Estudo de 1 João 5:4 – Comentado e Explicado

porque todo o que nasceu de Deus vence o mundo. E esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.
1 João 5:4

Comentário de Albert Barnes

Pois tudo o que é nascido de Deus vence o mundo – O mundo, em suas máximas, preceitos e costumes, não o governa, mas ele é um homem livre. A idéia é que exista um conflito entre a religião e o mundo, e que no coração de toda verdadeira religião cristã garanta a vitória, ou triunfa. Em João 16:33 , o Salvador diz: “Tenha bom ânimo; Eu superei o mundo.” Veja as notas nesse versículo. Ele obteve um triunfo completo sobre ele “que governa as trevas do mundo” e lançou as bases para a vitória de seu povo sobre todos os vícios, erros e pecados. João faz essa afirmação de todos os que nasceram de Deus. “Tudo o que é”, ou, como é o grego, “Tudo o que é gerado por Deus” ( pág. Veja a nota de Tiago 4: 4 ; 1 João 2: 15-16 . É uma das máximas estabelecidas da religião: todo homem que é um verdadeiro cristão ganha uma vitória sobre o mundo; e, consequentemente, uma máxima conforme estabelecida. , que onde o espírito do mundo reina supremamente no coração, não há religião verdadeira, mas, se esse é um princípio verdadeiro, quantos cristãos professos existem que são estranhos a todas as reivindicações de piedade – por quantos existem são totalmente governados pelo espírito deste mundo!

E esta é a vitória – Esta é a fonte ou o meio da vitória que é assim alcançada.

Até nossa fé – Fé no Senhor Jesus Cristo, 1 João 5: 5 . Ele venceu o mundo, João 16:33 , e é por essa fé que nos une a ele, e que nos impregna com seu Espírito, que somos capazes de fazê-lo também.

Comentário de E.W. Bullinger

For = Porque.

mundo . App-129.

. App-150.

Comentário de John Calvin

4 Esta é a vitória Como ele havia dito que todos os que nasceram de Deus vencem o mundo, ele também estabelece o caminho para vencê-lo. Pois ainda pode ser perguntado, de onde vem essa vitória? Ele então faz a vitória sobre o mundo depender da fé. (93)

Essa passagem é notável, pois, embora Satanás repita continuamente seus terríveis e horríveis ataques, o Espírito de Deus, declarando que estamos além do alcance do perigo, remove o medo e nos anima a lutar com coragem. E o tempo passado é mais enfático do que o presente ou o futuro; pois ele diz que isso venceu , a fim de termos certeza, como se o inimigo já tivesse sido posto em fuga. É verdade que nossa guerra continua por toda a vida, que nossos conflitos são diários, ou seja, que novas e diversas batalhas acontecem a cada momento, de todos os lados, provocadas contra nós pelo inimigo; mas como Deus não nos arma apenas por um dia, e como a fé não é a de um dia, mas é a obra perpétua do Espírito Santo, já somos participantes da vitória, como se já tivéssemos conquistado.

Essa confiança, no entanto, não introduz indiferença, mas nos torna sempre ansiosos com a intenção de lutar. Pois, assim, o Senhor pede que seu povo tenha certeza, embora ele não queira que ele esteja seguro; mas, pelo contrário, ele declara que eles já venceram, a fim de poderem lutar com mais coragem e força.

O termo mundo tem aqui um significado amplo, pois inclui tudo o que é adverso ao Espírito de Deus: assim, a corrupção de nossa natureza faz parte do mundo; todas as concupiscências, todos os ofícios de Satanás, enfim, tudo o que nos afasta de Deus. Tendo tanta força para enfrentar, temos uma guerra imensa para continuar, e já deveríamos ter sido vencidos antes de entrar no concurso, e deveríamos ser conquistados cem vezes por dia, se Deus não tivesse nos prometido a vitória. Mas Deus nos encoraja a lutar prometendo a vitória. Mas, como essa promessa nos assegura perpetuamente o poder invencível de Deus, por outro lado, aniquila toda a força dos homens. Pois o apóstolo não nos ensina aqui que Deus só nos traz alguma ajuda, para que, sendo auxiliado por ele, possamos ser suficientemente capazes de resistir; mas ele faz a vitória depender apenas da fé; e a fé recebe de outro aquilo pelo qual vence. Eles então tiram de Deus o que é dele, que canta triunfo em seu próprio poder.

“Porque tudo que é gerado por Deus vence o mundo”, etc. O gênero neutro é usado para o masculino, “tudo” para “todo mundo”, como no primeiro verso; ou de acordo com ?? em hebraico, é usado em um sentido plural, para p??te? como em João 17: 2 , “para que todos ( p?? ) que você lhe deu, ele lhes dê ( a?t??? ) vida eterna”.

Macknight e outros disseram que o gênero neutro é usado para compreender todos os tipos de pessoas, homens e mulheres, jovens e idosos, judeus e gentios, vinculados ou livres. Por que, então, o gênero neutro não foi usado no primeiro versículo? É claramente uma peculiaridade de estilo, e nada mais, e não deve ser mantida em uma tradução.

“Vitória” significa aquilo que traz vitória, o efeito para a causa; ou pode designar a pessoa, pois ???? significa algumas vezes a deusa da vitória. – “E esta a conquistadora que conquista o mundo, mesmo a nossa fé.” – Ed

Comentário de Adam Clarke

Tudo o que é nascido de Deus – tudo o que é (o neutro para o masculino) é gerado por Deus: vence o mundo. “Eu entendo isso”, diz Schoettgen, “a Igreja Judaica, ou Judaísmo, que é freqüentemente chamada de ??? ???? olam hazzeh , este mundo. As razões que me induzem a pensar assim são:

  1. Porque esse mundo ??sµ?? negou que o Messias havia chegado; mas os gentios não se opuseram a esse princípio.
  • Porque ele prova a verdade da religião cristã contra os judeus, raciocinando de acordo com a maneira judaica; de onde é evidente que ele argumenta, não contra os gentios, mas contra os judeus. O sentido, portanto, é que quem possui a verdadeira fé cristã pode facilmente convencer a religião judaica da falsidade. ”
  • Ou seja, Ele pode mostrar a vaidade de suas expectativas e a falsidade de seus glosos e preconceitos. Suponha que entendamos pelo mundo os maus princípios e práticas que estão entre os homens e no coração humano; então a influência de Deus na alma pode ser dita adequadamente para superar isso; e pela fé no Filho de Deus, um homem é capaz de superar tudo o que há no mundo, a saber, o desejo da carne, o desejo dos olhos e o orgulho da vida.

    Comentário de Thomas Coke

    1 João 5: 4-5 . Pois tudo o que é nascido de Deus, etc. – isto é, todo filho de Deus. A conexão disso com o versículo anterior permanece assim: “Seus mandamentos não são penosos; porque, ao observá-los, obtemos uma vitória pela graça sobre este mundo, nosso grande inimigo; e nada pode ser considerado penoso que produz tanto bem”. O princípio pelo qual venceram foi a fé no infinito mérito e intercessão de Cristo. Pode ser adequado apenas ter uma visão das vantagens que os verdadeiros cristãos têm para obter a vitória sobre este mundo, por meio da fé que é a operação do Espírito de Deus: quem crê que Jesus é o Filho de Deus, ou o Messias, aquele grande Personagem, que estava com Deus, e era Deus, permaneceu eternamente no seio do Pai, e veio dele; e quem prometeu uma imortalidade gloriosa e feliz a todos os crentes perseverantes; quem viveu a vida mais exemplar; trabalhou grande número de milagres inquestionáveis, gloriosos e benéficos; tinha um corpo real e realmente sofreu e morreu como uma propiciação pelos pecados do mundo inteiro, selando sua doutrina com seu próprio sangue e oferecendo sua vida como sacrifício de um favor de cheiro doce a Deus; ressuscitou dos mortos e, depois disso, foi exaltado em seu reino mediador à mão direita de Deus, um príncipe e um salvador; e quem tem todo o poder confiado a ele no céu e na terra; particularmente poder para ressuscitar os mortos, julgar o mundo inteiro, punir os impenitentes com a eterna miséria e render recompensas eternas aos seus servos fiéis; – Quem crê firmemente nessas coisas através do Espírito de Deus, o que não se espera que ele faça ou sofrer, para evitar o castigo futuro e obter as recompensas transcendentes que Deus graciosamente prometeu àqueles que o amam? – O que este mundo pode oferecer a ele de igual valor? Com que mal ele pode ameaçá-lo, para impedi-lo de realizar essa busca? Quando se opõe a ele, quão completa uma vitória ele pode obter no poder da graça divina!

    Comentário de Scofield

    mundo

    Kosmos = sistema mundial. Apocalipse 11:15 ; João 7: 7 . (Veja Scofield “ Apocalipse 13: 8 “) .

    Comentário de John Wesley

    Pois tudo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.

    Para qualquer que seja – Esta expressão implica a universalidade mais ilimitada.

    Nasce de Deus vence o mundo – Conquista tudo o que pode atrapalhar, para seduzir ou assustar os filhos de Deus de guardar seus mandamentos.

    E esta é a vitória – O grande meio de superar.

    Até nossa fé – Ver todas as coisas é possível para quem crê.

    Referências Cruzadas

    João 16:33 – “Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo”.

    Romanos 8:35 – Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?

    1 Coríntios 15:57 – Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.

    1 João 2:13 – Pais, eu lhes escrevo porque vocês conhecem aquele que é desde o princípio. Jovens, eu lhes escrevo porque venceram o Maligno.

    1 João 3:9 – Todo aquele que é nascido de Deus não pratica o pecado, porque a semente de Deus permanece nele; ele não pode estar no pecado, porque é nascido de Deus.

    1 João 4:4 – Filhinhos, vocês são de Deus e os venceram, porque aquele que está em vocês é maior do que aquele que está no mundo.

    1 João 5:1 – Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus, e todo aquele que ama o Pai ama também ao que dele foi gerado.

    1 João 5:5 – Quem é que vence o mundo? Somente aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus.

    Apocalipse 2:7 – Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao vencedor darei o direito de comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus.

    Apocalipse 2:11 – Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. O vencedor de modo algum sofrerá a segunda morte.

    Apocalipse 2:17 – Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao vencedor darei do maná escondido. Também lhe darei uma pedra branca com um novo nome nela inscrito, conhecido apenas por aquele que o recebe.

    Apocalipse 2:26 – Àquele que vencer e fizer a minha vontade até o fim darei autoridade sobre as nações.

    Apocalipse 3:5 – O vencedor será igualmente vestido de branco. Jamais apagarei o seu nome do livro da vida, mas o reconhecerei diante do meu Pai e dos seus anjos.

    Apocalipse 3:12 – Farei do vencedor uma coluna no santuário do meu Deus, e dali ele jamais sairá. Escreverei nele o nome do meu Deus e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu da parte de Deus; e também escreverei nele o meu novo nome.

    Apocalipse 3:21 – Ao vencedor darei o direito de sentar-se comigo em meu trono, assim como eu também venci e sentei-me com meu Pai em seu trono.

    Apocalipse 12:11 – Eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do testemunho que deram; diante da morte, não amaram a própria vida.

    Apocalipse 15:2 – Vi algo semelhante a um mar de vidro misturado com fogo, e, de pé, junto ao mar, os que tinham vencido a besta, a sua imagem e o número do seu nome. Eles seguravam harpas que lhes haviam sido dadas por Deus,

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *