Estudo de João 1:42 – Comentado e Explicado

Levou-o a Jesus, e Jesus, fixando nele o olhar, disse: Tu és Simão, filho de João; serás chamado Cefas {que quer dizer pedra}.
João 1:42

Comentário de Albert Barnes

Cefas – Esta é uma palavra siríaca, que significa o mesmo que a palavra grega Pedro, uma pedra. Veja as notas em Mateus 16:17 . A pedra, ou rocha, é um símbolo de firmeza e firmeza de caráter – um traço no caráter de Pedro após a ascensão de Jesus que foi muito notável. antes da morte de Jesus, ele era precipitado, precipitado, variável; e é uma prova da onisciência de Jesus que ele viu que Pedro “possuiria” um caráter que seria expresso adequadamente pela palavra “pedra” ou “rocha”. A palavra “Jonas” é uma palavra hebraica, cujo significado original é “pomba”. Pode ser que Jesus tenha respeitado isso quando deu a Simão o nome de Pedro. “Agora você tem um nome emblemático de timidez e inconstância. Você será chamado por um nome que denota firmeza e constância.

Comentário de E.W. Bullinger

trouxe = led. Grego. apo to. Grego. profissionais. App-104.

Jona. Aramaico para John. App-94. Cephas. Aramaico. Ocorre apenas em 1 Coríntios 1:12 ; 1 Coríntios 3:22 ; 1 Coríntios 9: 5 ; 1 Coríntios 15: 5 . Gálatas 1: 2 , Gálatas 1: 9 .

Uma pedra = Pedro = grego. Petros. Veja nota em Mateus 16:18 .

Comentário de John Calvin

42. Você é Simon. Cristo dá um nome a Simão, não como os homens costumam fazer, de algum evento passado, ou do que agora é percebido neles, mas porque ele deveria fazê-lo Pedro ( uma pedra ). Primeiro, ele diz : Tu és Simão, o filho de Jonas. Ele repete o nome de seu pai de forma abreviada; o que é bastante comum quando os nomes são traduzidos para outros idiomas; pois parecerá claramente no último capítulo que ele era filho de Johanna ou John . Mas tudo isso significa apenas que ele será uma pessoa muito diferente do que é agora. Pois não é por uma questão de honra que ele menciona seu pai; mas como ele era descendente de uma família que era obscura e que não era estimada entre os homens, Cristo declara que isso não o impedirá de fazer de Simão um homem de coragem inabalável. O evangelista, portanto, menciona isso como uma previsão, de que Simão recebeu um novo nome. Eu vejo isso como uma previsão, não apenas porque Cristo previu a futura firmeza da fé em Pedro , mas porque ele predisse o que daria a ele. Ele agora amplia a graça que ele determinou depois conceder a ele; e, portanto, ele não diz que esse é agora o nome dele, mas atrasa até um tempo futuro.

Serás chamado Cefas. Todos os piedosos, de fato, podem ser chamados de Peters ( pedras ), que, tendo sido tocados em Cristo, são adequados para a construção do templo de Deus; mas somente ele é chamado por causa de sua excelência singular. No entanto, os papistas desempenham uma parte ridícula, quando o substituem no lugar de Cristo; de modo a ser o fundamento da Igreja, como se ele também não fosse fundado em Cristo junto com o resto dos discípulos; e são duplamente ridículos quando, de uma pedra , fazem dele uma cabeça . Pois entre as rapsódias de Graciano há um cânone tolo sob o nome de Anacletus, que, trocando uma palavra hebraica por uma grega, e não distinguindo a palavra grega ?efa?? (kephale) da palavra hebraica Cefas , pensa que por esse nome Pedro foi designado para ser o chefe da igreja. Cefas é mais uma palavra caldaica do que hebraica; mas essa era a pronúncia habitual depois do cativeiro babilônico. Não há, portanto, ambiguidade nas palavras de Cristo; pois ele promete o que Pedro não esperava, e assim amplia sua própria graça a todas as idades, para que sua condição anterior não nos leve a pensar menos dele, uma vez que essa notável denominação nos informa que ele foi feito novo homem.

Comentário de Adam Clarke

Cefas, que é por interpretação, Uma pedra – ?et??? significa uma pedra ou fragmento de uma rocha. A razão pela qual esse nome foi dado a Simão, que mais tarde foi chamado de Pedro, pode ser vista nas notas de Mateus 16:18 , Mateus 16:19 , e particularmente em Lucas, no final do capítulo. 9

Comentário de Thomas Coke

João 1:42 . Tu és Simão, etc. – Embora Jesus nunca tivesse visto Simão antes, imediatamente ao entrar, ele o saudou, em plena prova de sua onisciência, pelo nome dele e do pai; acrescentando, como prova de possuir o dom de profetizar, que mais tarde ele seria chamado Cefas, o que significa em siríaco o mesmo que Pedro em grego, a saber, uma rocha; um nome bem adaptado ao seu caráter, por causa daquela firmeza resoluta e paciente com a qual ele deveria manter a causa do evangelho. Veja em Mateus 16:18 . Alguns pensaram que, quando nosso Senhor disse que Tu és Simão, ele pretendia fazer uma alusão ao nome de Simão, o que pode significar um ouvinte; a intimação e a imparcialidade com quem deseja ouvir as instruções de Cristo.

Comentário de John Wesley

E ele o trouxe a Jesus. E quando Jesus o viu, disse: Tu és Simão, filho de Jona; serás chamado Cefas, que é por interpretação, uma pedra.

Jesus disse: Tu és Simão, filho de Jonas . Como ninguém havia dito esses nomes a nosso Senhor, isso não pôde deixar de ferir Pedro.

Cefas, que é Pedro – gemendo o mesmo em siríaco que Pedro em grego, a saber, uma rocha.

Referências Cruzadas

Mateus 10:2 – Estes são os nomes dos doze apóstolos: primeiro, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão;

Mateus 16:17 – Respondeu Jesus: “Feliz é você, Simão, filho de Jonas! Porque isto não lhe foi revelado por carne ou sangue, mas por meu Pai que está nos céus.

Mateus 16:18 – E eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do Hades não poderão vencê-la.

Marcos 3:16 – Estes são os doze que ele escolheu: Simão, a quem deu o nome de Pedro;

Lucas 5:8 – Quando Simão Pedro viu isso, prostrou-se aos pés de Jesus e disse: “Afasta-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador! “

Lucas 6:14 – Simão, a quem deu o nome de Pedro; seu irmão André; Tiago; João; Filipe; Bartolomeu;

João 1:47 – Ao ver Natanael se aproximando, disse Jesus: “Aí está um verdadeiro israelita, em quem não há falsidade”.

João 2:24 – Mas Jesus não se confiava a eles, pois conhecia a todos.

João 6:70 – Então Jesus respondeu: “Não fui eu que os escolhi, os Doze? Todavia, um de vocês é um diabo! “

João 13:18 – “Não estou me referindo a todos vocês; conheço os que escolhi. Mas isto acontece para que se cumpra a Escritura: ‘Aquele que patilhava do meu pão voltou-se contra mim’.

João 21:2 – Estavam juntos Simão Pedro; Tomé, chamado Dídimo; Natanael, de Caná da Galiléia; os filhos de Zebedeu; e dois outros discípulos.

João 21:15 – Depois de comerem, Jesus perguntou a Simão Pedro: “Simão, filho de João, você me ama realmente mais do que estes? ” Disse ele: “Sim, Senhor, tu sabes que te amo”. Disse Jesus: “Cuide dos meus cordeiros”.

1 Coríntios 1:12 – Com isso quero dizer que cada um de vocês afirma: “Eu sou de Paulo”; “eu de Apolo”; “eu de Pedro”; e “eu de Cristo”.

1 Coríntios 3:22 – seja Paulo, seja Apolo, seja Pedro, seja o mundo, a vida, a morte, o presente ou o futuro; tudo é de vocês,

1 Coríntios 9:5 – Não temos nós o direito de levar conosco uma esposa crente como fazem os outros apóstolos, os irmãos do Senhor e Pedro?

1 Coríntios 15:5 – e apareceu a Pedro e depois aos Doze.

Gálatas 2:9 – Reconhecendo a graça que me fora concedida, Tiago, Pedro e João, tidos como colunas, estenderam a mão direita a mim e a Barnabé em sinal de comunhão. Eles concordaram em que devíamos nos dirigir aos gentios, e eles, aos circuncisos.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *