Estudo de João 8:47 – Comentado e Explicado

Quem é de Deus ouve as palavras de Deus, e se vós não as ouvis é porque não sois de Deus.
João 8:47

Comentário de Albert Barnes

Aquele que é de Deus – Aquele que ama, teme e honra a Deus.

Ouve as palavras de Deus – ouve ou atende às doutrinas ou mandamentos de Deus, pois uma criança que ama seus pais deve respeitar e obedecer a seus mandamentos. Esta é uma evidência da verdadeira piedade. A disposição de receber tudo o que Deus nos ensina e de obedecer a todos os seus mandamentos é uma prova indubitável de que somos seus amigos, João 14:21 ; 1 João 2: 4 ; 1 João 3:24 . Como os judeus não demonstraram prontidão para obedecer aos mandamentos de Deus, provou que não eram dele, e a isso se devia a sua rejeição ao Senhor Jesus.

Comentário de E.W. Bullinger

Ele que, & c. Observe a introversão na estrutura de João 8:47 ,

palavras = provérbios. Grego. rhema. Veja nota em Marcos 9:32 .

Comentário de John Calvin

47. Quem é de Deus. Como ele tem todo o direito de tomar isso como garantido, que ele é o embaixador do Pai celestial e que ele cumpre fielmente o ofício que lhe foi confiado, ele se indigna contra eles; pois sua impiedade não estava mais oculta, pois eles eram tão obstinados em rejeitar a palavra de Deus. Ele havia mostrado que eles não podiam apresentar nada que ele não havia ensinado como da boca de Deus. Ele conclui, portanto, que eles não têm nada em comum com Deus, pois não ouvem as palavras de Deus; (242) e, sem dizer nada sobre si mesmo, ele os acusa de estar em guerra com Deus. Além disso, somos ensinados por esta passagem, que não há um sinal mais evidente de uma mente reprovada, do que quando não se pode suportar a doutrina de Cristo, embora, em outros aspectos, ela tenha brilhado com santidade angélica; pois, pelo contrário, se abraçarmos essa doutrina alegremente, teremos o que pode ser chamado de selo visível de nossa eleição. Pois quem tem a palavra desfruta do próprio Deus; mas quem o rejeita se exclui da justiça e da vida. Portanto, não há nada que devamos temer a ponto de cair nessa sentença terrível.

Comentário de Adam Clarke

Aquele que é de Deus – ou seja, provavelmente ele próprio: quem veio de Deus, ou nasceu de Deus – ouve as palavras de Deus – tem a inspiração constante do seu Espírito, não fala nada além da verdade e não pode errar.

Comentário de John Wesley

Quem é de Deus ouve as palavras de Deus; portanto, não as ouvis, porque não sois de Deus.

Aquele que é de Deus – que o ama ou o teme, ouve – com alegria e reverência, as palavras de Deus – que eu prego.

Referências Cruzadas

João 1:12 – Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus,

João 6:45 – Está escrito nos Profetas: ‘Todos serão ensinados por Deus’. Todos os que ouvem o Pai e dele aprendem vêm a mim.

João 6:65 – E prosseguiu: “É por isso que eu lhes disse que ninguém pode vir a mim, a não ser que isto lhe seja dado pelo Pai”.

João 8:37 – Eu sei que vocês são descendentes de Abraão. Contudo, estão procurando matar-me, porque em vocês não há lugar para a minha palavra.

João 8:43 – Por que a minha linguagem não é clara para vocês? Porque são incapazes de ouvir o que eu digo.

João 8:45 – No entanto, vocês não crêem em mim, porque lhes digo a verdade!

João 10:26 – mas vocês não crêem, porque não são minhas ovelhas.

João 17:6 – “Eu revelei teu nome àqueles que do mundo me deste. Eles eram teus; tu os deste a mim, e eles têm guardado a tua palavra.

1 João 3:10 – Desta forma sabemos quem são os filhos de Deus e quem são os filhos do diabo: quem não pratica a justiça não procede de Deus; e também quem não ama seu irmão.

1 João 4:1 – Amados, não creiam em qualquer espírito, mas examinem os espíritos para ver se eles procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo.

1 João 5:1 – Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus, e todo aquele que ama o Pai ama também ao que dele foi gerado.

2 João 1:9 – Todo aquele que não permanece no ensino de Cristo, mas vai além dele, não tem Deus; quem permanece no ensino tem o Pai e também o Filho.

3 João 1:11 – Amado, não imite o que é mau, mas sim o que é bom. Aquele que faz o bem é de Deus; aquele que faz o mal não viu a Deus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *