Estudo de Romanos 1:18 – Comentado e Explicado

A ira de Deus se manifesta do alto do céu contra toda a impiedade e perversidade dos homens, que pela injustiça aprisionam a verdade.
Romanos 1:18

Comentário de Albert Barnes

Para – Esta palavra denota que o apóstolo está prestes a dar uma razão para o que ele havia acabado de dizer. Este versículo inicia o argumento da Epístola. um argumento destinado a estabelecer a proposição apresentada em Romanos 1:17 . A proposição é que o plano de justificação de Deus seja revelado no evangelho. Para mostrar isso, era necessário mostrar que todos os outros planos haviam falhado; e que havia necessidade de algum novo plano ou esquema para salvar as pessoas. Para isso, ele dedica este e os dois capítulos seguintes. O objetivo deste argumento é mostrar que as pessoas eram pecadoras. E, para entender isso, era necessário mostrar que eles estavam sob lei. Isso ficou claro em relação aos judeus. Eles tinham as Escrituras; e o apóstolo neste capítulo mostra que era igualmente claro em relação aos gentios, e depois passa a mostrar que ambos haviam falhado em obedecer à Lei. Para ver isso claramente, é necessário acrescentar apenas que apenas podem haver duas formas de justificação; um pela obediência à lei e o outro pela graça. O primeiro era aquele pelo qual judeus e gentios procuravam ser justificados; e se fosse possível demonstrar que eles fracassaram, estava claro o caminho para mostrar que havia necessidade de algum outro plano.

A ira de Deus – ???? Te?? orge TheouA palavra traduzida “ira” denota corretamente aquele fervoroso apetite ou desejo pelo qual buscamos algo, ou um intenso esforço para obtê-lo. E é particularmente aplicado ao desejo que um homem tem de se vingar de quem está ferido e de quem está enfurecido. É, portanto, sinônimo de vingança. Efésios 4:31 , “toda amargura, e ira, etc .; Colossenses 3: 8 , “ira, ira, malícia”, etc .; 1 Timóteo 2: 8 ; Tiago 1:19 . Mas também é freqüentemente aplicado a Deus; e é claro que, quando pensamos na palavra como aplicável a ela, ela deve ser despojada de tudo, como paixão humana, e especialmente da paixão de vingança. Como ele não pode ser ferido pelos pecados das pessoas Jó 25: 6 , ele não tem motivo para vingança propriamente dita, e é uma das regras mais óbvias de interpretação que não devemos aplicar a paixões e sentimentos de Deus que, entre nós, temos sua origem no mal.

Ao fazer uma revelação, era indispensável usar palavras que as pessoas usavam; mas não se segue que, quando aplicados a Deus, eles significam exatamente o que fazem quando aplicados ao homem. Quando se diz ao Salvador Marcos 3: 5 que olhou seus discípulos com raiva (grego, “ira”, a mesma palavra está aqui)), não se deve supor que ele tivesse os sentimentos de um homem implacável que buscava vingança. A natureza do sentimento deve ser julgada pelo caráter da pessoa. Portanto, neste lugar, a palavra denota o “desagrado divino” ou “indignação” contra o pecado; o propósito divino de “infligir punição. É a oposição do caráter divino contra o pecado; ” e a determinação da mente divina de expressar essa oposição de maneira adequada, excluindo o ofensor dos favores que ele concede aos justos. Não é um princípio de conduta inamovível ou arbitrário. Todos nós admiramos o caráter de um pai que se opõe à desordem, ao vício e à desobediência em sua família, e que expressa sua oposição de maneira adequada.

Admiramos o caráter de um governante que se opõe a todos os crimes da comunidade e que expressa esses sentimentos nas leis. E quanto mais ele se opõe ao vício e ao crime, mais admiramos seu caráter e suas leis; e por que não estaremos igualmente satisfeitos com Deus, que se opõe a todos os crimes em todas as partes do universo, e que decide expressá-los da maneira correta, em prol da preservação da ordem e da promoção da paz? A frase “desagrado divino” ou “indignação”, portanto, expressa o significado dessa frase; ver Mateus 3: 7 ; Lucas 3: 7 ; Lucas 21:23 ; João 3:36 ; Romanos 2: 5 , Romanos 2: 8 ; Romanos 3: 5 ; Romanos 4:15 ; Romanos 5: 9 ; Romanos 9:22 ; Romanos 12:19 ; Romanos 13: 4-5 ; Efésios 2: 3 ; Efésios 5: 6 ; 1 Tessalonicenses 1:10 ; 1 Tessalonicenses 2:16 , etc. A palavra ocorre 35 vezes no Novo Testamento.

É revelado – isto é, revelado aos judeus por sua lei; e para os gentios em sua razão e consciência, como o apóstolo passa a mostrar.

Do céu – Esta expressão entendo simplesmente que o desagrado divino contra o pecado é tornado conhecido por um compromisso divino; por um arranjo de eventos, comunicações e argumentos, que demonstram que eles tiveram sua origem no céu; ou são divinos. Como é isso, Paulo passa a declarar, nas obras da criação e na Lei que os hebreus tinham. Vários significados foram dados a essa expressão, mas isso parece o mais satisfatório. Isso não significa que a ira será enviada do céu; ou que os céus declaram sua ira; ou que os corpos celestes são provas de sua ira contra o pecado; ou que Cristo, o carrasco da ira, se manifestará do céu (Orígenes, Cirilo, Beza, etc.); ou que é de Deus que está no céu; mas que é por um arranjo que mostra que teve sua origem no céu. ou tem provas de que é divino.

Contra toda a impiedade – Esta palavra significa propriamente “impiedade” para com Deus, ou negligência da adoração e honra devidas a ele. ass?ße?a? asebeian Refere-se ao fato de que as pessoas falharam em honrar o Deus verdadeiro e pagaram aos ídolos a homenagem que lhe era devida. Multidões também em todas as épocas se recusam a honrá-lo e a negligenciar sua adoração, embora não sejam idólatras. Muitas pessoas supõem que, se não negligenciam seu dever para com os semelhantes, se são honestos e retos em seus tratos, não são culpados, mesmo que não sejam justos ou não cumpram seu dever para com Deus; como se fosse menos crime desonrar a Deus do que ao homem; e como se fosse inocência negligenciar e desobedecer nosso Criador e Redentor. O apóstolo aqui mostra que a ira de Deus é tão realmente revelada contra a negligência de Deus quanto contra a iniquidade positiva; e que isso é uma ofensa de tanta conseqüência que deve ser colocada “em primeiro lugar” e que merece mais a indignação divina do que a negligência de nossos deveres para com as pessoas; compare Romanos 11:26 ; 2 Timóteo 2:16 ; Tito 2:12 ; Judas 1:15 , Judas 1:18 . A palavra não ocorre em nenhum outro lugar do Novo Testamento.

Injustiça dos homens – Injustiça ou iniqüidade para com as pessoas. Todas as ofensas contra nosso vizinho, nossos pais. nosso país etc. A palavra “impiedade” inclui todos os crimes contra Deus; isso, todos os crimes contra nossos semelhantes. As duas palavras expressam o que compreende a violação de todos os mandamentos de Deus; “Amarás o Senhor teu Deus, etc., e o teu próximo como a ti mesmo”, Mateus 22: 37-40 . A ira de Deus é assim revelada contra toda maldade humana.

Quem detém a verdade – Quem “retém” ou “restringe” a verdade. A palavra traduzida como “manter” aqui, às vezes significa “manter”, “manter”, “observar” 1 Coríntios 7:30 ; 2 Coríntios 6:12 ; mas também significa “reter, deter, impedir”. Lucas 4:42 , “o povo o procurou (Jesus), e veio a ele e ficou com ele”. (Grego, o mesmo que aqui.) Filemom 1:13 , “a quem eu teria“ retido ”comigo” etc .; 2 Tessalonicenses 2: 6 , “e agora você sabe o que“ retém ”, etc. Nesse lugar, significa também que eles retiveram ou restringiram a verdade por sua iniquidade.

A verdade – A verdade de Deus, de qualquer maneira que seja conhecida, e particularmente, como o apóstolo continua dizendo, o que é conhecido pela luz da natureza. A verdade relativa a suas perfeições, sua lei, etc. Eles a retêm. ou restringir sua influência.

Na injustiça – Ou melhor, por sua iniqüidade. Sua maldade é a causa pela qual a verdade teve tão pouco progresso entre eles e exerceu tão pouca influência. Isso foi feito cedendo a paixões e propensões corruptas e, portanto, não desejando reter o conhecimento de um Deus puro e santo, que se opõe a tais atos e que os punirá. Como estavam determinados a praticar a iniqüidade, optaram por excluir o conhecimento de um Deus puro e adorar ídolos impuros, pelos quais pudessem sancionar suas concupiscências. Seu vício e tendência à iniqüidade eram, portanto, a razão pela qual eles tinham tão pouco conhecimento de um Deus santo; e pelo amor disso, eles impediram a verdade de progredir e tornar-se difundida entre eles.

A mesma coisa é substancialmente verdadeira agora. As pessoas retêm ou resistem à verdade do evangelho por seus pecados das seguintes maneiras.

(1) pessoas de influência e riqueza empregam ambos, opondo-se diretamente ao evangelho.

(2) as pessoas resistem diretamente às doutrinas da religião. pois eles sabem que não poderiam se apegar a essas doutrinas sem abandonar seus pecados.

(3) as pessoas que decidem viver em pecado, é claro, resistem ao evangelho e se esforçam para impedir sua influência.

(4) orgulho, vaidade e amor ao mundo também resistem ao evangelho e se opõem a seus avanços.

(5) Negócios ilegais – negócios que começam no mal, progridem e terminam no mal – têm essa tendência de reter o evangelho. Tal é o efeito do tráfico de espíritos ardentes, do tráfico de escravos etc. Eles começam no amor ao dinheiro, a raiz de todo mal 1 Timóteo 6:10 ; eles progridem nas lágrimas e tristezas da viúva, do órfão, da esposa, da irmã ou da criança; e eles terminam na profunda condenação das multidões no mundo vindouro. Talvez não tenha havido nada que contenha tanto a influência da verdade e do evangelho, como a indulgência no vício da intemperança e o tráfego em fogo líquido.

(6) A indulgência no vício, ou iniqüidade de qualquer tipo, retém a verdade de Deus. As pessoas que estão decididas a satisfazer suas paixões não se renderão a essa verdade. E, portanto, todos os ímpios, orgulhosos, vaidosos e mundanos são responsáveis, não apenas por seus próprios pecados diretamente, mas por impedir, por seu exemplo e seus crimes, o efeito da religião sobre os outros. Eles são responsáveis ??por ficar no caminho de Deus e de sua verdade; e por se opor a ele no projeto benevolente de fazer o bem a todas as pessoas. Não há nada que impeça a propagação universal e a influência da verdade, exceto o pecado. E as pessoas de iniquidade são responsáveis ??por toda a ignorância e angústia que se espalham pela comunidade e que se estenderam por todo o mundo.

Comentário de E.W. Bullinger

Para . No evangelho, não apenas a salvação de Deus é revelada, mas também a ira de Deus, e ambas são a revelação da justiça de Deus.

a ira de Deus . Essa expressão ocorre apenas aqui, João 3:36 . Efésios 5: 6 . Colossenses 3: 6 . Compare Apocalipse 19:15 . Referido muitas vezes no NT, por exemplo, Romanos 2: 5 ; Romanos 5: 9 ; Romanos 9:22 . Mateus 3: 7 . Efésios 2: 3 ; Efésios 5: 6 . Apocalipse 6:16 , Apocalipse 6:17 .

céu . Singular. Nenhum artigo. Veja Mateus 6:10 .

contra . Grego. Epi , App-104.

impiedade . Grego. asebeia. App-128.

injustiça . Grego. adikia. App-128.

homens . Grego. anthropos . App-123.

segure = segure, suprima. Compare 2 Tessalonicenses 2: 6 .

a verdade . Grego. Alethieia, p. 1511. Compare App-175e App-2.

Comentário de John Calvin

18. For (42) revealed , etc. He reasons now by stating things of a contrary nature, and proves that there is no righteousness except what is conferred, or comes through the gospel; for he shows that without this all men are condemned: by it alone there is salvation to be found. And he brings, as the first proof of condemnation, the fact, — that though the structure of the world, and the most beautiful arrangement of the elements, ought to have induced man to glorify God, yet no one discharged his proper duty: it hence appears that all were guilty of sacrilege, and of wicked and abominable ingratitude.

To some it seems that this is a main subject, and that Paul forms his discourse for the purpose of enforcing repentance; but I think that the discussion of the subject begins here, and that the principal point is stated in a former proposition; for Paul’s object was to teach us where salvation is to be found. He has already declared that we cannot obtain it except through the gospel: but as the flesh will not willingly humble itself so far as to assign the praise of salvation to the grace of God alone, Paul shows that the whole world is deserving of eternal death. It hence follows, that life is to be recovered in some other way, since we are all lost in ourselves. But the words, being well considered, will help us much to understand the meaning of the passage.

Some make a difference between impiety and unrighteousness , and think, that by the former word is meant the profanation of God’s worship, and by the latter, injustice towards men; but as the Apostle immediately refers this unrighteousness to the neglect of true religion, we shall explain both as referring to the same thing. (43) And then, all the impiety of men is to be taken, by a figure in language, as meaning “the impiety of all men,” or, the impiety of which all men are guilty. But by these two words one thing is designated, and that is, ingratitude towards God; for we thereby offend in two ways: it is said to be ?s?ße?a , impiety, as it is a dishonoring of God; it is ?d???a , unrighteousness, because man, by transferring to himself what belongs to God, unjustly deprives God of his glory. The word wrath , according to the usage of Scripture, speaking after the manner of men, means the vengeance of God; for God, in punishing, has, according to our notion, the appearance of one in wrath. It imports, therefore, no such emotion in God, but only has a reference to the perception and feeling of the sinner who is punished. Then he says that it is revealed from heaven; though the expression, from heaven , is taken by some in the sense of an adjective, as though he had said “the wrath of the celestial God;” yet I think it more emphatical, when taken as having this import, “Wheresoever a man may look around him, he will find no salvation; for the wrath of God is poured out on the whole world, to the full extent of heaven.”

The truth of God means, the true knowledge of God; and to hold in that, is to suppress or to obscure it: hence they are charged as guilty of robbery. — What we render unjustly , is given literally by Paul, in unrighteousness , which means the same thing in Hebrew: but we have regard to perspicuity. (44)

This is the view taken by [Turrettin ]; and [Pareus ] says, “There is nothing to prevent us from referring the revelation of wrath, as well as the revelation of righteousness, to the gospel” — Ed.

“They rushed headlong,” says [Pareus ], “into impiety against God and into injustice against one another, not through ignorance, but knowingly, not through weakness, but willfully and maliciously: and this the Apostle expresses by a striking metaphor, taken from tyrants, who, against right and justice, by open violence, oppress the innocent, bind them in chains, and detain them in prison.”

The sense given by [Schleusner ] and some others, “ Qui cum veri Dei cognitione pravitatem vitæ conjungunt — who connect with a knowledge of the true God a wicked life,” seems not to comport with the context.

“The truth” means that respecting the being and power of God afterwards specified. – Ed.

Comentário de Adam Clarke

Pois a ira de Deus é revelada – O apóstolo agora terminou seu prefácio e chega ao grande assunto da epístola; a saber, mostrar a necessidade absoluta do Evangelho de Cristo, devido à corrupção universal da humanidade; que foi tão grande que incenso a justiça de Deus, e clama em voz alta pelo castigo do mundo

  1. Ele mostra que todas as nações pagãs eram totalmente corruptas e mereciam esse castigo ameaçado. E este é o assunto do primeiro capítulo, de Romanos 1:18 ; até o fim ( Romanos 1: 18-32 ;).
  • Ele mostra que os judeus, apesar da grandeza de seus privilégios, não eram melhores que os gentios; e, portanto, a ira de Deus foi revelada contra eles também. Este assunto ele trata em Romanos 2: 1-29 e Romanos 3: 1-19.
  • Ele retorna, por assim dizer, em Romanos 3: 20-31 , e prova que, como judeus e gentios eram igualmente corruptos, eles não podiam ser salvos pelas obras de nenhuma lei; que eles estavam igualmente necessitados da salvação que Deus havia providenciado; que ambos tinham igualmente direito a essa salvação, pois Deus era o Deus dos gentios, assim como dos judeus.
  • Por ???? ?e?? , a ira de Deus, não devemos entender nenhuma paixão inquieta no Ser Divino; mas o desagrado de sua justiça, expresso pelos castigos infligidos aos ímpios, aos que não retêm a Deus em seu conhecimento; e os injustos, aqueles cujas vidas são devassas.

    Como, no Evangelho, a justiça de Deus é revelada para a salvação dos ímpios, assim é a ira de Deus revelada contra os que praticam a iniqüidade. Aqueles que recusam ser salvos da maneira revelada por sua misericórdia devem ser consumidos da maneira revelada por sua justiça.

    Ímpia – aseße?a? , de a , negativo e seß? ou seß?µa? , eu adoro, provavelmente pretendido aqui para expressar ateísmo, politeísmo e idolatria de todo tipo.

    Injustiça ad???a? de a , negativa e d??? , justiça; tudo é contrário à moral estrita; toda crueldade e negligência de conduta.

    Quem sustenta a verdade na injustiça – Em que sentido poderia ser dito que os pagãos sustentavam a verdade na injustiça, quando eles realmente não tinham essa verdade? Alguns pensam que isso se refere à conduta de seus melhores filósofos, como Sócrates, Platão, Sêneca etc., que conheciam muito mais a natureza divina do que pensavam ser seguro ou prudente descobrir; e que agiram em muitas coisas contrárias à luz de que gozavam. Outros pensam que isso é falado dos gentios em geral, que ou conheciam ou poderiam conhecer muito de Deus pelas obras da criação, como o apóstolo sugere nos versículos seguintes. Mas Rosenmuller e alguns outros afirmam que a palavra ?ate?e?? aqui não significa segurar, mas impedir; e que o lugar seja traduzido, que por maldade atrapalhe a verdade; ou seja, impedir que ela se apodere de seus corações e governe sua conduta. Esta é certamente uma aceitação muito usual do verbo ?ate?e?? , que Hesychius interpreta ??ate??, ????e??, s??e?e?? , reter, impedir, etc .; estes homens impedem, por sua conduta cruel, que a verdade de Deus seja propagada na terra.

    Comentário de Thomas Coke

    Romanos 1:18 . Para “Não há outra maneira de obter vida e salvação.” Tendo apresentado sua proposição, o apóstolo agora entra em prova disso. Seu primeiro argumento é: “A lei condena todos os homens como estando sob pecado; portanto, ninguém é justificado pelas obras da lei”. Isso é tratado no cap. Romanos 3:20 . E daí ele infere: “portanto, a justificação é pela fé”. A ira de Deus significa a vingança de Deus, a destruição e o castigo que ele infligirá aos pecadores. Isso é revelado não apenas pela luz geral da natureza (se eu puder usar a expressão, quando tudo de bom é proveniente da graça) e por frequentes e sinalizadas interpretações da providência divina, mas também nos oráculos sagrados, e particularmente por isso. mesmo Evangelho que revela a maneira de Deus justificar os homens. Ver Atos 17: 30-31, cap. Romanos 2: 5 . 2 Timóteo 1:10 . A impiedade parece compreender o ateísmo, o politeísmo e a idolatria do mundo pagão; como injustiça seus outros abortos e vidas cruéis; de acordo com o qual são tratados de maneira distinta por São Paulo nos versículos seguintes. A mesma apropriação dessas palavras pode ser observada em outras partes desta epístola. Dos homens, meios dos homens de todas as nações, todos os homens em todos os lugares. Antes, era apenas para os filhos de Israel que a obediência e a transgressão eram declaradas e propostas por revelação, como termos de vida e morte. A palavra processada espera, significa reter ou reter rapidamente; e então o significado do apóstolo será que eles se apegam, retêm ou conhecem a verdade na especulação, embora a violem em suas vidas. Eles não são totalmente sem a verdade, mas ainda não seguem o que têm dela; vivendo contrariamente ao que sabem ou deixando de saber o que podem. Isso é evidente nas próximas palavras, e pela mesma razão da ira de Deus, dado cap. Romanos 2: 8 nestas palavras, que não obedecem à verdade, mas obedecem à injustiça. Veja Locke, Bengelius e Hammond.

    Comentário de John Wesley

    Pois a ira de Deus é revelada do céu contra toda a impiedade e injustiça dos homens, que sustentam a verdade na injustiça;

    Para – Não há outra maneira de obter vida e salvação. Tendo apresentado sua proposição, o apóstolo entra agora na prova dela. Seu primeiro argumento é: A lei condena todos os homens como estando sob pecado. Portanto, ninguém é justificado pelas obras da lei. Isso é tratado em Romanos 3:20 . E daí ele infere: Portanto, a justificação é pela fé.

    A ira de Deus é revelada – Não apenas por frequentes e sinalizadas interposições da providência divina, mas também nos oráculos sagrados e por nós, seus mensageiros.

    Do céu – Isto fala a majestade dEle, cuja ira é revelada, seu olho que tudo vê e a extensão de sua ira: tudo o que está sob o céu está sob os efeitos de sua ira, exceto os crentes em Cristo.

    Contra toda a impiedade e injustiça – Estes dois são tratados, Romanos 1:23 , etc.

    Dos homens – Ele está falando aqui dos gentios, e principalmente dos mais sábios deles.

    Quem detém a verdade – Pois ela luta contra sua maldade.

    Na injustiça – A palavra aqui também inclui impiedade.

    Referências Cruzadas

    Lucas 12:46 – O senhor daquele servo virá num dia em que ele não o espera e numa hora que não sabe, e o punirá severamente e lhe dará um lugar com os infiéis.

    João 3:19 – Este é o julgamento: a luz veio ao mundo, mas os homens amaram as trevas, e não a luz, porque as suas obras eram más.

    Atos dos Apóstolos 24:24 – Vários dias depois, Félix veio com Drusila sua mulher, que era judia, mandou chamar Paulo e o ouviu falar sobre a fé em Cristo Jesus.

    Romanos 1:19 – pois o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou.

    Romanos 1:28 – Além do mais, visto que desprezaram o conhecimento de Deus, ele os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem o que não deviam.

    Romanos 1:32 – Embora conheçam o justo decreto de Deus, de que as pessoas que praticam tais coisas merecem a morte, não somente continuam a praticá-las, mas também aprovam aqueles que as praticam.

    Romanos 2:3 – Assim, quando você, um simples homem, os julga, mas pratica as mesmas coisas, pensa que escapará do juízo de Deus?

    Romanos 2:15 – pois mostram que as exigências da lei estão gravadas em seus corações. Disso dão testemunho também a consciência e os pensamentos deles, ora acusando-os, ora defendendo-os. )

    Romanos 4:15 – porque a lei produz a ira. E onde não há lei, não há transgressão.

    Romanos 5:6 – De fato, no devido tempo, quando ainda éramos fracos, Cristo morreu pelos ímpios.

    Romanos 6:13 – Não ofereçam os membros dos seus corpos ao pecado, como instrumentos de injustiça; antes ofereçam-se a Deus como quem voltou da morte para a vida; e ofereçam os membros dos seus corpos a ele, como instrumentos de justiça.

    2 Tessalonicenses 2:10 – Ele fará uso de todas as formas de engano da injustiça para os que estão perecendo, porquanto rejeitaram o amor à verdade que os poderia salvar.

    1 Timóteo 4:1 – O Espírito diz claramente que nos últimos tempos alguns abandonarão a fé e seguirão espíritos enganadores e doutrinas de demônios.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *