Estudo de Romanos 7:23 – Comentado e Explicado

Sinto, porém, nos meus membros outra lei, que luta contra a lei do meu espírito e me prende à lei do pecado, que está nos meus membros.
Romanos 7:23

Comentário de Albert Barnes

Mas eu vejo outra lei – Nota, Romanos 7:21 .

Nos meus membros – No meu corpo; na minha carne; nas minhas propensões corruptas e pecaminosas; Note, Romanos 6:13 ; compare 1 Coríntios 6:15 ; Colossenses 3: 5 . O corpo é composto por muitos membros; e como a carne é considerada a fonte do pecado Romanos 7:18 , diz-se que a lei do pecado está nos membros, isto é, no próprio corpo.

Guerreando contra – Lutando contra; ou resistindo.

A lei da minha mente – Isso se opõe às inclinações predominantes de natureza corrupta. Significa o mesmo que foi expresso pela frase “o homem interior” e denota os desejos e propósitos de um coração renovado.

E me trazendo em cativeiro – me tornando prisioneiro ou cativo. Esta é a conclusão da figura respeitando a guerra. Um cativo levado em guerra estava à disposição do vencedor. Assim, o apóstolo se representa como envolvido em uma guerra; e, como vencido, e cativo de má vontade para as más inclinações do coração. A expressão é forte; e denota fortes propensões corruptas. Mas, apesar de forte, acredita-se que seja uma linguagem que todos os cristãos sinceros possam adotar por si mesmos, como expressão desse conflito doloroso e muitas vezes desastroso em seu seio, quando se opõem às propensões nativas de seus corações.

Comentário de E.W. Bullinger

veja . App-133.

lutando contra . Grego. antistrateuomai. Só aqui.

trazendo. . . em cativeiro = (buscando) liderar cativo. Grego. aichmalotizo. Só aqui. Lucas 21:24 . 2 Coríntios 10: 5 . 2 Timóteo 3: 6 . O verbo afim, aichmaloteuo, apenas em Efésios 4: 8 .

lei do pecado: ou seja, a natureza antiga.

Comentário de Adam Clarke

Mas vejo outra lei em meus membros – Embora a pessoa em questão esteja menos ou mais sob a influência contínua da razão e da consciência, que oferecem testemunho constante contra o pecado, mas enquanto a ajuda for buscada apenas pela lei, e a graça de Cristo no Evangelho não é recebido, os protestos da razão e da consciência não são afetados pela prevalência de paixões pecaminosas; que, por repetidas gratificações, adquiriram toda a força do hábito e agora dão lei a todo homem carnal.

Guerreando contra a lei da minha mente – Há uma alusão aqui ao caso de uma cidade sitiada, finalmente tomada por uma tempestade, e os habitantes levados para o cativeiro; a?t?st?ate??µe??? , exercendo um sistema de guerra; sitiando continuamente a alma; repetindo incessantemente seus ataques; assediar, espancar e invadir o espírito; e, com todos esses ataques, reduzindo o homem a extrema miséria. Nunca uma imagem foi tão impressionantemente desenhada e mais efetivamente finalizada; pois a frase seguinte mostra que esta cidade espiritual foi finalmente tomada pela tempestade, e os habitantes que sobreviveram ao saque levaram ao cativeiro mais vergonhoso, doloroso e opressivo.

Trazendo-me em cativeiro para a lei do pecado – Ele não fala aqui de uma vantagem ocasional obtida pelo pecado, foi uma vitória completa e final obtida pela corrupção; que, tendo invadido e reduzido a cidade, levou os habitantes com força irresistível para o cativeiro. Essa é a consequência de ser superado; ele estava agora nas mãos do inimigo como cativo legítimo do vencedor; e esta é a importância da palavra original, a??µa??t????ta , e é o próprio termo usado por nosso Senhor ao falar da ruína final, dispersão e cativeiro dos judeus. Ele diz: a??µa??t?s??s??ta? , eles serão levados cativos para todas as nações, Lucas 21:24 . Quando tudo isso é considerado, quem, em sã consciência, pode aplicá-lo à santa alma do apóstolo dos gentios? Existe algo nele que possa pertencer ao seu estado gracioso? Certamente nada. O escravo mais baixo do pecado, que ainda tem restos de consciência, não pode ser levado a um estado pior do que o descrito aqui pelo apóstolo. Pecado e corrupção têm um triunfo final; e consciência e razão são feitas prisioneiras, deitadas em grilhões e vendidas para escravos. Pode-se dizer isso de um homem em quem o Espírito de Deus habita, e a quem a lei do Espírito da vida em Cristo Jesus libertou da lei do pecado e da morte? Ver Romanos 8: 2 .

Comentário de Thomas Coke

Romanos 7:23 . Outra lei em meus membros São Paulo, no versículo anterior, falou da lei de Deus, ele aqui fala da inclinação natural como uma lei; – como uma lei nos membros e uma lei do pecado nos membros; mostrar que é um princípio de operação nos homens, mesmo sob a lei, tão firme e constante em sua direção e impulso ao pecado como a lei de Deus deveria ser a obediência, e falhou em não prevalecer na alma não regenerada. O apóstolo aqui, como no capítulo anterior, usa a palavra membros para as faculdades inferiores e os afetos do homem animal, que são como se fossem os instrumentos de ação. Platão usa a frase ‘ ? e?t?? a????p?? para a parte racional de nossa natureza. Veja Romanos 7:22 .

Comentário de Scofield

pecado

Pecado. (Veja Scofield “ Romanos 5:21 “) .

Comentário de John Wesley

Mas vejo outra lei em meus membros, guerreando contra a lei de minha mente, e me trazendo em cativeiro à lei do pecado que está em meus membros.

Mas vejo outra lei em meus membros – Outro poder interior restritivo das inclinações do mal e apetites corporais.

Guerreando contra a lei da minha mente – O ditado da minha mente, que se deleita na lei de Deus.

E me cativando – apesar de toda a minha resistência

Referências Cruzadas

Salmos 142:7 – Liberta-me da prisão, e renderei graças ao teu nome. Então os justos se reunirão à minha volta por causa da tua bondade para comigo”.

Eclesiastes 7:20 – Todavia, não há um só justo na terra, ninguém que pratique o bem e nunca peque.

Romanos 6:13 – Não ofereçam os membros dos seus corpos ao pecado, como instrumentos de injustiça; antes ofereçam-se a Deus como quem voltou da morte para a vida; e ofereçam os membros dos seus corpos a ele, como instrumentos de justiça.

Romanos 6:19 – Falo isso em termos humanos por causa das suas limitações humanas. Assim como vocês ofereceram os membros dos seus corpos em escravidão à impureza e à maldade que leva à maldade, ofereçam-nos agora em escravidão à justiça que leva à santidade.

Romanos 7:5 – Pois quando éramos controlados pela carne, as paixões pecaminosas despertadas pela lei atuavam em nossos corpos, de forma que dávamos fruto para a morte.

Romanos 7:14 – Sabemos que a lei é espiritual; eu, contudo, não o sou, pois fui vendido como escravo ao pecado.

Romanos 7:21 – Assim, encontro esta lei que atua em mim: Quando quero fazer o bem, o mal está junto a mim.

Romanos 7:25 – Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor! De modo que, com a mente, eu próprio sou escravo da lei de Deus; mas, com a carne, da lei do pecado.

Romanos 8:2 – porque por meio de Cristo Jesus a lei do Espírito de vida me libertou da lei do pecado e da morte.

Gálatas 5:17 – Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; e o Espírito, o que é contrário à carne. Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam.

1 Timóteo 6:11 – Você, porém, homem de Deus, fuja de tudo isso e busque a justiça, a piedade, a fé, o amor, a perseverança e a mansidão.

2 Timóteo 2:25 – Deve corrigir com mansidão os que se lhe opõem, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento, levando-os ao conhecimento da verdade,

Hebreus 12:4 – Na luta contra o pecado, vocês ainda não resistiram até o ponto de derramar o próprio sangue.

Tiago 3:2 – Todos tropeçamos de muitas maneiras. Se alguém não tropeça no falar, tal homem é perfeito, sendo também capaz de dominar todo o seu corpo.

Tiago 4:1 – De onde vêm as guerras e contendas que há entre vocês? Não vêm das paixões que guerreiam dentro de vocês?

1 Pedro 2:11 – Amados, insisto em que, como estrangeiros e peregrinos no mundo, vocês se abstenham dos desejos carnais que guerreiam contra a alma.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *