Estudo de João 13:21 – Comentado e Explicado

Dito isso, Jesus ficou perturbado em seu espírito e declarou abertamente: Em verdade, em verdade vos digo: um de vós me há de trair!…
João 13:21

Comentário de Albert Barnes

Incomodado em espírito – Ver João 12:27 . A razão de seu problema aqui foi que Judas, um amigo declarado, estava prestes a traí-lo. Sem dúvida, ele previu as profundas e terríveis tristezas de sua morte que se aproximava e também foi profundamente afetado pela ingratidão e maldade de um amigo professo. Jesus era homem, assim como Deus, e ele se sentia como outros homens. Sua natureza humana se encolheu de sofrimento e suas sensíveis sensibilidades foram afetadas não menos profundamente do que as de outros homens por baixeza e traição.

Testemunhado Ele deu testemunho da verdade; declarou abertamente o que ele havia sugerido antes – que um deles o trairia.

Comentário de E.W. Bullinger

incomodado . Ver João 11:33 .

Espírito . App-101.

de = fora de. Grego. ek. App-104.

Comentário de John Calvin

21. Quando Jesus disse estas palavras. Quanto mais sagrado é o ofício apostólico, e quanto maior sua dignidade, mais base e detestável foi a traição de Judas. Um crime tão monstruoso e detestável atingiu o próprio Cristo com horror, quando viu como a incrível maldade de um homem poluíra a ordem sagrada em que a majestade de Deus deveria brilhar com brilho. Com o mesmo propósito é o que o evangelista acrescenta, que ele testemunhou. Seu significado é que a ação era tão monstruosa que a simples menção dela não podia ser imediatamente acreditada.

Ele estava perturbado em espírito. O evangelista diz que Cristo estava perturbado em espírito, a fim de nos informar que ele não apenas assumiu a aparência de um homem que estava perturbado, mas que estava profundamente comovido em sua mente. O espírito aqui denota o entendimento, ou a alma; pois não concordo com a opinião de alguns que a explicam, como se Cristo tivesse sido impulsionado por um impulso violento do Espírito Santo de irromper nessas palavras. Eu reconheço prontamente. que todas as afeições de Cristo foram guiadas pelo Espírito Santo ; mas o significado do evangelista é diferente, a saber, que esse sofrimento de Cristo era interior e não era fingido; e é de grande importância que saibamos disso, porque seu zelo é mantido por nossa imitação, para que sejamos movidos com profundo horror por aqueles monstros que derrubam a ordem sagrada de Deus e de sua Igreja.

Comentário de Adam Clarke

Estava com problemas de espírito – Veja a nota em João 11:33 .

E testemunhou – falou com grande seriedade.

Deve me trair – ?a?ad?se? µe , vai me entregar. Judas já havia traído nosso abençoado Senhor, e agora estava a ponto de entregá-lo nas mãos dos principais sacerdotes. Por todas essas advertências, nosso Senhor não pretendia que Judas fosse beneficiado? – que ele se arrependesse de sua iniqüidade, e se voltasse e encontrasse misericórdia?

Comentário de Thomas Coke

João 13:21 . Ele estava perturbado em espírito, “Ele mostrou um problema e preocupação mental mais do que comuns, não apenas com seus próprios sofrimentos, mas com a terrível maldade e ingratidão de Judas, que estava trazendo consigo a mais terrível destruição: e, falando com grande sinceridade, ele disse: Eu, que sou a própria verdade, garanto que um de vocês, que sempre testemunhou minha vida e milagres, e que eu escolhi para ser um dos meus apóstolos, sob as mais altas obrigações, ainda assim me entregará nas mãos de meus inimigos, que me matarão “. O original suportará totalmente a renderização trairá como trairá.

Comentário de John Wesley

Quando Jesus assim disse, ficou perturbado em espírito, e testemunhou, e disse: Em verdade, em verdade vos digo que um de vocês me trairá.

Um de vocês – A fala assim indefinidamente a princípio foi proveitosa para todos eles.

Referências Cruzadas

Mateus 26:21 – E, enquanto estavam comendo, ele disse: “Digo-lhes que certamente um de vocês me trairá”.

Mateus 26:38 – Disse-lhes então: “A minha alma está profundamente triste, numa tristeza mortal. Fiquem aqui e vigiem comigo”.

Marcos 3:5 – Irado, olhou para os que estavam à sua volta e, profundamente entristecido por causa dos seus corações endurecidos, disse ao homem: “Estenda a mão”. Ele a estendeu, e ela foi restaurada.

Marcos 14:18 – Quando estavam comendo, reclinados à mesa, Jesus disse: “Digo-lhes que certamente um de vocês me trairá, alguém que está comendo comigo”.

Lucas 22:21 – “Mas eis que a mão daquele que vai me trair está com a minha sobre a mesa.

João 11:33 – Ao ver chorando Maria e os judeus que a acompanhavam, Jesus agitou-se no espírito e perturbou-se.

João 11:35 – Jesus chorou.

João 11:38 – Jesus, outra vez profundamente comovido, foi até o sepulcro. Era uma gruta com uma pedra colocada à entrada.

João 12:27 – “Agora meu coração está perturbado, e o que direi? Pai, salva-me desta hora? Não; eu vim exatamente para isto, para esta hora.

João 13:2 – Estava sendo servido o jantar, e o diabo já havia induzido Judas Iscariotes, filho de Simão, a trair Jesus.

João 13:18 – “Não estou me referindo a todos vocês; conheço os que escolhi. Mas isto acontece para que se cumpra a Escritura: ‘Aquele que patilhava do meu pão voltou-se contra mim’.

Atos dos Apóstolos 1:16 – e disse: “Irmãos, era necessário que se cumprisse a Escritura que o Espírito Santo predisse por boca de Davi, a respeito de Judas, que serviu de guia aos que prenderam Jesus.

Atos dos Apóstolos 17:16 – Enquanto esperava por eles em Atenas, Paulo ficou profundamente indignado ao ver que a cidade estava cheia de ídolos.

Romanos 9:2 – tenho grande tristeza e constante angústia em meu coração.

2 Coríntios 2:12 – Quando cheguei a Trôade para pregar o evangelho de Cristo e vi que o Senhor me havia aberto uma porta,

1 João 2:19 – Eles saíram do nosso meio, mas na realidade não eram dos nossos, pois, se fossem dos nossos, teriam permanecido conosco; o fato de terem saído mostra que nenhum deles era dos nossos.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *