Estudo de 1 João 5:19 – Comentado e Explicado

Sabemos que somos de Deus, e que o mundo todo jaz sob o Maligno.
1 João 5:19

Comentário de Albert Barnes

E sabemos que somos de Deus – nós que somos cristãos. O apóstolo supunha que os verdadeiros cristãos pudessem ter evidências tão claras sobre esse assunto que não deixassem dúvidas em suas próprias mentes de que eram filhos de Deus. Compare 1 João 3:14 ; 2 Timóteo 1:12 .

E o mundo inteiro – O termo “mundo” aqui evidentemente significa não o mundo material, mas as pessoas que habitam a Terra, incluindo todos os idólatras e todos os pecadores de todas as classes e tipos.

may be used here in the neuter gender, as our translators have rendered it, meaning “in that which is evil,” or in “wickedness;” Repousa na iniquidade – “no iníquo” ou sob o poder do iníquo – ?? t? p????? en to poneroÉ verdade que a palavra p????? pode ser usada aqui no gênero neutro, como os nossos tradutores a definiram , significando “ naquilo que é mau “ou na” maldade “; mas pode ser do gênero masculino, significando “o iníquo”; e então a sensação seria de que o mundo inteiro está sob seu controle ou domínio. Que este é o significado do apóstolo parece claro, porque:

(1) a frase correspondente, 1 João 5:20 , ?? t? ??????? en t alethino “naquele que é verdadeiro”, evidentemente deve ser interpretada no masculino, referindo-se a Deus, o Salvador, e significando “aquele que é verdadeiro, “E não que estejamos” na verdade “.

(2) faz mais sentido dizer que o mundo está sob o controle do iníquo do que dizer que está “na iniquidade”.

(3) isso concorda melhor com as outras representações da Bíblia e com o uso da palavra em outros lugares. Compare 1 João 2:13 : “Vencestes o iníquo”; 1 João 5:14 , “vencestes o iníquo”; 1 João 3:12 , “quem era daquele” perverso “.” Veja também as notas em 2 Coríntios 4: 4 , sobre a expressão “o deus deste mundo”; João 12:31 , onde ele é chamado de “o príncipe deste mundo”; e Efésios 2: 2 , onde ele é chamado de “o príncipe do poder do ar”. Em todas essas passagens, supõe-se que Satanás tenha controle sobre o mundo, especialmente o mundo pagão. Compare Efésios 6:12 ; 1 Coríntios 10:20 . No que diz respeito ao fato de o mundo pagão ter permeado a iniqüidade, veja as notas em Romanos 1: 21-32 .

(4) pode-se acrescentar que essa interpretação é adotada pelos mais eminentes críticos e comentaristas. É a de Calvin, Beza, Benson, Macknight, Bloomfield, Piscator, Lucke, etc. A palavra “mentir” aqui ( ?e?ta? keitai) significa, propriamente, mentir; ser colocado; reclinar; estar situado etc. Parece aqui referir-se ao estado “passivo” e “torpido” de um mundo perverso sob o domínio do príncipe do mal, como consentindo em seu reinado; não fazendo resistência; nem mesmo lutando para ser livre. Encontra-se assim como um animal que é subjugado, um corpo que está morto ou qualquer coisa que seja totalmente passiva, quieta e inerte. Não há energia; nenhum esforço para afastar o reinado; sem resistência; sem lutar. O domínio é completo, e corpo e alma, indivíduos e nações, estão inteiramente sujeitos à sua vontade. Essa expressão marcante não descreverá agora, de maneira inadequada, a condição do mundo pagão ou dos pecadores em geral. Parece não haver governo sob o qual as pessoas sejam tão pouco inquietas e contra as quais tenham tão pouca disposição para se rebelar, como a de Satanás. Compare 2 Timóteo 2:26 .

Comentário de E.W. Bullinger

maldade = o iníquo, como 1 João 5:18 . Ele é o príncipe deste mundo ( João 14:30 , etc.) e o deus desta era ( 2 Coríntios 4: 4 ).

Comentário de John Calvin

19 Nós somos de Deus. Ele deduz uma exortação de sua doutrina anterior; pelo que ele declarou em comum quanto aos filhos de Deus, ele agora se aplica àqueles para quem estava escrevendo; e isso ele fez, para estimulá-los a tomar cuidado com o pecado e incentivá-los a repelir os ataques de Satanás.

Observem os leitores que apenas a fé verdadeira se aplica a nós, por assim dizer, a graça de Deus; pois o apóstolo não reconhece ninguém como fiel, mas aqueles que têm a dignidade de serem filhos de Deus. Tampouco ele de fato coloca prováveis ??conjecturas, como falam os sofistas, por confiança; pois ele diz que nós sabemos . O significado é que, como nascemos de Deus, devemos nos esforçar para provar por nossa separação do mundo e pela santidade de nossa vida, que não fomos em vão chamados a tão grandes honras.

Agora, isso é uma advertência muito necessária para todos os piedosos; pois onde quer que eles olhem, Satanás tem seus encantamentos preparados, pelos quais ele procura afastá-los de Deus. Seria difícil para eles continuar em seu curso, se não valorizassem sua vocação a ponto de desconsiderar todos os obstáculos do mundo. Então, para estar bem preparado para a disputa, essas duas coisas devem ser lembradas: que o mundo é mau e que nosso chamado é de Deus.

Sob o termo mundo , o apóstolo sem dúvida inclui toda a raça humana. Ao dizer que está no ímpio , ele o representa como estando sob o domínio de Satanás. Não há, portanto, razão para hesitarmos em evitar o mundo, que condena a Deus e se entrega à escravidão de Satanás: nem há uma razão pela qual devemos temer sua inimizade, porque ela é alienada de Deus. Em resumo, como a corrupção permeia toda a natureza, os fiéis devem estudar a abnegação; e como nada é visto no mundo além de maldade e corrupção, eles devem necessariamente desconsiderar a carne e o sangue para que possam seguir a Deus. Ao mesmo tempo, deve-se acrescentar outra coisa: que Deus é quem os chamou, para que, sob essa proteção, possam se opor a todas as maquinações do mundo e a Satanás.

Comentário de Adam Clarke

Sabemos que somos de Deus – temos a prova mais completa da verdade do cristianismo e de nossa própria reconciliação com Deus através da morte de seu filho.

O mundo inteiro jaz na iniqüidade – L? t? p????? ?e?ta? · Jaz no iníquo – é abraçado nos braços do diabo, onde fica adormecido e carnalmente seguro, derivando seu calor e poder do seu adotivo infernal. Que estado realmente terrível! E as ações, temperamentos, propensões, opiniões e máximas de todos os homens do mundo provam e ilustram isso? “Nesta curta expressão”, diz Wesley, “o estado horrível do mundo é pintado com as cores mais vivas; um comentário sobre o que temos nas ações, conversas, contratos, brigas e amizades de homens do mundo”. Sim, suas ações são opostas à lei de Deus; suas conversas superficiais, simuladas e falsas; seus contratos forçados, interessados ??e enganosos; suas brigas pueris, ridículas e ferozes; e suas amizades vazias, insinceras, caprichosas e volúveis: – tudo, todo o efeito de estarem nos braços do iníquo; pois assim eles se tornam instintos com o seu próprio espírito; e por serem do pai, o diabo, por isso os desejos dele o farão.

Comentário de Thomas Coke

1 João 5:19 . E sabemos que somos de Deus, etc. – “E estamos bem satisfeitos por termos nascido tão de Deus que somos participantes de natureza divina, que é um princípio poderoso e permanente de toda a santidade; e que somos os filhos de Deus, em uma relação peculiar a ele, e que estamos do lado dele: e sabemos que todo o resto da humanidade, que é estranho ao novo nascimento e que constitui a maior parte deste mundo, continua voluntariamente sob o poder do pecado e do iníquo ( e? t? p??e?? ), e deve ser classificado sob ele como chefe e príncipe, que trabalha nos filhos da desobediência ( Efésios 2: 2. ). “Doddridge é de opinião que a palavra ?e?ta?, por outro lado, alude à circunstância de um corpo que é morto; nesse sentido, é freqüentemente usado por Homero: e, nessa interpretação, nos dá uma idéia mais comovente do grande estado de miséria e desamparo da humanidade por natureza, caído pelo golpe de esse inimigo formidável, o iníquo, e insultado por ele como sua presa; mas nosso consolo é que a graça de Deus seja oferecida a todos, e seja suficiente para a salvação de todos que a abraçarem e melhorarem.

Comentário de John Wesley

E sabemos que somos de Deus, e o mundo inteiro jaz em maldade.

Sabemos que somos filhos de Deus – Pela testemunha e pelo fruto do seu Espírito, 1 João 3:24 .

Mas o mundo inteiro – Todos os que não têm o seu Espírito, não são apenas “tocados” por ele, mas pela idolatria, fraude, violência, lascívia, impiedade, todo tipo de maldade.

Deita-se no ímpio – vazio de vida, vazio de sentido. Nesta curta expressão, o estado horrível do mundo é pintado nas cores mais vivas; um comentário sobre o que temos nas ações, conversas, contratos, brigas e amizades de homens do mundo.

Referências Cruzadas

João 12:31 – Chegou a hora de ser julgado este mundo; agora será expulso o príncipe deste mundo.

João 14:30 – Já não lhes falarei muito, pois o príncipe deste mundo está vindo. Ele não tem nenhum direito sobre mim.

João 15:18 – “Se o mundo os odeia, tenham em mente que antes odiou a mim.

João 16:11 – e do juízo, porque o príncipe deste mundo já está condenado.

Romanos 1:28 – Além do mais, visto que desprezaram o conhecimento de Deus, ele os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem o que não deviam.

Romanos 3:9 – Que concluiremos então? Estamos em posição de vantagem? Não! Já demonstramos que tanto judeus quanto gentios estão debaixo do pecado.

Romanos 8:16 – O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus.

2 Coríntios 1:12 – Este é o nosso orgulho: A nossa consciência dá testemunho de que nos temos conduzido no mundo, especialmente em nosso relacionamento com vocês, com santidade e sinceridade provenientes de Deus, não de acordo com a sabedoria do mundo, mas de acordo com a graça de Deus.

2 Coríntios 4:4 – O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.

2 Coríntios 5:1 – Sabemos que, se for destruída a temporária habitação terrena em que vivemos, temos da parte de Deus um edifício, uma casa eterna no céu, não construída por mãos humanas.

Gálatas 1:4 – que se entregou a si mesmo por nossos pecados a fim de nos resgatar desta presente era perversa, segundo a vontade de nosso Deus e Pai,

Efésios 2:2 – nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência.

2 Timóteo 1:12 – Por essa causa também sofro, mas não me envergonho, porque sei em quem tenho crido e estou bem certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia.

Tito 3:3 – Houve tempo em que nós também éramos insensatos e desobedientes, vivíamos enganados e escravizados por toda espécie de paixões e prazeres. Vivíamos na maldade e na inveja, sendo detestáveis e odiando-nos uns aos outros.

Tiago 4:4 – Adúlteros, vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus.

1 João 3:14 – Sabemos que já passamos da morte para a vida porque amamos nossos irmãos. Quem não ama permanece na morte.

1 João 3:24 – Os que obedecem aos seus mandamentos permanecem nele, e ele neles. Deste modo sabemos que ele permanece em nós: pelo Espírito que nos deu.

1 João 4:4 – Filhinhos, vocês são de Deus e os venceram, porque aquele que está em vocês é maior do que aquele que está no mundo.

1 João 4:4 – Filhinhos, vocês são de Deus e os venceram, porque aquele que está em vocês é maior do que aquele que está no mundo.

1 João 5:10 – Quem crê no Filho de Deus tem em si mesmo esse testemunho. Quem não crê em Deus o faz mentiroso, porque não crê no testemunho que Deus dá acerca de seu Filho.

1 João 5:13 – Escrevi-lhes estas coisas, a vocês que crêem no nome do Filho de Deus, para que vocês saibam que têm a vida eterna.

1 João 5:18 – Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não está no pecado; aquele que nasceu de Deus o protege, e o Maligno não o atinge.

1 João 5:20 – Sabemos também que o Filho de Deus veio e nos deu entendimento, para que conheçamos aquele que é o Verdadeiro. E nós estamos naquele que é o Verdadeiro, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.

Apocalipse 12:9 – O grande dragão foi lançado fora. Ele é a antiga serpente chamada diabo ou Satanás, que engana o mundo todo. Ele e os seus anjos foram lançado à terra.

Apocalipse 13:7 – Foi-lhe dado poder para guerrear contra os santos e vencê-los. Foi-lhe dada autoridade sobre toda tribo, povo, língua e nação.

Apocalipse 20:3 – lançou-o no abismo, fechou-o e pôs um selo sobre ele, para assim impedi-lo de enganar as nações até que terminassem os mil anos. Depois disso, é necessário que ele seja solto por um pouco de tempo.

Apocalipse 20:7 – Quando terminarem os mil anos, Satanás será solto da sua prisão

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *