Estudo de Marcos 3:5 – Comentado e Explicado

Então, relanceando um olhar indignado sobre eles, e contristado com a dureza de seus corações, diz ao homem: "Estende tua mão!" Ele estendeu-a e a mão foi curada.
Marcos 3:5

Comentário de E.W. Bullinger

olhou em volta . Observando a ação mais minuciosa do servo de Jeová.

com grego. meta . App-104.,

sendo lamentado . Tristeza que implica a raiva. Um suplemento divino, aqui.

for = at. Grego. epi. App-104.

dureza = endurecimento. Porose grega . Oce. somente aqui, Romanos 11:25 e Efésios 4:18 ,

de outros. Grego. allos . App-124.

Comentário de John Calvin

Marcos 3: 5 . E quando ele olhou em volta com indignação Para nos convencer de que era uma ira justa e santa, Marcos explica a razão disso, que ficou triste por causa da cegueira de seus corações. Primeiro, então, Cristo se entristece, porque os homens que foram instruídos na Lei de Deus são tão cegos; mas, como a malícia os cegou , sua dor é acompanhada de indignação. Esta é a verdadeira moderação do zelo, estar angustiado com a destruição dos homens maus e, ao mesmo tempo, estar cheio de ira por sua impiedade. Novamente, como essa passagem nos assegura, que Cristo não estava livre das paixões humanas, deduzimos a partir dela, que as próprias paixões não são pecaminosas, desde que não haja excesso. Em conseqüência da corrupção de nossa natureza, não preservamos a moderação; e nossa raiva, mesmo quando repousa em bases adequadas, nunca está livre do pecado. Com Cristo o caso era diferente; pois não apenas sua natureza reteve sua pureza original, mas ele era um padrão perfeito de justiça. Devemos, portanto, implorar do céu o Espírito de Deus para corrigir nossos excessos.

Comentário de Adam Clarke

Com raiva, sofrendo pela dureza de seus corações – Essas palavras não são encontradas em nenhum dos outros evangelistas. Para dureza p???se? , ou melhor, insensibilidade, o Codex Bezae e quatro da Itala, leia ?e???se? , deadness ; a Vulgata e algumas das Itala, caecitam , cegueira. Junte tudo isso e eles dificilmente expressarão a plenitude da miséria deste povo. Por uma longa resistência à graça e ao Espírito de Deus, seus corações se tornaram insensíveis; eles estavam sentindo passado. Por uma longa oposição à luz de Deus, eles se obscureceram em seu entendimento, foram cegados pela falsidade do pecado e, portanto, foram vistos no passado. Por uma longa continuação na prática de toda obra maligna, eles foram afastados de toda união com Deus, a fonte da vida espiritual; e, tornando-se mortos em ofensas e pecados, eram incapazes de qualquer ressurreição, a não ser através de um poder milagroso de Deus.

Com raiva. Qual foi a raiva que nosso Senhor sentiu? Aquilo que provinha do sofrimento excessivo, ocasionado por sua estupidez e cegueira obstinadas: portanto, não era uma paixão desconfortável, mas um excesso de sofrimento generoso.

Inteiros como o outro – Isso é omitido pelos melhores MSS. e versões.

Grotius, Mill e Bengel aprovam a omissão, e Griesbach a deixa de fora do texto.

Comentário de Thomas Coke

Marcos 3: 5 . E quando ele olhou, etc. – Nosso Salvador olhou a todos de tal maneira que demonstrava tanto sua indignação com a iniquidade deles quanto sua tristeza por sua impenitência. Ele sabia que seus argumentos não prevaleciam com seus inimigos presentes, porque estavam resistindo à convicção de suas próprias mentes; e ele estava bravo com a obstinação deles, e entristecido por causa das conseqüências disso; mostrando essas justas afeições de seu espírito justo por sua aparência, para que, se possível, uma impressão possa ser feita sobre eles ou sobre os espectadores. Da mesma forma, ele poderia propor-nos ensinar a justa regulação das paixões e afeições de nossa natureza, que não são pecaminosas em si mesmas; caso contrário, aquele que estava sem pecado não poderia estar sujeito a eles. O mal deles reside em serem excitados por objetos errados, ou por objetos certos, em um grau inadequado. “Estou resolvido”, diz o bispo Beveridge, “pela graça de Deus, para ficar com raiva, não pecar e, portanto, ficar com raiva de nada além do pecado”. Veja seus pensamentos privados, 8vo. vol. 1: p. 221. Ao mesmo tempo em que Jesus testemunhou seu descontentamento com os fariseus, confortou o enfermo; pois ele ordenou que ele esticasse a mão contraída e, com o comando, comunicava o poder de obedecer.

Em um instante, sua mão foi feita como a outra; de modo que ele a estendeu imediatamente, à vista de todos os presentes, que assim eram testemunhas oculares do milagre. Os evangelistas não dizem mais nada; eles deixam seus leitores a imaginar a maravilha e o espanto dos numerosos espectadores, e a alegria do homem, que havia recuperado o uso de um membro tão necessário.

Comentário de John Wesley

E, olhando-os com raiva, entristecido pela dureza de seus corações, disse ao homem: Estende a mão. E ele a estendeu; e sua mão foi restaurada inteira como a outra.

Olhando para eles com raiva, entristecendo-se – zangado com o pecado, entristecido com o pecador; o verdadeiro padrão da ira cristã. Mas quem pode separar a raiva do pecado da raiva do pecador? Ninguém além de um verdadeiro crente em Cristo.

Referências Cruzadas

Gênesis 6:6 – Então o Senhor arrependeu-se de ter feito o homem sobre a terra; e isso cortou-lhe o coração.

Juízes 10:16 – Então eles se desfizeram dos deuses estrangeiros que havia entre eles e prestaram culto ao Senhor. E ele não pôde mais suportar o sofrimento de Israel.

1 Reis 13:6 – Então o rei disse ao homem de Deus: “Interceda junto ao Senhor, o seu Deus, e ore por mim para que meu braço se recupere”. O homem de Deus intercedeu junto ao Senhor, e o braço do rei recuperou-se e voltou ao normal.

Neemias 13:8 – Fiquei muito aborrecido e joguei todos os móveis de Tobias fora da sala.

Salmos 95:10 – Durante quarenta anos fiquei irado contra aquela geração e disse: “Eles são um povo de coração ingrato; não reconheceram os meus caminhos”.

Isaías 6:9 – Ele disse: “Vá, e diga a este povo: “Estejam sempre ouvindo, mas nunca entendam; estejam sempre vendo, e jamais percebam.

Isaías 42:18 – “Ouçam, surdos; olhem, cegos, e vejam!

Isaías 44:18 – Eles nada sabem, nada entendem; seus olhos estão tapados, não conseguem ver, e suas mentes estão fechadas, não conseguem entender.

Isaías 63:9 – Em toda a aflição do seu povo ele também se afligiu, e o anjo da sua presença os salvou. Em seu amor e em sua misericórdia ele os resgatou; foi ele que sempre os levantou e os conduziu nos dias passados.

Mateus 12:13 – Então ele disse ao homem: “Estenda a mão”. Ele a estendeu, e ela foi restaurada, e ficou boa como a outra.

Mateus 13:14 – Neles se cumpre a profecia de Isaías: ‘Ainda que estejam sempre ouvindo, vocês nunca entenderão; ainda que estejam sempre vendo, jamais perceberão.

Lucas 6:10 – Então, olhou para todos os que estavam à sua volta e disse ao homem: “Estenda a mão”. Ele a estendeu, e ela foi restaurada.

Lucas 13:15 – O Senhor lhe respondeu: “Hipócritas! Cada um de vocês não desamarra no sábado o seu boi ou jumento do estábulo e o leva dali para dar-lhe água?

Lucas 17:14 – Ao vê-los, ele disse: “Vão mostrar-se aos sacerdotes”. Enquanto eles iam, foram purificados.

Lucas 19:40 – “Eu lhes digo”, respondeu ele, “se eles se calarem, as pedras clamarão”.

João 5:8 – Então Jesus lhe disse: “Levante-se! Pegue a sua maca e ande”.

João 9:7 – Então lhe disse: “Vá lavar-se no tanque de Siloé” ( que significa Enviado ). O homem foi, lavou-se e voltou vendo.

Romanos 11:7 – Que dizer então? Israel não conseguiu aquilo que tanto buscava, mas os eleitos o obtiveram. Os demais foram endurecidos,

Romanos 11:25 – Irmãos, não quero que ignorem este mistério, para que não se tornem presunçosos: Israel experimentou um endurecimento em parte, até que chegasse a plenitude dos gentios.

2 Coríntios 3:14 – Na verdade as mentes deles se fecharam, pois até hoje o mesmo véu permanece quando é lida a antiga aliança. Não foi retirado, porque é somente em Cristo que ele é removido.

Efésios 4:18 – Eles estão obscurecidos no entendimento e separados da vida de Deus por causa da ignorância em que estão, devido ao endurecimento dos seus corações.

Efésios 4:26 – “Quando vocês ficarem irados, não pequem”. Apazigüem a sua ira antes que o sol se ponha,

Efésios 4:30 – Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção.

Hebreus 3:10 – Por isso fiquei irado contra aquela geração e disse: Os seus corações estão sempre se desviando, e eles não reconheceram os meus caminhos.

Hebreus 3:17 – Contra quem Deus esteve irado durante quarenta anos? Não foi contra aqueles que pecaram, cujos corpos caíram no deserto?

Hebreus 5:9 – e, uma vez aperfeiçoado, tornou-se a fonte de eterna salvação para todos os que lhe obedecem,

Apocalipse 6:16 – Eles gritavam às montanhas e às rochas: “Caiam sobre nós e escondam-nos da face daquele que está assentado no trono e da ira do Cordeiro!

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *