Estudo de João 3:34 – Comentado e Explicado

Com efeito, aquele que Deus enviou fala a linguagem de Deus, porque ele concede o Espírito sem medidas.
João 3:34

Comentário de Albert Barnes

A quem Deus enviou – O Messias.

Fala as palavras de Deus – A verdade, ou mandamentos de Deus.

Pois Deus não dá o Espírito – O Espírito de Deus. Embora Jesus fosse Deus, assim como o homem, ainda assim, como Mediador, Deus o ungiu ou o dotou das influências de seu Espírito, para ser completamente qualificado para sua grande obra.

Por medida – Não em um pequeno grau, mas totalmente, completamente. Os profetas foram inspirados em ocasiões especiais para entregar mensagens especiais. O Messias estava continuamente cheio do Espírito de Deus. “O Espírito habitava nele, não como um vaso, mas como uma fonte, como um oceano sem fundo (Henry).

Comentário de E.W. Bullinger

palavras . Grego. Plural de rhema. Veja nota em Marcos 9:32 .

para Deus , etc. Grego. “porque o Espírito não dá [as palavras de Deus] por medida [a Ele]” .

Deus [L] T [Tr. ] Uma WH R., não siríaca, omite “Deus” aqui.

o espírito . Com o art. o Doador, não o presente. App-101. Isso foi por medida para João, mas não para o Senhor. Compare João 15:26 ; Mateus 11:27 . O que João viu e ouviu foi limitado (versículos: João 3: 27-30 ).

por . Grego. ek. App-104.

Comentário de John Calvin

34. Pois aquele a quem Deus enviou fala as palavras de Deus. Ele confirma a afirmação anterior, pois mostra que realmente temos a ver com Deus, quando recebemos a doutrina de Cristo; porque Cristo procedeu de ninguém mais do que do Pai Celestial. É, portanto, somente Deus quem nos fala por ele; e, de fato, não atribuímos à doutrina de Cristo tudo o que ela merece, a menos que a reconheçamos como divina.

Pois Deus não dá o Espírito por medida. Esta passagem é explicada de duas maneiras. Alguns a estendem à dispensação ordinária desta maneira: que Deus, que é a fonte inesgotável de todos os benefícios, não diminui em nada o nível de seus recursos, quando ele concede ampla e abundantemente seus dons aos homens. Aqueles que extraem de qualquer vaso o que dão aos outros chegam finalmente ao fundo; mas não há perigo de que algo desse tipo possa acontecer com Deus, nem a abundância de seus dons jamais será tão grande que ele não possa ir além, sempre que tiver prazer em fazer um novo exercício de liberalidade. Essa exposição parece ter alguma plausibilidade, pois a sentença é indefinida; isto é, não indica expressamente nenhuma pessoa. (70)

Mas estou mais disposto a seguir Agostinho, que explica que foi dito a respeito de Cristo. Também não há força na objeção, que nenhuma menção expressa seja feita a Cristo nesta cláusula, uma vez que toda ambigüidade é removida pela próxima cláusula, na qual aquilo que parece ter sido dito indiscriminadamente sobre muitos está limitado a Cristo. Pois essas palavras foram inquestionavelmente acrescentadas por uma questão de explicação, de que o Pai entregou todas as coisas na mão de seu Filho , porque o ama , e deve, portanto, ser lido como colocado em conexão imediata. O verbo no presente – denota – denota, por assim dizer, um ato continuado; pois, embora Cristo fosse ao mesmo tempo dotado do Espírito na mais alta perfeição, ainda assim, como ele flui continuamente, por assim dizer, de uma fonte e é amplamente difundido, não há impropriedade em dizer que Cristo agora o recebe do Pai . Mas se alguém optar por interpretá-lo de maneira mais simples, não é incomum que haja uma mudança de tempo em tais verbos, e que se deve pôr em prática o valor (71)

O significado é agora claro, que o Espírito não foi dado a Cristo por medida, como se o poder da graça que ele possui fosse de alguma forma limitado; como Paulo ensina isso

a cada um é dado de acordo com a medida do presente,
( Efésios 4: 7 )

para que não haja ninguém que tenha a abundância completa. Pois enquanto este é o vínculo mútuo da relação fraternal entre nós, que nenhum homem considerado separadamente tem tudo o que precisa, mas todos requerem a ajuda um do outro, Cristo difere de nós a esse respeito, que o Pai derramou sobre ele uma abundância ilimitada de seu Espírito. E, certamente, é apropriado que o Espírito habite nele sem medida, para que todos possamos tirar sua plenitude , como vimos no primeiro capítulo. E a isso se relaciona o que se segue imediatamente, que o Pai entregou todas as coisas em suas mãos; pois, por essas palavras, João Batista não apenas declara a excelência de Cristo, mas, ao mesmo tempo, aponta o fim e o uso das riquezas com as quais ele é dotado; ou seja, que Cristo, tendo sido designado pelo Pai para ser o administrador, ele distribui a todos como ele escolhe e como acha necessário; como Paulo explica mais detalhadamente no quarto capítulo da Epístola aos Efésios, que recentemente citei. Embora Deus enriqueça seu próprio povo de várias maneiras, isso é peculiar apenas a Cristo, que ele tem todas as coisas em suas mãos.

Comentário de Adam Clarke

Pois Deus não dá o Espírito por medida – Ele é o mais perfeito de todos os mestres, pois recebeu o Espírito Santo como nenhum outro antes dele. Sem medida – não por um tempo específico, pessoas, propósito, etc., mas por toda a bússola do tempo e em referência a toda a eternidade. As dispensações anteriores do Espírito Santo fizeram descobertas parciais de infinita justiça e misericórdia; mas agora a soma da justiça, ao exigir tal sacrifício, e a plenitude da misericórdia, ao fornecê-lo, serão manifestadas por esse Espírito com o qual ele batiza, a todos os filhos dos homens. É digno de nota que isso foi totalmente feito após o derramamento do Espírito no dia de pentecostes, Atos 2: 1 etc., como pode ser visto claramente em todas as epístolas apostólicas. Os judeus observam que o Espírito Santo foi dado apenas em certas medidas aos profetas; alguns escrevendo apenas um livro, outros dois. Então Rab. Acba.

Comentário de John Wesley

Pois aquele a quem Deus enviou fala as palavras de Deus; porque Deus não dá o Espírito por medida.

Deus não lhe dá o Espírito por medida – Como fez aos profetas, mas de maneira incomensurável. Por isso, ele fala as palavras de Deus da maneira mais perfeita.

Referências Cruzadas

Números 11:25 – O Senhor desceu na nuvem e lhe falou, e tirou do Espírito que estava sobre ele e o pôs sobre as setenta autoridades. Quando o Espírito veio sobre eles, profetizaram, mas depois nunca mais tornaram a fazê-lo.

2 Reis 2:9 – Depois de atravessar, Elias disse a Eliseu: “O que posso fazer por você antes que eu seja levado para longe de você? ” Respondeu Eliseu: “Faze de mim o principal herdeiro de teu espírito profético”.

Salmos 45:7 – Amas a justiça e odeias a iniqüidade; por isso Deus, o teu Deus, escolheu-te dentre os teus companheiros ungindo-te com óleo de alegria.

Isaías 11:2 – O Espírito do Senhor repousará sobre ele, o Espírito que dá sabedoria e entendimento, o Espírito que traz conselho e poder, o Espírito que dá conhecimento e temor do Senhor.

Isaías 59:21 – “Quanto a mim, esta é a minha aliança com eles”, diz o Senhor. “O meu Espírito que está em você e as minhas palavras que pus em sua boca não se afastarão dela, nem da boca dos seus filhos e dos descendentes deles, desde agora e para sempre”, diz o Senhor.

Isaías 62:1 – Por amor de Sião eu não sossegarei, por amor de Jerusalém não descansarei enquanto a sua justiça não resplandecer como a alvorada, e a sua salvação, como as chamas de uma tocha.

João 1:16 – Todos recebemos da sua plenitude, graça sobre graça.

João 3:17 – Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele.

João 5:26 – Pois, da mesma forma como o Pai tem vida em si mesmo, ele concedeu ao Filho ter vida em si mesmo.

João 7:16 – Jesus respondeu: “O meu ensino não é de mim mesmo. Vem daquele que me enviou.

João 7:37 – No último e mais importante dia da festa, Jesus levantou-se e disse em alta voz: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba.

João 8:26 – “Tenho muitas coisas para dizer e julgar a respeito de vocês. Pois aquele que me enviou merece confiança, e digo ao mundo aquilo que dele ouvi”.

João 8:40 – Mas vocês estão procurando matar-me, sendo que eu lhes falei a verdade que ouvi de Deus; Abraão não agiu assim.

João 8:47 – Aquele que pertence a Deus ouve o que Deus diz. Vocês não ouvem porque não pertencem a Deus”.

João 15:26 – “Quando vier o Conselheiro, que eu enviarei a vocês da parte do Pai, o Espírito da verdade que provém do Pai, ele testemunhará a meu respeito.

João 16:7 – Mas eu lhes afirmo que é para o bem de vocês que eu vou. Se eu não for, o Conselheiro não virá para vocês; mas se eu for, eu o enviarei.

Romanos 8:2 – porque por meio de Cristo Jesus a lei do Espírito de vida me libertou da lei do pecado e da morte.

Efésios 3:8 – Embora eu seja o menor dos menores dentre todos os santos, foi-me concedida esta graça de anunciar aos gentios as insondáveis riquezas de Cristo

Efésios 4:7 – E a cada um de nós foi concedida a graça, conforme a medida repartida por Cristo.

Colossenses 1:19 – Pois foi do agrado de Deus que nele habitasse toda a plenitude,

Colossenses 2:9 – Pois em Cristo habita corporalmente toda a plenitude da divindade,

Apocalipse 21:6 – Disse-me ainda: “Está feito. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. A quem tiver sede, darei de beber gratuitamente da fonte da água da vida.

Apocalipse 22:1 – Então o anjo me mostrou o rio da água da vida que, claro como cristal, fluía do trono de Deus e do Cordeiro,

Apocalipse 22:16 – “Eu, Jesus, enviei o meu anjo para dar a vocês este testemunho concernente às igrejas. Eu sou a Raiz e o Descendente de Davi, e a resplandecente Estrela da Manhã”.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *