Estudo de Efésios 4:18 – Comentado e Explicado

Têm o entendimento obscurecido. Sua ignorância e o endurecimento de seu coração mantêm-nos afastados da vida de Deus.
Efésios 4:18

Comentário de Albert Barnes


Tendo o entendimento obscurecido – Isto é, porque eles foram alienados do Deus verdadeiro, e particularmente por causa da “cegueira de seus corações”. O apóstolo não diz que isso foi um escurecimento “judicial” do entendimento; ou que eles podem não ter percebido a verdade; ou que eles não tinham capacidade de entendê-lo. Ele fala de um fato simples e bem conhecido – um fato que é visto agora e depois que o entendimento se torna obscurecido pela indulgência no pecado. Um homem que é intemperante, não tem apenas opiniões do governo sobre os apetites. Um homem que é indecente, não tem percepção da beleza da pureza. Um homem que é avarento ou avarento, não tem apenas visões da beleza da benevolência. Um homem que se entrega a vícios baixos, enfraquece seus poderes mentais e se torna incapaz de esforço intelectual. A indulgência no vício destrói o intelecto, assim como o corpo, e inapta o homem a apreciar a verdade de uma proposição na moral, na matemática ou na beleza de um poema, assim como na verdade e na beleza da religião.

Nada é mais óbvio do que essa indulgência no pecado enfraquece os poderes mentais e os torna impróprios para um alto esforço intelectual. Isso é visto em todo o mundo pagão agora – na mente estúpida e estúpida; o sentido moral pervertido; a incapacidade de um esforço mental profundo ou prolongado, como realmente era entre os pagãos a quem Paulo pregava. O missionário que vai entre os pagãos tem quase que criar um “intelecto” e uma “consciência” antes que o evangelho cause uma impressão. Também é visto em todo o intelecto do bar, no senado, no púlpito e na profissão médica, arruinado pela intemperança, e no intelecto de multidões de jovens desperdiçados pela licenciosidade e embriaguez. Sei que, sob a influência da ambição e de bebidas estimulantes, o intelecto pode parecer empreender esforços não naturais e brilhar com uma intensidade em nenhum outro lugar visto. Mas “logo queima” – e os resíduos desse intelecto se tornam logo como as escoriações endurecidas do vulcão, ou as cinzas do forno superaquecido. Aprenda, portanto, que se um homem deseja ser abençoado com um entendimento claro, ele deve ser um “homem bom”. Quem deseja uma mente bem equilibrada e clara, deve temer e amar a Deus; e se o cristianismo não tivesse feito outro bem na terra senão elevar o “intelecto” da humanidade, teria sido a bênção mais rica que já foi concedida à raça. Segue-se, também, que, como o homem degradou sua “compreensão” pelo pecado, é necessário fazer um esforço para elevá-la novamente: e, portanto, grande parte dos esforços para salvar as pessoas deve consistir na paciente “instrução”. Daí a necessidade de escolas nas estações missionárias.

Sendo alienado – veja as notas em Efésios 2:12.

Da vida de Deus – De uma vida “semelhante” à de Deus, ou de uma vida da qual ele é a fonte e o autor. O significado é que eles viveram uma vida que era “diferente” de Deus, ou que ele não pôde aprovar. Da verdade disso em relação aos pagãos em toda parte, não pode haver dúvida; veja as notas em Romanos 1: 20-23.

Por causa da cegueira do coração – Margem, “dureza”. Dureza é uma palavra melhor. É uma tradução melhor do grego; e está de acordo com o desígnio do apóstolo. Aqui, a razão é declarada por que eles viveram e agiram como fizeram, e por que o “entendimento” foi cego. Não é que Deus tenha enfraquecido o intelecto humano por uma sentença judicial por causa do pecado de Adão, e o tenha tornado incapaz de perceber a verdade. Não é que exista alguma deficiência ou incapacidade de poderes naturais. Não é que as verdades da religião sejam tão exaltadas que o homem não tenha habilidade natural para entendê-las, pois elas podem ser tão bem entendidas quanto qualquer outra verdade; veja as notas em 1 Coríntios 1:14. A razão simples é “a dureza ou o coração”. Essa é a solução dada por um apóstolo inspirado, e basta. Um homem que tem um coração cego e duro não vê beleza na verdade, não sente sua força e é insensível a todos os seus apelos. Aprenda, então:

(1) Que as pessoas são culpadas pela cegueira de seu entendimento. Tudo o que procede de um “coração perverso” é responsável por eles. Mas, por mera “inferioridade do intelecto”, eles não seriam os culpados.

(2) eles têm a obrigação de se arrepender e amar a Deus. Se lhes fosse exigido ampliar seus intelectos ou criar faculdades mentais adicionais, eles não poderiam fazê-lo. Mas onde tudo o que é necessário é ter um “coração melhor”, eles podem ser responsabilizados.

(3) o caminho para elevar os entendimentos da humanidade é purificar o coração. A abordagem deve ser feita através dos afetos. Deixe as pessoas “sentirem” certo em relação a Deus, e logo “pensarão” corretamente; deixe o coração ser puro, e o entendimento ficará claro.

(Sem dúvida, existe uma influência recíproca entre a mente sombria e o coração depravado. Um age do outro. Admitindo que o entendimento é afetado “primeiro”, através da vontade ou do coração, e que é um coração ruim que torna espiritualmente sombrio mente, ainda o fato permanece o mesmo, que “em conseqüência de nossa união com Adão, em conseqüência da queda”, todas as nossas faculdades, entendimento, vontade, afeições foram corrompidas. Veja as notas complementares, Romanos 5 )

Comentário de E.W. Bullinger

Tendo . . . escurecido = Tendo sido escurecido. Grego. skotizo. Veja Romanos 1:21 . 2 Coríntios 4: 4 .

o entendimento = no entendimento. Ver Efésios 1:18 .

sendo = tendo sido.

alienado . Grego. apallotrioomai. Ver Efésios 2:12 .

a vida de Deus . Única ocorrência.

vida . Grego. zoe. Somente aqui em Eph. App-170.

através . App-104. Efésios 4: 2 .

ignorância . Veja Atos 3:17 .

por causa de . App-104. Efésios 4: 2 .

cegueira = dureza. Grego. poro s i s. Compare Romanos 11:25 .

Comentário de John Calvin

18. Ser alienado da vida de Deus. A vida de Deus pode significar o que é considerado vida aos olhos de Deus, como nessa passagem,

“Eles amavam mais o louvor dos homens do que o louvor a Deus
( João 12:43 ,)

ou aquela vida que Deus concede aos seus eleitos pelo Espírito de regeneração. Nos dois casos, o significado é o mesmo. Nossa vida comum, como homens, nada mais é do que uma imagem vazia da vida, não apenas porque ela passa rapidamente, mas também porque, enquanto vivemos, nossas almas, não mantendo-se perto de Deus, estão mortas. Existem três tipos de vida neste mundo. A primeira é a vida animal, que consiste apenas no movimento e nos sentidos corporais, e que temos em comum com os brutos; o segundo é a vida humana, que temos como filhos de Adão; e a terceira é a vida sobrenatural, que somente os crentes obtêm. E todos eles são de Deus, para que cada um deles seja chamado de vida de Deus. Quanto ao primeiro, Paulo, em seu sermão em Atenas, diz: ( Atos 17:28 ): “Nele vivemos, nos movemos e temos o nosso ser;” e o salmista diz:

“Envia teu Espírito, e eles serão criados; e renovarás a face da terra. ” ( Salmos 104: 30. )

Do segundo Jó diz,

“Você me concedeu vida, e sua visitação preservou meu espírito.” ( Jó 10:12 .)

Mas a regeneração dos crentes é aqui chamada, a título de eminência, a vida de Deus, porque Deus realmente vive em nós e desfrutamos sua vida, quando Ele nos governa pelo seu Espírito. Desta vida, todos os homens que não são novas criaturas em Cristo são declarados por Paulo como destituídos. Então, enquanto permanecermos na carne, isto é, em nós mesmos, quão miserável deve ser nossa condição! Agora podemos formar um julgamento de todas as virtudes morais, como são chamadas; pois que tipo de ações produzirá a vida que, afirma Paulo, não é a vida de Deus? Antes que algo de bom possa começar a proceder de nós, precisamos primeiro ser renovados pela graça de Cristo. Este será o começo de uma vida verdadeira e, como a frase é, uma vida vital .

Por causa da ignorância que há neles. Devemos atender à razão que é aqui designada; pois, como o conhecimento de Deus é a verdadeira vida da alma, pelo contrário, a ignorância é a morte dela. E, para que não adotemos a opinião dos filósofos, que a ignorância, que nos leva a erros, é apenas um mal incidental, Paulo mostra que ela tem sua raiz na cegueira do coração deles, pela qual ele sugere que ela mora em sua própria natureza. . A primeira cegueira, portanto, que cobre a mente dos homens, é o castigo do pecado original; porque Adão, após sua revolta, foi privado da verdadeira luz de Deus, na ausência da qual não há nada além de trevas temíveis.

Comentário de Adam Clarke

2. Tendo o entendimento obscurecido – Esta é a segunda instância alegada pelo apóstolo da degradação dos gentios. Não tendo meios de conhecimento, o coração, naturalmente escuro, tornou-se cada vez mais por meio da transgressão habitual; tudo no sistema gentio tem uma tendência imediata a cegar os olhos e escurecer toda a alma.

3. Ser alienado da vida de Deus – O objetivo original de Deus era viver no homem; e a vida de Deus na alma do homem era aquela pela qual Deus pretendia tornar o homem feliz, e sem o qual a verdadeira felicidade nunca foi encontrada por nenhum espírito humano: daí pela ignorância que havia neles, d?a t?? a????a? t?? ??sa? , através da ignorância substancial ou continuamente existente, que não havia nada a instruir, nada a esclarecer; pois os escritos mais precisos de seus melhores filósofos os deixaram totalmente ignorantes da verdadeira natureza de Deus. E se eles não tivessem conhecimento correto do Deus verdadeiro, não poderiam ter religião; e se não há religião, não há moralidade. Seu estado moral tornou-se tão miserável que eles são representados como abominando tudo o que é espiritual e puro, pois essa é a importância da palavra ap????t???µe??? (que traduzimos alienada) em alguns dos melhores escritores gregos. Eles detestavam tudo o que tendia a restringir suas paixões e inclinações cruéis.

4. Cegueira do coração – ??a t?? p???s?? · Devido à insensibilidade de seus corações. Calo significa um espessamento da pele externa de qualquer parte em particular, especialmente nas mãos e pés, por exercícios ou uso repetidos, através dos quais essas partes são tornadas insensíveis. Isso pode ser aplicado metaforicamente à consciência de um pecador, que é tornado estúpido e insensível por atos repetidos de iniqüidade.

Comentário de Thomas Coke

Efésios 4:18 . Sendo alienado da vida de Deus, A vida de Deus parece significar mais do que uma vida prescrita por Deus ao seu povo, como alguns a entendem. Ela sugere uma vida que consiste em uma imitação justa e santa de suas perfeições, e em uma devoção constante a seu serviço; e talvez também possa ter a íntima sua origem original; (ver Efésios 4:24 .) eles foram alienados tanto na afeição quanto na prática da vida de Deus – esse nobre princípio da verdadeira religião, que é, de fato, a vida divina na alma, formando-a para o serviço e imitação dele por quem é implantado. Embora a última cláusula deste versículo possa certamente se referir aos gentios, em seu estado não convertido, ainda assim é igualmente verdade quanto à cegueira natural dos homens universalmente, em seu estado não regenerado. Se as palavras traduzidas como mente, entendimento e coração devem ser distinguidas, a primeira pode significar a mente em geral, compreendendo o entendimento ou faculdades intelectuais; e o coração pode implicar as afeições e paixões, pelas irregularidades e obstinações das quais o entendimento é muitas vezes obscurecido, e conduzido a julgamentos falsos e irracionais.

Comentário de John Wesley

Tendo o entendimento obscurecido, sendo alienado da vida de Deus pela ignorância que há neles, por causa da cegueira do coração:

Tendo seu entendimento obscurecido, pela ignorância que há neles – Para que sejam totalmente vazios da luz de Deus, nem têm conhecimento de sua vontade.

Estar alienado da vida de Deus – Estrangeiros absolutos para o divino, a vida espiritual.

Pela dureza de seus corações – insensível e sem sentido. E onde não há sentido, não pode haver vida.

Referências Cruzadas

Salmos 74:20 – Dá atenção à tua aliança, porque de antros de violência se enchem os lugares sombrios do país.

Salmos 115:4 – Os ídolos deles, de prata e ouro, são feitos por mãos humanas.

Isaías 44:18 – Eles nada sabem, nada entendem; seus olhos estão tapados, não conseguem ver, e suas mentes estão fechadas, não conseguem entender.

Isaías 46:5 – “Com quem vocês me compararão ou a quem me considerarão igual? Com quem vocês me assemelharão para que sejamos comparados?

Daniel 5:20 – Mas, quando o seu coração se tornou arrogante e endurecido por causa do orgulho, ele foi deposto de seu trono real e despojado da sua glória.

Mateus 13:15 – Pois o coração deste povo se tornou insensível; de má vontade ouviram com os seus ouvidos, e fecharam os seus olhos. Se assim não fosse, poderiam ver com os olhos, ouvir com os ouvidos, entender com o coração e converter-se, e eu os curaria’.

João 12:40 – “Cegou os seus olhos e endureceu os seus corações, para que não vejam com os olhos nem entendam com o coração, nem se convertam, e eu os cure”.

Atos dos Apóstolos 17:30 – No passado Deus não levou em conta essa ignorância, mas agora ordena que todos, em todo lugar, se arrependam.

Atos dos Apóstolos 26:17 – Eu o livrarei do seu próprio povo e dos gentios, aos quais eu o envio

Romanos 1:21 – porque, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe renderam graças, mas os seus pensamentos tornaram-se fúteis e os seus corações insensatos se obscureceram.

Romanos 1:21 – porque, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe renderam graças, mas os seus pensamentos tornaram-se fúteis e os seus corações insensatos se obscureceram.

Romanos 1:28 – Além do mais, visto que desprezaram o conhecimento de Deus, ele os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem o que não deviam.

Romanos 2:19 – se está convencido de que é guia de cegos, luz para os que estão em trevas,

Romanos 8:7 – a mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete à lei de Deus, nem pode fazê-lo.

Romanos 11:25 – Irmãos, não quero que ignorem este mistério, para que não se tornem presunçosos: Israel experimentou um endurecimento em parte, até que chegasse a plenitude dos gentios.

1 Coríntios 1:21 – Visto que, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por meio da sabedoria humana, agradou a Deus salvar aqueles que crêem por meio da loucura da pregação.

2 Coríntios 4:4 – O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.

Gálatas 4:8 – Antes, quando vocês não conheciam a Deus, eram escravos daqueles que, por natureza, não são deuses.

Efésios 2:12 – naquela época vocês estavam sem Cristo, separados da comunidade de Israel, sendo estrangeiros quanto às alianças da promessa, sem esperança e sem Deus no mundo.

Colossenses 1:21 – Antes vocês estavam separados de Deus e, em suas mentes, eram inimigos por causa do mau procedimento de vocês.

1 Tessalonicenses 4:5 – não com a paixão de desejo desenfreado, como os pagãos que desconhecem a Deus.

Tiago 4:4 – Adúlteros, vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus.

1 João 2:11 – Mas quem odeia seu irmão está nas trevas e anda nas trevas; não sabe para onde vai, porque as trevas o cegaram.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *