Estudo de João 3:27 – Comentado e Explicado

João replicou: Ninguém pode atribuir-se a si mesmo senão o que lhe foi dado do céu.
João 3:27

Comentário de Albert Barnes

John respondeu … – John não entrou em seus sentimentos ou simpatizou com seu amor por festas. Ele veio para honrar a Jesus, não para edificar uma seita. Ele se regozijou com o sucesso do Messias e começou a ensiná-los a se alegrar também.

Um homem não pode receber nada … – Todo o sucesso é do céu. Todo o meu sucesso foi de Deus. Todo o sucesso de Jesus é de Deus. Como o sucesso vem da mesma fonte, não devemos ter inveja. Ele é projetado para responder ao mesmo fim e, por quem quer que tenha sido realizado, a mão de Deus está nele, e devemos nos alegrar. Se Jesus e seus discípulos tiverem sucesso, se todos os homens fugirem para ele, é uma prova de que Deus o favorece e você deve se alegrar.

Comentário de Joseph Benson

Lucas 20: 27-40 . Então veio a ele alguns dos saduceus – Esses versículos são explicados em geral, em Mateus 22: 23-33 e Marcos 12: 18-26 . Os filhos deste mundo – Os habitantes da terra; casar e são dados em casamento – Como estando todos sujeitos à lei da mortalidade, de modo que a espécie precisa ser continuamente reparada. Mas aqueles que obtêm esse mundo – O mundo em que as almas santas entram na morte; ou seja, paraíso; e a ressurreição dos mortos – Deve-se observar, nosso Senhor, de acordo com o estilo judaico daquele período, que chama apenas a ressurreição que é uma ressurreição para a glória. Eles são filhos de Deus – Em um sentido mais eminente quando se levantam novamente, depois de terem recebido a manifestação pública de sua adoção, mencionados em Romanos 8:23 ; a redenção do seu corpo. Agora que os mortos ressuscitaram, Moisés – Assim como os outros profetas; mostrou, quando ele chama, & c. – Ou seja, quando ele recita as palavras que Deus falou de si mesmo, eu sou o Deus de Abraão, etc. – Não se pode dizer adequadamente que Deus é o Deus de qualquer um que pereceu totalmente. Ele não é um Deus dos mortos, etc. – Ou, como a cláusula pode ser adequadamente traduzida, não existe um Deus dos mortos, mas dos vivos – Ou seja, o termo Deus implica uma relação que não pode existir entre ele e os mortos; que, no sentido dos saduceus, são espíritos extintos, que não podiam adorá-lo nem receber dele bons. Pois todos vivem para ele – todos os que o têm como Deus, vivem e desfrutam dele. Esta frase não é um argumento para o que foi antes; mas a própria proposição que deveria ser provada. E a consequência é aparentemente justa. Pois, como todos os fiéis são filhos de Abraão, e a promessa divina de ser um Deus para ele e sua semente é imposta a eles, implica sua existência e felicidade contínuas em um estado futuro, tanto quanto o de Abraão. E como o corpo é uma parte essencial do homem, implica tanto sua ressurreição quanto a deles; e assim derruba todo o esquema da doutrina sadduceana. Eles não querem fazer nenhuma pergunta – os saduceus não. Um dos escribas fez o mesmo depois.

Comentário de E.W. Bullinger

receber = assumir [sobre si mesmo].

nada. Grego. ouden. Um duplo negativo.

ser dado = ter sido dado.

Comentário de John Calvin

27. A man cannot receive any thing. Some refer these words to Christ, as if John accused the disciples of wicked presumption in opposition to God, by endeavoring to deprive Christ of what the Father had given to him. They suppose the meaning to be this: “That within so short a time he has risen to so great honor, is the work of God; and therefore it is in vain for you to attempt to degrade him whom God with his own hand has raised on high.” Others think that it is an exclamation into which he indignantly breaks forth, because his disciples had hitherto made so little progress. And certainly it was excessively absurd that they should still endeavor to reduce to the rank of ordinary men him who, they had so often heard, was the Christ, that he might not rise above his own servants; and, therefore, John might justly have said that it is useless to spend time in instructing men, because they are dull and stupid, until they are renewed in mind.

But I rather agree with the opinion of those who explain it as applying to John, as asserting that it is not in his power, or in theirs, to make him great, because the measure of us all is to be what God intended us to be. For if even the Son of God took not that honour to himself , ( Hebrews 5:4 ,) what man of the ordinary rank would venture to desire more than what the Lord has given him? This single thought, if it were duly impressed on the minds of us all, would be abundantly sufficient for restraining ambition; and were ambition corrected and destroyed, the plague of contentions would likewise be removed. How comes it then, that every man exalts himself more than is proper, but because we do not depend on the Lord, so as to be satisfied with the rank which he assigns to us?

Comentário de Adam Clarke

Um homem não pode receber nada, etc. – Ou, um homem não pode receber nada do céu, a menos que seja dado a ele. Recebi não apenas minha comissão, mas também o poder pelo qual a executei. Como eu peguei no comando de Deus, estou pronto para colocá-lo quando ele quiser. Eu lhe disse desde o início que eu era apenas o precursor do Messias e fui enviado não para formar um grupo separado, mas para indicar aos homens aquele Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo: João 3: 28)

Comentário de Thomas Coke

João 3: 27-28 . Um homem não pode receber nada, etc. – “Um homem de Deus, ou profeta, não pode assumir maior dignidade e autoridade do que Deus julgou oportuno conferir a ele: vocês mesmos me dão testemunho, mesmo pelas palavras que têm agora fiz uso, descrevendo Jesus pelo caráter daquele, a quem presto testemunho, de que eu disse que não sou o Cristo, etc. Nunca fingi ser o Messias, como você bem sabe; mas quando você me perguntou, eu Eu lhe disse que eu era apenas o prenúncio dele , enviado antes para lhe avisar da vinda dele e para prepará-lo para recebê-lo. ”

Comentário de John Wesley

João respondeu e disse: Um homem não pode receber nada, a menos que seja dado do céu.

Um homem não pode receber nada – nem ele nem eu. Nem ele poderia fazer isso, a menos que Deus o tivesse enviado; nem posso receber o título de Cristo, ou qualquer honra comparável à que ele recebeu do céu. Eles parecem ter falado com ciúme e ressentimento; João responde com doce compostura de espírito.

Referências Cruzadas

Números 16:9 – Não lhes é suficiente que o Deus de Israel os tenha separado do restante da comunidade de Israel e os tenha trazido para junto de si a fim de realizarem o trabalho no tabernáculo do Senhor e para estarem preparados para servir a comunidade?

Números 17:5 – A vara daquele que eu escolher florescerá, e eu me livrarei dessa constante queixa dos israelitas contra vocês”.

1 Crônicas 28:4 – “No entanto, o Senhor, o Deus de Israel, escolheu-me dentre toda a minha família para ser rei em Israel, para sempre. Ele escolheu Judá como líder, e da tribo de Judá escolheu minha família, e entre os filhos de meu pai ele quis fazer-me rei de todo o Israel.

Jeremias 1:5 – “Antes de formá-lo no ventre eu o escolhi; antes de você nascer, eu o separei e o designei profeta às nações”.

Jeremias 17:16 – Mas não insisti eu contigo para que afastasses a desgraça? Tu sabes que não desejei o dia do desespero. Sabes o que saiu de meus lábios, pois está diante de ti.

Amós 7:15 – Mas o SENHOR me tirou do serviço junto ao rebanho e me disse: ‘Vá, profetize a Israel, o meu povo’.

Mateus 21:25 – De onde era o batismo de João? Do céu ou dos homens? ” Eles discutiam entre si, dizendo: “Se dissermos: ‘do céu’, ele perguntará: ‘Então por que vocês não creram nele? ’

Mateus 25:15 – A um deu cinco talentos, a outro dois, e a outro um; a cada um de acordo com a sua capacidade. Em seguida partiu de viagem.

Marcos 11:30 – O batismo de João era do céu ou dos homens? Digam-me! “

Marcos 13:34 – É como um homem que sai de viagem. Ele deixa sua casa, encarrega de tarefas cada um dos seus servos e ordena ao porteiro que vigie.

Romanos 1:5 – Por meio dele e por causa do seu nome, recebemos graça e apostolado para chamar dentre todas as nações um povo para a obediência que vem pela fé.

Romanos 12:6 – Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada. Se alguém tem o dom de profetizar, use-o na proporção da sua fé.

1 Coríntios 1:1 – Paulo, chamado para ser apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, e o irmão Sóstenes,

1 Coríntios 2:12 – Nós, porém, não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito procedente de Deus, para que entendamos as coisas que Deus nos tem dado gratuitamente.

1 Coríntios 3:5 – Afinal de contas, quem é Apolo? Quem é Paulo? Apenas servos por meio dos quais vocês vieram a crer, conforme o ministério que o Senhor atribuiu a cada um.

1 Coríntios 4:7 – Pois, quem torna você diferente de qualquer outra pessoa? O que você tem que não tenha recebido? E se o recebeu, por que se orgulha, como se assim não fosse?

1 Coríntios 12:11 – Todas essas coisas, porém, são realizadas pelo mesmo e único Espírito, e ele as distribui individualmente, a cada um, conforme quer.

1 Coríntios 15:10 – Mas, pela graça de Deus, sou o que sou, e sua graça para comigo não foi em vão; antes, trabalhei mais do que todos eles; contudo, não eu, mas a graça de Deus comigo.

Gálatas 1:1 – Paulo, apóstolo enviado, não da parte de homens nem por meio de pessoa alguma, mas por Jesus Cristo e por Deus Pai, que o ressuscitou dos mortos,

Efésios 1:1 – Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, aos santos e fiéis em Cristo Jesus que estão em Éfeso:

Efésios 3:7 – Deste me tornei ministro pelo dom da graça de Deus, a mim concedida pela operação de seu poder.

1 Timóteo 2:7 – Para isso fui designado pregador e apóstolo mestre da verdadeira fé aos gentios. Digo-lhes a verdade, não minto.

Hebreus 5:4 – Ninguém toma esta honra para si mesmo, mas deve ser chamado por Deus, como de fato o foi Arão.

Tiago 1:17 – Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, que não muda como sombras inconstantes.

1 Pedro 4:10 – Cada um exerça o dom que recebeu para servir aos outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *