Estudo de Romanos 12:3 – Comentado e Explicado

Em virtude da graça que me foi dada, recomendo a todos e a cada um: não façam de si próprios uma opinião maior do que convém, mas um conceito razoavelmente modesto, de acordo com o grau de fé que Deus lhes distribuiu.
Romanos 12:3

Comentário de Albert Barnes


Pois eu digo – A palavra “para” mostra que o apóstolo está prestes a introduzir algumas considerações adicionais para reforçar o que ele havia acabado de dizer, ou para mostrar como podemos demonstrar uma mente que não está em conformidade com o mundo.

Pela graça – Pelo favor, ou em virtude do favor do ofício apostólico. Pela autoridade que me é conferida para declarar a vontade de Deus como apóstolo; veja a nota em Romanos 1: 5; ver também Gálatas 1: 6, Gálatas 1:15; Gálatas 2: 9; Efésios 3: 8; 1 Timóteo 1:14.

Não pensar … – Não se superestimar, ou pensar mais em si mesmo do que deveria. Qual é o verdadeiro padrão pelo qual devemos estimar a nós mesmos, ele acrescenta imediatamente. Isso é uma cautela contra o orgulho; e uma exortação a não julgar a nós mesmos por nossos talentos, riqueza ou função, mas a formar outro padrão de julgamento de nós mesmos, por nosso caráter cristão. Os romanos provavelmente estariam em grande perigo a partir deste trimestre. O hábito predominante de julgar entre eles era de acordo com classificação, ou riqueza, ou eloqüência, ou função. Embora esse hábito de julgar tenha prevalecido no mundo ao seu redor, havia o perigo de que também pudesse prevalecer na igreja. E a exortação era que eles não deveriam julgar seus próprios personagens pelos modos usuais entre as pessoas, mas por suas realizações cristãs. Não há pecado para o qual as pessoas sejam mais propensas do que uma auto-avaliação e orgulho desordenados. Em vez de julgar pelo que constitui a verdadeira excelência do caráter, eles se orgulham daquilo que não tem valor intrínseco; na classificação, títulos e realizações externas; ou sobre talentos, aprendizado ou riqueza. O único padrão verdadeiro de caráter refere-se aos princípios de ação ou àqueles que constituem a natureza moral do homem; e para isso o apóstolo chama o povo romano.

Mas pensar sobriamente – literalmente, “pensar de modo a agir sobriamente ou com sabedoria”. Portanto, estimar-nos como agir ou depreciar-nos com sabedoria, prudência e modéstia. Aqueles que se superestimam são orgulhosos, altivos, tolos em sua conduta. Aqueles que se consideram como deveriam, são modestos, sóbrios, prudentes. Não há como manter uma conduta sábia e adequada tão certa, de modo a formar uma estimativa humilde e modesta de nosso próprio caráter.

De acordo com Deus, como Deus mediu para cada um, ou distribuiu para cada um. Nesse lugar, a fé que os cristãos têm é atribuída a Deus como seu doador. Esse ato, que Deus o deu, será ele próprio um dos promotores mais eficazes da humildade e do sentimento correto. As pessoas geralmente consideram os objetos dos quais se orgulham como coisas de sua própria criação ou como dependentes de si mesmas. Mas deixe um objeto ser considerado como um presente de Deus, e deixa de excitar o orgulho, e o sentimento é ao mesmo tempo transformado em gratidão. Ele, portanto, que considera Deus como a fonte de todas as bênçãos, e somente ele, será um homem humilde.

A medida da fé – A palavra “fé” aqui é evidentemente colocada para religião ou cristianismo. A fé é uma coisa principal na religião. Constitui sua primeira exigência, e a religião cristã, portanto, é caracterizada por sua fé ou confiança em Deus; veja Marcos 16:17; compare Hebreus 11 ; Romanos 4 . Portanto, não devemos nos alegrar em nossa visão de nós mesmos; não devemos julgar nosso próprio caráter pela riqueza, talento ou aprendizado, mas pelo apego a Deus e pela influência da fé em nossas mentes. O significado é julgar a si mesmos ou estimar-se por sua piedade. A propriedade desta regra é aparente:

(1) Porque nenhum outro padrão é correto ou de valor. Nosso talento, aprendizado, posição ou riqueza é uma regra muito imprópria para se estimar. Tudo pode estar totalmente desconectado do valor moral; e o pior e as melhores pessoas podem possuí-los.

(2) Deus nos julgará no dia do julgamento pelo nosso apego a Cristo e sua causa Mateus 25 ; e esse é o verdadeiro padrão pelo qual nos estimamos aqui.

(3) nada mais garantirá e promoverá a humildade além disso. Todas as outras coisas podem produzir ou promover orgulho, mas isso garantirá efetivamente a humildade. O fato de que Deus deu tudo o que temos; o fato de que os pobres e os obscuros podem ter uma verdadeira elevação de caráter como nós; a consciência de nossas próprias imperfeições e deficiências na fé cristã; e a certeza de que em breve seremos acusados ??de tentar esta grande questão, se temos evidências de que somos amigos de Deus; todos tenderão a promover a humildade da mente e a derrubar nossa auto-estima desordenada habitual. Se todos os cristãos se julgassem dessa maneira, removeria imediatamente do mundo parte do orgulho da posição e da vida e produziria um apego profundo por aqueles que são abençoados com a fé do evangelho, embora possam ser sem adornos por nenhuma das riquezas ou armadilhas que agora promovem orgulho e distinções entre os homens.

Comentário de E.W. Bullinger

através . Grego. dia . App-104. Romanos 12: 1 .

graça . Grego. charis App-184.

homem = um.

pensar . . . mais altamente = pense demais. Grego. huperphroneo. Só aqui.

do que = em comparação com (grego. para . App-104) o que.

sobriamente = até (grego. eis) o ser sóbrio. Grego. sophroneo. Aqui, Marcos 5:15 . Lucas 8:35 . 2 Coríntios 5:13 . Tito 2: 6 . 1 Pedro 4: 7 .

negociou = transmitido.

every = each.

. Grego. pistis. App-150.

Comentário de John Calvin

3. Pois eu digo, através da graça, etc. Se você acha que a partícula causal não é supérflua, este versículo não será inadequadamente conectado ao primeiro; pois, como ele desejava que todo o nosso estudo fosse empregado na investigação da vontade de Deus, a próxima coisa a ser feita foi afastar-nos da vã curiosidade. Como, no entanto, a partícula causal é freqüentemente usada de forma redundante por Paulo, você pode considerar o versículo como contendo uma afirmação simples; pois assim o sentido também seria muito apropriado.

Porém, antes de especificar seu comando, ele os lembra da autoridade que lhe fora dada, para que eles não atendessem à sua voz do que se fosse a voz do próprio Deus; pois suas palavras são as mesmas, como se ele tivesse dito: “Não falo de mim mesmo; mas, como embaixador de Deus, trago a você os mandamentos que ele me confiou. ” Por ” graça ” (como antes), ele significa o Apostolado, com relação ao qual exalta a bondade de Deus e, ao mesmo tempo, sugere que ele não havia penetrado por sua própria presunção, mas que foi escolhido pelo chamado de Deus. Tendo, então, por esse prefácio garantido autoridade a si mesmo, ele colocou os romanos sob a necessidade de obedecer, a menos que estivessem preparados para desprezar Deus na pessoa de seu ministro.

Em seguida, segue-se o comando, pelo qual ele nos afasta da investigação daquelas coisas que nada podem trazer senão assédio à mente e nenhuma edificação; e ele proíbe que todos assumam mais do que aquilo que sua capacidade e vocação permitirão; e ao mesmo tempo ele nos exorta a pensar e meditar sobre as coisas que podem nos tornar modestos e sóbrios. Pois assim eu entendo as palavras, e não no sentido dado por [Erasmus] , que as traduz assim: “Ninguém pense orgulhosamente em si mesmo;” pois esse sentido é um tanto distante das palavras, e o outro é mais concordante com o contexto. A cláusula, além do que lhe convém ser sábio, mostra o que ele quis dizer com o verbo anterior ?pe?f???e?? , acima de qualquer medida; isto é, que excedemos a medida da sabedoria, se nos engajarmos naquelas coisas que não lhe interessam, devemos estar ansiosos. (381) Ser sábio em relação à sobriedade é prestar atenção ao estudo daquelas coisas pelas quais você pode descobrir que aprende e ganha moderação.

A cada um como Deus distribuiu, etc. ( Unicuique ut divisit Deus .) Há aqui uma inversão de palavras, em vez de – Quanto a cada um que Deus distribuiu (382) E aqui é dada uma razão para essa sabedoria sóbria que ele havia mencionado; pois como a distribuição de graças é variada, cada um se preserva dentro dos devidos limites da sabedoria, que se mantém dentro dos limites daquela graça de fé que o Senhor lhe concede. Portanto, há uma afetação imoderada da sabedoria, não apenas nas coisas vazias e nas coisas inúteis a serem conhecidas, mas também no conhecimento daquelas coisas que são úteis de outra maneira, quando consideramos não o que nos foi dado, mas pela imprudência e a presunção vai além da medida do nosso conhecimento; e tal indignação que Deus não sofrerá por ficar impune. É comum ver-se com que insignificantes insultos eles são levados embora, que, por ambição tola, procedem além dos limites que lhes são impostos. (383)

O significado é que é parte do nosso sacrifício razoável nos render, em um espírito manso e ensinável, para ser governado e guiado por Deus. Além disso, ao estabelecer a fé em oposição ao julgamento humano, ele nos impede de nossas próprias opiniões e, ao mesmo tempo, especifica a medida devida, isto é, quando os fiéis se humildemente se mantêm dentro dos limites que lhes são atribuídos. (384)

Comentário de Adam Clarke

Pela graça dada a mim – Pela graça dada a São Paulo certamente significa seu ofício apostólico, pelo qual ele tinha autoridade, não apenas para pregar o Evangelho, mas também para governar a Igreja de Cristo. Este é o significado da palavra ? ?a??? , em Efésios 3: 8 ; : A mim, que sou menos que o menor de todos os santos, essa graça é dada – é concedido este ofício ou emprego imediatamente pelo próprio Deus; que eu deveria pregar entre os gentios as riquezas insondáveis ??de Cristo.

Não pensar – mais altamente – ?? ?pe?f???e?? , Não agir com orgulho; não arrogar nada para si mesmo por causa de qualquer graça que recebera ou de qualquer cargo que lhe fosse confiado.

Mas pensar sobriamente – ???a f???e?? e?? t? s?f???e?? . O leitor perceberá aqui uma espécie de paronomasia, ou brincará com palavras: f???e?? , de f??? , a mente, significa pensar, mente, saborear, ser de opinião, etc .; e s?f???e?? de s??? , som e f??? , a mente, significa ter uma mente sã; pensar discretamente, modestamente, humildemente. Que ninguém se pense mais ou maior do que Deus o criou; e que ele saiba que o que quer que ele seja ou tenha de bom ou de excelência, ele o tem de Deus; e que a glória pertence ao doador, e não àquele que recebeu o presente.

Medida de fé – ?et??? p?ste?? . É muito provável, como Dr. Moore conjeturou, que o p?st?? , fé, aqui usada, signifique a religião cristã; e a medida, o grau de conhecimento e experiência que cada um deles havia recebido e o poder que isso lhe dava de ser útil na Igreja de Deus. Ver Romanos 12: 6 .

Comentário de Thomas Coke

Romanos 12: 3 . Pois eu digo, etc. – “Eu digo e o encarrego:” Então ?e?e?? significa, Atos 15:24 . Em vez de não pensar mais em si mesmo, Doddridge lê, depois de Raphelius, não se arrogar acima de tudo, etc. Em vez de medida de fé, algumas cópias têm graça; mas qualquer um deles expressa a mesma coisa; isto é, dons do Espírito. Veja a próxima nota.

Comentário de Scofield

graça

Graça (transmitida). Romanos 12: 3 ; Romanos 12: 6 ; Romanos 15:15 ; Romanos 6: 1 ; 2 Pedro 3:18 .

Comentário de John Wesley

Pois eu digo, pela graça que me foi dada, a todo homem que está entre vocês, que não pense mais em si mesmo do que deveria pensar; mas pensar sobriamente, como Deus tem dado a cada homem a medida da fé.

E eu digo – Ele agora passa a mostrar qual é essa vontade de Deus.

Pela graça que me é dada – Ele acrescenta isso modestamente, para que não pareça esquecer sua própria direção.

A todos que estão entre vocês – crentes em Roma. Feliz, eles sempre se lembraram disso! A medida da fé – Tratada no primeiro e nos capítulos seguintes, da qual todos os outros dons e graças fluem.

Referências Cruzadas

Provérbios 16:18 – O orgulho vem antes da destruição; o espírito altivo, antes da queda.

Provérbios 25:27 – Comer mel demais não é bom, nem é honroso buscar a própria honra.

Provérbios 26:12 – Você conhece alguém que se julga sábio? Há mais esperança para o insensato do que para ele.

Eclesiastes 7:16 – Não seja excessivamente justo nem demasiadamente sábio; por que destruir-se a si mesmo?

Miquéias 6:8 – Ele mostrou a você, ó homem, o que é bom e o que o Senhor exige: Pratique a justiça, ame a fidelidade e ande humildemente com o seu Deus.

Mateus 18:1 – Naquele momento os discípulos chegaram a Jesus e perguntaram: “Quem é o maior no Reino dos céus? “

Lucas 18:11 – O fariseu, em pé, orava no íntimo: ‘Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens: ladrões, corruptos, adúlteros; nem mesmo como este publicano.

João 3:34 – Pois aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus, porque ele dá o Espírito sem limitações.

Romanos 1:5 – Por meio dele e por causa do seu nome, recebemos graça e apostolado para chamar dentre todas as nações um povo para a obediência que vem pela fé.

Romanos 11:20 – Está certo. Eles, porém, foram cortados devido à incredulidade, e você permanece pela fé. Não se orgulhe, mas tema.

Romanos 11:25 – Irmãos, não quero que ignorem este mistério, para que não se tornem presunçosos: Israel experimentou um endurecimento em parte, até que chegasse a plenitude dos gentios.

Romanos 12:6 – Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada. Se alguém tem o dom de profetizar, use-o na proporção da sua fé.

Romanos 12:6 – Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada. Se alguém tem o dom de profetizar, use-o na proporção da sua fé.

Romanos 15:15 – A respeito de alguns assuntos, eu lhes escrevi com toda a franqueza, como para fazê-los lembrar-se novamente deles, por causa da graça que Deus me deu,

1 Coríntios 3:10 – Conforme a graça de Deus que me foi concedida, eu, como sábio construtor, lancei o alicerce, e outro está construindo sobre ele. Contudo, veja cada um como constrói.

1 Coríntios 4:7 – Pois, quem torna você diferente de qualquer outra pessoa? O que você tem que não tenha recebido? E se o recebeu, por que se orgulha, como se assim não fosse?

1 Coríntios 4:7 – Pois, quem torna você diferente de qualquer outra pessoa? O que você tem que não tenha recebido? E se o recebeu, por que se orgulha, como se assim não fosse?

1 Coríntios 12:7 – A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito, visando ao bem comum.

1 Coríntios 15:10 – Mas, pela graça de Deus, sou o que sou, e sua graça para comigo não foi em vão; antes, trabalhei mais do que todos eles; contudo, não eu, mas a graça de Deus comigo.

2 Coríntios 12:7 – Para impedir que eu me exaltasse por causa da grandeza dessas revelações, foi-me dado um espinho na carne, um mensageiro de Satanás, para me atormentar.

2 Coríntios 12:13 – Em que vocês foram inferiores às outras igrejas, exceto no fato de eu nunca ter sido um peso para vocês? Perdoem-me esta ofensa!

Gálatas 2:8 – Pois Deus, que operou por meio de Pedro como apóstolo aos circuncisos, também operou por meu intermédio para com os gentios.

Gálatas 6:3 – Se alguém se considera alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo.

Efésios 3:2 – Certamente vocês ouviram falar da responsabilidade imposta a mim em favor de vocês pela graça de Deus,

Efésios 3:4 – Ao lerem isso vocês poderão entender a minha compreensão do mistério de Cristo.

Efésios 3:7 – Deste me tornei ministro pelo dom da graça de Deus, a mim concedida pela operação de seu poder.

Efésios 4:7 – E a cada um de nós foi concedida a graça, conforme a medida repartida por Cristo.

Efésios 4:7 – E a cada um de nós foi concedida a graça, conforme a medida repartida por Cristo.

Efésios 4:13 – até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo.

Efésios 4:16 – Dele todo o corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função.

Filipenses 2:3 – Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos.

Colossenses 1:29 – Para isso eu me esforço, lutando conforme a sua força, que atua poderosamente em mim.

Colossenses 2:13 – Quando vocês estavam mortos em pecados e na incircuncisão da sua carne, Deus os vivificou juntamente com Cristo. Ele nos perdoou todas as transgressões,

1 Timóteo 1:14 – contudo, a graça de nosso Senhor transbordou sobre mim, juntamente com a fé e o amor que estão em Cristo Jesus.

1 Timóteo 2:9 – Da mesma forma quero que as mulheres se vistam modestamente, com decência e discrição, não se adornando com tranças, nem ouro, nem pérolas, nem roupas caras,

1 Timóteo 2:15 – Entretanto, a mulher será salva dando à luz filhos — se elas permanecerem na fé, no amor e na santidade, com bom senso.

Tito 2:2 – Ensine os homens mais velhos a serem sóbrios, dignos de respeito, sensatos, e sadios na fé, no amor e na perseverança.

Tito 2:4 – Assim, poderão orientar as mulheres mais jovens a amarem seus maridos e seus filhos,

Tito 2:6 – Da mesma maneira, encoraje os jovens a serem prudentes.

Tito 2:12 – Ela nos ensina a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver de maneira sensata, justa e piedosa nesta era presente,

Tiago 4:6 – Mas ele nos concede graça maior. Por isso diz a Escritura: “Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes”.

1 Pedro 1:13 – Portanto, estejam com a mente preparada, prontos para a ação; sejam sóbrios e coloquem toda a esperança na graça que lhes será dada quando Jesus Cristo for revelado.

1 Pedro 4:7 – O fim de todas as coisas está próximo. Portanto, sejam criteriosos e sóbrios; dediquem-se à oração.

1 Pedro 4:11 – Se alguém fala, faça-o como quem transmite a palavra de Deus. Se alguém serve, faça-o com a força que Deus provê, de forma que em todas as coisas Deus seja glorificado mediante Jesus Cristo, a quem sejam a glória e o poder para todo o sempre. Amém.

1 Pedro 5:5 – Da mesma forma jovens, sujeitem-se aos mais velhos. Sejam todos humildes uns para com os outros, porque “Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes”.

1 Pedro 5:8 – Sejam sóbrios e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar.

3 João 1:9 – Escrevi à igreja, mas Diótrefes, que gosta muito de ser o mais importante entre eles, não nos recebe.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *