Estudo de 1 Coríntios 4:7 – Comentado e Explicado

O que há de superior em ti? Que é que possuis que não tenhas recebido? E, se o recebeste, por que te glorias, como se o não tivesses recebido?
1 Coríntios 4:7

Comentário de Albert Barnes

Para quem faz … – Este versículo contém uma razão para o que Paulo acabara de dizer; e a razão é que tudo o que qualquer um deles possuía tinha sido derivado de Deus, e nenhuma dotação, o que eles tinham, poderia ser lançada como base para a auto-congratulação e a ostentação. O apóstolo aqui, sem dúvida, tem em seus olhos os professores da igreja de Corinto e pretende mostrar a eles que não houve ocasião de orgulho ou de assumir preeminência. Como tudo o que possuíam havia sido dado por Deus, não poderia ser a ocasião de se vangloriar ou autoconfiança.

Diferir de outro – Quem o separou de outro; ou quem o fez superior aos outros. Isso pode se referir a tudo em que um era superior aos outros, ou distinto deles. O apóstolo, sem dúvida, faz referência às realizações de piedade, talento ou conhecimento pelos quais um professor era mais eminente que outros. Mas a mesma pergunta pode ser aplicada às dotações nativas da mente; a oportunidades de educação; aos arranjos pelos quais alguém nasce no mundo; para a saúde; propriedade; piedade; eminência e utilidade na igreja. É Deus quem faz alguém, em qualquer um desses aspectos, diferir dos outros; e é especialmente verdade em relação à piedade pessoal. Se Deus não tivesse interferido e feito a diferença, todos teriam permanecido iguais sob o pecado. A raça teria rejeitado juntos sua misericórdia; e é somente por seu amor distintivo que alguém é levado a crer e ser salvo.

E o que você tem – talento, piedade, de aprender.

Que você não recebeu – de Deus. Por qualquer meio que você o tenha obtido, foi um presente de Deus.

Por que você se gloria … – Por que você se vangloria como se fosse o resultado de seu próprio trabalho, habilidade ou esforço. Isso não foi projetado para desencorajar o esforço humano; mas desencorajar um espírito de vanglória e vanglória. Um homem que faz o esforço mais doloroso e fiel para obter qualquer coisa boa, se for bem-sucedido, seguirá seu sucesso para Deus. Ele ainda sentirá que foi Deus quem lhe deu a disposição, o tempo, a força, o sucesso. E ele ficará agradecido por ter sido autorizado a fazer o esforço; não vaidoso, orgulhoso ou orgulhoso, porque ele foi bem-sucedido. Esta passagem afirma uma doutrina geral, de que a razão pela qual um homem difere de outro deve ser atribuída a Deus; e que esse fato deve reprimir todo orgulho e glória, e produzir verdadeira humildade nas mentes dos cristãos. Pode-se observar, no entanto, que é tão verdadeiro quanto à posição intelectual, à saúde, à riqueza, à comida, ao vestuário, à liberdade, à paz e à religião, como é a religião, que todas vêm de Deus; e como esse fato, tão óbvio e bem conhecido, não reprime os esforços das pessoas para preservar sua saúde e obter propriedades, também não deve reprimir seus esforços para obter a salvação. Deus governa o mundo com os mesmos bons princípios em todos os lugares; e o fato de ele ser a fonte de todas as bênçãos, não deve funcionar para desencorajar, mas deve levar ao esforço humano. A esperança de sua ajuda e bênção é o único fundamento de encorajamento em qualquer empreendimento.

Comentário de E.W. Bullinger

maketh. . . diferir . App-122. Observe a mudança do plural em 1 Coríntios 4: 6 para o singular aqui.

se App-118.

glória = vangloriar-se, como em 1 Coríntios 1:29 .

como se você não tivesse = como não (grego. eu) tendo.

Comentário de John Calvin

7. Pois quem te distingue? O significado é: “Que esse homem avance, seja ele quem for, que deseje distinção, e perturbe a Igreja por sua ambição. Exigerei dele quem é que o torna superior aos outros? Ou seja, quem é que lhe conferiu o privilégio de ser tirado da hierarquia dos outros e tornar-se superior aos outros? Agora, todo esse raciocínio depende da ordem que o Senhor designou em sua Igreja – que os membros do corpo de Cristo possam se unir e que cada um deles fique satisfeito com seu próprio lugar, sua própria posição, seu próprio cargo, e sua própria honra. Se um membro deseja deixar o seu lugar, para que ele possa saltar para o lugar de outro e invadir seu cargo, o que acontecerá com todo o corpo? Deixe-nos saber, então, que o Senhor nos colocou na Igreja e, de tal maneira, atribuiu a cada um o seu posto, para que, estando sob uma cabeça, possamos ser mutuamente úteis um para o outro. Além disso, saibamos que fomos dotados de uma diversidade de dons, para podermos servir ao Senhor com modéstia e humildade, e tentar promover a glória daquele que nos conferiu tudo o que temos. Este, então, era o melhor remédio para corrigir a ambição daqueles que desejavam distinção – chamá-los de volta a Deus, para que eles pudessem reconhecer que não era de acordo com o prazer de ninguém que ele foi colocado em um lugar alto ou alto. uma estação baixa, mas que isso pertencia somente a Deus; e ainda mais, que Deus não confere tanto a ninguém que o eleva ao lugar da Cabeça, mas distribui seus dons de tal maneira que somente Ele é glorificado em todas as coisas.

Distinguir aqui significa tornar eminente. Agostinho, no entanto, Agostinho não faz uso freqüente desta declaração para manter, em oposição aos pelagianos, (228) que o que quer que exista excelência na humanidade, não é implantado nele por natureza, para que pudesse ser atribuídos à natureza ou à descendência; e ainda mais, que não é adquirido por livre arbítrio, de modo a sujeitar Deus a obrigação, mas flui de sua misericórdia pura e imerecida. Pois não há dúvida de que Paulo aqui contrasta a graça de Deus com o mérito ou dignidade dos homens. (229)

E o que você tem ? Esta é uma confirmação da afirmação anterior, pois esse homem não pode exaltar-se, que não tem superioridade sobre os outros. Pois que vaidade maior existe do que a vanglória sem fundamento? Agora, não há homem que possua algo de excelência; portanto, o homem que se exalta é um tolo e um idiota. O verdadeiro fundamento da modéstia cristã é este – para não ser auto-complacente, como saber que somos vazios e vazios de tudo de bom – que, se Deus implantou em nós qualquer coisa de bom, somos muito mais devedores aos seus bens. graça; e, por fim, que, como diz Cipriano, não devemos nos gloriar em nada, porque não há nada que seja nosso.

Por que glorias como se não a tivesses recebido ? Observe que ainda não há fundamento para a nossa glória, na medida em que

a graça de Deus que somos o que somos,
( 1 Coríntios 15:10 .)

E é isso que tínhamos no primeiro capítulo, que Cristo é a fonte de todas as bênçãos para nós, para que possamos aprender a glorificar-nos no Senhor ( 1 Coríntios 1:30 ), e fazemos isso somente quando renunciamos a nossa própria glória. Pois Deus não obtém o que lhe é devido senão por ser esvaziado, para que se possa ver que tudo em nós que é digno de louvor é derivado.

Comentário de Adam Clarke

Para quem te faz diferir – É provável que o apóstolo esteja aqui se dirigindo a alguém daqueles professores inchados, que estavam se gloriando em seus dons e no conhecimento que ele tinha do evangelho, etc. Como se ele tivesse dito : Se você tem todo esse conhecimento que professa ter, não o recebeu de mim mesmo ou de alguns de meus colegas ajudantes que primeiro pregaram o Evangelho em Corinto? Deus nunca falou com você para fazer de você um apóstolo. Tens uma partícula de luz que não recebeste da nossa pregação? Por que, então, glorias-te, glorias-te e exultas, como se Deus tivesse falado primeiro por ti e não por nós?

Este é o significado mais provável deste versículo; e um significado que é adequado para todo o contexto. Foi aplicado em um sentido mais geral por pessoas religiosas, e a doutrina que eles constroem sobre ela é verdadeira em si mesma, embora não me pareça ser parte do significado do apóstolo neste lugar. A doutrina a que me refiro é a seguinte: Deus é o fundamento de todo bem; ninguém possui outro bem senão o que ele derivou de Deus. Se alguém possui a graça que o salva de enormidades escandalosas, considere que a recebeu como um mero presente gratuito da misericórdia de Deus. Não despreze o seu próximo que não o tem; houve um tempo em que ele próprio não o possuía; e pode chegar um momento em que o homem a quem ele agora despreza, e cuja conduta ele é impiedoso e severo, pode recebê-lo e provavelmente pode fazer um uso mais evangélico do que ele está fazendo agora. Essa cautela é necessária para muitas pessoas religiosas, que imaginam que elas foram objetos eternos do favor de Deus e que outras pessoas foram objetos eternos de seu ódio, por nenhuma razão que possam mostrar para um ou outro. Ele pode ter pouco conhecimento do próprio coração, que não está ciente da possibilidade de orgulho à espreita sob a exclamação: “Por que eu!” ao comparar seu próprio estado gracioso com o estado não regenerado de outro.

Comentário de John Wesley

Quem te faz diferir de outro? e que tens que não recebeste? Agora, se você o recebeu, por que se gloriou, como se não o tivesse recebido?

Quem te faz diferir – Seja em presentes ou graças.

Como se você não o tivesse recebido – Como se você tivesse originalmente de si mesmo.

Referências Cruzadas

1 Crônicas 29:11 – Teus, ó Senhor, são a grandeza, o poder, a glória, a majestade e o esplendor, pois tudo o que há nos céus e na terra é teu. Teu, ó Senhor, é o reino; tu estás acima de tudo.

2 Crônicas 1:7 – Naquela noite Deus apareceu a Salomão e lhe disse: “Peça-me o que quiser, e eu lhe darei”.

2 Crônicas 32:23 – Muitos levaram a Jerusalém ofertas para o Senhor e presentes valiosos para Ezequias, rei de Judá. Daquela ocasião em diante ele foi muito respeitado por todas as nações.

Provérbios 2:6 – Pois o Senhor é quem dá sabedoria; de sua boca procedem o conhecimento e o discernimento.

Ezequiel 28:2 – “Filho do homem, diga ao governante de Tiro: ‘Assim diz o Soberano Senhor: ” ‘No orgulho do seu coração você diz: “Sou um deus; sento-me no trono de um deus no coração dos mares”. Mas você é um homem, e não um deus, embora se ache tão sábio quanto um deus.

Ezequiel 29:3 – Diga-lhe: ‘Assim diz o Soberano Senhor: ” ‘Estou contra você, faraó, rei do Egito, contra você, grande monstro deitado em meio a seus riachos. Você diz: “O Nilo é meu; eu o fiz para mim mesmo”.

Daniel 4:30 – disse: “Acaso não é esta a grande Babilônia que eu construí como capital do meu reino, com o meu enorme poder e para a glória da minha majestade? “

Daniel 5:18 – “Ó rei, foi a Nabucodonosor, teu predecessor que o Deus Altíssimo deu soberania, grandeza, glória e majestade.

Daniel 5:23 – Pelo contrário, tu te exaltaste acima do Senhor dos céus. Mandaste trazer as taças do templo do Senhor para que nelas bebessem tu, os teus nobres, as tuas mulheres e as tuas concubinas. Louvaste os deuses de prata, de ouro, de bronze, de ferro, de madeira e de pedra, que não podem ver nem ouvir nem entender. Mas não glorificaste o Deus que sustenta em suas mãos a tua vida e todos os teus caminhos.

Mateus 25:14 – “E também será como um homem que, ao sair de viagem, chamou seus servos e confiou-lhes os seus bens.

Lucas 19:13 – Então, chamou dez dos seus servos e lhes deu dez minas. Disse ele: ‘Façam esse dinheiro render até à minha volta’.

João 1:16 – Todos recebemos da sua plenitude, graça sobre graça.

João 3:27 – A isso João respondeu: “Uma pessoa só pode receber o que lhe é dado do céu.

Atos dos Apóstolos 12:22 – Eles começaram a gritar: “É voz de deus, e não de homem”.

Romanos 1:5 – Por meio dele e por causa do seu nome, recebemos graça e apostolado para chamar dentre todas as nações um povo para a obediência que vem pela fé.

Romanos 9:16 – Portanto, isso não depende do desejo ou do esforço humano, mas da misericórdia de Deus.

Romanos 12:6 – Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada. Se alguém tem o dom de profetizar, use-o na proporção da sua fé.

1 Coríntios 3:5 – Afinal de contas, quem é Apolo? Quem é Paulo? Apenas servos por meio dos quais vocês vieram a crer, conforme o ministério que o Senhor atribuiu a cada um.

1 Coríntios 5:6 – O orgulho de vocês não é bom. Vocês não sabem que um pouco de fermento faz toda a massa ficar fermentada?

1 Coríntios 7:7 – Gostaria que todos os homens fossem como eu; mas cada um tem o seu próprio dom da parte de Deus; um de um modo, outro de outro.

1 Coríntios 12:4 – Há diferentes tipos de dons, mas o Espírito é o mesmo.

1 Coríntios 15:10 – Mas, pela graça de Deus, sou o que sou, e sua graça para comigo não foi em vão; antes, trabalhei mais do que todos eles; contudo, não eu, mas a graça de Deus comigo.

Efésios 3:3 – isto é, o mistério que me foi dado a conhecer por revelação, como já lhes escrevi brevemente.

2 Tessalonicenses 2:12 – e sejam condenados todos os que não creram na verdade, mas tiveram prazer na injustiça.

1 Timóteo 1:12 – Dou graças a Cristo Jesus, nosso Senhor, que me deu forças e me considerou fiel, designando-me para o ministério,

Tito 3:3 – Houve tempo em que nós também éramos insensatos e desobedientes, vivíamos enganados e escravizados por toda espécie de paixões e prazeres. Vivíamos na maldade e na inveja, sendo detestáveis e odiando-nos uns aos outros.

Tiago 1:17 – Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, que não muda como sombras inconstantes.

1 Pedro 4:10 – Cada um exerça o dom que recebeu para servir aos outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *