Estudo de Miquéias 6:8 – Comentado e Explicado

Já te foi dito, ó homem, o que convém, o que o Senhor reclama de ti: que pratiques a justiça, que ames a bondade, e que andes com humildade diante do teu Deus.
Miquéias 6:8

Comentário de Albert Barnes

Ele te mostrou – Micah não conta a eles agora, como pela primeira vez; o que os teria desculpado. Ele diz: “Ele te mostrou;” Ele, sobre cuja mente, vontade e prazer eles pretendiam inquirir, o Senhor, seu Deus. Ele os mostrara. A lei estava cheia disso. Ele mostrou a eles, quando disse: “E agora, Israel, o que o Senhor teu Deus exige de ti, mas temer ao Senhor teu Deus, andar em todos os seus caminhos, e amá-Lo e servir ao Senhor. Senhor, teu Deus, com todo o teu coração e toda a tua alma, para guardar os mandamentos do Senhor e os seus estatutos que hoje te ordeno para o teu bem? ” Deuteronômio 10: 12-13 . Eles perguntaram: “com que coisa externa eu virei diante do Senhor”; o profeta lhes diz: “que coisa é boa”, o homem interior do coração, justiça, amor, humildade.

E o que o Senhor exige (busca, busca) de ti? A própria palavra implica uma busca séria dentro. Ele dizia (Rup.): “Não se preocupe com nenhuma dessas coisas, holocaustos, carneiros, bezerros, sem ti. Pois Deus não busca o teu, mas a ti; não tua substância, mas teu espírito; não carneiro ou bode, mas seu coração. ”:“ Você pergunta, o que você deve oferecer por ti? Outro você mesmo. Pois o que mais o Senhor procura de ti, além de ti? Porque, de todas as criaturas terrenas, Ele não fez nada melhor do que você; ele busca a si mesmo, porque você se perdeu. ”

Fazer julgamento – são principalmente todos os atos de patrimônio; â € ”amar piedade â €” todas as obras de amor. Julgamento, é o que o direito exige; misericórdia, que amor. No entanto, secundariamente, “fazer julgamento” é fazer julgamentos justos em todos os casos; e assim, como para outros, “não julgue segundo a aparência, mas julgue o julgamento justo” João 7:24 ; e quanto a si mesmo também. Julgue equitativa e gentilmente aos outros, humildemente a si mesmo: “Julgue-se em si mesmo sem aceitar a sua própria pessoa, para não poupar seus pecados, nem se deleitar com eles, porque você os fez. Não te louve no que é bom em ti, nem acusa Deus no que é mau em ti. Pois este é um julgamento errado e, portanto, não é um julgamento. Você fez isso, sendo mau; inverta, e estará certo. Louvado seja Deus naquilo que é bom em ti; acusa-te no que é mau. Portanto, anteciparás o juízo de Deus, como Ele diz: “Se nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados pelo Senhor” 1 Coríntios 11:31 . Ele acrescenta, ama a misericórdia; ser misericordioso, por amor, “não por necessidade, pois Deus ama um doador alegre” 2 Coríntios 9: 7 . Esses atos juntos contêm todo o dever para com o homem, correspondente e formado sobre a misericórdia e a justiça de Deus Salmo 101: 1 ; Salmo 61: 7 . Tudo o que é devido, de qualquer maneira ou de qualquer maneira, é de julgamento; tudo o que é livre para o homem, embora não seja livre para Deus, é de misericórdia. Resta, ande humildemente com teu Deus; não se incline diante dele, como ofereceram Miquéias 6: 6 , nem ande somente com ele, como fizeram Enoque, Noé Abraão, Jó; mas ande humildemente (literalmente, incline-se), ainda assim com o teu Deus; nunca se levantando, nunca dormindo, nunca parado, mas sempre caminhando, ainda se atirando; e quanto mais você segue em graça, mais se derruba; como diz o nosso Senhor: “Quando tiverdes feito todas as coisas que lhes são ordenadas, digamos: Somos servos inúteis; fizemos o que era nosso dever fazer ” Lucas 17:10 .

Não é um “agachamento diante de Deus” desagradável (como eles pensavam), mas o humilde amor dos perdoados; “caminhe humildemente”, como a criatura com o Criador, mas apaixonada por seu próprio Deus. Humilha-te com Deus, que se humilhou na carne; anda com ele, que é o teu caminho. Nem a humildade nem a obediência sozinhas seriam verdadeiras graças; mas apegar-se rapidamente a Deus, porque Ele é seu Tudo, e curvar-se, porque você não é nada, e teu Tudo é Ele e Dele. É totalmente um preceito do Evangelho; ordenando-nos: “Sede perfeitos, como o vosso Pai, que está no céu, é perfeito” Mateus 5:48 ; “Seja misericordioso, como seu Pai também é misericordioso;” Lucas 6:36 ; e, no entanto, no final, “tem a mesma mente que também estava em Cristo Jesus, que não se tornou reputado” Filemom 2: 5 , Filemom 2: 7 , Filemom 2: 9 .

As ofertas do povo, declaradas na nudez nua em que Miquéias os exibe, têm um caráter de ironia. Mas é a ironia da verdade e do próprio fato. A criatura não tem nada a oferecer; “o sangue de touros e bodes não pode tirar o pecado” Hebreus 10: 4 ; e as ofertas, à medida que aumentam de valor, tornam-se não apenas inúteis, mas pecaminosas. Tais ofertas derrubariam a raiva, não a misericórdia. As palavras de Miquéias são, então, por sua vivacidade, uma expressão quase proverbial do nada de tudo que nós pecadores poderíamos oferecer a Deus: “Nós, que somos do povo de Deus, sabendo que“ aos Seus olhos nenhum homem que seja justificado ” Salmo 143: 2 e dizendo:“ Eu sou um animal contigo ” Salmo 73:22 , não confie em nenhum apelo diante do Seu tribunal, mas ore; no entanto, não confiamos em nossas próprias orações. Pois não há nada digno de ser oferecido a Deus pelo pecado, e nenhuma humildade pode lavar as manchas das ofensas.

Em penitência por nossos pecados, hesitamos e dizemos: Aonde devo ir diante do Senhor? como irei, para ser admitido em relações familiares com meu Deus? Um e o mesmo espírito revolve essas coisas em cada um de nós ou daqueles que estão diante de nós, que foram impelidos ao arrependimento: ‘que oferta digna posso fazer ao Senhor?’ – Isso e coisas como nós revolvemos, como o apóstolo. diz; â € ”NÃ £ o sabemos por que orar como deveríamos; mas o próprio Espírito faz intercessão por nós com gemidos que não podem ser proferidos ” Romanos 8:20 . “Devo me oferecer totalmente como holocausto a Ele?” Se, entendendo espiritualmente todos os sacrifícios levíticos, devo apresentá-los em mim e oferecer meu primogênito, ou seja, o que é principal em mim, minha alma, não encontraria nada digno de Sua grandeza. Nem em nós mesmos, nem no terreno, podemos encontrar algo digno a ser oferecido para nos reconciliar com Deus. Pelo pecado da alma, somente o sangue é digno de ser oferecido; não o sangue de bezerros, carneiros ou bodes, mas o nosso; todavia, o nosso também não é oferecido, mas devolvido, já vencendo o Salmo 116: 8 . Somente o Sangue de Cristo é suficiente para acabar com todo pecado. ”Dionísio:“ Diz-se o todo, para nos instruir, que, sem o derramamento do Sangue de Cristo e de sua Virtude e Mérito, não podemos agradar a Deus, apesar de termos nos oferecido e tudo o que temos, dentro e fora; e também, que tão grandes são os benefícios concedidos a nós pelo amor de Cristo, que nada podemos retribuir ”.

Mas então fica claro que não há ensino nesta passagem em Miquéias que não existe na lei. Os desenvolvimentos nos profetas se relacionam com a Pessoa e o caráter do Redentor. A lei também continha os dois elementos:

(1) o ritual do sacrifício, imprimindo no judeu a necessidade de um expiador;

(2) a lei moral e as graças nela inculcadas: obediência, amor a Deus e ao homem, justiça, misericórdia, humildade e o resto.

Não havia nenhuma pista na lei, que metade era aceitável a Deus em vez do todo; esse sacrifício de animais substituiria o auto-sacrifício ou a obediência. Não havia nada em que o fariseu pudesse basear sua heresia. O que Miquéias disse, Moisés havia dito. Os corruptos do povo ofereciam meio serviço, o que lhes custa menos, como sempre a fé sem amor. Miquéias, nisto, não lhes revela nada de novo; mas diz a eles que esse meio serviço é contrário aos primeiros princípios de sua lei. â € ”O banho mostrou-lhe, ó homem, o que à © bom. O sacrifÃcio, sem amor a Deus e ao homem, nà £ o era tanto quanto o corpo sem a alma. Foi um aborto, um monstro. Pois um fim do sacrifício era inculcar a insuficiência de todo o nosso bem, além do Sangue de Cristo; que façamos o que faríamos: “todos ficaram aquém da glória de Deus” Romanos 3:23 . Mas substituir o sacrifício, que era uma confissão de que, na melhor das hipóteses, éramos pecadores infelizes, incapazes de agradar a Deus por qualquer esforço para agradá-lo ou evitar desagradá-lo, seria uma contradição direta da lei, antinomianismo sob a dispensação da própria lei.

Miquéias muda as palavras de Moisés, a fim de adaptá-las aos pecados de Israel naquela época. Ele então os repreende em detalhes, e isso, com os pecados que eram patente, que, quando trazidos para casa, eles não podiam negar, os pecados contra o próximo.

Comentário de Thomas Coke

Miquéias 6: 8 . Ele te mostrou, ó homem, etc. – Veja aqui o verdadeiro espírito da lei do Senhor! Veja aqui o que faz um verdadeiro israelita! Uma verdade que os judeus carnais nunca poderiam compreender. Em vão, o legislador e os profetas inculcaram-na em todas as ocasiões. Eles sempre recorreram a suas concepções grosseiras, seu apego a sacrifícios e apenas a serviços externos: aqui eles imaginavam sua piedade, sua religião, consistir; enquanto negligenciavam os deveres mais essenciais do homem e a prática das virtudes mais sólidas, justiça, benevolência e piedade. Compare Tito 2:12 . Houbigant lê: Eu te mostrarei, ó homem, etc.

Comentário de Joseph Benson

Miquéias 6: 8 . Ele te mostrou, ó homem, o que é bom – Ele te mostrou que não há perdão sem arrependimento, e que arrependimento é apenas um nome, a menos que haja um cessar de fazer o mal e aprender a fazer o bem: e que isto implica a prática de todo ramo de piedade e virtude; o desempenho de todo dever que devemos a Deus, ao próximo e a nós mesmos; 1º, Fazer com justiça – Prestar todas as suas dívidas, aos superiores, iguais, inferiores; ser verdadeiro e justo com todos, e não oprimir ninguém, em suas pessoas, propriedades ou reputação; em nossas relações com os outros para realizar uma chancelaria em nossos próprios seios e agir de acordo com a equidade. 2d, Amar a misericórdia – Não usar a severidade, ou exercer malícia, inveja, vingança, inimizade ou ódio contra alguém, mas ser compassivo, misericordioso, perdoador, gentil e benéfico para com todos, de acordo com nossa capacidade. E, 3d, Andar humildemente com teu Deus – Humilhar-se diante do Deus santo e justo, sob um profundo sentimento de culpa do passado e indignidade presente, renunciando a todos os pensamentos elevados de si mesmo e toda a dependência da sua própria justiça para justificação antes. ele, mas confiando apenas em sua misericórdia, através do Mediador. As palavras implicam, também, que devemos manter constante comunhão com Deus, pelo exercício de uma fé humilde, santa, amorosa e obediente, servindo ao Senhor, como o apóstolo diz de si mesmo, com toda humildade de espírito e com reverência contínua e medo de Deus. “Veja aqui o verdadeiro espírito da lei divina! Veja aqui o que faz um verdadeiro israelita! uma verdade que os judeus carnais nunca poderiam compreender: em vão seu legislador e seus profetas a inculcaram em todas as ocasiões. Eles sempre recorreram a suas concepções grosseiras, seu apego a sacrifícios e apenas a serviços externos: aqui eles imaginavam que sua perfeição consistia; enquanto negligenciavam os deveres mais essenciais do homem, e a prática das virtudes, da justiça, da benevolência e da piedade mais sólidas. ”

Comentário de John Wesley

Ele te mostrou, ó homem, o que é bom; e o que o Senhor exige de ti, senão que faça justiça, e ame a misericórdia, e ande humildemente com o teu Deus?

Ele – Deus já lhe disse em sua palavra, com o que você deve vir antes dele.

Agir de maneira justa – Prestar a cada um o que lhes é devido: superiores, iguais, inferiores, iguais a todos, e não oprimir ninguém, em corpo, bens ou nome; em todas as suas relações com os homens carrega uma chancelaria em seus próprios animais, e faz de acordo com a equidade.

Amar a misericórdia – Ser gentil, misericordioso e compassivo com todos, sem usar severidade com ninguém.

Ande humildemente com teu Deus – Mantenha uma comunhão constante com Deus, pela humilde e santa fé.

Comentário de Adam Clarke

Ele te mostrou, ó homem, o que é bom – Todos os modos de expiação que propuseste são, aos olhos de Deus, indisponíveis; eles não podem acabar com o mal, nem purificar da culpa do pecado. Ele mesmo te mostrou o que é bom; aquilo que é proveitoso para ti e agradável para si mesmo. E o que é isso? Resposta, Tu és: –

    I. Fazer justamente; dar a todo o seu devido.

1. A Deus, o que lhe é devido; teu coração, teu corpo, alma e espírito; tua sabedoria, entendimento, julgamento. “Amá-lo com todo o teu coração, alma, mente e força, e teu próximo como a ti mesmo.” Este é o devido e correto de Deus para todo homem.

2. Você deve dar a seu próximo o que ele deve fazer a ele, como gostaria que ele fizesse a você, nunca trabalhando mal para ele.

3. Você deve dar a si mesmo o que lhe é devido; não privar tua alma daquilo que Deus providenciou para ela; manter seu corpo em temperança, sobriedade e castidade; evitando todos os excessos, tanto em ação quanto em paixão.

    II Você deve amar a misericórdia; não apenas para fazer o que a justiça exige, mas também o que a misericórdia, a bondade, a benevolência e a caridade exigem.

III Mas como você deve fazer isso? Tu deves andar humildemente com teu Deus; Portanto , humilhar-se a andar. Isso implica reconhecer sua iniquidade e submeter-se a ser salvo por sua livre misericórdia, como você já descobriu que nenhum tipo de oferta ou sacrifício pode valer. Sem essa humilhação da alma, nunca houve, nunca pode haver alguém caminhando com Deus; pois sem a sua misericórdia, nenhuma alma pode ser salva; e ele deve ser teu Deus antes de poder andar com ele. Muitos, quando ouvem a natureza do pecado apontada, e o caminho da salvação tornado claro através do sangue do Cordeiro, fecharam os olhos contra o pecado e o sacrifício apropriado por ele, e afastaram toda exortação, ameaça etc. com este texto: “Deus não exige nada de nós além de fazer justiça, amar a misericórdia e andar humildemente com ele”. Agora eu pergunto a qualquer homem: você está disposto a permanecer ou cair neste texto? E não me custaria muito tempo nem muito esforço para mostrar que, neste terreno, nenhuma alma do homem pode ser salva. Deus também não diz que isso com justiça, etc., merecerá a glória eterna. Não. Ele mostra que assim todos os homens devem andar; que este é o dever de todo ser racional; mas ele sabe muito bem que nenhuma alma caída pode agir assim sem a assistência especial dele, e que é apenas o homem regenerado, o homem que encontrou redenção pelo sangue da cruz, e tem Deus para o seu Deus, que pode agir assim. e andar. A salvação é apenas da misericórdia de Deus; pois pelas obras da lei nenhuma carne será justificada.

A maneira de chamar a atenção, diz Bp. Recém-chegado, em Miquéias 6: 1 , Miquéias 6: 2 , chamando o homem a exortar seu apelo diante de toda a natureza, e à criação inanimada de ouvir a exposição de Jeová com seu povo, é verdadeiramente despertador e magnífico. As enfermarias de Jeová seguem em Miquéias 6: 3-5 . E as misericórdias de Deus foram apresentadas ao povo, uma delas é apresentada de uma forma dramática bonita; perguntando qual é o seu dever para com um Deus tão gracioso, Miquéias 6: 6 , Miquéias 6: 7 . A resposta segue nas palavras do profeta, Miquéias 6: 8 . Alguns pensam que temos um tipo de diálogo entre Balaque e Balaão, representado para nós da maneira profética. O rei de Moabe fala, Miquéias 6: 6 . Balaão responde por outra pergunta nos dois primeiros hemisférios de Miquéias 6: 7 . O rei de Moabe se junta à parte restante do versículo; e Balaão responde, Miquéias 6: 8 . Bps. Butler e Lowth são a favor disso. Eu não posso concordar.

Comentário de E.W. Bullinger

homem. Hebraico. “adam. App-14.

misericórdia = benignidade ou graça.

andar humildemente. A expressão hebraica ( hatzene “leketh) ocorre apenas aqui. Este versículo incorpora os princípios que governam a administração de Jeová sob a Lei, mas não sob o Evangelho. Agora, ele exige fé no substituto a quem providenciou para o pecador; e Sua justiça deve ser imputada na graça. Veja App-63. IX: e 72. Compare também Romanos 3:23 , Romanos 3:24 . Efésios 2: 3-9 . Tito 3: 5-8 , etc.

Comentário de John Wesley

Ele te mostrou, ó homem, o que é bom; e o que o Senhor exige de ti, senão que faça justiça, e ame a misericórdia, e ande humildemente com o teu Deus?

Ele – Deus já lhe disse em sua palavra, com o que você deve vir antes dele.

Agir de maneira justa – Prestar a cada um o que lhes é devido: superiores, iguais, inferiores, iguais a todos, e não oprimir ninguém, em corpo, bens ou nome; em todas as suas relações com os homens carrega uma chancelaria em seus próprios animais, e faz de acordo com a equidade.

Amar a misericórdia – Ser gentil, misericordioso e compassivo com todos, sem usar severidade com ninguém.

Ande humildemente com teu Deus – Mantenha uma comunhão constante com Deus, pela humilde e santa fé.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *