Estudo de 1 João 3:10 – Comentado e Explicado

É nisto que se conhece quais são os filhos de Deus e quais os do demônio: todo o que não pratica a justiça não é de Deus, como também aquele que não ama o seu irmão.
1 João 3:10

Comentário de Albert Barnes

Nisto os filhos de Deus são manifestos … – Ou seja, isso fornece uma prova de seu verdadeiro caráter. O teste é encontrado em fazer justiça, e no amor dos irmãos. O primeiro que ele havia ilustrado; o último ele agora passa a ilustrar. A idéia geral é que, se uma pessoa não é verdadeiramente justa e não ama os irmãos, ela não pode ser um filho de Deus. Talvez pela frase nisto, usando um pronome no número singular, ele queira dizer que uma parte importante da justiça consiste no amor fraterno.

Quem não pratica a justiça, não é de Deus – em 1 João 3: 7 , ele disse que “quem pratica a justiça é de Deus”.

Se isso é verdade, então o que ele afirma aqui deve ser verdadeiro também, que um homem que não faz justiça não é de Deus. A idéia geral é a mesma: ninguém pode ser um cristão verdadeiro que não é de fato um homem justo.

Nem aquele que não ama seu irmão – A ilustração deste ponto continua em 1 João 3:18 . O senso geral é que o amor fraterno é essencial para o caráter cristão, e que quem não o possui não pode ser cristão. Sobre a natureza e a importância do amor fraterno como evidência de piedade, veja as notas em João 13: 34-35 .

Comentário de E.W. Bullinger

filhos App-108. Veja os versículos: 1 João 3: 1-2 .

manifesto . App-106.

nem = e.

ama . App-135.

Comentário de John Calvin

10 Nisto os filhos de Deus são manifestos. Ele logo tira esta conclusão, que aqueles em vão reivindicam um lugar e um nome entre os filhos de Deus, que não provam ser assim por uma vida piedosa e santa, pois com essa evidência eles mostram que diferem dos filhos de Deus. o diabo. Mas ele não quer dizer que eles sejam assim manifestados, para serem reconhecidos abertamente pelo mundo inteiro; mas seu significado é apenas isso, que o fruto e a adoção sempre aparecem na vida.

Comentário de Adam Clarke

Nisto os filhos de Deus são manifestos – Aqui está um texto assustador. Quem é um filho do diabo? Aquele que comete pecado. Quem é filho de Deus? Ele que pratica a justiça. Por esse texto, permaneceremos ou cairemos diante de Deus, qualquer que seja o nosso credo em particular que possa dizer o contrário.

Nem aquele que não ama seu irmão – Nenhum homem é de Deus que não esteja pronto em todas as emergências para fazer qualquer ato de bondade pelo conforto, alívio e apoio de qualquer ser humano. Pois, como Deus fez de um sangue e as nações dos homens habitarem na face de toda a terra, todos são da mesma família; e conseqüentemente todos são irmãos, e devem amar como irmãos.

Comentário de Thomas Coke

1 João 3:10 . Nisto os filhos de Deus são manifestos, etc. – Todos os homens são filhos de Deus ou do diabo. Aqui está a regra para distinguir um do outro; não nos vangloriando de que somos o povo eleito de Deus; não por um conjunto de noções ou especulações estéreis; mas por nossa própria experiência e prática presente e pessoal de retidão e, como outra marca de nossa adoção, por nosso amor cordial a todos os cristãos. Essas são as marcas de um verdadeiro cristão; por estes, os verdadeiros se distinguem dos falsos professores. Quão excelente deve ser essa religião, que tanto promove genuína benevolência e justiça universal!

Comentário de Scofield

justiça

(Veja Scofield “ 1 João 3: 7 “) .

Comentário de John Wesley

Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do diabo: quem não pratica a justiça não é de Deus, nem quem não ama a seu irmão.

Nem aquele que não ama seu irmão – Aqui está a transição da proposição geral para uma particular.

Referências Cruzadas

Mateus 13:38 – O campo é o mundo, e a boa semente são os filhos do Reino. O joio são os filhos do Maligno,

Lucas 6:35 – Amem, porém, os seus inimigos, façam-lhes o bem e emprestem a eles, sem esperar receber nada de volta. Então, a recompensa que terão será grande e vocês serão filhos do Altíssimo, porque ele é bondoso para com os ingratos e maus.

João 8:44 – “Vocês pertencem ao pai de vocês, o diabo, e querem realizar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira.

João 8:47 – Aquele que pertence a Deus ouve o que Deus diz. Vocês não ouvem porque não pertencem a Deus”.

Atos dos Apóstolos 13:10 – “Filho do diabo e inimigo de tudo o que é justo! Você está cheio de toda espécie de engano e maldade. Quando é que vai parar de perverter os retos caminhos do Senhor?

Romanos 8:16 – O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus.

Efésios 5:1 – Portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados,

1 João 2:9 – Quem afirma estar na luz mas odeia seu irmão, continua nas trevas.

1 João 2:29 – Se vocês sabem que ele é justo, saibam também que todo aquele que pratica a justiça é nascido dele.

1 João 3:7 – Filhinhos, não deixem que ninguém os engane. Aquele que pratica a justiça é justo, assim como ele é justo.

1 João 3:14 – Sabemos que já passamos da morte para a vida porque amamos nossos irmãos. Quem não ama permanece na morte.

1 João 4:3 – mas todo espírito que não confessa a Jesus não procede de Deus. Esse é o espírito do anticristo, acerca do qual vocês ouviram que está vindo, e agora já está no mundo.

1 João 4:6 – Nós viemos de Deus, e todo aquele que conhece a Deus nos ouve; mas quem não vem de Deus não nos ouve. Dessa forma reconhecemos o Espírito da verdade e o espírito do erro.

1 João 4:8 – Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor.

1 João 4:21 – Ele nos deu este mandamento: Quem ama a Deus, ame também seu irmão.

1 João 5:2 – Assim sabemos que amamos os filhos de Deus: amando a Deus e obedecendo aos seus mandamentos.

1 João 5:19 – Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está sob o poder do Maligno.

3 João 1:11 – Amado, não imite o que é mau, mas sim o que é bom. Aquele que faz o bem é de Deus; aquele que faz o mal não viu a Deus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *