Estudo de 1 João 2:13 – Comentado e Explicado

Pais, eu vos escrevo, porque conheceis aquele que existe desde o princípio. Jovens, eu vos escrevo, porque vencestes o Maligno.
1 João 2:13

Comentário de Albert Barnes

Escrevo para vocês, pais – Como havia razões especiais para escrever para os filhos, também havia para escrever para aqueles que eram mais maduros na vida. A turma aqui abordada abrangeria todos aqueles que estavam à frente dos rapazes ?ea??s??? neaniskoior e incluiria adequadamente aqueles que estavam à frente das famílias.

Porque conhecestes aquele que é desde o princípio – isto é, o Senhor Jesus Cristo. Notas, 1 João 1: 1 . O argumento é que eles estavam há muito tempo familiarizados com os princípios de sua religião e entendiam bem suas doutrinas e deveres. Certamente não se pode deduzir disso que eles tivessem um conhecimento pessoal com o Senhor Jesus: ainda que isso pudesse ter sido impossível, pois João o conhecia pessoalmente, e pode haver alguns entre aqueles a quem ele escreveu que também o tinha visto e conhecido. Se assim fosse, daria uma impressão adicional à razão designada aqui para escrever para eles e para lembrá-los dos princípios daquela religião que eles aprenderam com seus próprios lábios e exemplo. Mas talvez tudo o que esteja necessariamente implícito nesta passagem seja que eles tiveram uma longa oportunidade de familiarizar-se com a religião do Filho de Deus e que, tendo entendido isso completamente, era apropriado tratá-los como cristãos idosos e estabelecidos, e exortá-los a manter as verdadeiras doutrinas do evangelho, contra os erros ilusórios, mas perigosos, que então prevaleciam.

Escrevo para vocês, rapazes – ?ea??s??? neaniskoiEsta palavra abraçaria adequadamente aqueles que estavam no vigor da vida, a meio caminho entre crianças e homens velhos. É uniformemente traduzido como “jovens” no Novo Testamento: Mateus 19:20 , Mateus 19:22 ; Marcos 14:51 ; Marcos 16: 5 ; Lucas 7:14 ; Atos 2:17 ; Atos 5:10 ; e nas passagens diante de nós. Não ocorre em outro lugar. É comumente entendido como abraçando aqueles que estão no auge e vigor da masculinidade até o período de cerca de quarenta anos. Robinson.

Porque você venceu o iníquo – Isto é, porque você tem vigor (veja o próximo verso), e esse vigor que você demonstrou ao vencer as agressões do iníquo – o diabo. Você triunfou sobre as paixões que prevalecem no início da vida; você combateu os atrativos do vício, da ambição, da cobiça e da sensualidade; e você mostrou que há uma força de caráter e de piedade na qual se pode confiar na promoção da religião. É apropriado, portanto, exortá-lo a não desonrar a vitória que você já conquistou, mas a empregar seu vigor de caráter na manutenção da causa do Salvador. A única coisa que João apela aqui é a energia daqueles que estão nesse período da vida, e é adequado, a todo momento, fazer disso o fundamento de apelo ao se dirigir a uma igreja. É certo exortar aqueles que estão no auge da vida, e que são dotados de energia de caráter, a empregar seus talentos no serviço do Senhor Jesus, e a se levantar como defensores abertos da verdade. Assim, o apóstolo apela às três grandes classes nas quais uma comunidade ou uma igreja pode ser considerada dividida: juventude, porque seus pecados já foram perdoados e, apesar de jovens, eles realmente iniciaram uma carreira de virtude e religião, carreira que, por todos os meios, eles devem ser exortados a seguir; “Pais” ou homens de idade, porque tinham longa experiência em religião e conheciam profundamente as doutrinas e os deveres do evangelho, e espera-se que eles permaneçam firmes como exemplos para os outros; e “jovens”, aqueles que estavam no vigor e no auge da vida, porque haviam demonstrado que tinham poder para resistir ao mal e eram dotados de força, e era apropriado exortá-los a exercer seu vigor no sagrado causa da religião.

Escrevo para vocês, filhinhos – Muitos manuscritos lêem aqui: “Eu escrevi” – ???a?a egrapsa-, em vez de “eu escrevo” – ???f? graphoEsta leitura é encontrada tanto nas antigas versões siríacas quanto no copta; foi seguido por Orígenes, Cirilo, Photius e OEeumenius; e é adotado por Grotius, Mill e Hahn, e é provavelmente a verdadeira leitura. A conexão parece exigir isso. Em 1 João 2: 12-13 , o apóstolo usa a palavra ???f? grapho- eu escrevo – em relação a filhos, pais e rapazes; na passagem diante de nós, e no versículo seguinte, ele novamente se dirige a crianças, pais e jovens, e em relação aos dois últimos, ele diz ???a?a egrapsa- “eu escrevi”. A conexão, portanto, parece exigir que a mesma palavra seja empregada aqui também. Algumas pessoas supuseram que toda a passagem é espúria, mas disso não há evidências; e, como vimos em outros lugares, não é incomum que John repita um sentimento e coloque-o sob uma variedade de luzes, para que ele possa ter certeza de que não foi mal interpretado.

Alguns supõem, também, que a expressão “eu escrevi” se refere a alguma epístola anterior que agora está perdida, ou ao evangelho do mesmo autor que lhes foi enviado (Abraço), e que ele quer dizer aqui. para lembrá-los de que ele lhes havia escrito em alguma ocasião anterior, inculcando os mesmos sentimentos que ele agora expressava. Mas não há evidência disso, e essa suposição não é necessária para um entendimento correto da passagem. Na expressão anterior, “eu escrevo”, o estado de espírito seria o de quem fixasse sua atenção no que ele “estava fazendo” e a razão específica “por que” ele fez isso – e o apóstolo declara essas razões em 1 João 2: 12-13 . No entanto, não seria antinatural para ele imediatamente lançar sua mente no passado e declarar as razões pelas quais ele havia decidido escrever para eles, e depois olhar para o que ele pretendia dizer como já havia feito e indique as razões pelas quais isso foi feito.

Assim, alguém que se sentasse para escrever uma carta a um amigo poderia declarar adequadamente em qualquer parte da carta as razões que o levaram a escrever sobre o assunto. Se ele concentrasse sua atenção no fato de estar realmente escrevendo, e nas razões pelas quais escreveu, ele se expressaria no tempo presente – eu escrevo; se, com o propósito anterior, ou as razões que o levaram a escrever, ele usaria o pretérito – “eu escrevi” por tais e tais razões. Assim, John parece aqui, a fim de enfatizar o que ele diz, referir-se a dois estados de sua própria mente: aquele em que ele resolveu escrever, e os motivos que lhe ocorreram na época; e o outro quando ele estava escrevendo, e as razões que lhe ocorreram na época. As razões são de fato substancialmente as mesmas, mas são contempladas sob diferentes pontos de vista, e esse fato mostra que o que ele fez foi feito com deliberação e com um profundo senso de dever.

Porque você conhece o Pai – Em 1 João 2:12 , a razão designada para escrever para essa classe é que seus pecados foram perdoados. A razão apontada aqui é que, no começo da vida, eles se familiarizaram com Deus como Pai. Ele deseja que eles se mostrem filhos obedientes e fiéis nessa relação que eles sustentaram para ele. Até as crianças podem aprender a considerar Deus como seu Pai, e podem ter com ele todo o interesse afetuoso que surge dessa relação.

Comentário de Joseph Benson

1 João 2:13 . Aqui ele distribui todo o corpo de cristãos em três classes, de acordo com suas diferentes posições na fé e sua proficiência no conhecimento e santidade cristãos; ou seja, pais, homens jovens e crianças pequenas. Os pais eram os crentes mais antigos, que haviam feito o maior progresso no conhecimento, na experiência e na prática da religião verdadeira. Os rapazes eram os que estavam no maior vigor da vida espiritual e eram considerados pelo apóstolo como soldados lutando sob Cristo contra os poderes das trevas. As crianças pequenas ou novas eram os recém-convertidos, que, sob instrução, eram chamados na primeira era de catecúmenos. Padres, conhecestes aquele que é desde o princípio – Vocês alcançaram um conhecimento mais perfeito e íntimo do Ancião dos Dias ( Daniel 7: 9 ), o Deus eterno, que outros, embora sejam verdadeiros crentes, e com Cristo, quem é do princípio, 1 João 1: 1 ; e, portanto, você deve guardar diligentemente seus mandamentos ( 1 João 2: 3-4 ), e isso particularmente de amar um ao outro. Em vez de conhecê- lo, que é desde o princípio, Macknight lê, conhece-o desde o início e parafraseia a cláusula assim: “Cristãos antigos, escrevo para vocês o que se segue ( 1 João 2:15 ,) porque você conheceu Cristo, sua doutrina, preceitos e modo de vida desde o princípio, e deve saber que o que vou escrever é o preceito dele. ” Eu vos escrevo, rapazes – que estão na flor da sua era espiritual e são fortes na graça, cristãos vigorosos, 1 João 2:14 ; porque vocêvenceu o iníquo – Resistiu às suas mais fortes tentações ao apostolado; ou, mais amplamente, você manifestou sua força espiritual em seus conflitos e conquistas sobre o diabo e seus associados, o mundo e a carne; e, portanto, preste atenção para que você não seja mais frustrado por eles. Escrevo o mesmo preceito para vocês, crianças pequenas – ou novos convertidos; de pouca posição na graça e de pouco conhecimento, força e experiência nas coisas divinas; porque conhecestes o Pai – Como vosso Pai, (embora ainda não os tenha vencido) pelo Espírito, testemunhando com seus espíritos que vocês são filhos de Deus. Em outras palavras, como as crianças aprendem a conhecer seus pais, você alcançou algum conhecimento salvador de Deus, seu Pai celestial, e de sua vontade e poder para apoiá-lo e fortalecê-lo, e, portanto, você deve cuidar todos vocês em todos os momentos como seus filhos amorosos e obedientes.

Comentário de E.W. Bullinger

homens jovens . App-108.

superar . Ver João 16:33 .

perverso . App-128.

escreva . Os textos lidos “escreveram” .

criancinhas. Aqui e em 1 João 2:18, a palavra paga (App-108.) É usada.

Comentário de John Calvin

13 Eu escrevo para vocês, pais, que Ele vem agora para enumerar idades diferentes, para que ele possa mostrar que o que ele ensinou era adequado para cada um deles. Para um endereço geral, às vezes produz menos efeito; sim, tal é a nossa perversidade, que poucos pensam que o que é dirigido a todos pertence a eles. Os mais velhos desculpam-se, porque excederam a idade da aprendizagem; as crianças se recusam a aprender, pois ainda não têm idade suficiente; homens de meia idade não comparecem, porque estão ocupados com outras atividades. Para que, portanto, alguém não se exija, ele acomoda o Evangelho a todos. E ele menciona três eras, a divisão mais comum da vida humana. Portanto, também, o coro Lacedemonian tinha três ordens; o primeiro cantou: “O que sois seremos;” o último: “O que sois nós fomos;” e no meio, “Nós somos o que um de vocês tem sido e o outro será.” Nesses três graus, John divide a vida humana.

Ele, de fato, começa com o antigo e diz que o Evangelho é adequado a eles, porque aprenderam com ele a conhecer o eterno Filho de Deus. A morosidade é o caráter dos velhos, mas eles se tornam especialmente intocáveis, porque medem a sabedoria pelo número de anos. Além disso, Horace, em sua Arte da poesia, notou justamente essa falha neles: eles elogiam o tempo de sua juventude e rejeitam o que é feito ou dito de maneira diferente. Este João mau remove sabiamente, quando nos lembra que o Evangelho contém não apenas um conhecimento antigo, mas também o que nos leva à eternidade de Deus. Daqui resulta que não há nada aqui que eles possam não gostar. Ele diz que Cristo foi desde o princípio ; Refiro-o à sua presença Divina, como sendo co-eterna com o Pai, bem como ao seu poder, do qual o Apóstolo fala em Hebreus, de que ele era ontem o que é hoje; como se ele tivesse dito,

“Se a antiguidade te agrada, vós tendes Cristo, que é superior a toda a antiguidade; portanto, seus discípulos não devem ter vergonha daquele que inclui todas as eras em si mesmo. ” ( Hebreus 13: 8 )

Ao mesmo tempo, devemos observar o que é realmente essa religião, mesmo a que é fundada em Cristo, pois, caso contrário, será inútil, por mais que possa ter existido, se deriva sua origem do erro.

Eu vos escrevo, rapazes. Embora seja uma palavra diminuta, ?ea??s??? , (66) ainda não há dúvida, a não ser que ele dirige sua palavra a todos os que estavam na flor de sua idade. Também sabemos que aqueles daquela época são tão viciados nos cuidados vãos do mundo, que pensam pouco sobre o reino de Deus; pois o rigor de suas mentes e a força de seus corpos os inebria. Portanto, o apóstolo os lembra onde está a verdadeira força, para que eles não exultem mais como de costume na carne. Você é forte, diz ele, porque venceu Satanás . O copulativo aqui deve ser prestado de forma causal. E, sem dúvida, essa força é o que devemos procurar, mesmo o que é espiritual. Ao mesmo tempo, ele sugere que não é de outra maneira senão de Cristo, pois menciona as bênçãos que recebemos através do Evangelho. Ele diz que eles conquistaram quem ainda estava envolvido no concurso; mas nossa condição é muito diferente daquela daqueles que lutam sob as bandeiras dos homens, pois a guerra é duvidosa para eles e a questão é incerta; mas somos vencedores antes de nos envolvermos com o inimigo, pois nossa cabeça Cristo de uma vez por todas conquistou para nós o mundo inteiro.

Escrevo para vocês, crianças pequenas. Eles precisavam de outra direção. Que o Evangelho está bem adaptado às crianças pequenas, o Apóstolo conclui, porque elas encontram ali o Pai. Vemos agora como diabólica é a tirania do Papa, que afasta as ameaças de todas as épocas da doutrina do Evangelho, enquanto o Espírito de Deus se dirige a todos com tanto cuidado.

Mas estas coisas que o apóstolo torna particular, também são gerais; pois devemos cair completamente na vaidade, exceto que nossa enfermidade seja sustentada pela eterna verdade de Deus. Não há nada em nós, exceto o que é frágil e desbotado, exceto que o poder de Cristo habita em nós. Somos todos órfãos até alcançarmos a graça da adoção pelo Evangelho. Portanto, o que ele declara respeitar as crianças pequenas também é verdadeiro quanto aos velhos. Mas, no entanto, seu objetivo era aplicar a cada um o que era especialmente necessário para eles, a fim de mostrar que todos, sem exceção, precisavam da doutrina do Evangelho. A partícula ?t? é explicada de duas maneiras, mas o significado que lhe dei é o melhor e concorda melhor com o contexto.

Comentário de Adam Clarke

Escrevo para vocês, pais. Pelos pais, é muito provável que o apóstolo se refira a pessoas que abraçaram o cristianismo em sua primeira promulgação na Judéia e na Ásia Menor, alguns deles provavelmente viram Cristo na carne; pois isto parece ser o que se entende por: Vocês o conhecem desde o início. Esses eram os anciãos e as testemunhas oculares, os mais antigos da Igreja e bem estabelecidos nas verdades do Evangelho e na experiência cristã. Mas t?? apa???? , aquele que é desde o princípio, pode significar Jesus Cristo na eternidade de sua natureza, ver João 1: 1 , João 1: 2 ; mas o sentido é o mesmo.

Eu vos escrevo, rapazes – Estes foram confirmados discípulos de Cristo; pessoas que estavam bem fundamentadas na verdade, haviam sido completamente exercitadas na guerra cristã, não eram mais agitadas por dúvidas e medos, mas haviam chegado ao testemunho permanente do Espírito de Deus em suas consciências; por isso se diz que eles venceram o iníquo, 1 João 2:14 . Eles eram pessoas no auge da vida e no auge de sua fé e amor.

Escrevo para vocês, filhinhos – ?a?d?a , um termo muito diferente do usado no versículo 12, te???a , que significa filhos amados, como já vimos. Essa é outra classe, e o estado deles é descrito de maneira diferente: Vocês conhecem o Pai. Se o apóstolo não usar essas duas palavras indiferentemente, quatro estados em vez de três serão descritos aqui:

  1. Pais, pate?e? · aqueles que haviam sido convertidos no início do cristianismo, e tinham visto a Palavra eterna manifestada na carne.
  • Rapazes, jovens no auge de sua vida espiritual, soldados valentes, lutando sob a bandeira de Cristo, que confundiram Satanás em suas artimanhas, e venceram-no pelo sangue do Cordeiro.
  • Filhinhos, pa?d?a · discípulos de Cristo, não muito antigos na Igreja, nem de muita experiência, mas que conheceram o Pai; ou seja, pessoas que foram feitas filhos: Deus enviou o Espírito de seu Filho em seus corações, pelo qual clamavam Abba, Pai!
  • Amados Filhos, te???a · os mais recentes conversos, e particularmente entre os rapazes e moças que, desde a juventude, simplicidade, coração aberto e apego afetuoso a Deus e à sua causa, eram particularmente queridos por este apóstolo idoso de Jesus Cristo. Estes são representados como tendo seus pecados perdoados por causa de seu nome, d?a t???µa a?t?? , isto é, por causa de Jesus, ou por causa de seu mérito ou dignidade.
  • Essas quatro classes constituíam a família ou família de Deus; cada classe, em gradação ascendente, parece ter tido mais luz, experiência e santidade que a outra.

    1. Os te???a , filhos amados ou bebês, são aqueles que acabam de nascer na família celestial.
  • Os pa?d?a , filhinhos, são aqueles que são capazes de andar e falar; eles conhecem seu Pai celestial e podem chamá-lo com esse nome.
  • Os ?ea??s??? , homens jovens, são os que são criados para a propriedade do homem; estes realizam a parte mais difícil do trabalho e são chamados a travar as batalhas do Senhor.
  • Os pate?e? , pais, são aqueles que estão no alicerce da família espiritual e conheceram toda a economia da obra de Deus em si e nos outros. Estes possuem o maior estoque de sabedoria espiritual e experiência religiosa.
  • Tudo isso responde aos membros componentes de uma família humana perfeita.

    1. Há o bebê amado, ajoelhado nos joelhos de seus pais.
  • Há crianças pequenas que podem falar um pouco, correr, responder a seus próprios nomes, distinguir e chamar seu pai e mãe, e agora são instruídas.
  • Existem os jovens, aqueles que cresceram na propriedade do homem, são fortes para trabalhar, retêm as instruções que receberam, agem de acordo com eles e, ocasionalmente, são chamados a defender sua família, propriedade e país, contra spoilers e opressores.
  • 4. Existem pais, pai e mãe, de quem a família nasceu e quem são os governadores e diretores da casa. A essas quatro classes, em uma família perfeita, o apóstolo parece aludir; e vemos, sob essa luz, com que delicadeza e propriedade ele usa essas imagens.

    Comentário de Thomas Coke

    1 João 2:13 . Escrevo para vocês, pais : “Porque você ouviu falar de sua dignidade e glória divinas, que estava no princípio, que estava com Deus e com ele mesmo Deus; e você é velho na graça, experimentou muitas das alturas e profundezas” e comprimentos e larguras do amor divino, para que você possa se comportar corretamente em relação àquele Divino Salvador, que se submeteu a tal aborrecimento por nós, embora em si mesmo seja tão exaltado e glorioso.Eu escrevo para vocês, rapazes, porque você tem coragem e eficácia desafiar os encantos e os terrores do iníquo, e de nenhuma maneira desonraria a vitória que já conquistou.Escrevo -lhes, filhinhos, porque mesmo o mais novo de vocês em graça conhece Deus como seu Pai; e eu desejo que você, com toda reverência filial e amor, se aprova obediente e grato a ele sob essa relação. ”

    Comentário de Scofield

    criancinhas

    Os pequenos da família; (Veja Scofield “ 1 João 2:28 “) .

    Comentário de John Wesley

    Escrevo-vos, pais, porque conhecestes aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevo, rapazes, porque vencestes o iníquo. Filhinhos, eu vos escrevo, porque conhecestes o Pai.

    O endereço para pais espirituais, rapazes e crianças pequenas é proposto pela primeira vez neste versículo, em que ele diz: Eu escrevo para vocês, pais: eu escrevo para vocês, rapazes: eu escrevo para vocês, filhinhos: e depois aumentamos ; ao fazer o que ele diz: “Escrevi para vocês, pais”, 1 João 2:14 . “Escrevi para vocês, rapazes”, 1 João 2: 14-17 . “Escrevi para vocês, filhinhos”, 1 João 2: 18-27 . Depois de terminar seu discurso para cada um, ele volta a todos juntos, a quem chama novamente (como João 2: 12), “filhos amados”. Pais, conhecestes aquele que é desde o princípio – conhecemos o Deus eterno, de uma maneira em que nenhum outro, nem mesmo os verdadeiros crentes, o conhecem.

    Jovens, vencestes o iníquo – Em muitas batalhas, pelo poder da fé.

    Filhinhos, conhecestes o Pai – Como vosso Pai, embora ainda não tenha vencido, pelo Espírito testemunhando com seu Espírito, que sois filhos de Deus. ”

    Referências Cruzadas

    Salmos 90:2 – Antes de nascerem os montes e de criares a terra e o mundo, de eternidade a eternidade tu és Deus.

    Salmos 91:14 – “Porque ele me ama, eu o resgatarei; eu o protegerei, pois conhece o meu nome.

    Salmos 148:12 – moços e moças, velhos e crianças.

    Provérbios 20:29 – A beleza dos jovens está na sua força; a glória dos idosos, nos seus cabelos brancos.

    Joel 2:28 – “E, depois disso, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os velhos terão sonhos, os jovens terão visões.

    Zacarias 9:17 – Ah! Como serão belos! Como serão formosos! O trigo dará vigor aos rapazes, e o vinho novo às moças.

    Mateus 11:27 – “Todas as coisas me foram entregues por meu Pai. Ninguém conhece o Filho a não ser o Pai, e ninguém conhece o Pai a não ser o Filho e aqueles a quem o Filho o quiser revelar.

    Mateus 13:19 – Quando alguém ouve a mensagem do Reino e não a entende, o Maligno vem e lhe arranca o que foi semeado em seu coração. Este é o que foi semeado à beira do caminho.

    Mateus 13:38 – O campo é o mundo, e a boa semente são os filhos do Reino. O joio são os filhos do Maligno,

    Lucas 10:22 – “Todas as coisas me foram entregues por meu Pai. Ninguém sabe quem é o Filho, a não ser o Pai; e ninguém sabe quem é o Pai, a não ser o Filho e aqueles a quem o Filho o quiser revelar”.

    João 8:19 – Então lhe perguntaram: “Onde está o seu pai? ” Respondeu Jesus: “Vocês não conhecem nem a mim nem a meu Pai. Se me conhecessem, também conheceriam a meu Pai”.

    João 8:54 – Respondeu Jesus: “Se glorifico a mim mesmo, a minha glória nada significa. Meu Pai, que vocês dizem ser o Deus de vocês, é quem me glorifica.

    João 14:7 – Se vocês realmente me conhecessem, conheceriam também o meu Pai. Já agora vocês o conhecem e o têm visto”.

    João 14:9 – Jesus respondeu: “Você não me conhece, Filipe, mesmo depois de eu ter estado com vocês durante tanto tempo? Quem me vê, vê o Pai. Como você pode dizer: ‘Mostra-nos o Pai’?

    João 16:3 – Farão essas coisas porque não conheceram nem o Pai, nem a mim.

    João 17:3 – Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.

    João 17:21 – para que todos sejam um, Pai, como tu estás em mim e eu em ti. Que eles também estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.

    2 Coríntios 4:6 – Pois Deus que disse: “Das trevas resplandeça a luz”, ele mesmo brilhou em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo.

    Efésios 6:10 – Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder.

    1 Timóteo 5:1 – Não repreenda asperamente ao homem idoso, mas exorte-o como se ele fosse seu pai; trate os jovens como a irmãos;

    Tito 2:6 – Da mesma maneira, encoraje os jovens a serem prudentes.

    1 Pedro 5:8 – Sejam sóbrios e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar.

    1 João 1:1 – O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam — isto proclamamos a respeito da Palavra da vida.

    1 João 2:1 – Meus filhinhos, escrevo-lhes estas coisas para que vocês não pequem. Se, porém, alguém pecar, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo.

    1 João 2:3 – Sabemos que o conhecemos, se obedecemos aos seus mandamentos.

    1 João 2:12 – Filhinhos, eu lhes escrevo porque os seus pecados foram perdoados, graças ao nome de Jesus.

    1 João 2:14 – Filhinhos, eu lhes escrevi porque vocês conhecem o Pai. Pais, eu lhes escrevi porque vocês conhecem aquele que é desde o princípio. Jovens, eu lhes escrevi, porque vocês são fortes, e em vocês a Palavra de Deus permanece e vocês venceram o Maligno.

    1 João 3:12 – Não sejamos como Caim, que pertencia ao Maligno e matou seu irmão. E por que o matou? Porque suas obras eram más e as de seu irmão eram justas.

    1 João 4:4 – Filhinhos, vocês são de Deus e os venceram, porque aquele que está em vocês é maior do que aquele que está no mundo.

    1 João 5:4 – O que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.

    1 João 5:18 – Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não está no pecado; aquele que nasceu de Deus o protege, e o Maligno não o atinge.

    1 João 5:20 – Sabemos também que o Filho de Deus veio e nos deu entendimento, para que conheçamos aquele que é o Verdadeiro. E nós estamos naquele que é o Verdadeiro, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *