Estudo de Lucas 18:11 – Comentado e Explicado

O fariseu, em pé, orava no seu interior desta forma: Graças te dou, ó Deus, que não sou como os demais homens: ladrões, injustos e adúlteros; nem como o publicano que está ali.
Lucas 18:11

Comentário de Albert Barnes

Permaneceu e orou assim consigo mesmo – Alguns propuseram tornar isso “stand alone” e oraram. Desse modo, seria característico da seita dos fariseus, que temiam o contato de outros como poluentes e que estavam dispostos a dizer a todos: fiquem de pé. O sírico o faz assim, mas é duvidoso que o grego permita essa construção. Se não, significa, ele disse para si mesmo o que havia feito e qual era o motivo pelo qual esperava o favor de Deus.

Deus, eu te agradeço – Ainda havia na oração do fariseu uma “aparência” de verdadeira religião. Ele não professou afirmar que havia se feito melhor que os outros. Ele estava disposto a reconhecer que Deus havia feito isso por ele e que tinha direito à sua gratidão por isso. Os hipócritas são frequentemente os mais ortodoxos na opinião de qualquer classe de pessoas. Eles sabem a verdade e admitem. Eles o usam frequentemente em suas orações e conversas. Eles até perseguem aqueles que diferem deles na opinião e que podem estar realmente errados. Não devemos julgar a “piedade” das pessoas pelo fato de elas admitirem a verdade, ou mesmo de usá-la frequentemente em suas orações. No entanto, não é errado agradecer a Deus que ele nos manteve longe dos pecados graves que outras pessoas cometem; mas não deve ser feito de maneira ostensiva, nem esquecendo ainda que somos grandes pecadores e precisamos de perdão. Essas foram as falhas dos fariseus.

Extorsores – Rapazes; avaro; que tiram os bens de outros pela força e violência. Significa, também, aqueles que se aproveitam das necessidades de outros, os pobres e os oprimidos, e extorquem suas propriedades.

Injusto – Aqueles que não são justos e honestos em suas relações; que obtêm a propriedade de terceiros por “fraude”. Eles se distinguem dos “extorsores” porque aqueles que são injustos podem ter a “aparência” de honestidade; no outro caso, não há.

Comentário de Joseph Benson

Lucas 18: 11-12 . O fariseu ficou de pé e orou assim consigo mesmo – a cláusula original, sta?e?? p??? ea?t?? ta?ta p??s???et? , ao que parece, deveria ser prestada, permanecendo orando sozinho essas coisas. Lido assim, é característico da seita, que sempre afetou o pavor da poluição pelo toque daqueles que consideravam inferiores em piedade. Assim, este fariseu se mantinha a uma distância tão grande quanto podia do miserável pecador que havia entrado no templo com ele, como se temesse ser contaminado por se aproximar dele, ou qualquer outra pessoa menos santa que ele. Deus, agradeço-te por não ser como os outros homens – isto é, não como a generalidade dos meus compatriotas; extorsores , ( a?pa?e? , vorazes ,) injustos, adúlteros – São eles, mas agradeço a Deus que não sou como eles: ou mesmo como este publicano – Muitas coisas boas que ele diz aqui de si mesmo, que podemos supor que sejam verdadeiras . 1º, Ele estava livre de pecados graves e escandalosos. Ele não era um extorsor, nem um usurário, nem um opressor para seus devedores ou inquilinos, mas equitativo e gentil com todos que dependiam dele: e não violento, apreendendo a propriedade de outros homens sob falsos pretextos. Ele não era injusto em nenhuma de suas relações, não fez mal a ninguém; não tirou vantagem da ignorância, falta de experiência ou necessidade de qualquer homem na compra ou venda. Ele não era um adúltero, mas possuía seu navio em santificação e honra. 2d, Ele assistiu às ordenanças de Deus e usou todos os meios da graça, e não apenas aqueles que eram mais comumente usados, como ler a palavra de Deus e oração, mas até jejuar; sim, ele jejuou duas vezes na semana, e isso em parte como um ato de temperança e em parte como uma ajuda à devoção. Isso os fariseus e seus discípulos costumavam fazer, mantendo dois jejuns particulares a cada semana, ou seja, às segundas e quintas-feiras, como os cristãos primitivos faziam às quartas e sextas-feiras. Assim, ele glorificou a Deus com seu corpo. No entanto, isso não foi tudo, pois, 3d, Ele deu o dízimo de tudo o que possuía, de acordo com a lei, e assim glorificou a Deus com suas propriedades. Muitos fariseus costumavam dar um décimo inteiro de sua renda à casa e adoração a Deus, e outro décimo em esmola aos pobres. A soma deste apelo é que não faço mal algum; Eu uso todos os meios da graça; e faço todo o bem em meu poder. Esta era a sua justiça, e desta justiça, deve-se observar, ele dá a Deus a glória, pelo menos na aparência, atribuindo-a não a si mesmo, mas a Deus, pois ele diz: Deus, eu te agradeço, que eu não sou tão outros homens, etc. – E, no entanto, este fariseu, apesar de tudo isso, não estava em um estado de aceitação de Deus, mas em um estado de culpa, condenação e ira. E o que acontecerá então a muitos cristãos professos, que estão tão longe de ir além deste fariseu em qualquer um desses ramos da justiça, que ficam muito aquém dele em cada um deles. Mas por que esse fariseu não foi aceito por Deus? Primeiro, porque ele confiava nessa justiça (que, afinal, era muito imperfeita), não se familiarizando consigo mesmo, nem sabendo até que ponto ele ficou aquém da glória de Deus e como estava envolvido no pecado e na culpa. Portanto, ele não foi humilhado diante de Deus, nem levado a experimentar esse verdadeiro arrependimento em relação a ele, sem o qual não há perdão. 2d, porque ele evidentemente pensava muito em si mesmo; antes, e vangloriava-se de sua justiça imaginada, habitando nela com deleite, mesmo em suas orações; como se todos os seus negócios no templo fossem dizer a Deus Todo-Poderoso quão bom ele era. Ele subiu ao templo de fato para orar, mas, ao que parece, esqueceu sua tarefa: pois no que ele disse não havia uma palavra de oração: ele estava tão cheio de si e de sua própria bondade que achou que precisava. de nada, não, não do favor e graça de Deus. 3d, dar graças a Deus por sua justiça, embora, se tivesse sido feito com espírito adequado, teria sido uma coisa boa, mas nele parece ter sido uma mera formalidade, saboreando orgulho; e sendo, propriamente falando, um louvor a si mesmo e não a Deus; e um elogio a si mesmo que implicava o mais alto desprezo pelos outros, e particularmente por seu adorador, o publicano.

Comentário de E.W. Bullinger

ficou = assumiu sua posição ou assumiu sua posição (sozinho).

e orou = e começou a orar.

assim = estas coisas.

com = para. Grego. profissionais. App-104.

extorsores . Como esse cobrador de impostos.

injusto . Como o juiz dos versículos: Lucas 18: 2-5 .

Comentário de John Calvin

11. Deus, eu te agradeço. E, no entanto, ele não é culpado por se gabar da força de seu livre-arbítrio, mas por confiar que Deus foi reconciliado com ele pelos méritos de suas obras. Pois esse agradecimento, que é apresentado exclusivamente em seu próprio nome, não implica em nada que ele se vanglorie de sua própria virtude, como se tivesse obtido justiça de si mesmo ou merecido alguma coisa por sua própria indústria. Pelo contrário, ele atribui à graça de Deus que ele é justo. Agora, embora sua ação de graças a Deus implique um reconhecimento, que todas as boas obras que ele possuía eram puramente um dom de Deus; contudo, quando ele confia nas obras e se prefere aos outros, ele e sua oração são igualmente rejeitados. Portanto, inferimos que os homens não são verdadeira e adequadamente humilhados, embora estejam convencidos de que não podem fazer nada, a menos que desconfiem da mesma forma dos méritos das obras e aprendam a colocar sua salvação na bondade imerecida de Deus, para descansar nela. toda a sua confiança.

Esta é uma passagem notável; para alguns pensam o suficiente se tirar do homem a glória das boas obras, na medida em que são os dons do Espírito Santo; e, portanto, eles admitem que somos justificados livremente, porque Deus não encontra em nós outra justiça, mas o que ele concedeu. Mas Cristo vai mais longe, não apenas atribuindo à graça do Espírito o poder de agir corretamente, mas despojando-nos de toda a confiança nas obras; pois o fariseu não é culpado por reivindicar para si mesmo o que pertence a Deus, mas porque confia em suas obras, que Deus será reconciliado com ele, porque ele merece. Portanto, saibamos que, embora um homem possa atribuir a Deus o louvor das obras, ainda que ele imagine que a justiça dessas obras seja a causa de sua salvação, ou repouse sobre ela, ele é condenado por arrogância perversa. E observe que ele não é acusado da ambição vaidosa daqueles que se orgulham de se vangloriar diante dos homens, enquanto eles estão interiormente conscientes de sua própria maldade, mas é acusado de hipocrisia oculta; pois não se diz que ele tenha sido o arauto de seus próprios louvores, mas que tenha orado silenciosamente dentro de si. Embora ele não proclamou em voz alta a honra de sua própria justiça, seu orgulho interno era abominável aos olhos de Deus. Sua vanglória consiste em duas partes: primeiro, ele se absolve daquela culpa na qual todos os homens estão envolvidos; e, em segundo lugar, ele apresenta suas virtudes. Ele afirma que não é como os outros homens, porque não é responsável por crimes que prevalecem em todo o mundo.

Comentário de Adam Clarke

Permaneceu e orou assim consigo mesmo – Ou, permaneceu sozinho e orou, como alguns traduziriam as palavras. Ele provavelmente supôs que era vergonhoso parecer ter alguma conexão com esse publicitário penitente: portanto, sua conduta parecia dizer: “Fique de pé; eu sou mais santo que você”. Ele parece não apenas ter ficado sozinho, mas também ter orado sozinho; nem associar pessoalmente nem em petições ao seu pobre vizinho culpado.

Deus, agradeço-te, etc. – Em Mateus 5:20 , nosso Senhor diz: A menos que a sua justiça seja mais abundante que a dos escribas e fariseus, não entrareis no reino de Deus: veja a nota ali. Agora, a justiça dos escribas e fariseus é descrita aqui pelo próprio fariseu. Nós achamos que era duplo:

  1. Consistia em não fazer mal a outros.
  • Atendendo a todas as ordenanças de Deus, então estabelecidas na economia judaica; e nessas coisas eles não eram como os outros homens, a maior parte dos habitantes da terra prestando pouca ou nenhuma atenção a eles.
  • Que os fariseus eram em sua origem um povo puro e santo pode admitir pouca dúvida; mas que eles haviam degenerado terrivelmente antes do tempo de nosso Senhor é suficientemente evidente. Eles haviam perdido o espírito de sua instituição e não retinham nada além de seus regulamentos externos. Veja em Mateus 16: 1 ; (Nota).

    1. Este fariseu não fez mal aos outros – eu não sou voraz, nem injusto, nem adúltero. Eu apreendo a propriedade de ninguém através de falsas pretensões. Aproveito a ignorância de ninguém na compra ou venda. Eu evito toda espécie de impureza. Em uma palavra, faço aos outros o que desejo que eles façam comigo. Quantos daqueles chamados cristãos não são tão bons quanto este fariseu! E, no entanto, ele estava longe do reino de Deus.

    2. Ele observou as ordenanças da religião – jejuo duas vezes na semana. Os dias judaicos de jejum, em cada semana, eram o segundo e o quinto; o que chamamos de segunda e quinta-feira. Estes foram instituídos em memória de Moisés subindo ao monte para dar a lei, que eles supõem ter sido no quinto dia; e de sua descendência, depois de receber as duas mesas, que eles supõem ser no segundo dia da semana.

    Comentário de Thomas Coke

    Lucas 18:11 . O fariseu se levantou e orou assim O fariseu, tendo uma opinião muito alta de sua própria santidade, não se misturaria à multidão de adoradores no templo, para que ele não tivesse sido contaminado por eles. Ver Isaías 65: 5 . Mas ele ficou em um lugar sozinho; isso está claramente expresso no grego, que deveria ser traduzido, o fariseu, permanecendo sozinho, orou por essas coisas. Ele os falou em voz alta na audiência daqueles que estavam no templo em suas devoções. Ele demonstrou seu orgulho e auto-presunção por estar o mais próximo possível do santuário, o lugar da habitação divina, para que os sacerdotes também o ouvissem e que ele estivesse a uma distância o mais longe possível do propano publicano , que, ele observou, estava orando ao mesmo tempo consigo mesmo. Essa circunstância de sua posição perto do santuário não é realmente mencionada diretamente; mas está implícito naquilo que é dito ao publicano ( Lucas 18:13 .), a saber, que ele se afastou. Aqui, portanto, o fariseu orou, cuja ação de graças saboreava o maior orgulho, sendo um louvor a si mesmo e não a Deus, e um louvor a si mesmo, como implicava o mais alto desprezo aos outros, e particularmente a seus companheiros de adoração: pois ele não simplesmente graças a Deus que ele possuía essa ou aquela virtude, mas realmente que ele não era como os outros homens, e particularmente como o publicano, que estava se dirigindo a Deus. Além disso, ele se esforçou para fazer todo o tipo de honra, por um detalhe exato dos pecados pelos quais outros homens, particularmente os publicanos, eram propensos, dos quais, em sua opinião, ele era perfeitamente livre; e dos deveres que eles negligenciaram, mas que ele deixou de cumprir. Veja o próximo verso. Ou mesmo como esse publicano, expressa uma espécie de desprezo apontando para ele como se fosse com o dedo.

    Referências Cruzadas

    Salmos 134:1 – Venham! Bendigam ao Senhor todos vocês, servos do Senhor, vocês, que servem de noite na casa do Senhor.

    Salmos 135:2 – vocês, que servem na casa do Senhor, nos pátios da casa de nosso Deus.

    Isaías 1:15 – Quando vocês estenderem as mãos em oração, esconderei de vocês os meus olhos; mesmo que multipliquem as suas orações, não as escutarei! As suas mãos estão cheias de sangue!

    Isaías 58:2 – Pois dia a dia me procuram; parecem desejosos de conhecer os meus caminhos, como se fossem uma nação que faz o que é direito e que não abandonou os mandamentos do seu Deus. Pedem-me decisões justas e parecem desejosos de que Deus se aproxime deles.

    Isaías 65:5 – esse povo diz: ‘Afasta-te! Não te aproximes de mim, pois eu sou santo! ’ Essa gente é fumaça no meu nariz! É fogo que queima o tempo todo!

    Jeremias 2:28 – E onde estão os deuses que você fabricou para si? Que eles venham, se puderem salvá-la na hora da adversidade! Porque os seus deuses são tão numerosos como as suas cidades, ó Judá!

    Jeremias 2:35 – você diz: ‘Sou inocente; ele não está irado comigo’. Mas eu passarei sentença contra você porque você disse que não pecou.

    Ezequiel 33:31 – O meu povo vem a você, como costuma fazer, e se assenta diante de você para ouvir as suas palavras, mas não as põe em prática. Com a boca eles expressam devoção, mas o coração deles está ávido de ganhos injustos.

    Miquéias 3:11 – Seus líderes julgam a troco de suborno, seus sacerdotes ensinam por lucro, e seus profetas adivinham em troca de prata. E ainda se apóiam no Senhor, dizendo: “O Senhor está no meio de nós. Nenhuma desgraça vai nos acontecer”.

    Mateus 3:7 – Quando viu que muitos fariseus e saduceus vinham para onde ele estava batizando, disse-lhes: “Raça de víboras! Quem lhes deu a idéia de fugir da ira que se aproxima?

    Mateus 6:5 – “E quando vocês orarem, não sejam como os hipócritas. Eles gostam de ficar orando em pé nas sinagogas e nas esquinas, a fim de serem vistos pelos outros. Eu lhes asseguro que eles já receberam sua plena recompensa.

    Mateus 19:18 – “Quais? “, perguntou ele. Jesus respondeu: ” ‘Não matarás, não adulterarás, não furtarás, não darás falso testemunho,

    Marcos 11:25 – E quando estiverem orando, se tiverem alguma coisa contra alguém, perdoem-no, para que também o Pai celestial lhes perdoe os seus pecados”.

    Lucas 20:47 – Eles devoram as casas das viúvas, e, para disfarçar, fazem longas orações. Esses homens serão punidos com maior rigor! “

    1 Coríntios 4:7 – Pois, quem torna você diferente de qualquer outra pessoa? O que você tem que não tenha recebido? E se o recebeu, por que se orgulha, como se assim não fosse?

    1 Coríntios 15:9 – Pois sou o menor dos apóstolos e nem sequer mereço ser chamado apóstolo, porque persegui a igreja de Deus.

    Gálatas 3:10 – Já os que são pela prática da lei estão debaixo de maldição, pois está escrito: “Maldito todo aquele que não persiste em praticar todas as coisas escritas no livro da Lei”.

    Filipenses 3:6 – quanto ao zelo, perseguidor da igreja; quanto à justiça que há na lei, irrepreensível.

    1 Timóteo 1:12 – Dou graças a Cristo Jesus, nosso Senhor, que me deu forças e me considerou fiel, designando-me para o ministério,

    Tiago 2:9 – Mas se tratarem os outros com favoritismo, estarão cometendo pecado e serão condenados pela Lei como transgressores.

    Apocalipse 3:17 – Você diz: Estou rico, adquiri riquezas e não preciso de nada. Não reconhece, porém, que é miserável, digno de compaixão, pobre, cego e que está nu.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *