Estudo de Mateus 26:53 – Comentado e Explicado

Crês tu que não posso invocar meu Pai e ele não me enviaria imediatamente mais de doze legiões de anjos?
Mateus 26:53

Comentário de Albert Barnes

Você pensa que … – Jesus diz que Pedro não apenas colocaria em perigo a si mesmo, mas sua resistência implicava desconfiança na proteção de Deus, e era uma resistência inadequada à sua vontade.

Se fosse apropriado que eles fossem resgatados, Deus poderia facilmente ter fornecido ajuda muito mais eficiente do que a de Pedro – um poderoso exército de anjos.

Doze legiões – Uma legião era uma divisão do exército romano no valor de mais de 6.000 homens. Veja as notas em Mateus 8:29 . O número “doze” foi mencionado, talvez, em referência ao número de seus apóstolos e de si mesmo. Judas estando ausente, mas onze discípulos permaneceram. Deus poderia protegê-lo, e cada discípulo, com uma legião de anjos: isto é, Deus poderia protegê-lo facilmente, se ele orasse a ele e se fosse sua vontade.

Comentário de E.W. Bullinger

não pode = não sou capaz.

agora = mesmo agora. T Tr. WH R leu isso depois de “me dê” .

orar = invocar. Grego. parakaleo. App-134.

atualmente = instantaneamente.

dar = enviar ou fornecer.

doze legiões: isto é, para Ele e os onze apóstolos.

legiões. Uma legião consistia em 6.000 (6.000 x 12 = 72.000). Compare 2 Reis 6:17 .

Comentário de John Calvin

53. Você acha que agora não posso orar ao meu pai? Agora segue a razão especial que mencionei há pouco; pois Cristo lembra a eles que ele teria ao seu comando um tipo de defesa melhor e mais legítimo, se não fosse por que ele obedecesse ao decreto do Pai. A substância do que ele diz é isso. “Como ele foi designado pelo propósito eterno de Deus para ser um sacrifício, e como isso foi declarado pelas previsões das Escrituras, ele não deve lutar contra isso.” Assim, a seriedade de Pedro é condenada por outro motivo, de que ele não apenas tenta anular um decreto celestial, mas também obstrui o caminho da redenção da humanidade. Pedro não apenas desembainhou a espada ilegalmente, mas os discípulos eram tolos e loucos; pois – embora fossem poucos e fracos – tentaram resistir a um bando de soldados e a uma multidão muito grande. Por esse motivo, o Senhor, a fim de tornar sua loucura mais manifesta, emprega essa comparação. “Se ele quisesse ter um guarda para defender sua vida, obteria imediatamente não onze anjos, mas um exército grande e invencível, e como ele não implora que os anjos possam ser enviados para ajudá-lo, muito menos ele recorreria a doenças. meios considerados, dos quais nenhuma vantagem era esperada; pois o máximo que poderia ser efetuado pelos discípulos não seria mais útil do que se algumas gralhas fizessem barulho. ”

Mas aqui alguns comentaristas não têm nenhum objetivo em perguntar como Cristo poderia ter obtido uma comissão de anjos de seu Pai, por cujo decreto foi que ele teve que sofrer a morte. Pois as duas coisas são inconsistentes: que ele expôs seu Filho à morte nu e indefeso, porque era necessário que assim fosse e porque havia sido designado; e, no entanto, para que ele fosse vencido pela oração, para lhe enviar alívio. Mas Cristo fala condicionalmente, que ele tem um método muito melhor de defender sua vida, não fosse que a vontade do Pai se opusesse a ela. Isso tira toda contradição, pois Cristo se absteve de apresentar tal pedido a seu Pai, porque sabia que isso era contrário ao seu decreto. No entanto, a partir disso, traçamos uma doutrina útil, segundo a qual aqueles que recorrem a meios ilegais sob o pedido de necessidade desonram a Deus. Se um homem é destituído de ajuda e apoio legais, corre de cabeça para esquemas perversos e empreendimentos pecaminosos; e a razão é que poucos procuram a proteção secreta de Deus, que por si só deveria ser suficiente para deixar nossas mentes descansadas. Estamos ameaçados de perigo? Como nenhum remédio pode ser descoberto de acordo com a carne, criamos esse ou outro artifício, como se não houvesse anjos no céu, que – as Escrituras nos dizem frequentemente – são colocados como guardiões de nossa salvação ( Hebreus 1:14 ). Dessa maneira, nos privamos de sua assistência; pois todos os que são impelidos, por sua inquietação e ansiedade excessiva, a estender as mãos aos remédios proibidos para os males, renunciam inquestionavelmente à providência de Deus.

Comentário de Adam Clarke

Mais de doze legiões de anjos? Como se ele tivesse dito: Em vez de vocês doze, um dos quais é traidor, meu Pai pode me dar mais de doze legiões de anjos para me defender. Uma legião, em momentos diferentes, continha números diferentes; 4.200, 5.000 e freqüentemente 6.000 homens; e por esse ditado, considerando o último número, que é a taxa comum, podemos não acreditar com segurança que os anjos de Deus somam mais de 72.000?

Comentário de Scofield

anjos

(Veja Scofield “ Hebreus 1: 4 “) .

Comentário de John Wesley

Você acha que agora não posso orar a meu Pai, e ele atualmente me dará mais de doze legiões de anjos?

Atualmente, ele me dará mais de doze legiões de anjos – o menor dos quais, é provável, poderia derrubar a terra e destruir todos os habitantes dela.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *