 1:30 – A sogra de Simão estava de cama, com febre, e falaram a respeito dela a Jesus.

Marcos 6:3 – Não é este o carpinteiro, filho de Maria e irmão de Tiago, José, Judas e Simão? Não estão aqui conosco as suas irmãs? ” E ficavam escandalizados por causa dele.

Lucas 6:15 – Mateus; Tomé; Tiago, filho de Alfeu; Simão, chamado zelote;

João 1:42 – E o levou a Jesus. Jesus olhou para ele e disse: “Você é Simão, filho de João. Será chamado Cefas” ( que significa Pedro ).

João 2:12 – Depois disso ele desceu a Cafarnaum com sua mãe, seus irmãos e seus discípulos. Ali ficaram durante alguns dias.

Atos dos Apóstolos 1:14 – Todos eles se reuniam sempre em oração, com as mulheres, inclusive Maria, a mãe de Jesus, e com os irmãos de Jesus.

Romanos 16:1 – Recomendo-lhes nossa irmã Febe, serva da igreja em Cencréia.

1 Coríntios 1:12 – Com isso quero dizer que cada um de vocês afirma: “Eu sou de Paulo”; “eu de Apolo”; “eu de Pedro”; e “eu de Cristo”.

1 Coríntios 7:15 – Todavia, se o descrente separar-se, que se separe. Em tais casos, o irmão ou a irmã não fica debaixo de servidão; Deus nos chamou para vivermos em paz.

1 Coríntios 7:39 – A mulher está ligada a seu marido enquanto ele viver. Mas, se o seu marido morrer, ela estará livre para se casar com quem quiser, contanto que ele pertença ao Senhor.

Gálatas 1:19 – Não vi nenhum dos outros apóstolos, a não ser Tiago, irmão do Senhor.

1 Timóteo 3:2 – É necessário, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma só mulher, sóbrio, prudente, respeitável, hospitaleiro e apto para ensinar;

1 Timóteo 4:3 – e proíbem o casamento e o consumo de alimentos que Deus criou para serem recebidos com ação de graças pelos que crêem e conhecem a verdade.

1 Timóteo 5:2 – as mulheres idosas, como a mães; e as moças, como a irmãs, com toda a pureza.

Tito 1:6 – É preciso que o presbítero seja irrepreensível, marido de uma só mulher, e tenha filhos crentes que não sejam acusados de libertinagem ou de insubmissão.

Hebreus 13:4 – O casamento deve ser honrado por todos; o leito conjugal, conservado puro; pois Deus julgará os imorais e os adúlteros.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *