Estudo de Romanos 7:14 – Comentado e Explicado

Sabemos, de fato, que a lei é espiritual, mas eu sou carnal, vendido ao pecado.
Romanos 7:14

Comentário de Albert Barnes

O restante deste capítulo foi objeto de um pequeno grau de controvérsia. A questão tem sido se descreve o estado de Paulo antes de sua conversão ou depois. Não é o objetivo destas notas entrar em controvérsia ou em discussão prolongada. Mas depois de toda a atenção que pude dar a essa passagem, considero que ela descreve o estado de um homem sob o evangelho, como descritivo das operações da mente de Paulo após sua conversão. Essa interpretação é adotada pelos seguintes motivos:

(1) Porque me parece ser o mais óbvio. É o que parecerá às pessoas comuns o significado natural; pessoas que não têm uma teoria para apoiar e que entendem a linguagem em seu sentido usual.

(2) porque concorda com o desígnio do apóstolo, que é mostrar que a Lei não está adaptada para produzir santificação e paz. Isso ele havia feito em relação a um homem antes de ser convertido. Se isso se relaciona com o mesmo período, então é uma discussão inútil de um ponto já discutido. Se se refere também a esse período, existe um amplo campo de ação, incluindo todo o período após a conversão de um homem ao cristianismo, no qual a questão ainda pode ser incerta, se a Lei não pode ser adaptada para santificar. O apóstolo, portanto, trabalha minuciosamente com o argumento e mostra que o funcionamento da Lei é em todo lugar o mesmo.

(3) porque as expressões que ocorrem são tais que não podem ser entendidas por um pecador impenitente; veja as notas em Romanos 7:15 , Romanos 7:21 .

(4) porque concorda com expressões paralelas em relação ao estado do conflito na mente de um cristão.

(5) porque há uma mudança feita aqui do pretérito para o presente. Em Romanos 7: 7 , etc., ele usara o pretérito, descrevendo evidentemente algum estado anterior. Em Romanos 7:14, há uma mudança no presente, uma mudança inexplicável, exceto na suposição de que ele pretendia descrever algum estado diferente do descrito anteriormente. Isso não poderia ser outro senão levar sua ilustração adiante, mostrando a ineficácia da Lei em um homem em seu estado renovado; ou mostrar que essa era a depravação remanescente do homem, que produzia substancialmente os mesmos efeitos que na condição anterior.

(6) porque concorda com a experiência dos cristãos, e não com os pecadores. É exatamente essa linguagem que os cristãos comuns, que conhecem bem o próprio coração, usam para expressar seus sentimentos. Admito que esta última consideração não é, por si só, conclusiva; mas se a linguagem não concordasse com a experiência do mundo cristão, seria uma forte circunstância contra qualquer interpretação proposta. A visão aqui expressa neste capítulo, como supondo que a parte anterior Romanos 7: 7-13 se refere a um homem em seu estado não regenerado, e que o restante descreve o efeito da Lei na mente de um homem renovado, foi adotado pelo estudo do capítulo em si, sem auxílio de nenhum escritor. Fico feliz, no entanto, ao descobrir que os pontos de vista assim expressos estão de acordo com os do falecido Dr. John P. Wilson, sobre os quais, talvez, nenhum homem tenha ficado melhor codificado para interpretar as Escrituras. Ele diz: “No quarto verso, ele (Paulo) muda para a primeira pessoa do plural, porque pretendia falar da experiência anterior de cristãos, que eram judeus. No sétimo verso, ele usa a primeira pessoa do singular, mas fala no tempo passado, porque descreve sua própria experiência quando era um fariseu não revelado. No décimo quarto verso, e até o final do capítulo, ele usa a primeira pessoa do singular, e o tempo presente, porque ele exibe sua própria experiência desde que se tornou cristão e apóstolo. ”

Nós sabemos – nós admitimos. É um ponto concedido e bem compreendido.

Que a lei é espiritual – Isso não significa que a lei foi projetada para controlar o espírito, em contraste com o corpo, mas é uma declaração que mostra que os males de que ele estava falando não foram culpa da lei. Isso não era, por natureza, sensual, corrupto, terreno, carnal; mas era puro e espiritual. O efeito descrito não foi culpa da lei, mas do homem que foi vendido sob o pecado. A palavra “espiritual” é frequentemente usada para denotar o que é puro e digno de honra, em oposição ao que é carnal ou carnal; Romanos 8: 5-6 ; Gálatas 5: 16-23 . A carne é descrita como a fonte de más paixões e desejos; O espírito como fonte de pureza; ou como é agradável às influências apropriadas do Espírito Santo.

Mas eu sou – o tempo presente mostra que ele está se descrevendo como estava no momento em que escrevia. Essa é a construção natural e óbvia, e se esse não for o significado, é impossível explicar porque ele mudou o pretérito Romanos 7: 7 para o presente.

Carnal – carnal; sensual; oposto ao espiritual. Essa palavra é usada porque nas Escrituras a carne é mencionada como fonte de paixões e propensões sensuais, Gálatas 5: 19-21 . A sensação é de que essas paixões corruptas ainda mantinham uma influência forte, enfraquecedora e angustiante sobre a mente. O homem renovado é exposto às tentações de seus fortes apetites nativos; e o poder dessas paixões, fortalecidas por um longo hábito antes de ele ser convertido, viajou para a religião, e elas ainda continuam a influenciá-lo e afligi-lo. Isso não significa que ele esteja totalmente sob a influência deles; mas que a tendência de suas inclinações naturais é a indulgência.

Vendido sob o pecado – Essa expressão é freqüentemente usada para mostrar que não pode ser de um homem renovado que o apóstolo está falando. O argumento é que um cristão não pode afirmar que ele é vendido sob o pecado. Uma resposta suficiente para isso pode ser que, de fato, essa é a própria linguagem que os cristãos agora adotam para expressar a força daquela depravação nativa contra a qual eles lutam, e que nenhuma linguagem a expressaria melhor. Isso não significa que eles escolhem ou preferem pecados. Isso implica fortemente que a inclinação predominante de suas mentes é contra, mas que essa é a sua força que os leva à escravidão. A expressão usada aqui, “vendida sob o pecado”, é “emprestada da prática de vender cativos capturados na guerra, como escravos”. (Stuart.) Portanto, significa entregar ao poder de qualquer um, para que ele seja dependente de sua vontade e controle. (Schleusner.) A ênfase não está na palavra “vendido”, como se tivesse ocorrido qualquer ato de venda, mas o efeito foi como se ele tivesse sido vendido; isto é, ele estava sujeito a ela, e sob seu controle, e significa que o pecado, ao contrário da tendência predominante em sua mente, Romanos 7: 15-17 , exercia uma influência sobre ele de tal maneira que o levava a cometê-lo, e assim, produzir um estado de conflito e pesar; Romanos 7: 19-24 . Os versículos a seguir são uma explicação do sentido e da maneira como ele foi “vendido sob o pecado”.

Comentário de E.W. Bullinger

espiritual. Veja Romanos 1:11 .

carnal . Grego. sarkikos, de acordo com o texto recebido (App-94), mas os textos críticos leem sarkinos (compare 2 Coríntios 3: 3 ).

abaixo . App-104.

Comentário de John Calvin

14. Pois sabemos que a lei, etc. Ele agora começa mais de perto a comparar a lei com o que o homem é, para que seja mais claramente entendido de onde provém o mal da morte. Ele então coloca diante de nós um exemplo em um homem regenerado, no qual os remanescentes da carne são totalmente contrários à lei do Senhor, enquanto o espírito lhe obedece com prazer. Mas primeiro, como dissemos, ele faz apenas uma comparação entre a natureza e a lei. Como nas coisas humanas não há discórdia maior do que entre espírito e carne, sendo a lei espiritual e carnal, que acordo pode haver entre o homem natural e a lei? Mesmo o mesmo entre escuridão e luz. Mas, chamando a lei de espiritual , ele não apenas significa, como alguns expõem a passagem, que ela requer os afetos internos do coração; mas que, por contraste, tem uma importância contrária à palavra carnal (219). Esses intérpretes explicam: “A lei é espiritual, isto é, vincula não apenas os pés e as mãos quanto às obras externas, mas também os sentimentos do coração, e requer o verdadeiro medo de Deus. ”

Mas aqui é evidentemente estabelecido um contraste entre a carne e o espírito. Além disso, é suficientemente claro a partir do contexto, e já foi demonstrado, de fato, que, sob o termo carne, está incluído tudo o que os homens trazem do útero; e carne é como os homens são chamados quando nascem e enquanto mantiverem seu caráter natural; pois, como são corruptos, não provam nem desejam outra coisa senão o que é bruto e terreno. O espírito, ao contrário, é uma natureza renovada, que Deus forma de novo à sua própria imagem. E esse modo de falar é adotado por esse motivo – porque a novidade que é produzida em nós é o dom do Espírito.

A perfeição então da doutrina da lei se opõe aqui à natureza corrupta do homem: portanto, o significado é o seguinte: “A lei exige uma justiça celestial e angelical, na qual nenhum ponto deve aparecer, para cuja clareza nada é. querer: mas sou um homem carnal, que nada pode fazer senão opor-se a isso. ” (220) Mas a exposição de [Orígenes], que de fato foi aprovada por muitos antes de nossos dias, não merece ser refutada; ele diz que a lei é chamada espiritual por Paulo, porque as Escrituras não devem ser entendidas literalmente. O que isso tem a ver com o assunto atual?

Vendido sob o pecado. Por esta cláusula, ele mostra o que é carne em si; pois o homem, por natureza, não é menos escravo do pecado do que os escravos, comprados em dinheiro, a quem os senhores maltratam à vontade, como fazem os bois e os jumentos. Somos tão inteiramente controlados pelo poder do pecado, que toda a mente, todo o coração e todas as nossas ações estão sob sua influência. Compulsão eu sempre exceto, pois pecamos espontaneamente, como não seria pecado, se não fosse voluntário. Mas estamos tão entregues ao pecado que só podemos fazer voluntariamente senão o pecado; pois a corrupção que domina dentro de nós nos leva adiante. Portanto, essa comparação não importa, como se costuma dizer, um serviço forçado, mas uma obediência voluntária, que uma escravidão pura nos inclina a prestar.

Tem sido comum em uma certa classe de teólogos, como Hammond e Bull , sustentar que todos os Padres antes de [Agostinho] viam Paulo aqui como não falando de si mesmo. Mas isso é claramente contradito pelo que [Agostinho] se declara em várias partes de seus escritos. Em [ Retractations, B. 1, capítulo 23 ], ele se refere a alguns autores de discursos divinos ( quibusdam divinorum tractatoribus eloquiorom ) por cuja autoridade ele foi induzido a mudar de opinião e considerar Paulo aqui como falando de si mesmo. , quas habere nolebat, et tamen habebat , strenue conflixisse , eundemque conflictum suum illis su Ele alude novamente em seu trabalho contra [Julian], um advogado do Pelagianism, B. 6, capítulo 11, a essa mesma mudança em sua visão, e atribui isso à leitura das obras daqueles que eram melhores e mais inteligentes que ele próprio. , ( melioribus et Intelligioribusibus cessi .) Então ele se refere a eles pelo nome e diz: “Por isso, eu vim a entender essas coisas, como [Hilary], [Gregory], [Ambrose] e outros médicos santos e conhecidos da Igreja, entendeu-os, que pensavam que o próprio apóstolo lutava arduamente contra as concupiscências carnais, que ele não estava disposto a ter, e que ainda possuía, e que ele testemunhou esse conflito nessas palavras ”(referindo-se a esse mesmo texto ,) – Hinc factum é ut isic intelligerem, quemadmodum intellexit Hilarius, Gregorius, Ambroslus, e outros Ecclsiœ sanctum noticié doctores , qui et ipsum Apostolum adversus carnales concupiscentias , quas habere nolebat, tamen habebum , strimmem conflisse su é verbis contestatum fuisse senserunted.

Comentário de Adam Clarke

Pois, sabemos que a lei é espiritual – Essa é uma proposição geral e, provavelmente, no autógrafo do apóstolo, concluiu a frase acima. A lei não deve ser considerada como um sistema de ritos e cerimônias externas; nem mesmo como regra de ação moral: é um sistema espiritual; alcança os propósitos, pensamentos, disposições e desejos mais ocultos do coração e da alma; e reprova e condena tudo, sem esperança de indulto ou perdão, que é contrário à eterna verdade e retidão.

Mas eu sou carnal, vendido sob o pecado – provavelmente foi, na carta do apóstolo, o começo de um novo parágrafo. Creio que está de acordo, em todas as mãos, que o apóstolo está aqui demonstrando a insuficiência da lei em oposição ao Evangelho. Que pelo primeiro é o conhecimento, pelo segundo a cura do pecado. Portanto, aqui, ele não pode se referir a si mesmo, nem a nenhum crente cristão: se o contrário pudesse ser provado, o argumento do apóstolo iria demonstrar a insuficiência do Evangelho, bem como da lei.

É difícil conceber como a opinião poderia ter penetrado na Igreja, ou prevalecido ali, que “o apóstolo fala aqui de seu estado regenerado; e que o que era, nesse estado, verdadeiro de si mesmo, deveria ser verdadeiro de todos os outros”. no mesmo estado “. Essa opinião, de maneira lamentável e vergonhosa, não apenas reduziu o padrão do cristianismo, mas destruiu sua influência e desonrou seu caráter. Requer apenas pouco conhecimento do espírito do Evangelho e do escopo desta epístola, para ver que o apóstolo está, aqui, personificando um judeu sob a lei e sem o evangelho, ou mostrando qual era seu próprio estado quando ele estava profundamente convencido de que, pelas obras da lei, ninguém poderia ser justificado e ainda não ouvira aquelas palavras abençoadas: O irmão Saul, o Senhor Jesus, que apareceu a você no caminho, me enviou para que você pudesse receber a sua vista. e seja cheio do Espírito Santo, Atos 9:17 .

Neste e nos versículos seguintes, ele declara a contrariedade entre ele mesmo ou qualquer judeu enquanto estiver sem Cristo e a lei de Deus. Do último, ele diz, é espiritual; dos primeiros, sou carnal, vendido sob o pecado. Do homem carnal, em oposição ao espiritual, nunca foi dada uma descrição mais completa ou precisa. As expressões, na carne e depois da carne, em Romanos 7: 5 e em Romanos 8: 5 , Romanos 8: 8 , Romanos 8: 9 , etc., são da mesma importância que a palavra carnal neste versículo. . Estar na carne, ou ter uma mente carnal, apenas respeita o não regenerado. Enquanto não é regenerado, um homem está em estado de morte e inimizade contra Deus, Romanos 8: 6-9 . Este é o relato de São Paulo sobre um homem carnal. A alma desse homem não tem autoridade sobre os apetites do corpo e as concupiscências da carne: a razão não tem o governo da paixão. O trabalho de tal pessoa é prover a carne, para satisfazer suas concupiscências, Romanos 13:14 . Ele cuida das coisas da carne, Romanos 8: 5 ; ele está em inimizade com Deus. Em todas essas coisas, o homem espiritual é o contrário; ele vive em um estado de amizade com Deus em Cristo, e o Espírito de Deus habita nele; sua alma tem domínio sobre os apetites do corpo e as concupiscências da carne; suas paixões se submetem ao governo da razão, e ele, pelo Espírito, mortifica os feitos da carne; ele se importa com as coisas do Espírito, Romanos 8: 5 . As Escrituras, portanto, colocam esses dois personagens em oposição direta um ao outro. Agora o apóstolo começa esta passagem informando-nos que é seu estado carnal que ele está prestes a descrever, em oposição à espiritualidade da santa lei de Deus, dizendo: Mas eu sou carnal.

Os que têm outra opinião sustentam que, pela palavra carnal aqui, o apóstolo significava a corrupção que habitava nele após sua conversão; mas essa opinião se baseia em um erro muito grande; pois, embora possa haver, após justificação, os restos da mente carnal, que serão menos ou mais sentidos até que a alma seja completamente santificada, mas o homem nunca é denominado pelo princípio inferior, que está sob controle, mas pelo princípio superior que habitualmente prevalece. Quaisquer que sejam os epítetos dados à corrupção ou ao pecado nas Escrituras, os epítetos opostos são dados à graça ou santidade. Por esses epítetos diferentes são denominados os não regenerados e regenerados. Por tudo isso, segue-se que o epíteto carnal, que é a designação característica de um homem não regenerado, não pode ser aplicado a São Paulo após sua conversão; nem, de fato, a nenhum cristão nesse estado.

Mas a palavra carnal, embora usada pelo apóstolo para significar um estado de morte e inimizade contra Deus, não é suficiente para denotar todo o mal do estado que ele está descrevendo; daí ele acrescenta, vendido sob o pecado. Essa é uma das expressões mais fortes que o Espírito de Deus usa nas Escrituras para descrever a depravação total do homem caído. Isso implica uma escravidão voluntária: Acabe havia se vendido para fazer o mal, 1 Reis 21:20 . E dos judeus é dito, em sua extrema depravação: Eis que as vossas iniqüidades se venderam, Isaías 50: 1 . Eles abandonaram a santa aliança e uniram-se aos gentios, e foram vendidos para fazer travessuras, 1 Macabeus 1:15. Agora, se a palavra carnal, em seu sentido mais forte, tinha sido suficientemente significativa de tudo o que ele queria dizer, por que acrescentar a essa acusação outra expressão ainda mais forte? Devemos, portanto, entender a frase, vendida sob o pecado, como implicando que a alma estava empregada na labuta do pecado; que foi vendido para esse serviço e não tinha poder para desobedecer a esse tirano, até que fosse resgatado por outro. E se um homem é realmente vendido a outro, e ele concorda com a ação, ele se torna propriedade legal dessa outra pessoa. Esse estado de escravidão era bem conhecido pelos romanos. A venda de escravos que eles viam diariamente, e não conseguiam entender mal o sentido enfático dessa expressão. O pecado é aqui representado como uma pessoa; e o apóstolo compara o domínio que o pecado tem sobre o homem em questão com o domínio de um mestre sobre seu escravo legal. Universalmente, através das Escrituras, diz-se que o homem está em estado de escravidão ao pecado até que o Filho de Deus o liberte: mas em nenhuma parte dos escritos sagrados é dito que os filhos de Deus são vendidos sob o pecado. Cristo veio para libertar o cativo legítimo e tirar a presa dos poderosos. Quem o Filho liberta, eles são realmente livres. Então, eles não entregam seus membros como instrumentos de injustiça ao pecado; pois o pecado não terá domínio sobre eles, porque a lei do Espírito da vida em Cristo Jesus os libertou da lei do pecado e da morte, Romanos 6:13 , Romanos 6:14 ; Romanos 8: 2 . Antigamente, quando cartéis comuns não eram conhecidos, os cativos se tornavam escravos de seus vencedores e por eles eram vendidos a qualquer comprador; a escravidão deles era tão completa e perpétua como se o escravo tivesse renunciado à sua própria liberdade e se vendido: as leis da terra o asseguravam ao seu senhor; ele não podia se redimir, porque não tinha nada que fosse dele, e nada poderia resgatá-lo daquele estado, a não ser uma redenção estipulada. O apóstolo fala aqui, não da maneira pela qual a pessoa em questão se tornou escrava; ele apenas afirma o fato de que o pecado tinha um domínio completo e permanente sobre ele. – Smith, sobre o caráter do homem carnal.

Sou carnal, vendido sob o pecado – fui o mais particular em determinar o sentido genuíno deste versículo, porque determina o escopo geral de toda a passagem.

Comentário de Thomas Coke

Romanos 7:14 . Mas eu sou carnal o apóstolo está aqui demonstrando a insuficiência da lei, em oposição ao evangelho; mas se por ele ele quis dizer a si mesmo ou a qualquer outra pessoa que abraçou o evangelho, seu argumento provaria a insuficiência do evangelho, bem como da lei. O versículo pode ser parafraseado da seguinte forma: “Pois todos concordamos que a lei é espiritual, exigindo ações puras e racionais e muito opostas àquelas que nossas afeições carnais ditam. Mas eu, o pecador, sou carnal, sob o domínio da sensualidade. apetite e hábitos do pecado, e por essa razão condenada pela lei: a culpa não está na lei, mas em mim o pecador, como aparenta ser; – o que eu faço, não permito “, etc. Vendido sob o pecado, implica uma escravidão voluntária, pois Acabe se vendeu para fazer o mal, 1 Reis 21:20 e os judeus, Isaías 50: 1 . Vendeste-te das vossas iniqüidades: ele não significa que o pecador seja forçado a pecar. Compra e venda são freqüentemente usadas metaforicamente nas Escrituras; onde é dito que compramos, quando usamos diligentemente os meios adequados para adquirir conhecimento e bons hábitos; e vender, quando negligenciamos e abandonamos a ignorância e o vício. Ver Isaías 55: 1 ; Isaías 55: 3 . Provérbios 23:23 . Mateus 13: 45-46 . Apocalipse 3:18 . Deuteronômio 32:30 .

Comentário de Scofield

carnal

Cf. 1 Coríntios 3: 1 ; 1 Coríntios 3: 4 . “Carnal” = “carnal” é a palavra de Paulo para a natureza adâmica e para o crente que “anda”, isto é, vive sob o poder dela. “Natural” é sua palavra característica para o homem não renovado 1 Coríntios 2:14 como “espiritual” designa o homem renovado que anda no Espírito; 1 Coríntios 3: 1 ; Gálatas 6: 1 .

pecado pecado. (Veja Scofield “ Romanos 5:21 “) .

Comentário de John Wesley

Pois sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado.

Eu sou carnal – São Paulo, tendo comparado juntos o estado passado e presente dos crentes, que “na carne”, Romanos 7: 5 , e que “no espírito”, Romanos 7: 6 , ao responder a duas objeções ( Então a lei é pecado? Romanos 7: 7 e, a lei é morte? Romanos 7:13 ,) entrelaça todo o processo de um homem raciocinando, gemendo, esforçando-se e escapando do estado legal ao evangélico. Isso ele faz de Romanos 7: 7 , até o final deste capítulo.

Vendido sob pecado – totalmente escravizado; os escravos comprados com dinheiro estavam absolutamente à disposição de seus senhores.

Referências Cruzadas

Gênesis 37:27 – Vamos vendê-lo aos ismaelitas. Não tocaremos nele, afinal é nosso irmão, é nosso próprio sangue”. E seus irmãos concordaram.

Gênesis 37:36 – Nesse meio tempo, no Egito, os midianitas venderam José a Potifar, oficial do faraó e capitão da guarda.

Gênesis 40:15 – pois fui trazido à força da terra dos hebreus, e também aqui nada fiz para ser jogado neste calabouço”.

Exodo 21:2 – “Se você comprar um escravo hebreu, ele o servirá por seis anos. Mas no sétimo ano será liberto, sem precisar pagar nada.

Exodo 22:3 – mas se isso acontecer depois do nascer do sol, será culpado de homicídio. “Um ladrão terá que restituir o que roubou, mas se não tiver nada, será vendido para pagar o roubo.

Levítico 19:18 – “Não procurem vingança, nem guardem rancor contra alguém do seu povo, mas ame cada um o seu próximo como a si mesmo. Eu sou o Senhor.

Deuteronômio 6:5 – Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças.

1 Reis 21:20 – Acabe disse a Elias: “Então você me encontrou, meu inimigo! ” “Eu o encontrei”, ele respondeu, “porque você se vendeu para fazer o que o Senhor reprova.

1 Reis 21:25 – ( Nunca existiu ninguém como Acabe, que se vendeu para fazer o que o Senhor reprova, pressionado por sua mulher Jezabel.

2 Reis 17:17 – Queimaram seus filhos e filhas em sacrifício. Praticaram adivinhação e feitiçaria e venderam-se para fazer o que o Senhor reprova, provocando-o à ira.

Jó 42:6 – Por isso menosprezo a mim mesmo e me arrependo no pó e na cinza”.

Salmos 51:6 – Sei que desejas a verdade no íntimo; e no coração me ensinas a sabedoria.

Salmos 119:25 – Agora estou prostrado no pó; preserva a minha vida conforme a tua promessa.

Provérbios 30:2 – “Sou o mais tolo dos homens; não tenho o entendimento de um ser humano.

Provérbios 30:5 – “Cada palavra de Deus é comprovadamente pura; ele é um escudo para quem nele se refugia.

Isaías 6:5 – Então gritei: Ai de mim! Estou perdido! Pois sou um homem de lábios impuros e vivo no meio de um povo de lábios impuros; e os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos! “

Isaías 50:1 – Assim diz o Senhor: “Onde está a certidão de divórcio de sua mãe com a qual eu a mandei embora? A qual de meus credores eu vendi vocês? Por causa de seus pecados vocês foram vendidos; por causa das transgressões de vocês sua mãe foi mandada embora.

Isaías 52:3 – Pois assim diz o Senhor: “Vocês foram vendidos por nada, e sem dinheiro vocês serão resgatados”.

Isaías 64:5 – Vens ajudar aqueles que praticam a justiça com alegria, que se lembram de ti e dos teus caminhos. Mas, prosseguindo nós em nossos pecados, tu te iraste. Como, então, seremos salvos?

Amós 2:6 – Assim diz o SENHOR: “Por três transgressões de Israel, e ainda mais por quatro, não anularei o castigo. Vendem por prata o justo, e por um par de sandálias o pobre.

Mateus 5:22 – Mas eu lhes digo que qualquer que se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento. Também, qualquer que disser a seu irmão: ‘Racá’, será levado ao tribunal. E qualquer que disser: ‘Louco! ’, corre o risco de ir para o fogo do inferno.

Mateus 5:28 – Mas eu lhes digo: qualquer que olhar para uma mulher para desejá-la, já cometeu adultério com ela no seu coração.

Mateus 16:23 – Jesus virou-se e disse a Pedro: “Para trás de mim, Satanás! Você é uma pedra de tropeço para mim, e não pensa nas coisas de Deus, mas nas dos homens”.

Mateus 18:25 – Como não tinha condições de pagar, o senhor ordenou que ele, sua mulher, seus filhos e tudo o que ele possuía fossem vendidos para pagar a dívida.

Mateus 22:37 – Respondeu Jesus: ” ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’.

Lucas 5:8 – Quando Simão Pedro viu isso, prostrou-se aos pés de Jesus e disse: “Afasta-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador! “

Lucas 7:6 – Jesus foi com eles. Já estava perto da casa quando o centurião mandou amigos dizerem a Jesus: “Senhor, não te incomodes, pois não mereço receber-te debaixo do meu teto.

Lucas 18:11 – O fariseu, em pé, orava no íntimo: ‘Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens: ladrões, corruptos, adúlteros; nem mesmo como este publicano.

Romanos 7:18 – Sei que nada de bom habita em mim, isto é, em minha carne. Porque tenho o desejo de fazer o que é bom, mas não consigo realizá-lo.

Romanos 7:22 – Pois, no íntimo do meu ser tenho prazer na lei de Deus;

Romanos 7:24 – Miserável homem eu que sou! Quem me libertará do corpo sujeito a esta morte?

1 Coríntios 3:1 – Irmãos, não lhes pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a crianças em Cristo.

Efésios 3:8 – Embora eu seja o menor dos menores dentre todos os santos, foi-me concedida esta graça de anunciar aos gentios as insondáveis riquezas de Cristo

Hebreus 4:12 – Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *