Estudo de Romanos 1:28 – Comentado e Explicado

Como não se preocupassem em adquirir o conhecimento de Deus, Deus entregou-os aos sentimentos depravados, e daí o seu procedimento indigno.
Romanos 1:28

Comentário de Albert Barnes

E mesmo que eles não gostassem … – Essa era a verdadeira fonte de seus crimes. Eles não escolheram reconhecer a Deus. Não foi porque eles não podiam, mas porque estavam descontentes com Deus, e escolheram abandoná-lo e seguir suas próprias paixões e concupiscências.

Manter Deus … – Pensar nele, ou servi-lo e adorá-lo. Este foi o primeiro passo no pecado deles. Não foi que Deus os obrigou; ou que ele não lhes deu conhecimento; nem se diz que ele os abandonou arbitrariamente como o primeiro passo; mas eles o abandonaram e, como conseqüência, ele os entregou a uma mente reprovada.

Para uma mente reprovada – Uma mente desprovida de julgamento. No grego, a mesma palavra é usada aqui, que, de outra forma, ocorre na parte anterior do versículo e que é traduzida como “semelhante”. O apóstolo pretendia, sem dúvida, manter uma referência a isso neste lugar. “Como eles não aprovaram, ?d???µasa? edokimasanor escolheu reter Deus, etc. ele os entregou a uma mente desaprovada, rejeitada, reprovada”, ?d???µ?? adokimon e ele quer dizer que o estado de suas mentes era tal que Deus não podia aprová-lo. Isso não significa que eles foram reprovados por qualquer decreto arbitrário; mas que, como conseqüência de suas paixões obstinadas, sua determinação em esquecê-lo, ele as deixou em um estado de espírito que era mau e que ele não podia aprovar.

Quais não são convenientes – Quais não são adequados ou adequados; que são vergonhosos e vergonhosos; a saber, as coisas que ele passa a declarar no restante do capítulo.

Comentário de E.W. Bullinger

E até mesmo . . . mente . Há um jogo de duas palavras aqui, que não é facilmente expresso em inglês. “Como eles rejeitaram Deus, Deus os rejeitou.”

fez . . . gosto . Grego. dokimazo, para aceitar após o teste, para aprovar. Compare Romanos 2:18 ; Romanos 12: 2 ; Romanos 14:22 . 1 Coríntios 9:27 .

conhecimento . App-132.

reprovar . Grego. adokimos. O negativo dos dokimos. Compare dokima z o , acima. Aqui, 1 Coríntios 9:27 . 2 Coríntios 13: 5 , 2 Coríntios 13: 6 , 2 Coríntios 13: 7 ; 2 Timóteo 3: 8 . Tito 1:16 . Hebreus 6: 8 .

conveniente . Grego. kathekon. Veja Atos 22:22 .

Comentário de John Calvin

28. E como eles não escolheram, etc. Há uma comparação evidente a ser observada nessas palavras, pela qual é impressionante a relação justa entre pecado e punição. Como eles escolheram não continuar no conhecimento de Deus, que por si só guia nossa mente para a verdadeira sabedoria, o Senhor lhes deu uma mente pervertida, que não pode escolher nada que seja certo. (53) E, dizendo que eles não escolheram ( non probasse – não aprovado), é o mesmo que ele havia dito, que eles não perseguiram o conhecimento de Deus com a atenção que deveriam ter feito, mas: pelo contrário, afastaram seus pensamentos com resignação de Deus. Ele então sugere que eles, fazendo uma escolha depravada, preferem suas próprias vaidades ao Deus verdadeiro; e assim o erro pelo qual foram enganados era voluntário.

Para fazer as coisas que não foram cumpridas Como ele até agora se referiu apenas a um exemplo de abominação, que prevaleceu de fato entre muitos, mas não era comum a todos, ele começa aqui a enumerar vícios dos quais nenhum poderia ser encontrado livre: pois embora todo o vício, como já foi dito, não apareceu em cada indivíduo, mas todos eram culpados de alguns vícios, de modo que cada um poderia ser acusado separadamente de manifestar depravação. Como ele os chama, em primeira instância, que não se encontrem , entenda-o como dizendo que eles eram inconsistentes com todas as decisões da razão e alheios aos deveres dos homens: pois ele menciona isso como evidência de uma mente pervertida, que os homens se viciam. , sem nenhuma reflexão, a esses vícios, que o senso comum deveria tê-los levado a renunciar.

Mas é inútil trabalhar para conectar esses vícios, de modo a torná-los dependentes um do outro, já que esse não era o plano de Paulo; mas ele os colocou como eles lhe ocorreram. O que cada um deles significa, explicaremos muito brevemente.

“Reconhecer a Deus” é literalmente “ter Deus em reconhecimento t?? ?e?? ??e?? ?? ?p????se?. ”[Venema] diz que esse é um idioma puramente grego e aduz passagens de [Heródoto] e [Xenofonte] ; do primeiro, a seguinte frase , a? a????? ??e?? – ter em desprezo, ou seja, em desprezar ou desprezar. – Ed.

Comentário de Adam Clarke

Eles não gostaram de reter Deus – talvez fosse mais literal traduzir ??? ed???µasa? , Eles não procuraram reter Deus em seu conhecimento. Eles não examinaram as evidências diante deles ( Romanos 1:19 , Romanos 1:20 😉 de seu ser e atributos; portanto, Deus os entregou a uma mente reprovada , e?? ad???µ?? ???? , a uma mente sem pesquisa ou sem discernimento; pois é a mesma palavra nos dois lugares. Eles não refletiram sobre as provas que tinham da natureza Divina, e Deus os abandonou às operações de uma mente incapaz de refletir. Como homens de tais poderes e conhecimentos, como muitos dos filósofos e poetas gregos e romanos realmente eram, poderiam raciocinar de maneira tão inconsecutiva em relação às coisas morais e divinas é realmente surpreendente. Mas aqui vemos a mão de um Deus justo e vingador; eles abusaram de seus poderes, e Deus os privou do uso correto desses poderes.

Comentário de Thomas Coke

Romanos 1:28 . E, mesmo que eles não gostassem de reter Deus, etc. – A palavra ????µa??, que nós representamos , significa pesquisar ou explorar; como ourives tentam metal, para distinguir o bem do falsificado. 1 Tessalonicenses 5:21 . 1 Pedro 1: 7 . Em oposição a isso, a frase ad???µ?? ????, Locke observa, engenhosamente, o que tornamos uma mente reprovada , deve significar uma mente injusta e indecisa; pois São Paulo costuma usar compostos e derivados, no sentido em que um pouco antes ele usava as palavras primitivas, embora um pouco variando do idioma grego preciso; um exemplo do qual temos nesta mesma palavra ad???µ??, 2 Coríntios 13, onde Romanos 1: 3 usava a palavra grega d???µ? como prova de sua missão por dons sobrenaturais, ele usa a palavra contrária ad???µ??, para quem estava destituído de tal prova. Então, aqui ele diz aos romanos que os gentios não exercitam suas mentes para procurar a verdade e formar seus julgamentos corretamente, Deus os deixou com uma mente imprudente e pouco prudente. As palavras traduzidas, em seu conhecimento, e? ep????se?, seria traduzido de maneira mais apropriada, com reconhecimento: por que os gentios não estavam totalmente sem o conhecimento de Deus no mundo, São Paulo nos diz neste mesmo capítulo. Mas eles não o reconheceram como deveriam: não melhoraram tanto seu conhecimento, a ponto de reconhecê -lo ou honrá-lo como deveriam. Em outras palavras, esse versículo parece expressar o mesmo que Romanos 1:21 . As últimas palavras são um exemplo da figura chamada meiose; pois implicam as coisas que são mais inconvenientes e enormes; como são mencionados nos próximos versículos. O leitor encontrará em Sabedoria de Salomão 14:11 , etc. um discurso como o de São Paulo, em que a idolatria é apresentada como a fonte dos maiores crimes e desvios de homens. Locke pensa que o copulativo e, no início deste versículo, o une ao dia 25, e que os versos intermediários devem ser lidos entre parênteses: mas é fácil ver como o fio do discurso do apóstolo é mantido , sem supor parênteses. – Ver. 23 os pagãos desonraram a Deus, representando-o sob as imagens das coisas mais más; e Romanos 1:24 ele os fez desonrarem-se e se degradarem pelas mais vulgares concupiscências. Romanos 1:25 transformaram a verdadeira natureza de Deus em mentira: E Romanos 1: 26-27 deixou que eles mudassem sua natureza para algo pior do que brutal. Por fim, Romanos 1:28 não exerceram suas mentes na busca e no inquérito, a fim de reter o conhecimento de Deus e rejeitar as noções falsas dos homens; e, portanto, Deus os entregou a uma mente estúpida e impensada. Eles não usariam sua razão, através da luz e graça divinas oferecidas a eles, no conhecimento e adoração a Deus; e agiram como se não tivessem razão na maneira de viver entre os homens. E da mesma maneira, toda corrupção da religião verdadeira é e sempre será proporcionada em proporção a práticas corruptas e cruéis. Veja Hammond, Locke e Bos.

Comentário de John Wesley

E mesmo que eles não gostassem de reter Deus em seu conhecimento, Deus os entregou a uma mente reprovada, para fazer as coisas que não eram convenientes;

Deus os entregou a uma mente sem discernimento – Tratados, Romanos 1:32 .

Fazer coisas que não são convenientes – Mesmo as abominações mais vis, tratadas pelos versículos Romanos 1: 29-31 .

Referências Cruzadas

Jó 21:14 – Contudo, dizem eles a Deus: ‘Deixa-nos! Não queremos conhecer os teus caminhos.

Provérbios 1:7 – O temor do Senhor é o princípio do conhecimento, mas os insensatos desprezam a sabedoria e a disciplina.

Provérbios 1:22 – “Até quando vocês, inexperientes, irão contentar-se com a sua inexperiência? Vocês, zombadores, até quando terão prazer na zombaria? E vocês, tolos, até quando desprezarão o conhecimento?

Provérbios 1:29 – Visto que desprezaram o conhecimento e recusaram o temor do Senhor,

Provérbios 5:12 – Você dirá: “Como odiei a disciplina! Como o meu coração rejeitou a repreensão!

Provérbios 17:16 – De que serve o dinheiro na mão do tolo, já que ele não quer obter sabedoria?

Jeremias 4:22 – “O meu povo é tolo, eles não me conhecem. São crianças insensatas que nada compreendem. São hábeis para praticar o mal, mas não sabem fazer o bem. “

Jeremias 6:30 – São chamados prata rejeitada, porque o Senhor os rejeitou. “

Jeremias 9:6 – De opressão em opressão, de engano em engano, eles se recusam a reconhecer-me”, declara o Senhor.

Oséias 4:6 – Meu povo foi destruído por falta de conhecimento. “Uma vez que vocês rejeitaram o conhecimento, eu também os rejeito como meus sacerdotes; uma vez que vocês ignoraram a lei do seu Deus, eu também ignorarei seus filhos.

Atos dos Apóstolos 17:23 – pois, andando pela cidade, observei cuidadosamente seus objetos de culto e encontrei até um altar com esta inscrição: AO DEUS DESCONHECIDO. Ora, o que vocês adoram, apesar de não conhecerem, eu lhes anuncio.

Atos dos Apóstolos 17:32 – Quando ouviram sobre a ressurreição dos mortos, alguns deles zombaram, e outros disseram: “A esse respeito nós o ouviremos outra vez”.

Romanos 1:18 – Portanto, a ira de Deus é revelada do céu contra toda impiedade e injustiça dos homens que suprimem a verdade pela injustiça,

Romanos 1:21 – porque, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe renderam graças, mas os seus pensamentos tornaram-se fúteis e os seus corações insensatos se obscureceram.

Romanos 8:7 – a mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete à lei de Deus, nem pode fazê-lo.

1 Coríntios 15:34 – Como justos, recuperem o bom senso e parem de pecar; pois alguns há que não têm conhecimento de Deus; digo isso para vergonha de vocês.

2 Coríntios 4:4 – O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.

2 Coríntios 10:5 – Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo.

2 Coríntios 13:5 – Examinem-se para ver se vocês estão na fé; provem-se a si mesmos. Não percebem que Cristo Jesus está em vocês? A não ser que tenham sido reprovados!

Efésios 5:4 – Não haja obscenidade nem conversas tolas nem gracejos imorais, que são inconvenientes, mas, ao invés disso, ação de graças.

2 Tessalonicenses 1:8 – Ele punirá os que não conhecem a Deus e os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus.

2 Tessalonicenses 2:10 – Ele fará uso de todas as formas de engano da injustiça para os que estão perecendo, porquanto rejeitaram o amor à verdade que os poderia salvar.

2 Timóteo 3:8 – Como Janes e Jambres se opuseram a Moisés, esses também resistem à verdade. A mente deles é depravada; são reprovados na fé.

Tito 1:16 – Eles afirmam que conhecem a Deus, mas por seus atos o negam; são detestáveis, desobedientes e desqualificados para qualquer boa obra.

Filemom 1:8 – Por isso, mesmo tendo em Cristo plena liberdade para mandar que você cumpra o seu dever,

2 Pedro 3:5 – Mas eles deliberadamente se esquecem de que há muito tempo, pela palavra de Deus, existiam céus e terra, esta formada da água e pela água.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *