Estudo de 1 João 5:18 – Comentado e Explicado

Sabemos que aquele que nasceu de Deus não peca; mas o que é gerado de Deus se acautela, e o Maligno não o toca.
1 João 5:18

Comentário de Albert Barnes

Sabemos que quem é nascido de Deus não peca – não é habitual e caracteristicamente um pecador; em última instância e finalmente peca e perece; não pode, portanto, cometer o pecado imperdoável. Embora ele possa cair em pecado e entristecer seus irmãos, ainda assim nunca deixaremos de orar por um verdadeiro cristão: nunca devemos sentir que ele cometeu o pecado que nunca perdoa e que se jogou além do alcance das nossas orações. Essa passagem, em sua conexão, é uma prova completa de que um verdadeiro cristão “nunca” cometerá o pecado imperdoável e, portanto, é uma prova de que ele nunca cairá da graça. Compare as notas em Hebreus 6: 4-8 ; Hebreus 10:26 . Sobre o significado da afirmação aqui feita, que “todo aquele que é nascido de Deus não peca”, veja as notas em 1 João 3: 6-9 .

Mantém a si mesmo – Não é dito que ele faz isso por sua própria força, mas ele fará seus melhores esforços para se manter longe do pecado, e pela assistência divina ele será capaz de realizá-lo. Compare a nota de 1 João 3: 3 ; Judas 1:21 nota.

E aquele ímpio não o toca – O grande inimigo de todo bem é repelido em seus assaltos, e ele é impedido de cair em suas armadilhas. A palavra “toca” ( ?pteta? haptetai) é usada aqui no sentido de dano ou lesão.

Comentário de Joseph Benson

1 João 5: 18-19 . Nós sabemos, etc. – Como se ele tivesse dito: No entanto, isso não encoraja o pecado. Pelo contrário, é uma verdade indiscutível, que todo aquele que é nascido de Deus – isto é, regenerou e fez uma nova criatura; ver em 1 João 2:29 ; não peca – Não comete nenhum pecado conhecido, desde que ele viva pela fé no Filho de Deus, e por essa fé tenha união com Cristo; mas aquele que é gerado por Deus – Pela palavra da verdade ( Tiago 1:18 ; 1 Pedro 1:23 ), acompanhado pela influência do Espírito Divino; mantém-se – Pela ajuda da graça divina, vigiando a oração, negando a si mesmo e tomando sua cruz diariamente; e aquele perverso – a saber, o diabo; não o toca – de modo a vencê-lo e levá-lo ao pecado conhecido e voluntário. E nós sabemos – Pelo testemunho do Espírito Santo e de nossas próprias consciências; que nós – que cremos em Cristo ( 1 João 5:13 ) e nascemos de Deus, e fizemos participantes da natureza divina; são de Deus – pertencem a ele, como seus filhos e herdeiros; e o mundo inteiro – Todo o resto da humanidade, que não é assim, todos que não têm seu Espírito, não são apenas tocados por ele, mas geralmente são culpados de idolatria, fraude, violência, lascívia, impiedade e todo tipo de vício; jaz na iniquidade – Antes, na iníqua, como e? t? p????? significa. Eles estão sob seu domínio: assim como é dito dos crentes no próximo versículo, eles são e? t? a?????? , no verdadeiro. “O poder de Satanás neste mundo inferior e sobre seus habitantes é freqüentemente mencionado nas Escrituras. Assim, Efésios 2: 2 , ele é chamado de espírito que agora opera nos filhos da desobediência: 2 Coríntios 4: 4 , ele é chamado de deus deste mundo e diz-se que cega a mente daqueles que não crêem: 1 Pedro 5: 8 , ele é chamado nosso adversário, e diz-se que anda como um leão que ruge, procurando a quem possa devorar. Além disso, 2 Timóteo 2:26 , diz-se que os homens maus são mantidos na armadilha do diabo, que ( Efésios 6:11 ) usa as artimanhas para a destruição da humanidade e ( 2 Coríntios 11: 3 ) seduziu Eva por sua sutileza. ”

Comentário de E.W. Bullinger

não peca . isto é, não pratica ou continua em pecado. Compare 1 João 3: 6 , 1 João 3: 9 . Romanos 6: 1-12 . App-128.

Ele que, & c . Isso se refere ao Senhor. Como Jeová do AT, Ele era o guardião de Israel ( Salmos 121: 4 , Salmos 121: 5 , etc.). Veja também João 17:12 . 2 Tessalonicenses 3: 3 . Apocalipse 3:10 .

ele mesmo . A maioria dos textos lê “ele” .

um perverso . App-128. Compare 1 João 2:13 , 1 João 2:14 ; 1 João 3:12 .

toca . Grego. haptomai. Nos escritos de João apenas aqui e em João 20:17 . Trinta e uma vezes nos três outros Evangelhos, geralmente em conexão com os milagres do Senhor. Em outros lugares, 1 Coríntios 7: 1 . 2 Coríntios 6:17 . Colossenses 2:21 .

Comentário de John Calvin

18 Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus Se você supõe que os filhos de Deus são totalmente puros e livres de todo pecado, como afirmam os fanáticos, então o apóstolo é inconsistente consigo mesmo; pois ele assim eliminaria o dever de oração mútua entre irmãos. Então ele diz que aqueles que não pecam, não se desvia totalmente da graça de Deus; e, portanto, ele deduziu que a oração deve ser feita por todos os filhos de Deus, porque eles não pecam até a morte. É adicionada uma prova de que todo mundo nascido de Deus se mantém, isto é, se mantém no temor de Deus; nem ele se deixa levar por tanto tempo, a perder todo senso de religião e a se entregar inteiramente ao diabo e à carne.

Pois quando ele diz que não é tocado por aquele perverso , é feita referência a uma ferida mortal; pois os filhos de Deus não permanecem intocados pelos assaltos de Satanás, mas afastam seus golpes pelo escudo da fé, para que não penetrem no coração. Portanto, a vida espiritual nunca se extingue neles. Isto não é pecar. Embora os fiéis de fato caiam através da enfermidade da carne, ainda assim gemem sob o peso do pecado, detestam a si mesmos e deixam de não temer a Deus.

Mantém a si mesmo . O que propriamente pertence a Deus ele transfere para nós; se qualquer um de nós fosse o guardião de sua própria salvação, seria uma proteção miserável. Portanto, Cristo pede ao Pai que nos guarde, sugerindo que isso não é feito por nossa própria força. Os defensores do livre arbítrio se apegam a essa expressão, para que possam provar que somos preservados do pecado, em parte pela graça de Deus e em parte por nosso próprio poder. Mas eles não percebem que os fiéis não têm por si mesmos o poder de preservação de que o apóstolo fala. Ele também não fala de seu poder, como se eles pudessem se manter por suas próprias forças; mas ele apenas mostra que eles devem resistir a Satanás, para que nunca sejam fatalmente feridos por seus dardos. E sabemos que lutamos com outras armas que não as de Deus. Portanto, os fiéis se mantêm livres do pecado, na medida em que são guardados por Deus. ( João 17:11 .)

Comentário de Adam Clarke

Todo aquele que é nascido de Deus não peca – Isto é falado de cristãos adultos; são purificados de toda injustiça, conseqüentemente de todo pecado, 1 João 1: 7-9 .

Mantém a si mesmo – isto é, no amor de Deus, Juízes 1:21 , edificando-se em sua mais santa fé e orando no Espírito Santo; e aquele ímpio – o diabo não o toca – não encontra nada de sua própria natureza nele, no qual ele possa trabalhar, Cristo habitando em seu coração pela fé.

Comentário de Thomas Coke

1 João 5:18 . Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus, etc. – “Nós, que recebemos a Cristo e desfrutamos de sua presença graciosa, estamos bem seguros, tanto da palavra de Deus quanto da habitação do Espírito Santo em nossos corações, aquele que é realmente regenerado pelo Espírito de Deus, e continua nessa graça, não vive na prática de nenhuma iniqüidade conhecida, seja interna ou externamente; mas quem é espiritualmente gerado por Deus e, portanto, nascido de novo, detesta totalmente de, e mantendo a contrariedade de coração contra, tais maneiras de pecar, de modo que, pela vigilância e oração, e pela força derivada de Cristo, ele se esforça para se manter longe deles: e Satanás, esse espírito maligno, não tem poder para influenciar de tal maneira que o leve ao pecado “.

Comentário de John Wesley

Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que é gerado por Deus se guarda, e o iníquo não lhe toca.

No entanto, isso não nos encoraja a pecar: pelo contrário, é uma verdade incontestável, aquele que é nascido de Deus – que vê e ama a Deus.

Não peca – Enquanto essa fé amorosa permanecer nele, ele não fala nem faz nada que Deus tenha proibido.

Ele se guarda – Observando a oração. E, enquanto ele faz isso, o ímpio não o toca – para machucá-lo.

Referências Cruzadas

Salmos 17:4 – como fazem os homens. Pela palavra dos teus lábios eu evitei os caminhos do violento.

Salmos 18:23 – Tenho sido irrepreensível para com ele e guardei-me de praticar o mal.

Salmos 39:1 – Eu disse: Vigiarei a minha conduta e não pecarei em palavras; porei mordaça em minha boca enquanto os ímpios estiverem na minha presença.

Salmos 119:101 – Afasto os pés de todo caminho mau para obedecer à tua palavra.

Provérbios 4:23 – Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida.

João 1:13 – os quais não nasceram por descendência natural, nem pela vontade da carne nem pela vontade de algum homem, mas nasceram de Deus.

João 3:2 – Ele veio a Jesus, à noite, e disse: “Mestre, sabemos que ensinas da parte de Deus, pois ninguém pode realizar os sinais miraculosos que estás fazendo, se Deus não estiver com ele”.

João 15:4 – Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim.

João 15:7 – Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido.

João 15:9 – “Como o Pai me amou, assim eu os amei; permaneçam no meu amor.

Atos dos Apóstolos 11:23 – Este, ali chegando e vendo a graça de Deus, ficou alegre e os animou a permanecerem fiéis ao Senhor, de todo o coração.

Tiago 1:18 – Por sua decisão ele nos gerou pela palavra da verdade, para que sejamos como que os primeiros frutos de tudo o que ele criou.

Tiago 1:27 – A religião que Deus, o nosso Pai aceita como pura e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo.

1 Pedro 1:23 – Pois vocês foram regenerados, não de uma semente perecível, mas imperecível, por meio da palavra de Deus, viva e permanente.

1 João 2:13 – Pais, eu lhes escrevo porque vocês conhecem aquele que é desde o princípio. Jovens, eu lhes escrevo porque venceram o Maligno.

1 João 2:29 – Se vocês sabem que ele é justo, saibam também que todo aquele que pratica a justiça é nascido dele.

1 João 3:3 – Todo aquele que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, assim como ele é puro.

1 João 3:9 – Todo aquele que é nascido de Deus não pratica o pecado, porque a semente de Deus permanece nele; ele não pode estar no pecado, porque é nascido de Deus.

1 João 3:12 – Não sejamos como Caim, que pertencia ao Maligno e matou seu irmão. E por que o matou? Porque suas obras eram más e as de seu irmão eram justas.

1 João 4:6 – Nós viemos de Deus, e todo aquele que conhece a Deus nos ouve; mas quem não vem de Deus não nos ouve. Dessa forma reconhecemos o Espírito da verdade e o espírito do erro.

1 João 5:1 – Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus, e todo aquele que ama o Pai ama também ao que dele foi gerado.

1 João 5:4 – O que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.

1 João 5:21 – Filhinhos, guardem-se dos ídolos.

Judas 1:21 – Mantenham-se no amor de Deus, enquanto esperam que a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo os leve para a vida eterna.

Judas 1:24 – Àquele que é poderoso para impedi-los de cair e para apresentá-los diante da sua glória sem mácula e com grande alegria,

Apocalipse 2:13 – Sei onde você vive, onde está o trono de Satanás. Contudo, você permanece fiel ao meu nome e não renunciou à sua fé em mim, nem mesmo quando Antipas, minha fiel testemunha, foi morto nessa cidade, onde Satanás habita.

Apocalipse 3:8 – Conheço as suas obras. Eis que coloquei diante de você uma porta aberta que ninguém pode fechar. Sei que você tem pouca força, mas guardou a minha palavra e não negou o meu nome.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *