Estudo de João 11:33 – Comentado e Explicado

Ao vê-la chorar assim, como também todos os judeus que a acompanhavam, Jesus ficou intensamente comovido em espírito. E, sob o impulso de profunda emoção,
João 11:33

Comentário de Albert Barnes

Ele gemeu no espírito – A palavra traduzida como “gemido”, aqui, geralmente denota estar com raiva ou indignação, ou reprovar severamente, denotando agitação violenta da mente. Aqui, evidentemente, também denota agitação violenta – não de raiva, mas de tristeza. Ele viu a tristeza dos outros e também se emocionou com simpatia e amor. A palavra “gemido” normalmente, conosco, denota uma expressão de tristeza interna por um som especial. A palavra aqui, no entanto, não significa que a expressão foi dada à emoção interna, mas que era profunda e agitada, embora interna.

No espírito – Na mente. Veja Atos 19:21 . Paulo propôs no espírito que é, em sua mente, Mateus 5: 3 .

Foi incomodado – foi afetado com pesar. Talvez essa expressão denota que seu semblante estava perturbado ou deu indicações de tristeza (Grotins).

Comentário de E.W. Bullinger

gemeu . Grego. embrimaomai, bufar como um cavalo, por medo ou raiva; portanto, para sentir emoções fortes, indignar-se, etc. Somente ocorre aqui, João 11:38 . Mateus 9:30 , Marcos 1:43 ; Marcos 14: 5 .

espírito . App-101.

estava perturbado = incomodado. Compare Gênesis 6: 6 . Juízes 10:16 .

Comentário de John Calvin

33. Ele gemeu em seu espírito. Se Cristo não estivesse empolgado com a compaixão pelas lágrimas deles, ele preferiria manter o semblante imóvel, mas quando, por sua própria vontade, se conforma com aqueles que choram, a ponto de chorar junto com eles (323), ele prova. que ele tem simpatia. ( s?µp??e?a .) Pois a causa desse sentimento é, na minha opinião, expressa pelo evangelista, quando ele diz que Cristo viu Maria e o resto chorando. No entanto, não tenho dúvida de que Cristo contemplou algo mais elevado, a saber: a miséria geral de toda a raça humana; pois ele sabia bem o que lhe fora ordenado pelo Pai, e por que ele foi enviado ao mundo, a saber, para nos libertar de todos os males. Como ele realmente fez isso, pretendia mostrar que conseguiu com calor e seriedade. Assim, quando ele está prestes a ressuscitar Lázaro, antes de conceder libertação ou ajuda, pelo gemido de seu espírito , por um forte sentimento de tristeza e por lágrimas , ele mostra que é tão afetado por nossas angústias quanto se tivesse sofrido. eles em sua própria pessoa.

Mas como os gemidos e problemas mentais pertencem à pessoa do Filho de Deus? Como alguns consideram absurdo dizer que Cristo, como um dos muitos seres humanos, estava sujeito a paixões humanas, eles pensam que a única maneira pela qual ele experimentou pesar ou alegria foi que ele recebeu esses sentimentos sempre que considerado adequado, por alguma dispensação secreta. É nesse sentido, pensa Agostinho, que o evangelista diz que ficou perturbado, porque outros homens se apressam com seus sentimentos, que exercem domínio, ou melhor, tirania, para perturbar suas mentes. Ele considera o significado, portanto, de que Cristo, embora tranquilo e livre de toda paixão, trouxe gemidos e tristeza sobre si mesmo por sua própria vontade. Mas essa simplicidade, em minha opinião, será mais agradável às Escrituras, se dissermos que o Filho de Deus, tendo se revestido de nossa carne, por sua própria vontade, se revestido também de sentimentos humanos, de modo que ele não diferia em nada. de seus irmãos, exceto o pecado. Dessa maneira, nada prejudicamos a glória de Cristo, quando dizemos que foi uma submissão voluntária, pela qual ele foi levado a se assemelhar a nós nos sentimentos da alma. Além disso, como ele se submeteu desde o início, não devemos imaginar que ele estava livre e isento desses sentimentos; e, a esse respeito, ele provou ser nosso irmão, a fim de assegurar-nos, que temos um Mediador, que perdoa voluntariamente nossas enfermidades, e que está pronto para ajudar aquelas enfermidades que experimentou em si mesmo.

Talvez se oponha que as paixões dos homens sejam pecaminosas e, portanto, não se pode admitir que as tenhamos em comum com o Filho de Deus. Eu respondo, há uma grande diferença entre Cristo e nós. A razão pela qual nossos sentimentos são pecaminosos é que eles se apressam sem restrições e não sofrem limites; mas em Cristo os sentimentos foram ajustados e regulados em obediência a Deus, e estavam completamente livres do pecado. Para expressá-lo mais plenamente, (324) os sentimentos dos homens são pecaminosos e perversos em dois aspectos; primeiro, porque são apressados ??pelo movimento impetuoso e não são regulados pela verdadeira regra da modéstia; e, segundo, porque eles nem sempre surgem de uma causa legal ou, pelo menos, não são direcionados para um fim legal. Eu digo que há excesso, porque ninguém se alegra ou se entristece, até onde é suficiente, ou como Deus permite, e há até quem se solte de toda restrição. A vaidade de nosso entendimento nos traz tristeza ou tristeza, por conta de insignificantes, ou por qualquer motivo, porque somos muito dedicados ao mundo. Nada dessa natureza era para ser encontrado em Cristo; pois ele não tinha nenhuma paixão ou afeto que jamais ultrapassasse seus limites adequados; ele não possuía alguém que não fosse adequado e fundamentado na razão e no bom senso.

Para tornar esse assunto ainda mais claro, será importante distinguir entre a primeira natureza do homem, como foi criada por Deus, e essa natureza degenerada, que é corrompida pelo pecado. Quando Deus criou o homem, ele implantou afeições nele, mas afeições que eram obedientes e submissas à razão. Que essas afeições agora sejam desordenadas e rebeldes é uma falha acidental; isto é, procede de alguma outra causa além do Criador. (325) Agora, Cristo tomou sobre ele afeições humanas, mas sem desordem ( ?ta??a ); pois quem obedece às paixões da carne não é obediente a Deus. Cristo estava realmente perturbado e veemente agitado; mas, ao mesmo tempo, ele se manteve sujeito à vontade do Pai. Em resumo, se você comparar as paixões dele com as nossas, elas diferirão não menos que a água pura e clara, que flui em um curso suave, difere da espuma suja e lamacenta.

O exemplo de Cristo deve ser suficiente por si só para deixar de lado a severidade inflexível que os estóicos exigem; pois de onde devemos procurar a regra da perfeição suprema senão de Cristo? Devemos antes tentar corrigir e subjugar a obstinação que permeia nossas afeições por causa do pecado de Adão, e, ao fazê-lo, seguir a Cristo como nosso líder, para que ele nos leve à sujeição. Assim, Paulo não exige de nós uma estupidez endurecida, mas ordena que observemos moderação

em nosso luto, para que não nos abandonemos à tristeza, como incrédulos que não têm esperança
( 1 Tessalonicenses 4:13 😉

pois mesmo Cristo levou nossas afeições para si mesmo, para que por seu poder possamos subjugar tudo o que é pecaminoso.

Comentário de Adam Clarke

Ele gemeu no espírito, etc. – Aqui, o bem-aventurado Jesus mostra-se verdadeiramente homem; e também um homem que, apesar de sua incrível dignidade e excelência, não sentia por baixo dele simpatizar com os angustiados e chorar com aqueles que choravam. Após este exemplo de nosso Senhor, diremos que é fraqueza, loucura e pecado chorar pela perda de parentes? Quem diz isso, e pode agir em um caso semelhante ao acima, de acordo com sua própria doutrina, é uma censura ao nome do homem. Tal apatia nunca veio de Deus: geralmente é um mau descendente, implantado numa natureza miseravelmente depravada, derivando seu alimento de um espírito pervertido ou de um coração endurecido; embora em alguns casos seja o efeito de um modo de disciplina ascético e errôneo.

É abolir uma das melhores características do caráter humano de nosso Senhor dizer que ele chorou e lamentou aqui por causa do pecado e de suas conseqüências. Não: Jesus tinha a humanidade em sua perfeição, e a humanidade sem adulteração é generosa e solidária. Um amigo em particular de Jesus estava morto; e, como amigo, a alma afetuosa de Cristo estava perturbada, e ele misturou suas lágrimas sagradas com as dos parentes aflitos. Veja o homem, em sua profunda angústia e em suas lágrimas! Mas quando ele diz: Lázaro, saia! eis que Deus! e o Deus também de infinita clemência, amor e poder. Pode um Jesus assim recusar-se a confortar os aflitos ou salvar os perdidos? Ele pode restringir suas misericórdias da alma penitente ou recusar-se a ouvir os anseios de suas próprias entranhas? Esse personagem pode ser desatento ao bem-estar de suas criaturas? Aqui está Deus manifestado na carne! vivendo na natureza humana, sentindo os aflitos e sofrendo os perdidos! Leitor! pergunte a sua alma, pergunte a seu coração, peça as entranhas de suas compaixões, se você tiver alguma, esse Jesus poderia reprovar incondicionalmente da eternidade qualquer alma do homem? Tu respondes, Não! Deus repete, não! A natureza universal re-ecoa, não! e as lágrimas e o sangue de Jesus dizem eternamente: Não!

Comentário de Thomas Coke

João 11:33 . Quando Jesus, portanto, a viu chorando, etc. – Nunca houve uma imagem de angústia mais impressionante do que aquela diante de nós, as duas irmãs afetuosas absorvidas pela tristeza, a numerosa multidão simpática banhada pelos desejos, e o próprio Filho de Deus tão afetado que ele ecoou novamente seus gemidos e se afligiu voluntariamente com sua angústia. Seu coração compassivo não podia contemplar a aflição das duas irmãs e de suas amigas, sem ter uma participação profunda nela: ele gemeu profundamente (ver Lucas 10:21 .) Entristecido ao descobrir que seus amigos suspeitavam que ele os amava. menos do que seu grande amor por ele poderia lhes dar motivos para esperar, e estava perturbado. No grego, ele se incomodou, eta?a?e? ea?t??, abrindo sua mente para um conjunto de idéias derretidas e dolorosas. Suas afeições estavam inteiramente em seu próprio poder; ele voluntariamente sustentou a tristeza agora, quando voluntariamente abraçou a morte depois.

Comentário de John Wesley

Quando Jesus a viu chorando, e os judeus também chorando que vieram com ela, ele gemeu no espírito e ficou perturbado.

Ele gemeu – Então ele conteve suas lágrimas. Então ele os parou logo depois, João 11:38 .

Ele se incomodou – Uma expressão incrivelmente elegante e cheia da mais alta propriedade. Pois os afetos de Jesus não eram propriamente paixões, mas emoções voluntárias, que estavam inteiramente em seu próprio poder. E esse terno problema que ele agora voluntariamente sustentava, estava cheio da mais alta ordem e razão.

Referências Cruzadas

Gênesis 43:30 – Profundamente emocionado por causa de seu irmão, José apressou-se em sair à procura de um lugar para chorar, e entrando em seu quarto, chorou.

Gênesis 45:1 – A essa altura, José já não podia mais conter-se diante de todos os que ali estavam, e gritou: “Façam sair a todos! ” Assim, ninguém mais estava presente quando José se revelou a seus irmãos.

Marcos 3:5 – Irado, olhou para os que estavam à sua volta e, profundamente entristecido por causa dos seus corações endurecidos, disse ao homem: “Estenda a mão”. Ele a estendeu, e ela foi restaurada.

Marcos 9:19 – Respondeu Jesus: “Ó geração incrédula, até quando estarei com vocês? Até quando terei que suportá-los? Tragam-me o menino”.

Marcos 14:33 – Levou consigo Pedro, Tiago e João, e começou a ficar aflito e angustiado.

João 11:38 – Jesus, outra vez profundamente comovido, foi até o sepulcro. Era uma gruta com uma pedra colocada à entrada.

João 12:27 – “Agora meu coração está perturbado, e o que direi? Pai, salva-me desta hora? Não; eu vim exatamente para isto, para esta hora.

Romanos 12:15 – Alegrem-se com os que se alegram; chorem com os que choram.

Hebreus 4:15 – pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado.

Hebreus 5:7 – Durante os seus dias de vida na terra, Jesus ofereceu orações e súplicas, em alta voz e com lágrimas, àquele que o podia salvar da morte, sendo ouvido por causa da sua reverente submissão.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *