Estudo de João 12:27 – Comentado e Explicado

Presentemente, a minha alma está perturbada. Mas que direi?… Pai, salva-me desta hora… Mas é exatamente para isso que vim a esta hora.
João 12:27

Comentário de Albert Barnes

Agora minha alma está perturbada – A menção de sua morte trouxe à sua frente os horrores que se aproximavam, suas dores, suas trevas, seus problemas sem paralelo. Jesus estava cheio de sensibilidade aguda, e sua natureza humana se reduziu a partir das cenas pelas quais ele passaria. Ver Lucas 23: 41-44 .

Oque eu devo dizer? Esta é uma expressão que denota intensa ansiedade e perplexidade. Como se fosse assunto de debate se ele suportaria esses sofrimentos; ou se a obra da redenção do homem deve ser abandonada, e ele deve pedir a Deus que o salve. Bendito seja o nome dele, que ele estava disposto a suportar essas tristezas, e não abandonou o homem quando estava tão perto de ser redimido! Na decisão daquele momento – o propósito fixo e inabalável do Filho de Deus dependia da salvação do homem. Se Jesus tivesse abandonado seu propósito, tudo estaria perdido.

Pai, salve-me – isso sem dúvida deveria ter sido lido como uma pergunta – “Devo dizer, pai, me salve?” Devo aplicar a Deus para me resgatar? ou devo seguir adiante para suportar essas provações? Como está em nossa tradução, representa-o como realmente oferecendo a oração e depois se verificando. O grego terá qualquer interpretação. O verso inteiro está cheio de profundo sentimento e ansiedade. Compare Mateus 26:38 ; 12:50 .

Esta hora – Essas calamidades. A palavra “hora” aqui, sem dúvida, faz referência aos seus sofrimentos que se aproximam na hora marcada para ele sofrer. Devo pedir ao meu Pai que me salve desta hora – ou seja, desses sofrimentos que se aproximam? Para que isso possa ter sido feito, veja Mateus 26:53 .

Mas por esta causa – Ou seja, sofrer e morrer. Como esse era o objetivo de sua vinda, como ele o fez deliberadamente – como a salvação do mundo dependia dele, ele sentiu que não seria apropriado orar para ser libertado dele. Ele veio a sofrer e se submeteu a ele. Veja Lucas 23:42 .

Comentário de Joseph Benson

Lucas 20: 27-40 . Então veio a ele alguns dos saduceus – Esses versículos são explicados em geral, em Mateus 22: 23-33 e Marcos 12: 18-26 . Os filhos deste mundo – Os habitantes da terra; casar e são dados em casamento – Como estando todos sujeitos à lei da mortalidade, de modo que a espécie precisa ser continuamente reparada. Mas aqueles que obtêm esse mundo – O mundo em que as almas santas entram na morte; ou seja, paraíso; e a ressurreição dos mortos – Deve-se observar, nosso Senhor, de acordo com o estilo judaico daquele período, que chama apenas a ressurreição que é uma ressurreição para a glória. Eles são filhos de Deus – Em um sentido mais eminente quando se levantam novamente, depois de terem recebido a manifestação pública de sua adoção, mencionados em Romanos 8:23 ; a redenção do seu corpo. Agora que os mortos ressuscitaram, Moisés – Assim como os outros profetas; mostrou, quando ele chama, & c. – Ou seja, quando ele recita as palavras que Deus falou de si mesmo, eu sou o Deus de Abraão, etc. – Não se pode dizer adequadamente que Deus é o Deus de qualquer um que pereceu totalmente. Ele não é um Deus dos mortos, etc. – Ou, como a cláusula pode ser adequadamente traduzida, não existe um Deus dos mortos, mas dos vivos – Ou seja, o termo Deus implica uma relação que não pode existir entre ele e os mortos; que, no sentido dos saduceus, são espíritos extintos, que não podiam adorá-lo nem receber dele bons. Pois todos vivem para ele – todos os que o têm como Deus, vivem e desfrutam dele. Esta frase não é um argumento para o que foi antes; mas a própria proposição que deveria ser provada. E a consequência é aparentemente justa. Pois, como todos os fiéis são filhos de Abraão, e a promessa divina de ser um Deus para ele e sua semente é imposta a eles, implica sua existência e felicidade contínuas em um estado futuro, tanto quanto o de Abraão. E como o corpo é uma parte essencial do homem, implica tanto sua ressurreição quanto a deles; e assim derruba todo o esquema da doutrina sadduceana. Eles não querem fazer nenhuma pergunta – os saduceus não. Um dos escribas fez o mesmo depois.

Comentário de E.W. Bullinger

Now = Neste momento. Não é o “agora” de João 11: 1 , João 11: 5 .

alma. Grego. psuche; aqui usado no sentido pessoal = Eu mesmo: App-110.

incomodado . Compare João 11:33 ; João 13:21 ; João 14: 1 , João 14:27 .

e o que devo dizer? , & c. Forneça as elipses (Apê-6) que se seguem, assim: (Devo dizer) “Pai, salve-me a partir desta hora?” (Não!) É por essa causa que cheguei a esta hora. (Eu direi) “Pai, glorifique o teu nome”.

Pai . App-98. Ver João 1:14 .

Comentário de John Calvin

27. Agora minha alma está perturbada. Esta afirmação parece a princípio diferir amplamente do discurso anterior. Ele demonstrou extraordinária coragem e magnanimidade exortando seus discípulos não apenas a sofrer a morte, mas de bom grado e vontade de desejá-la, sempre que necessário; e agora, ao se afastar da morte, ele confessa sua covardia. No entanto, não há nada nesta passagem que não esteja em perfeita harmonia, como todo crente sabe por sua própria experiência. Se homens desdenhosos riem disso, não precisamos nos perguntar; pois não pode ser entendido senão pela prática.

Além disso, era altamente útil e até necessário para a nossa salvação que o Filho de Deus experimentasse tais sentimentos. Em sua morte, devemos considerar principalmente sua expiação, pela qual aplacou a ira e a maldição de Deus, que ele não poderia ter feito, sem assumir a culpa. A morte pela qual ele sofreu deve, portanto, ter sido cheia de horror, porque ele não podia nos satisfazer, sem sentir, em sua própria experiência, o terrível julgamento de Deus; e, portanto, chegamos a conhecer mais profundamente a enormidade do pecado, pela qual o Pai Celestial exigiu um castigo tão terrível do seu Filho unigênito. Portanto, vamos saber que a morte não era um esporte e diversão para Cristo, mas que ele sofreu os mais severos tormentos por nossa causa.

Tampouco era inadequado que o Filho de Deus fosse perturbado dessa maneira; pois a natureza divina, ocultando-se e não exercendo sua força, pode-se dizer que se repôs, a fim de dar uma oportunidade de fazer expiação. Mas o próprio Cristo estava vestido, não apenas com a nossa carne, mas com sentimentos humanos. Nele, sem dúvida, esses sentimentos eram voluntários; pois ele temia, não por constrangimento, mas porque, por sua própria vontade, havia se submetido ao medo. E, no entanto, devemos acreditar que não era sob pretexto, mas na realidade, que ele temia; embora ele diferisse de outros homens a esse respeito, que ele tinha todos os seus sentimentos regulados em obediência à justiça de Deus, como já dissemos em outros lugares.

Há também outra vantagem que ela nos proporciona. Se o pavor da morte não tivesse causado desconforto ao Filho de Deus, (25) qual de nós teria pensado que o exemplo dele era aplicável ao nosso caso? Pois não nos foi dado morrer sem sentimento de arrependimento; mas quando descobrimos que Ele não tinha dentro dureza como pedra ou ferro, (26) reunimos coragem para segui-lo, e a fraqueza da carne, que nos faz tremer na morte, não nos impede de nos tornarmos companheiros de our General in struggling with it.

And what shall I, say? Here we see, as it were, before our eyes, how much our salvation cost the Son of God, when he was reduced to such extremity of distress, that he found neither words to express the intensity of his sorrow, nor yet resolution as man. He betakes himself to prayer, which is his only remaining resource, and asks to be delivered from death. Again, perceiving also that, by the eternal purpose of God, he has been appointed to be a sacrifice for sins, he suddenly corrects that wish which his prodigious sorrow had wrung from him, and puts forth his hand, as it were, to pull himself back, that he may entirely acquiesce in the will of his Father.

In this passage we ought to observe five steps. For, first, there is the complaint, which breaks out from vehement sorrow. Secondly, he feels that he needs a remedy, and, in order that he may not be overwhelmed with fear, he puts the question to himself, what he ought to do. Thirdly, he goes to the Father, and entreats him to deliver him. Fourthly, he recalls the wish which he knows to be inconsistent with his calling, and chooses rather to suffer anything than not to fulfill what his Father has enjoined upon him. Lastly, he is satisfied with the glory of God alone, forgets all things else, and reckons them of no value.

But it may be thought, that it is unbecoming in the Son of God rashly to utter a wish which he must immediately retract, in order to obey his Father. I readily admit, that this is the folly of the cross, which gives offense to proud men; but the more the Lord of glory humbled himself, so much the more illustrious is the manifestation of his vast love to us. Besides, we ought to recollect what I have already stated, that the human feelings, from which Christ was not exempt, were in him pure and free from sin. The reason is, that they were guided and regulated in obedience to God; for there is nothing to prevent Christ from having a natural dread of death, and yet desiring to obey God. This holds true in various respects: and hence he corrects himself by saying,

For this cause came I into this hour. For though he may lawfully entertain a dread of death, yet, considering why he was sent, and what his office as Redeemer demands from him, he presents to his Father the dread which arose out of his natural disposition, in order that it may be subdued, or rather, having subdued it, he prepares freely and willingly to execute the command of God. Now, if the feelings of Christ, which were free from all sin, needed to be restrained in this manner, how earnestly ought we to apply to this object, since the numerous affections which spring from our flesh are so many enemies to God in us! Let the godly, therefore, persevere in doing violence to themselves, until they have denied themselves.

It must also be observed, that we ought to restrain not only those affections which are directly contrary to the will of God, but those which hinder the progress of our calling, though, in other respects, they are not wicked or sinful. To make this more fully evident, we ought to place in the first rank the will of God; in the second, the will of man pure and entire, such as God gave to Adam, and such as was in Christ: and, lastly, our own, which is infected by the contagion of sin. The will of God is the rule, to which every thing that is inferior ought to be subjected. Now, the pure will of nature will not of itself rebel against God; but man, though he were wholly formed to righteousness, would meet with many obstructions, unless he subject his affections to God. Christ, therefore, had but one battle to fight, which was, to cease to fear what he naturally feared, as soon as he perceived that the pleasure of God was otherwise. We, on the other hand, have a twofold battle; for we must struggle with the obstinacy of the flesh. The consequence is, that the most valiant combatants never vanquish without being wounded.

Father, save me. This is the order which ought to be maintained, whenever we are either distressed by fear, or oppressed with grief. Our hearts ought instantly to be raised up to God. For there is nothing worse, or more injurious, than to nourish inwardly what torments us; as we see a great part of the world consumed by hidden torments, and all who do not rise to God are justly punished for their indolence by never receiving any alleviation.

Comentário de Adam Clarke

Agora minha alma está perturbada – Nosso abençoado Senhor levou sobre ele nossas fraquezas, para que ele pudesse santificá-las para nós. Como homem, ele estava preocupado com a perspectiva de uma morte violenta. A natureza abomina a morte: Deus implantou essa aversão na natureza, para que ela se torne um princípio de autopreservação; e é a isso que devemos toda a prudência e cautela com a qual evitamos o perigo. Quando vemos Jesus operando milagres que demonstram sua onipotência, devemos ser levados a concluir que ele não era homem, não fosse por passagens como essas. O leitor deve sempre lembrar que era essencialmente necessário que ele fosse homem; pois, sem ser assim, ele poderia ter morrido pelos pecados do mundo.

E o que devo dizer? Pai, salve-me desta hora – ?a? t? e?p?; pate?, s?s?? µe e? t?? ??a? ta?t?? · que pode ser parafraseada assim: E por que devo dizer, pai, me salve a partir desta hora? quando por esta causa eu chego a esta hora. A versão comum faz nosso abençoado Senhor se contradizer aqui, por não atender à pontuação correta da passagem e por traduzir a partícula t? o que, em vez de por que ou como. O sentido das palavras de nosso Senhor é o seguinte: “Quando um homem sente medo de uma morte súbita ou violenta, é natural que ele grite: Pai, me salve desta morte! Pois ele espera que a glória de Deus e seus o bem-estar pode ser realizado de outra maneira, menos terrível à sua natureza: mas por que devo dizer isso, visto que com esse mesmo objetivo, que eu possa morrer esta morte violenta pelos pecados da humanidade, eu vim ao mundo e tenho quase chegou na hora da minha crucificação. ”

Comentário de Thomas Coke

João 12: 27-28 . Agora minha alma está perturbada: Tendo tomado em consideração seus próprios sofrimentos e propondo-os como um exemplo para seus discípulos, a perspectiva o comoveu em grande parte, e ele descobriu para eles o conflito que sentia em seu seio: ” Agora minha alma está perturbada, e o que devo dizer? Devo dizer, pai, salve-me desta hora? ( Pois a passagem evidentemente deve ser lida e apontada) Não, não direi isso, pois por essa mesma causa eu veio a esta hora “. A aplicação de nosso Senhor a seu Pai celestial, nesta ocasião, mostra-nos qual é o melhor método para aliviar a mente em profunda angústia. Ao mesmo tempo em que expressou toda a resignação à vontade de seu Pai celestial, ele nos ensinou que, embora a fraqueza da natureza humana possa diminuir aos primeiros pensamentos de sofrimento, seus discípulos não devem ceder, mas devem fortalecer através da graça divina, apenas por reflexões sobre a sabedoria de Deus, e no final feliz que ele propõe por suas aflições. Nosso Salvador acrescenta: “Pai, glorifique o seu nome;” o que era mais uma expressão de resignação, importando que ele estava disposto a submeter-se a tudo o que o Pai julgasse necessário para a manifestação de suas perfeições: “Por essa causa vim a esta hora; portanto, ó Pai, faça-me como deve parece bom à tua sabedoria divina, pela glorificação do teu nome na redenção da humanidade. ” Porém, logo que as palavras foram ditas, uma voz do céu foi ouvida: eu a glorifiquei e a glorificarei novamente. “Eu o glorifiquei pelos milagres que você já realizou, e continuarei a glorificá-lo por outros milagres ainda a serem realizados.” A posterior glorificação de Deus, o Pai, prometida a Jesus pela voz, significou a honra que deveria acumular ao Pai a partir das novas provas com as quais sua missão seria adornada; particularmente os grandes milagres de sua ressurreição dentre os mortos, da efusão do Espírito e da conversão do mundo gentio à religião cristã.

Comentário de John Wesley

Agora minha alma está perturbada; e o que devo dizer? Pai, salva-me desta hora; mas por esta causa vim até esta hora.

Agora a minha alma está perturbada – Ele teve vários preditos da sua paixão.

E o que devo dizer? – Não o que devo escolher? Pois seu coração estava decidido a escolher a vontade de seu Pai; mas ele trabalhou por palavras. As duas cláusulas seguintes, Salve-me desta hora – Por essa causa eu vim – Para o mundo; pelo bem desta hora (do sofrimento) parece ter olhado através de sua mente em um momento. Mas a linguagem humana não poderia expressá-la.

Referências Cruzadas

Salmos 69:1 – Salva-me, ó Deus!, pois as águas subiram até o meu pescoço.

Salmos 88:3 – Tenho sofrido tanto que a minha vida está à beira da sepultura!

Isaías 38:15 – Mas, que posso dizer? Ele falou comigo, e ele mesmo fez isso. Andarei humildemente toda a minha vida, por causa dessa aflição da minha alma.

Isaías 53:3 – Foi desprezado e rejeitado pelos homens, um homem de tristeza e familiarizado com o sofrimento. Como alguém de quem os homens escondem o rosto, foi desprezado, e nós não o tínhamos em estima.

Mateus 26:38 – Disse-lhes então: “A minha alma está profundamente triste, numa tristeza mortal. Fiquem aqui e vigiem comigo”.

Mateus 26:42 – E retirou-se outra vez para orar: “Meu Pai, se não for possível afastar de mim este cálice sem que eu o beba, faça-se a tua vontade”.

Mateus 26:53 – Você acha que eu não posso pedir a meu Pai, e ele não colocaria imediatamente à minha disposição mais de doze legiões de anjos?

Marcos 14:33 – Levou consigo Pedro, Tiago e João, e começou a ficar aflito e angustiado.

Lucas 12:49 – “Vim trazer fogo à terra, e como gostaria que já estivesse aceso!

Lucas 22:44 – Estando angustiado, ele orou ainda mais intensamente; e o seu suor era como gotas de sangue que caíam no chão.

Lucas 22:53 – Todos os dias eu estava com vocês no templo e vocês não levantaram a mão contra mim. Mas esta é a hora de vocês — quando as trevas reinam”.

João 11:33 – Ao ver chorando Maria e os judeus que a acompanhavam, Jesus agitou-se no espírito e perturbou-se.

João 11:41 – Então tiraram a pedra. Jesus olhou para cima e disse: “Pai, eu te agradeço porque me ouviste.

João 13:21 – Depois de dizer isso, Jesus perturbou-se em espírito e declarou: “Digo-lhes que certamente um de vocês me trairá”.

João 18:37 – “Então, você é rei! “, disse Pilatos. Jesus respondeu: “Tu dizes que sou rei. De fato, por esta razão nasci e para isto vim ao mundo: para testemunhar da verdade. Todos os que são da verdade me ouvem”.

1 Timóteo 1:15 – Esta afirmação é fiel e digna de toda aceitação: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o pior.

Hebreus 2:14 – Portanto, visto que os filhos são pessoas de carne e sangue, ele também participou dessa condição humana, para que, por sua morte, derrotasse aquele que tem o poder da morte, isto é, o diabo,

Hebreus 5:7 – Durante os seus dias de vida na terra, Jesus ofereceu orações e súplicas, em alta voz e com lágrimas, àquele que o podia salvar da morte, sendo ouvido por causa da sua reverente submissão.

Hebreus 10:5 – Por isso, quando Cristo veio ao mundo, disse: “Sacrifício e oferta não quiseste, mas um corpo me preparaste;

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *