Estudo de Romanos 12:6 – Comentado e Explicado

Temos dons diferentes, conforme a graça que nos foi conferida. Aquele que tem o dom da profecia, exerça-o conforme a fé.
Romanos 12:6

Comentário de Albert Barnes


Tendo então presentes – Todas as investiduras que os cristãos têm são consideradas pelo apóstolo como presentes. Deus os conferiu; e esse fato, quando bem percebido, tende muito a impedir nosso pensamento de nós mesmos mais do que devemos pensar, Romanos 12: 3 . Para o uso da palavra “presentes”, veja Romanos 1:11 ; Romanos 5: 15-16 ; Romanos 6:23 ; Romanos 11:29 ; 1 Coríntios 7: 7 ; 1 Coríntios 12: 4 , 1 Coríntios 12: 9, 1 Coríntios 12:28 , etc. Pode se referir a investiduras naturais e a favores da graça; embora neste lugar se refira sem dúvida às distinções conferidas aos cristãos nas igrejas.

Diferente – Nunca foi planejado que todos os cristãos fossem iguais. Deus planejou que as pessoas tivessem investiduras diferentes. A própria natureza da sociedade supõe isso. Nunca houve um estado de perfeita igualdade em nada; e seria impossível que houvesse e ainda preservasse a sociedade. Nisso, Deus exerce uma soberania e concede seus favores como bem entender, ferindo ninguém, conferindo favores aos outros; e me responsabilizando pelo uso correto do que tenho, e não pelo que pode ser conferido ao meu vizinho.

De acordo com a graça – ou seja, o favor, a misericórdia que nos é concedida. Como tudo o que temos é uma questão de graça, isso deve nos afastar do orgulho; e deve nos deixar dispostos a ocupar nosso lugar apropriado na igreja. A verdadeira honra não consiste em dotações esplêndidas ou em grande riqueza e função. Consiste em cumprir corretamente os deveres que Deus exige de nós em nossa esfera apropriada. Se todas as pessoas tivessem seus talentos como dom de Deus; se todos encontrassem e ocupassem na sociedade o lugar para o qual Deus os designou, isso impediria grande parte do desconforto, da inquietação, da ambição e da miséria do mundo.

Se profecia – O apóstolo passa a especificar as diferentes classes de dons ou investiduras que os cristãos têm, e exortá-los a cumprir corretamente o dever que resulta da posição ou função que eles exerciam na igreja. “O primeiro é profecia.” Esta palavra significa propriamente prever eventos futuros, mas também significa declarar a vontade divina; interpretar os propósitos de Deus; ou tornar conhecida a verdade de Deus, que é projetada para influenciar as pessoas. Seu primeiro significado é prever ou prever eventos futuros; mas como aqueles que fizeram isso eram mensageiros de Deus e, como comumente se relacionavam com tais previsões, instruções e exortações em relação aos pecados, perigos e deveres das pessoas, a palavra veio para designar qualquer um que advertisse ou ameaçasse, ou de qualquer maneira comunicou a vontade de Deus; e mesmo aqueles que proferiram sentimentos ou elogios devocionais. O nome no Novo Testamento é comumente relacionado aos professores; Atos 13: 1: “Havia na igreja de Antioquia certos profetas e professores, como Barnabé, etc .;” Atos 15:32 , “e Judas e Silas, sendo eles próprios profetas, etc .;” Atos 21:10 , “um certo profeta chamado Ágabo”. Em 1 Coríntios 12: 28-29 , os profetas são mencionados como uma classe de professores imediatamente após os apóstolos: “E Deus estabeleceu alguns na igreja; primeiros apóstolos, segundo profetas; professores em terceiro lugar etc. ”

A mesma classe de pessoas é mencionada novamente em 1 Coríntios 14: 29-32 , 1 Coríntios 14:39 . Nesse lugar, eles são mencionados como estando sob a influência da revelação: “Que os profetas falem dois ou três, e que o outro julgue. Se alguma coisa for revelada a outro que estiver sentado, que o primeiro mantenha a paz. E os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas; ” 1 Coríntios 14:39 : “Cobiçam profetizar e proíbem não falar em línguas.” Nesse lugar, as investiduras são mencionadas com o nome de profecia, evidentemente antecipadamente, mesmo com o poder de falar em línguas. No entanto, tudo isso deveria estar sujeito à autoridade do apóstolo. 1 Coríntios 14:37 . Em Efésios 4:11 , eles são mencionados novamente na mesma ordem; “E ele deu alguns apóstolos; e alguns profetas; e alguns evangelistas; e alguns pastores, professores, etc. “ Destas passagens, as seguintes coisas parecem claras em relação a essa classe de pessoas:

(1) Eles eram uma ordem de professores distinta dos apóstolos, e ao lado deles em autoridade e posição.

(2) eles estavam sob a influência de revelação ou inspiração em certo sentido.

(3) eles tinham poder de se controlar e de falar ou manter o silêncio como quisessem. Eles tinham o poder de usar seus dons proféticos, pois temos as faculdades comuns de nossas mentes e, é claro, de abusar deles também. Esse abuso também foi aparente no caso daqueles que tinham o poder de falar em línguas, 1 Coríntios 14: 2 , 1 Coríntios 14: 4, 1 Coríntios 14: 6 , 1 Coríntios 14:11 , etc.

(4) eles estavam sujeitos aos apóstolos.

(5) eram superiores aos outros professores e pastores da igreja.

(6) o cargo ou a investidura era temporário, destinado ao estabelecimento e estabelecimento da igreja; e então, como o ofício apostólico, tendo cumprido seu propósito, ser desutilizado e cessar. Destas observações, também, será vista a propriedade de regular essa função pela autoridade apostólica; ou declarando, como o apóstolo faz aqui, a maneira ou regra pela qual esse dom deveria ser exercido.

De acordo com a proporção – Esta palavra ??a????a? analogian não é mais usada no Novo Testamento. A palavra se aplica adequadamente à matemática (Scheusner) e significa a proporção ou proporção que resulta da comparação de um número ou magnitude com outro. Portanto, em grande sentido, aplicado a outros assuntos, denota a medida de qualquer coisa. Conosco, significa analogia, ou a congruência ou semelhança descoberta entre uma coisa e outra, como dizemos que existe uma analogia ou semelhança entre as verdades ensinadas pela razão e pela revelação. (Veja Analogia de Butler.) Mas esse não é o seu significado aqui. Significa a medida, a quantidade de fé concedida a eles, pois ele os exortava a Romanos 12: 3 . “Pense sobriamente, como Deus tem dado a cada homem a medida da fé.” A palavra “fé” aqui significa evidentemente, não as verdades da Bíblia reveladas em outros lugares; nem a confiança deles em Deus; nem sua piedade pessoal; mas a extraordinária investidura concedida a eles pelos dons de profecia.

Eles deveriam se limitar estritamente a isso; não deveriam usurpar a autoridade apostólica ou tentar exercer sua função especial; mas eles deveriam se limitar estritamente às funções de seu ofício de acordo com a medida de sua fé, isto é, a extraordinária investidura que lhes era conferida. A palavra “fé” é assim usada frequentemente para denotar aquela confiança extraordinária em Deus que assistiu à operação de milagres, etc., Mateus 17:26 ; Mateus 21:21 ; Lucas 17: 6 . Se essa é a interpretação correta da passagem, é claro que a interpretação que a aplica aos sistemas de teologia e que exige que interpretemos a Bíblia de acordo com o sistema é totalmente injustificada. Deve ser referido apenas a essa classe de professores religiosos, sem referência a qualquer sistema de doutrina ou a qualquer coisa que tenha sido revelada a qualquer outra classe de pessoas; ou sem afirmar que há alguma semelhança entre uma verdade e outra. Tudo isso pode ser verdade, mas não é a verdade ensinada nesta passagem. E é igualmente claro que a passagem não deve ser aplicada aos professores agora, exceto como uma ilustração do princípio geral de que mesmo aqueles dotados de grandes e esplêndidos talentos não devem superestima-los, mas considerá-los como um dom de Deus; exercitá-los em subordinação à sua nomeação e procurar empregá-los da maneira, do lugar e do propósito que será de acordo com sua vontade. Eles devem empregá-los no propósito para o qual Deus lhes deu; e para nenhum outro.

Comentário de E.W. Bullinger

Tendo então = Mas tendo.

presentes . Grego. carisma. App-184.

diferente . Grego. diaforos. Só aqui; Hebreus 1: 4 ; Hebreus 8: 6 ; Hebreus 9:10 .

de acordo com . Grego. kata . App-104.

se . Grego. eite . Veja App-118.

proporção . Grego. analogia. Só aqui.

= a fé ( Romanos 12: 3 ).

Comentário de John Calvin

6. Tendo dons etc. Paulo agora não fala apenas em valorizar o amor fraterno, mas recomenda a humildade, que é o melhor moderador de toda a nossa vida. Todo mundo deseja ter tanto a si mesmo, para não precisar de ajuda de outros; mas o vínculo da comunicação mútua é este, que ninguém tem o suficiente para si, mas é obrigado a pedir emprestado aos outros. Admito, então, que a sociedade dos piedosos não pode existir, exceto quando cada um se contenta com sua própria medida, e transmite aos outros os dons que recebeu, e se permite, por turnos, ser auxiliado pelos dons dos outros.

Mas Paulo pretendia, especialmente, derrubar o orgulho que ele sabia ser inato nos homens; e que ninguém pode ficar insatisfeito por não lhe ter sido concedida todas as coisas, ele nos lembra que, de acordo com o sábio conselho de Deus, cada um tem sua própria porção; pois é necessário para o benefício comum do corpo que ninguém seja provido de abundância de presentes, para que ele despreze negligentemente seus irmãos. Aqui, então, temos o objetivo principal que o Apóstolo tinha em vista: que todas as coisas não se encontrem em tudo, mas que os dons de Deus sejam tão distribuídos que cada um tenha uma porção limitada e que cada um deva estar tão atento ao transmitir sua opinião. dons próprios para a edificação da Igreja, para que ninguém, ao deixar sua própria função, possa transpor a de outro. Por essa ordem mais bela e por assimetria, a segurança da Igreja é realmente preservada; isto é, quando cada um comunica a todos em comum o que recebeu do Senhor, de maneira a não impedir os outros. Quem inverte essa ordem luta com Deus, por cuja ordenança é designada; pois a diferença de dons não procede da vontade do homem, mas porque agradou ao Senhor distribuir sua graça dessa maneira.

Se profecia, etc. Ao apresentar alguns exemplos, ele mostra como todos em seu lugar, ou como ocupavam sua posição, deveriam estar envolvidos. Pois todos os presentes têm seus próprios limites definidos, e se afastar deles é estragar os próprios presentes. Mas a passagem parece um pouco confusa; ainda podemos organizá-lo desta maneira: “Quem tem profecia, teste-o pela analogia da fé; que ele no ministério o cumpra no ensino ” (386) etc. Os que mantiverem esse objetivo em vista, se preservarão corretamente dentro de seus próprios limites.

Mas essa passagem é entendida de várias formas. Há quem considere que por profecia se entende o dom de predizer, que prevaleceu no início do evangelho na Igreja; como o Senhor então planejou de todas as maneiras elogiar a dignidade e excelência de sua Igreja; e pensam que o que é adicionado, de acordo com a analogia da fé, deve ser aplicado a todas as cláusulas. Mas eu prefiro seguir aqueles que estendem essa palavra mais amplamente, até o dom peculiar da revelação, pelo qual alguém habilmente e sabiamente exerceu o ofício de intérprete ao explicar a vontade de Deus. Portanto, a profecia hoje em dia na Igreja Cristã não tem outra coisa senão o entendimento correto das Escrituras, e a faculdade peculiar de explicá-las, na medida em que todas as profecias antigas e todos os oráculos de Deus foram concluídos em Cristo e em seu evangelho. . Pois nesse sentido é adotado por Paulo quando ele diz:

“Eu gostaria que você falasse em línguas, mas que profetizaste”
( 1 Coríntios 14: 5 😉

“Em parte, sabemos e em parte profetizamos”
( 1 Coríntios 13: 9. )

E não parece que Paulo pretendeu aqui mencionar aquelas graças milagrosas pelas quais Cristo inicialmente ilustrou seu evangelho; mas, pelo contrário, descobrimos que ele se refere apenas a dons comuns, como os que deveriam continuar perpetuamente na Igreja. (387)

Também não me parece uma objeção sólida, que o Apóstolo, sem propósito, imponha essa ordem àqueles que, tendo o Espírito de Deus, não podiam chamar Cristo de anátema; pois ele testemunha em outro lugar que o espírito dos Profetas está sujeito aos Profetas; e ele pede ao primeiro orador que fique em silêncio, se alguma coisa foi revelada àquele que estava sentado ( 1 Coríntios 14:32 😉 e foi pela mesma razão que pode ser que ele tenha dado essa advertência àqueles que profetizaram no Igreja, isto é, que eles deveriam conformar suas profecias à regra da fé, para que em nada eles se desviassem da linha correta. Pela fé, ele quer dizer os primeiros princípios da religião, e qualquer doutrina que não corresponda a estes é aqui condenada como falsa. (388)

Quanto às outras cláusulas, há menos dificuldade. Aquele que é ordenado ministro, diz ele, exerce seu cargo no ministério; nem permita que ele pense que foi admitido nesse nível por si mesmo, mas por outros; como se ele tivesse dito: “Cumpra seu cargo ministrando fielmente, para que possa responder ao seu nome”. Assim também ele acrescenta imediatamente em relação aos professores; pois, pela palavra ensino, ele recomenda uma edificação sólida, de acordo com esse significado: – “Aquele que se destaca no ensino sabe que o fim é que a Igreja seja realmente instruída; e que ele estude uma coisa, a fim de tornar a Igreja mais informada por seus ensinamentos: ”porque um professor é aquele que forma e edifica a Igreja pela palavra da verdade. Quem também se destaca no dom de exortar, tenha isso em vista, para tornar eficaz sua exortação.

Mas esses escritórios têm muita afinidade e até conexão; no entanto, eles não eram diferentes. De fato, ninguém poderia exortar, exceto pela doutrina: contudo, quem ensina não é, portanto, dotado da qualificação para exortar. Mas ninguém profetiza, ensina ou exorta, sem ao mesmo tempo ministrar. Mas é suficiente se preservarmos essa distinção que achamos estar nos dons de Deus e que sabemos ser adaptada para produzir ordem na Igreja. (389)

Essa é uma função distinta da dos apóstolos, evangelistas, pastores e mestres, é evidente em Efésios 4:11 ; e da interpretação das línguas, como aparece em 1 Coríntios 12:10 ; e da revelação, conhecimento e doutrina, como encontramos em 1 Coríntios 14: 6 . Parece também que foi mais útil do que outros dons extraordinários, pois tendia mais a promover edificação e conforto, 1 Coríntios 14: 1 . Portanto, é mais provável que esse tenha sido o dom já declarado, o de interpretar as Escrituras, especialmente as profecias do Antigo Testamento, e aplicá-las para a edificação da Igreja. “Profetas” são colocados ao lado de “apóstolos” em Efésios 4:11 . – Ed.

Mas o que devemos pensar daqueles mencionados nas cláusulas a seguir? [Stuart] acha que eles não eram oficiais públicos, mas particulares, e ele sustentou essa opinião por alguns motivos muito convincentes. A forma da sentença é alterada aqui; e o Apóstolo, tendo mencionado o diácono, não se pode ter referido o mesmo novamente. A palavra que parece atrapalhar essa visão é o que é comumente traduzido como “governante” ou “quem governa:” mas ? p???st?µe???, como mostra nosso autor, significa um ajudante, um assistente (ver Romanos 16: 2 ), bem como uma régua; significa permanecer de pé, com o propósito de cuidar, ajudar, proteger os outros ou presidir, governar e guiá-los. Então ?? sp??d?, com rapidez ou diligência, concordará melhor com o primeiro do que com a última idéia. As outras duas cláusulas também correspondem mais a essa visão do que à outra. Foi dito que, se um distribuidor de esmolas tivesse sido planejado, a palavra teria sido d?ad?d??? e não µetad?d???. Veja Efésios 4:28 . A expressão ?p??t?t?, significa “com liberalidade ou liberalmente”. Ver 2 Coríntios 8: 2 ; 2 Coríntios 9:11 ; Tiago 1: 5 . – Ed.

Comentário de Adam Clarke

Tendo presentes dons divergentes, etc. – Como a bondade de Deus, com essa visão de nossa mútua subserviência e utilidade, nos dotou de dons e qualificações diferentes, cada um se dedique ao diligente aprimoramento de seu ofício e talento, e modestamente. mantenha-se dentro dos limites, não se exaltando ou desprezando os outros.

Se profecia – Essa profecia, no Novo Testamento, geralmente significa o dom de exortar, pregar ou expor as Escrituras, é evidente em muitos lugares nos Evangelhos, Atos e Epístolas de São Paulo, ver 1 Coríntios 11: 4 . 1 Coríntios 11: 5 ; e especialmente 1 Coríntios 14: 3 ; Aquele que profetiza fala aos homens para edificação, exortação e consolação. Este era o ofício apropriado de um pregador; e é ao exercício desse ofício que o apóstolo se refere em todo o capítulo do qual são feitas as citações acima. Veja também Lucas 1:76 ; Lucas 7:28 ; Atos 15:32 ; 1 Coríntios 14:29 . Penso que o apóstolo usa o termo no mesmo sentido aqui – que todo homem que tem o dom de pregar e interpretar as Escrituras faça isso proporcionalmente à graça e luz que recebeu de Deus, e em nenhum caso se arrogará a si mesmo conhecimento que ele não recebeu; que ele não se considere mais altamente por causa desse dom, ou que seja sábio acima do que está escrito, ou se entregue a interpretações fantasiosas da palavra de Deus.

O Dr. Taylor observa que a medida da fé, Romanos 12: 3 , e a proporção da fé, Romanos 12: 6 , parecem não se relacionar com o grau de qualquer dom considerado em si, mas sim na relação e proporção que ele possuía. aos presentes de outros; pois é claro que ele está aqui exortando todo homem a se manter sobriamente dentro de sua própria esfera. É natural supor que os novos conversos possam estar inchados com os vários presentes que lhes foram dados; e cada um pode estar ansioso para engrandecer o seu próprio para o menosprezo dos outros; portanto, o apóstolo os aconselha a manter cada um em sua esfera apropriada; conhecer e observar a justa medida e proporção do dom que lhe foi confiado, não para gratificar seu orgulho, mas para edificar a Igreja.

O a?a????a t?? p?ste?? , que aqui traduzimos a proporção de fé, e que alguns fazem a analogia da fé, significa na gramática “a declinação semelhante de palavras semelhantes”; mas em assuntos bíblicos, entende-se o plano ou esquema geral e consistente de doutrinas entregues nas Escrituras; onde tudo tem sua devida relação e proporção com o outro. Assim, a morte de Cristo é proporcional em seus méritos aos males produzidos pela queda de Adão. A doutrina da justificação pela fé tem a analogia ou proporção mais estrita da graça de Cristo e do estado indefeso, culpado e condenado do homem: enquanto a doutrina da justificação pelas obras é totalmente análoga ao demérito do pecado, a perfeição da lei, a santidade de Deus e o estado miserável e desamparado do homem. Essa pode ser uma boa visão geral do assunto; mas quando chegarmos a indagar o que esses significam pela analogia da fé que são mais frequentes no uso do termo, descobriremos que ele significa nem mais nem menos que seu próprio credo; e embora eles lhe digam que suas doutrinas devem ser examinadas pelas Escrituras, ainda assim eles lhe dão uma visão geral de que você deve entender essas escrituras exatamente da mesma maneira que as interpretou. “Para a lei e para o testemunho”, diz o Dr. Campbell, “é o grito comum; somente cada um, para garantir a decisão do lado que ele adotou, você anteriormente resolveria não fazer sentido algum. a lei e o testemunho, mas o que sua doutrina favorita admitirá. Assim, eles seguem um argumento circular e embaralhado, que, embora evitem expor, é quando arrastado para a luz aberta, nem mais nem menos do que isso; você deve experimentar nossa doutrina apenas pelas Escrituras; mas então deve tomar muito cuidado para explicar as Escrituras somente por nossa doutrina. ‘ Um maravilhoso plano de julgamento, que começa com o julgamento e termina com o exame da prova, em que toda a habilidade e ingenuidade dos juízes devem ser exercidas no combate à evidência, a fim de dar a aparência de apoiar a sentença pronunciada anteriormente . ” Veja as dissertações do Dr. Campbell nos Evangelhos, Diss. iv. seita. 14, vol. i, página 146, 8vo. edit., onde várias outras observações sensatas podem ser encontradas.

Comentário de Thomas Coke

Romanos 12: 6 . De acordo com a proporção da fé Essa proporção da fé e a medida da fé, Romanos 12: 3 parecem não se relacionar com o grau de qualquer dom considerado em si, mas com a relação e proporção que ele possuía com os dons de outros: pois é claro que o apóstolo está aqui exortando todo homem a manter-se sobriamente dentro de sua própria esfera. É natural supor que os novos conversos possam estar inchados com os vários presentes que foram dados a eles, e cada um pode estar ansioso para engrandecer os seus, para menosprezar os outros; que seria atendido com más consequências. Portanto, o apóstolo os aconselha a manter todo homem dentro de sua esfera apropriada; conhecer e observar a justa medida e proporção de seu dom, confiado a ele não para gratificar seu próprio orgulho, mas para edificar a igreja. A profecia originalmente implicava predizer os eventos futuros relacionados à igreja, para o conforto e edificação da assembléia; e esses efeitos geralmente presentes no ato de profetizar, em pouco tempo assumiram seu nome: mas o senso apropriado de profetizar é a predição do que está por vir; a importância, a interpretação da Sagrada Escritura; e a explicação de profecias já entregues. Veja 1 Coríntios 14: 20-32 e um relato dos dons e ofícios espirituais na igreja primitiva, Miscell de Lord Barrington . Sacr. Ensaio 1 :; História de Benson do primeiro plantio do cristianismo, cap. 1. seita. 4, 5 e 1 Coríntios 12:28 .; Castalio, Erasmus, Bengelius e outros, conectam isso ao versículo anterior: Somos membros um do outro; mas, tendo presentes diferentes, etc.

Comentário de John Wesley

Tendo os dons que diferem de acordo com a graça que nos é dada, seja profecia, profetemos de acordo com a proporção da fé;

Tendo então os presentes diferindo de acordo com a graça que nos é dada – Os presentes são variados: a graça é uma.

Seja profecia – Isto, considerado como um presente extraordinário, é aquele pelo qual os mistérios celestes são declarados aos homens ou as coisas que estão por vir. Mas aqui parece significar o dom comum de expor as escrituras.

Profetemos de acordo com a analogia da fé – São Pedro a expressa “como os oráculos de Deus”; de acordo com o teor geral deles; de acordo com aquele grande esquema de doutrina que é entregue nela, tocando o pecado original, justificação pela fé e salvação interior presente. Existe uma analogia maravilhosa entre todos esses; e uma conexão íntima e íntima entre os principais chefes dessa fé “que uma vez foi entregue aos santos”. Portanto, todo artigo sobre o qual exista alguma dúvida deve ser determinado por esta regra; toda escritura duvidosa interpretada de acordo com as grandes verdades que atravessam o todo.

Referências Cruzadas

Mateus 23:34 – Por isso, eu lhes estou enviando profetas, sábios e mestres. A uns vocês matarão e crucificarão; a outros açoitarão nas sinagogas de vocês e perseguirão de cidade em cidade.

Lucas 11:49 – Por isso, Deus disse em sua sabedoria: ‘Eu lhes mandarei profetas e apóstolos, dos quais eles matarão alguns, e a outros perseguirão’.

Atos dos Apóstolos 2:17 – ‘Nos últimos dias, diz Deus, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os jovens terão visões, os velhos terão sonhos.

Atos dos Apóstolos 11:27 – Naqueles dias alguns profetas desceram de Jerusalém para Antioquia.

Atos dos Apóstolos 13:1 – Na igreja de Antioquia havia profetas e mestres: Barnabé, Simeão, chamado Níger, Lúcio de Cirene, Manaém, que fora criado com Herodes, o tetrarca, e Saulo.

Atos dos Apóstolos 15:32 – Judas e Silas, que eram profetas, encorajaram e fortaleceram os irmãos com muitas palavras.

Atos dos Apóstolos 18:24 – Enquanto isso, um judeu chamado Apolo, natural de Alexandria, chegou a Éfeso. Ele era homem culto e tinha grande conhecimento das Escrituras.

Atos dos Apóstolos 21:9 – Ele tinha quatro filhas virgens, que profetizavam.

Romanos 1:11 – Anseio vê-los, a fim de compartilhar com vocês algum dom espiritual, para fortalecê-los,

Romanos 12:3 – Pois pela graça que me foi dada digo a todos vocês: ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter; mas, pelo contrário, tenha um conceito equilibrado, de acordo com a medida da fé que Deus lhe concedeu.

1 Coríntios 1:5 – Pois nele vocês foram enriquecidos em tudo, em toda palavra e em todo conhecimento,

1 Coríntios 4:6 – Irmãos, apliquei essas coisas a mim e a Apolo por amor a vocês, para que aprendam de nós o que significa: “Não ultrapassem o que está escrito”. Assim, ninguém se orgulhe a favor de um homem em detrimento de outro.

1 Coríntios 12:4 – Há diferentes tipos de dons, mas o Espírito é o mesmo.

1 Coríntios 12:10 – a outro, poder para operar milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a outro, variedade de línguas; e ainda a outro, interpretação de línguas.

1 Coríntios 12:28 – Assim, na igreja, Deus estabeleceu primeiramente apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres; depois os que realizam milagres, os que têm dom de curar, os que têm dom de prestar ajuda, os que têm dons de administração e os que falam diversas línguas.

1 Coríntios 12:28 – Assim, na igreja, Deus estabeleceu primeiramente apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres; depois os que realizam milagres, os que têm dom de curar, os que têm dom de prestar ajuda, os que têm dons de administração e os que falam diversas línguas.

1 Coríntios 13:2 – Ainda que eu tenha o dom de profecia e saiba todos os mistérios e todo o conhecimento, e tenha uma fé capaz de mover montanhas, mas não tiver amor, nada serei.

1 Coríntios 14:1 – Sigam o caminho do amor e busquem com dedicação os dons espirituais, principalmente o dom de profecia.

1 Coríntios 14:3 – Mas quem profetiza o faz para a edificação, encorajamento e consolação dos homens.

1 Coríntios 14:24 – Mas se entrar algum descrente ou não instruído quando todos estiverem profetizando, ele por todos será convencido de que é pecador e por todos será julgado,

1 Coríntios 14:29 – Tratando-se de profetas, falem dois ou três, e os outros julguem cuidadosamente o que foi dito.

1 Coríntios 14:31 – Pois vocês todos podem profetizar, cada um por sua vez, de forma que todos sejam instruídos e encorajados.

2 Coríntios 8:12 – Porque, se há prontidão, a contribuição é aceitável de acordo com aquilo que alguém tem, e não de acordo com o que não tem.

Efésios 3:5 – Esse mistério não foi dado a conhecer aos homens doutras gerações, mas agora foi revelado pelo Espírito aos santos apóstolos e profetas de Deus,

Efésios 4:11 – E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres,

Filipenses 3:15 – Todos nós que alcançamos a maturidade devemos ver as coisas dessa forma, e se em algum aspecto vocês pensam de modo diferente, isso também Deus lhes esclarecerá.

1 Tessalonicenses 5:20 – Não tratem com desprezo as profecias,

1 Pedro 4:10 – Cada um exerça o dom que recebeu para servir aos outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *