Estudo de Romanos 6:13 – Comentado e Explicado

Nem ofereçais os vossos membros ao pecado, como instrumentos do mal. Oferecei-vos a Deus, como vivos, salvos da morte, para que os vossos membros sejam instrumentos do bem ao seu serviço.
Romanos 6:13

Comentário de Albert Barnes

Nem ceda seus membros – Não desista, nem dedique ou empregue seus membros, etc. A palavra “membros” aqui se refere aos membros do corpo – mãos, pés, língua etc. É uma especificação do que em Romanos 6:12 está incluído no termo geral “corpo”; veja Romanos 7: 5 ; Romanos 7:23 ; 1 Coríntios 6:15 ; 1 Coríntios 12:12 , 1 Coríntios 12:18 , 1 Coríntios 12:20 .

Como instrumentos – Esta palavra ?p?a hopla significa apropriadamente “armas”; ou instrumentos de guerra; mas também denota um instrumento de qualquer tipo que usamos para defesa ou auxílio. Aqui, significa que não devemos dedicar nossos membros – nossas mãos, língua, etc., como se estivessem sob a direção de paixões pecaminosas e desejos corruptos, para realizar propósitos de iniqüidade. Não devemos fazer dos membros de nossos corpos os escravos do pecado reinando dentro de nós.

Ao pecado – A serviço do pecado; trabalhar iniqüidade.

Mas rendam-se … – Dê-se ou dedique-se a Deus.

Que estão vivos – Romanos 6:11 .

E seus membros … – Os cristãos devem dedicar todos os membros do corpo a Deus e a seu serviço. A língua deles deve ser consagrada ao louvor dele, e ao ofício da verdade, bondade e benevolência; suas mãos devem ser empregadas em trabalho útil para ele e sua causa; os pés deles devem ser velozes em seu serviço, e não devem seguir os caminhos da iniqüidade; seus olhos deveriam contemplar suas obras para excitar ações de graça e louvor; seus ouvidos não devem ser empregados para ouvir palavras de engano, canções de tendências perigosas e licenciosas, ou persuasões que possam se desviar, mas devem estar abertos para captar a voz de Deus quando ele profere sua vontade no Livro da verdade, ou enquanto ele fala no vendaval, no zéfiro, no trovão, no oceano ou nos grandes eventos de sua providência. Ele fala conosco todos os dias, e devemos ouvi-lo; ele espalha suas glórias diante de nós, e devemos examiná-las para elogiá-lo; ele ordena, e nossas mãos, coração e pés devem obedecer.

Comentário de E.W. Bullinger

Nem . Grego. mede.

rendimento = presente.

instrumentos = armas. Grego. hoplon. Aqui, 13, 12. João 18: 3 . 2 Coríntios 6: 7 ; 2 Coríntios 10: 4 .

injustiça . App-128.

justiça . App-191.

Comentário de John Calvin

13. Nem apresente seus membros , etc. Quando uma vez que o pecado obtém domínio em nossa alma, todas as nossas faculdades são continuamente aplicadas a seu serviço. Ele, portanto, descreve aqui o reino do pecado pelo que se segue, para que ele possa mostrar mais claramente o que deve ser feito por nós, se quisermos sacudir o jugo. Mas ele empresta uma similitude do escritório militar, quando chama nossos membros de armas ou armas ( arma ); (192) como se ele dissesse: “Como o soldado já está com os braços prontos, ele pode usá-los sempre que ordenado por seu general, e como ele nunca os usa, mas sob seu comando; portanto, os cristãos devem considerar todas as suas faculdades como armas da guerra espiritual: se empregam algum de seus membros na indulgência da depravação, estão a serviço do pecado. Mas eles fizeram o juramento de soldados a Deus e a Cristo, e por isso eles são mantidos presos: portanto, eles devem estar longe de qualquer relação com os campos do pecado. ” – Os que aqui também podem ver com que direito reivindicam orgulhosamente o nome cristão, que têm todos os seus membros, como se fossem prostitutas de Satanás, preparados para cometer todo tipo de abominação.

Por outro lado, ele agora nos pede que nos apresentemos totalmente a Deus, de modo a restringir nossas mentes e corações de todas as andanças nas quais os desejos da carne podem nos atrair, podemos considerar apenas a vontade de Deus, estando prontos para receber seus comandos e preparado para executar suas ordens; e que nossos membros também sejam devotados e consagrados à sua vontade, para que todas as faculdades de nossas almas e de nossos corpos possam aspirar a nada além de sua glória. A razão para isso também é acrescentada – que o Senhor, tendo destruído nossa vida anterior, em vão não nos criou para outra, que deve ser acompanhada de ações adequadas.

Comentário de Adam Clarke

Nem cedais seus membros – Não ceda à tentação. Não é pecado ser tentado, o pecado está em ceder. Embora o pecado exista apenas na solicitação de Satanás, é pecado do diabo, não nosso: quando cedemos, tornamos o pecado do diabo nosso; então entramos em tentação. Resista ao diabo, e ele fugirá de você. O próprio Satanás não pode forçá-lo a pecar: até que ele conquiste a sua vontade, ele não poderá levá-lo à sujeição. Você pode ser tentado; mas não ceda à tentação.

Renda-se a Deus – deixe Deus ter suas vontades; mantenha-os sempre ao seu lado; lá eles estão seguros e estarão ativos. Satanás não pode forçar a vontade, e Deus não. De fato, deixaria de ser vontade se fosse forçado por um ou outro: é essencial que seja livre.

E seus membros como instrumentos, etc. – Que a alma e o corpo sejam empregados ao serviço do seu Criador; que ele tenha seus corações; e com eles, suas cabeças, suas mãos, seus pés. Pense e invente o que é puro; fale o que é verdade e com o uso de edificação; trabalhe o que é justo e bom; e ande firmemente no caminho que leva à felicidade eterna. Seja santo por dentro e santo por fora.

Comentário de Thomas Coke

Romanos 6:13 . Seus membros como instrumentos – As concupiscências pecaminosas, pelo menos aquelas às quais os gentios foram mais eminentemente escravizados, parecem tanto colocadas no corpo e nos membros, que são enfaticamente chamados de membros. Ver Colossenses 3: 5 . A palavra ?p?a, instrumentos prestados , significa adequadamente armas; e esse sentido tem uma bela propriedade. Veja Locke, Doddridge e Mintert.

Comentário de Scofield

injustiça

Justiça. Romanos 6:13 ; Romanos 6:16 ; Romanos 6:18 ; Romanos 6:19 ; Romanos 6:20 (Veja Scofield “ Romanos 10:10 “) .

pecado pecado. (Veja Scofield “ Romanos 3:23 “) .

Comentário de John Wesley

Não entregueis seus membros como instrumentos de injustiça ao pecado; mas entreguem-se a Deus, como aqueles que estão vivos dentre os mortos, e seus membros como instrumentos de justiça para Deus.

Nem apresente seus membros ao pecado – Para corromper a natureza, um mero tirano.

Mas para Deus – seu rei legal.

Referências Cruzadas

Deuteronômio 25:16 – Pois o seu Deus detesta quem faz essas coisas, quem negocia desonestamente.

2 Crônicas 30:8 – Portanto não sejam obstinados como seus antepassados; submetam-se ao Senhor. Venham ao santuário que ele consagrou para sempre. Sirvam ao Senhor, ao seu Deus, para que o fogo da sua ira se desvie de vocês.

Salmos 37:30 – A boca do justo profere sabedoria, e a sua língua fala conforme a justiça.

Provérbios 12:18 – Há palavras que ferem como espada, mas a língua dos sábios traz a cura.

Isaías 3:10 – Digam aos justos que tudo lhes irá bem, pois comerão do fruto de suas ações.

Isaías 55:7 – Que o ímpio abandone seu caminho, e o homem mau, os seus pensamentos. Volte-se ele para o Senhor, que terá misericórdia dele; volte-se para o nosso Deus, pois ele perdoará de bom grado.

Ezequiel 18:4 – Pois todos me pertencem. Tanto o pai como o filho me pertencem. Aquele que pecar é que morrerá.

Daniel 3:28 – Disse então Nabucodonosor: “Louvado seja o Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, que enviou o seu anjo e livrou os seus servos! Eles confiaram nele, desafiaram a ordem do rei, preferindo abrir mão de suas vidas a que prestar culto e adorar a outro deus, que não fosse o seu próprio Deus.

Lucas 15:24 – Pois este meu filho estava morto e voltou à vida; estava perdido e foi achado’. E começaram a festejar.

Lucas 15:32 – Mas nós tínhamos que comemorar e alegrar-nos, porque este seu irmão estava morto e voltou à vida, estava perdido e foi achado’ “.

João 5:24 – “Eu lhes asseguro: Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não será condenado, mas já passou da morte para a vida.

Romanos 1:29 – Tornaram-se cheios de toda sorte de injustiça, maldade, ganância e depravação. Estão cheios de inveja, homicídio, rivalidades, engano e malícia. São bisbilhoteiros,

Romanos 2:8 – Mas haverá ira e indignação para os que são egoístas, que rejeitam a verdade e seguem a injustiça.

Romanos 6:11 – Da mesma forma, considerem-se mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus.

Romanos 6:16 – Não sabem que, quando vocês se oferecem a alguém para lhe obedecer como escravos, tornam-se escravos daquele a quem obedecem: escravos do pecado que leva à morte, ou da obediência que leva à justiça?

Romanos 6:19 – Falo isso em termos humanos por causa das suas limitações humanas. Assim como vocês ofereceram os membros dos seus corpos em escravidão à impureza e à maldade que leva à maldade, ofereçam-nos agora em escravidão à justiça que leva à santidade.

Romanos 7:5 – Pois quando éramos controlados pela carne, as paixões pecaminosas despertadas pela lei atuavam em nossos corpos, de forma que dávamos fruto para a morte.

Romanos 7:23 – mas vejo outra lei atuando nos membros do meu corpo, guerreando contra a lei da minha mente, tornando-me prisioneiro da lei do pecado que atua em meus membros.

Romanos 12:1 – Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês.

1 Coríntios 6:9 – Vocês não sabem que os perversos não herdarão o Reino de Deus? Não se deixem enganar: nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem homossexuais passivos ou ativos,

1 Coríntios 6:15 – Vocês não sabem que os seus corpos são membros de Cristo? Tomarei eu os membros de Cristo e os unirei a uma prostituta? De modo nenhum!

1 Coríntios 6:20 – Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o corpo de vocês.

2 Coríntios 5:15 – E ele morreu por todos para que aqueles que vivem já não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.

2 Coríntios 8:5 – E não somente fizeram o que esperávamos, mas entregaram-se primeiramente a si mesmos ao Senhor e, depois, a nós, pela vontade de Deus.

2 Coríntios 10:4 – As armas com as quais lutamos não são humanas; pelo contrário, são poderosas em Deus para destruir fortalezas.

Efésios 2:5 – deu-nos vida juntamente com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões — pela graça vocês são salvos.

Efésios 5:14 – Por isso é que foi dito: “Desperta, ó tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e Cristo resplandecerá sobre ti”.

Filipenses 1:20 – Aguardo ansiosamente e espero que em nada serei envergonhado. Pelo contrário, com toda a determinação de sempre, também agora Cristo será engrandecido em meu corpo, quer pela vida quer pela morte;

Colossenses 2:13 – Quando vocês estavam mortos em pecados e na incircuncisão da sua carne, Deus os vivificou juntamente com Cristo. Ele nos perdoou todas as transgressões,

Colossenses 3:5 – Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria.

2 Tessalonicenses 2:12 – e sejam condenados todos os que não creram na verdade, mas tiveram prazer na injustiça.

Tiago 3:5 – Semelhantemente, a língua é um pequeno órgão do corpo, mas se vangloria de grandes coisas. Vejam como um grande bosque é incendiado por uma simples fagulha.

Tiago 4:1 – De onde vêm as guerras e contendas que há entre vocês? Não vêm das paixões que guerreiam dentro de vocês?

1 Pedro 2:24 – Ele mesmo levou em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, a fim de que morrêssemos para os pecados e vivêssemos para a justiça; por suas feridas vocês foram curados.

1 Pedro 4:2 – para que, no tempo que lhe resta, não viva mais para satisfazer os maus desejos humanos, mas sim para fazer a vontade de Deus.

2 Pedro 2:13 – Eles receberão retribuição pela injustiça que causaram. Consideram prazer entregar-se à devassidão em plena luz do dia. São nódoas e manchas, regalando-se em seus prazeres, quando participam das festas de vocês.

1 João 1:9 – Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *