Estudo de João 6:70 – Comentado e Explicado

Jesus acrescentou: Não vos escolhi eu todos os doze? Contudo, um de vós é um demônio!…
João 6:70

Comentário de Albert Barnes

Não escolhi você doze? Há muita ênfase nessas palavras. Eu – eu, o Salvador, o Messias, não os escolhi com misericórdia e amor, e, portanto, será um pecado maior me trair? Escolhido. Escolhido para o cargo apostólico; conferiu a você marcas de favor especial, e a traição é, portanto, o maior pecado. Você doze. Um número tão pequeno. De uma multidão como a seguir para pães e peixes, é de se esperar que apóstatas sejam; mas quando o número é tão pequeno, escolhido de tal maneira, torna-se cada um, por mais confiante que seja, estar em guarda e examinar seu coração.

É um diabo – tem o espírito, a inveja, a malícia e os traços traidores de um diabo. A palavra “diabo” aqui é usada no sentido de um inimigo, ou alguém hostil a ele.

Comentário de E.W. Bullinger

Não escolhi = Não escolhi. Compare 13. 14, 15, 16, 19. Lucas 6:13 .

doze = os doze. Veja App-141.

Comentário de John Calvin

70. Jesus respondeu a eles. Como Cristo responde a todos, deduzimos que todos falaram pela boca de Pedro. Além disso, Cristo agora prepara e fortalece os onze apóstolos contra uma nova ofensa que já estava à mão. Era um instrumento poderoso de Satanás para abalar a fé deles, quando eles eram reduzidos a um número tão pequeno, mas a queda de Judas poderia tirar toda a sua coragem; pois, já que Cristo havia escolhido aquele número sagrado, quem teria pensado que qualquer parte do número inteiro poderia ser arrancada? Essa advertência de Cristo pode ser interpretada assim: “Vocês doze permanecem fora de uma grande companhia. Se sua fé não foi abalada pela incredulidade de muitos, prepare-se para um novo concurso; pois esta empresa, embora pequena, ainda será reduzida por um homem. ”

Não escolhi você doze? Quando Cristo diz que escolheu ou elegeu doze , ele não se refere ao propósito eterno de Deus; pois é impossível que qualquer um daqueles que foram predestinados à vida caia; mas, tendo sido escolhidos para o cargo apostólico, deveriam ter superado outros em piedade e santidade. Ele usou a palavra escolhida, portanto, para denotar aqueles que eram eminentes e distintos da hierarquia comum.

E um de vocês é um diabo. Ele inquestionavelmente pretendia, com esse nome, sustentar Judas ao máximo detesto; pois estão enganados que atenuam a atrocidade implícita no nome e, de fato, não podemos execrar suficientemente aqueles que desonram um cargo tão sagrado. Os professores que cumprem fielmente seu cargo são chamados de anjos

Eles devem procurar a lei em sua boca, pois ele é o anjo do Senhor dos Exércitos,
( Malaquias 2: 7. )

Justamente, portanto, ele é considerado um diabo, que, depois de ter sido admitido em uma posição tão honrosa, é corrompido por sua traição e maldade. Outra razão é que Deus permite mais poder e liberdade a Satanás sobre ministros maus e ímpios do que sobre outros homens comuns; e, portanto, se aqueles que foram escolhidos para serem pastores são movidos por fúria diabólica, de modo a se parecer com bestas selvagens e monstruosas, até agora não temos o direito, por esse motivo, de desprezar a posição honrosa a que pertencem, que deve preferir honrá-lo ainda mais, quando a profanação é seguida por um castigo tão temível.

Comentário de Adam Clarke

Não te escolhi doze – Não te chamei de maneira especial para crer em meu nome e te escolhi para ser meus discípulos e os propagadores da minha doutrina! No entanto, um de vocês é um diabo, ou acusador, alistado ao lado de Satanás, que era um assassino desde o início.

Comentário de Thomas Coke

João 6:70 . Jesus respondeu – não te escolhi doze, etc.? – “A opinião de meu caráter e missão, que tu, ó Pedro, expressaste em teu próprio nome e em nome de teus irmãos, é justa: contudo, eu Sei que nem todos estão de acordo nesta confissão, pois um de vocês é um diabo, um informante malicioso e um homem tão perfeitamente mau que ele vai me trair.É verdade, eu escolhi essa mesma pessoa igualmente com o resto, para ser meu apóstolo e companheiro, mas pelo que agora digo a você acontecerá, espero que esteja convencido de que não conheci uma pessoa tão indigna por ignorá-la.Eu estava intimamente familiarizado com o caráter e as disposições de Deus. todos vocês, e na minha escolha de vocês, tiveram o objetivo de fazer com que cada um de vocês me ajudasse, de acordo com suas qualidades, boas ou más, a levar adiante o grande projeto que eu vim para executar. , você deve saber que eu sou o Messias, o Filho do Deus vivo, e que sua fé está bem fundamentada em mim. ” Segundo alguns grandes escritores, nosso Senhor sugere que a razão pela qual ele não se declarara mais claramente o Messias era porque sabia que Judas o teria acusado de rebelião contra os romanos, pela palavra ??aß????, diabo, às vezes significa um acusador falso. Mas não parece haver nenhuma prova de que Judas desde o princípio pretendeu trair a Cristo. É mais do que provável que ele tenha se envolvido com ele principalmente na expectativa de vantagens seculares; e, achando essas visões desapontadas, ele pode agora começar a formar o esquema detestável que depois executou. Se essa foi a ocasião em que ele pensou pela primeira vez, como parece altamente provável, alguém poderia esperar que tal insinuação de sua maldade secreta o tivesse atingido.

Referências Cruzadas

Mateus 10:1 – Chamando seus doze discípulos, deu-lhes autoridade para expulsar espíritos imundos e curar todas as doenças e enfermidades.

Lucas 6:13 – Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze deles, a quem também designou como apóstolos:

João 6:64 – Contudo, há alguns de vocês que não crêem”. Pois Jesus sabia desde o princípio quais deles não criam e quem o iria trair.

João 8:44 – “Vocês pertencem ao pai de vocês, o diabo, e querem realizar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira.

João 13:2 – Estava sendo servido o jantar, e o diabo já havia induzido Judas Iscariotes, filho de Simão, a trair Jesus.

João 13:18 – “Não estou me referindo a todos vocês; conheço os que escolhi. Mas isto acontece para que se cumpra a Escritura: ‘Aquele que patilhava do meu pão voltou-se contra mim’.

João 13:21 – Depois de dizer isso, Jesus perturbou-se em espírito e declarou: “Digo-lhes que certamente um de vocês me trairá”.

João 13:27 – Tão logo Judas comeu o pão, Satanás entrou nele. “O que você está para fazer, faça depressa”, disse-lhe Jesus.

João 17:12 – Enquanto estava com eles, eu os protegi e os guardei pelo nome que me deste. Nenhum deles se perdeu, a não ser aquele que estava destinado à perdição, para que se cumprisse a Escritura.

Atos dos Apóstolos 1:17 – Ele foi contado como um dos nossos e teve participação neste ministério”.

Atos dos Apóstolos 13:10 – “Filho do diabo e inimigo de tudo o que é justo! Você está cheio de toda espécie de engano e maldade. Quando é que vai parar de perverter os retos caminhos do Senhor?

1 Timóteo 3:11 – As mulheres igualmente sejam dignas, não caluniadoras, mas sóbrias e confiáveis em tudo.

Tito 2:3 – Semelhantemente, ensine as mulheres mais velhas a serem reverentes na sua maneira de viver, a não serem caluniadoras nem escravizadas a muito vinho, mas a serem capazes de ensinar o que é bom.

1 João 3:8 – Aquele que pratica o pecado é do diabo, porque o diabo vem pecando desde o princípio. Para isso o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do diabo.

Apocalipse 3:9 – Vejam o que farei com aqueles que são sinagoga de Satanás e que se dizem judeus e não são, mas são mentirosos. Farei que se prostrem aos seus pés e reconheçam que eu amei você.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *