Estudo de 1 Coríntios 15:9 – Comentado e Explicado

Porque eu sou o menor dos apóstolos, e não sou digno de ser chamado apóstolo, porque persegui a Igreja de Deus.
1 Coríntios 15:9

Comentário de Albert Barnes

For – Uma razão para a denominação que ele havia dado a si mesmo em 1 Coríntios 15: 8 .

Eu sou o menor dos apóstolos – não por causa de algum defeito em sua comissão, ou qualquer falta de qualificação para testemunhar o que ele viu, mas por causa do grande crime de sua vida, o fato de ele ter sido um perseguidor . Paulo nunca poderia esquecer isso; como um homem que foi profano e escarnecedor, quando se converte, nunca pode esquecer a profunda culpa de sua vida anterior. O efeito será produzir humildade e um profundo sentimento de indignidade, sempre em diante.

Não sou digno de ser chamado apóstolo – Não sou digno de ser considerado um seguidor do Senhor Jesus e designado para defender sua causa e levar seu nome entre os gentios. Paulo tinha um profundo senso de sua indignidade; e a memória de sua vida anterior sempre o mantinha humilde. Tais devem ser, e serão, o efeito da lembrança de uma vida de pecado sobre aqueles que se converterem ao evangelho, e especialmente se forem confiados ao alto cargo do ministério, e ocuparem uma posição de importância no igreja de deus.

Porque persegui a igreja de Deus – Ver Atos 9:19 .

Comentário de Joseph Benson

Lucas 20: 9-19 . Um certo homem plantou uma vinha, etc. – Veja este parágrafo explicado em Mateus 21: 33-46 e Marcos 12: 1-12 . E foi para um país distante por um longo tempo – Foi muito tempo desde a entrada dos israelitas em Canaã até o nascimento de Cristo. Ele destruirá aqueles lavradores – Provavelmente ele apontou para os escribas, principais sacerdotes e anciãos; quem permitir, Ele destruirá miseravelmente aqueles homens maus, Mateus 21:41 , mas não suportará que isso se aplique a eles mesmos. Eles também podem significar: Deus não permita que sejamos culpados de um crime que sua parábola pareça nos acusar, a saber, de rejeitar e matar o herdeiro. Nosso Salvador significa: Mas você o fará, como é profetizado de você. Ele olhou para eles – para aguçar a atenção deles.

Comentário de E.W. Bullinger

menos . Figura do discurso Meiose (App-6).

igreja . App-186.

Deus App-98.

Comentário de John Calvin

9. Pois eu sou o mínimo. Não é certo se seus inimigos descartaram isso com o objetivo de prejudicar seu crédito, ou se foi inteiramente por sua própria vontade, que ele fez o reconhecimento. Da minha parte, embora eu não tenha dúvida de que ele sempre esteve voluntariamente, e mesmo alegremente, disposto a se abalar, a fim de ampliar a graça de Deus, mas suspeito que, nesse caso, ele desejava evitar calúnias. Por isso, alguns em Corinto que pretendiam prejudicar sua dignidade por calúnias maliciosas, podem ser inferidos não apenas em muitas passagens anteriores, mas também em adicionar um pouco mais tarde uma comparação, que ele certamente nunca teria abordado. , se ele não se limitou a isso pela maldade de alguns, “Dai de mim o quanto quiseres – eu me permitirei ser derrubado no chão – eu me permitirei não ter nenhuma importância (24). ) para que a bondade de Deus para comigo possa brilhar ainda mais. Permitam-me, portanto, ser considerado o menor dos apóstolos: mais ainda, reconheço-me indigno dessa distinção. Pois por quais méritos eu poderia ter alcançado essa honra? Quando persegui a Igreja de Deus, o que eu mereço? Mas não há razão para que você me julgue de acordo com meu próprio valor, (25) pois o Senhor não olhou para o que eu era, mas me fez por sua graça outro homem. ” A soma é essa: que Paulo não se recusa a ser o mais inútil de todos, e quase nada, desde que esse desprezo não o impeça em nenhum grau em seu ministério e nem diminua sua doutrina. Ele está contente que, quanto a si mesmo, será considerado indigno de qualquer honra, desde que apenas ele elogie seu apostolado em relação à graça que lhe é conferida. E certamente Deus não o havia adornado com tais investiduras distintas, a fim de que sua graça pudesse ser enterrada ou negligenciada, mas ele havia planejado assim tornar seu apostolado ilustre e distinto.

Comentário de Adam Clarke

Eu sou o menor dos apóstolos – Isso era literalmente verdade em referência ao fato de ele ter sido escolhido por último e escolhido não no número dos doze, mas como um apóstolo extra. Quantas dores alguns homens fazem para fazer com que o apóstolo se contradiga, tentando mostrar que ele era o maior dos apóstolos, embora ele se chame o mínimo! Tomado como homem e ministro de Cristo, ele era maior do que qualquer um dos doze; tomado como apóstolo, ele era menor do que qualquer um dos doze, porque não originalmente naquele corpo.

Não sou conhecido para ser chamado apóstolo – nenhum dos doze jamais perseguiu a Cristo, nem resistiu à sua doutrina: Saulo de Tarso havia sido, antes de sua conversão, um perseguidor grave; e, portanto, ele diz: Não sou apropriado ser chamado apóstolo, porque persegui a Igreja de Deus, ou seja, de Cristo, o que nenhum dos apóstolos jamais fez.

Comentário de Thomas Coke

1 Coríntios 15: 9 . Pois eu sou o menor dos apóstolos, etc. – “Por quanto agora eu sou enriquecido e avançado para dons e graças, e nas honras do apostolado; e quão eminente e bem-sucedido, tanto quanto meus trabalhos e sofrimentos foram realizados. a execução desse ofício, eu realmente sou em mim mesmo e, em minha própria conta, o menor e mais desprezível de todos os apóstolos de Cristo; sim, menos que o menor de todos os santos ( Efésios 3: 8. ) totalmente indigno de qualquer favor, muito mais de uma posição tão alta e honrosa na igreja: antes, pelo contrário, eu merecia ter uma marca eterna de infâmia sobre mim; porque eu estava o tempo todo, nos dias da minha falta de regeneração, zelo cego pelo judaísmo, um incrédulo mais obstinado e um inimigo mais amargo e perseguidor ultrajante da igreja ( Atos 8: 3 ; Atos 9: 1 ) que Deus erigiu como um povo peculiar para si mesmo, e que ele possui e abençoa, e será glorificado em pouco tempo “.

Comentário de John Wesley

Porque eu sou o menor dos apóstolos, que não sou digno de ser chamado apóstolo, porque persegui a igreja de Deus.

Eu persegui a igreja – os verdadeiros crentes são humilhados a vida inteira, mesmo pelos pecados que cometeram antes de crer.

Referências Cruzadas

Atos dos Apóstolos 8:3 – Saulo, por sua vez, devastava a igreja. Indo de casa em casa, arrastava homens e mulheres e os lançava na prisão.

Atos dos Apóstolos 9:1 – Enquanto isso, Saulo ainda respirava ameaças de morte contra os discípulos do Senhor. Dirigindo-se ao sumo sacerdote,

Atos dos Apóstolos 22:4 – Persegui os seguidores deste Caminho até a morte, prendendo tanto homens como mulheres e lançando-os na prisão,

Atos dos Apóstolos 26:9 – “Eu também estava convencido de que deveria fazer todo o possível para me opor ao nome de Jesus, o Nazareno.

2 Coríntios 11:5 – Todavia, não me julgo nem um pouco inferior a esses “super-apóstolos”.

2 Coríntios 12:11 – Fui insensato, mas vocês me obrigaram a isso. Eu devia ser recomendado por vocês, pois em nada sou inferior aos “super-apóstolos”, embora eu nada seja.

Gálatas 1:13 – Vocês ouviram qual foi o meu procedimento no judaísmo, como perseguia com violência a igreja de Deus, procurando destruí-la.

Gálatas 1:23 – Apenas ouviam dizer: “Aquele que antes nos perseguia, agora está anunciando a fé que outrora procurava destruir”.

Efésios 3:7 – Deste me tornei ministro pelo dom da graça de Deus, a mim concedida pela operação de seu poder.

Filipenses 3:6 – quanto ao zelo, perseguidor da igreja; quanto à justiça que há na lei, irrepreensível.

1 Timóteo 1:13 – a mim que anteriormente fui blasfemo, perseguidor e insolente; mas alcancei misericórdia, porque o fiz por ignorância e na minha incredulidade;

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *