Estudo de Gálatas 1:13 – Comentado e Explicado

Certamente ouvistes falar de como outrora eu vivia no judaísmo, com que excesso perseguia a Igreja de Deus e a assolava;
Gálatas 1:13

Comentário de Albert Barnes

Pois ouvistes da minha conversa – Minha conduta, meu modo de vida, minha conduta; veja a nota em 2 Coríntios 1:12 . Provavelmente o próprio Paulo os havia familiarizado com os acontecimentos de seus primeiros anos. A razão pela qual ele se refere a isso é mostrar a eles que ele não havia derivado seu conhecimento da religião cristã de nenhuma instrução que recebera em seus primeiros anos, ou de algum conhecido que ele havia formado com os apóstolos. A princípio, Paulo havia sido decididamente contrário ao Senhor Jesus, e convertido apenas pela maravilhosa graça de Deus.

Na religião dos judeus – na crença e prática do judaísmo; isto é, como foi entendido no tempo em que ele foi educado. Não era meramente na religião de Moisés, mas era nessa religião como entendida e praticada pelos judeus em seu tempo, quando a oposição ao cristianismo constituía uma parte muito material dela. Nessa religião, Paulo passa a mostrar que ele havia sido mais distinto do que a maioria das pessoas de seu tempo.

Como isso além da medida – No mais alto grau possível; além de todos os limites ou limites; extremamente. A frase que Paulo usa aqui ( ?a? ? ?pe?ß???? kath ‘huperbolen), por hipérbole, é aquela que ele freqüentemente emprega para denotar qualquer coisa que seja excessiva ou que não possa ser expressa pela linguagem comum; veja o texto grego em Romanos 7:13 ; 1 Coríntios 12:31 ; 2 Coríntios 1: 8 ; 2 Coríntios 4: 7 , 2 Coríntios 4:17 .

Eu persegui a igreja – Veja Atos 8: 3 ; Atos 9: 1 e segs.

E desperdiçou – Destruiu. A palavra que é usada aqui significa apropriadamente desperdiçar ou destruir, como quando uma cidade ou país é devastada por um exército ou por animais selvagens. Seu propósito era totalmente erradicar e destruir a religião cristã.

Comentário de E.W. Bullinger

conversa = modo de vida. Grego. anástrofe . Ocorre treze vezes, sempre traduzida conversa.

no passado. Literalmente ao mesmo tempo. Grego. pote .

dentro Grego. en . App-1.

os judeus “religião , grego. Ioudaismos . Somente aqui e Gálatas 1:14 . Compare Gálatas 2:14 . Como a adoração do Pai (Jeová) na época de Cristo havia degenerado na ” religião “judaica” , então agora o adoração a Cristo se tornou a religião “da cristandade.

além da medida de acordo com o excesso (grego. kata) (grego. hipérbole) . Veja Romanos 7:13 .

perseguido = estava perseguindo.

desperdiçado = estava desperdiçando. Grego. portheo . Veja Atos 9:21 .

Comentário de John Calvin

13. Pois ouvistes da minha conversa . Toda essa narrativa foi adicionada como parte de seu argumento. Ele conta que, durante toda a sua vida, ele teve uma aversão ao evangelho, que ele era um inimigo mortal e um destruidor do nome do cristianismo. Portanto, inferimos que sua conversão foi divina. E, de fato, ele os chama de testemunhas de um assunto que não é duvidoso, de modo a colocar além da controvérsia o que ele está prestes a dizer.

Seus iguais eram os de sua própria idade; para uma comparação com pessoas idosas teria sido inadequado. Quando ele fala das tradições dos pais , ele quer dizer, não aquelas adições pelas quais a lei de Deus havia sido corrompida, mas a lei de Deus em si, na qual ele havia sido educado desde a infância e que recebera através da mãos de seus pais e antepassados. Tendo sido fortemente apegado aos costumes de seus pais, não seria fácil arrancá-lo deles, se o Senhor não o tivesse atraído por um milagre.

Comentário de Adam Clarke

Ouvistes da minha conversa – ??? eµ?? a?ast??f?? · O meu modo de vida; o modo em que eu me conduzi.

Além da medida, persegui a Igreja – Para provas disso, o leitor é referido em Atos 9: 1-2 ; (Nota); Atos 22: 4 ; (nota) e as notas lá. O apóstolo diz que eles ouviram isso, porque, sendo judeus, estavam familiarizados com o que havia acontecido na Judéia, em relação a essas transações importantes.

Comentário de Thomas Coke

Gálatas 1:13 . Na religião dos judeus; Isso não significa a religião originalmente ensinada por Moisés, mas a que era praticada entre os judeus naquele tempo, e grande parte dela construída sobre a tradição dos anciãos. Grotius.

Comentário de Scofield

Religião dos judeus

Após a chegada da nova dispensação da graça, o sistema mosaico, se ainda persistir, torna-se uma mera “religião dos judeus”.

Comentário de John Wesley

Pois já ouvistes falar de minha conversa no passado, na religião dos judeus, como isso além da medida persegui a igreja de Deus e a desperdicei:

Eu persegui a igreja de Deus – isto é, os crentes em Cristo.

Referências Cruzadas

Atos dos Apóstolos 8:1 – E Saulo estava ali, consentindo na morte de Estêvão. Naquela ocasião desencadeou-se grande perseguição contra a igreja em Jerusalém. Todos, exceto os apóstolos, foram dispersos pelas regiões da Judéia e de Samaria.

Atos dos Apóstolos 8:3 – Saulo, por sua vez, devastava a igreja. Indo de casa em casa, arrastava homens e mulheres e os lançava na prisão.

Atos dos Apóstolos 9:1 – Enquanto isso, Saulo ainda respirava ameaças de morte contra os discípulos do Senhor. Dirigindo-se ao sumo sacerdote,

Atos dos Apóstolos 9:13 – Respondeu Ananias: “Senhor, tenho ouvido muita coisa a respeito desse homem e de todo o mal que ele tem feito aos teus santos em Jerusalém.

Atos dos Apóstolos 9:21 – Todos os que o ouviam ficavam perplexos e perguntavam: “Não é ele o homem que procurava destruir em Jerusalém aqueles que invocam este nome? E não veio para cá justamente para levá-los presos aos chefes dos sacerdotes? “

Atos dos Apóstolos 9:26 – Quando chegou a Jerusalém, tentou reunir-se aos discípulos, mas todos estavam com medo dele, não acreditando que fosse realmente um discípulo.

Atos dos Apóstolos 22:3 – “Sou judeu, nascido em Tarso da Cilícia, mas criado nesta cidade. Fui instruído rigorosamente por Gamaliel na lei de nossos antepassados, sendo tão zeloso por Deus quanto qualquer de vocês hoje.

Atos dos Apóstolos 22:4 – Persegui os seguidores deste Caminho até a morte, prendendo tanto homens como mulheres e lançando-os na prisão,

Atos dos Apóstolos 26:4 – “Todos os judeus sabem como tenho vivido desde pequeno, tanto em minha terra natal como em Jerusalém.

Atos dos Apóstolos 26:9 – “Eu também estava convencido de que deveria fazer todo o possível para me opor ao nome de Jesus, o Nazareno.

1 Coríntios 15:9 – Pois sou o menor dos apóstolos e nem sequer mereço ser chamado apóstolo, porque persegui a igreja de Deus.

Filipenses 3:6 – quanto ao zelo, perseguidor da igreja; quanto à justiça que há na lei, irrepreensível.

1 Timóteo 1:13 – a mim que anteriormente fui blasfemo, perseguidor e insolente; mas alcancei misericórdia, porque o fiz por ignorância e na minha incredulidade;

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *