Estudo de Apocalipse 2:26 – Comentado e Explicado

Então ao vencedor, ao que praticar minhas obras até o fim, dar-lhe-ei poder sobre as nações pagãs.
Apocalipse 2:26

Comentário de Albert Barnes

E aquele que vence – nota em Apocalipse 2: 7 .

E mantém minhas obras até o fim – As obras que eu ordeno e que exijo, até o fim de sua vida. Compare João 13: 1 .

A ele darei poder sobre as nações – O significado evidente do que é dito aqui, e no próximo verso, é que, de acordo com a promessa uniforme feita aos redimidos no Novo Testamento, eles participariam do triunfo final glória anal do Salvador e ser associado a ele. Não se diz que eles teriam poder exclusivo sobre as nações, ou que ocupariam cargos de confiança sob ele durante um reinado pessoal na terra; mas o significado é que eles seriam associados a ele em sua glória futura. Compare a nota de Romanos 8:17 ; 1 Coríntios 6: 2-3 notas.

Comentário de E.W. Bullinger

mantém. Ver Apocalipse 1: 3 .

fim. Ver Mateus 24:13 . Compare o App-125.

poder. App-172.

sobre. App-104.

nações. Grego. ethnos. Tradução genitiva Gentios.

Comentário de Adam Clarke

Poder sobre as nações – Toda testemunha de Cristo tem poder para refutar e confundir todas as falsas doutrinas e máximas das nações do mundo, pois o cristianismo finalmente dominará sobre todos; o reino de Cristo virá, e os reinos deste mundo se tornarão os reinos de nosso Deus e de seu Cristo.

Comentário de Thomas Coke

Apocalipse 2:26 . Darei poder sobre as nações: Isto é adequado ao título do Senhor Jesus no início desta Epístola, onde ele se chama Filho de Deus, o que implica a posse de poder real e universal; e que os judeus assim entenderam, é claro em João 1:49 que passagem, bem como a promessa de nosso Salvador aqui, claramente alude ao segundo Salmo. Portanto, nosso Salvador, depois dessa promessa, mostra que é da mesma maneira que ele dará poder, como o recebeu de seu Pai; que, declarando-o seu Filho, declarou-o seu Herdeiro em poder e domínio universal. Como ele quer dizer que essa promessa será cumprida, é totalmente demonstrado, cap. Apocalipse 20: 4 e Apocalipse 21: 7 .

Comentário de John Wesley

E aquele que vencer e guardar as minhas obras até o fim, darei poder sobre as nações.

Por obras – Aquelas que eu ordenei.

A ele darei poder sobre as nações – Ou seja, darei a ele para compartilhar comigo naquela gloriosa vitória que o Pai me prometeu sobre todas as nações que ainda resistem a mim, Salmo 2: 8,9 .

Referências Cruzadas

Salmos 49:14 – Como ovelhas, estão destinados à sepultura, e a morte lhes servirá de pastor. Pela manhã os justos triunfarão sobre eles! A aparência deles se desfará na sepultura, longe das suas gloriosas mansões.

Daniel 7:18 – Mas os santos do Altíssimo receberão o reino e o possuirão para sempre; sim, para todo o sempre’.

Daniel 7:22 – até que o ancião veio e pronunciou a sentença a favor dos santos do Altíssimo, e chegou a hora de eles tomarem posse do reino.

Daniel 7:27 – Então a soberania, o poder e a grandeza dos reinos debaixo de todo o céu serão entregues nas mãos dos santos, o povo do Altíssimo. O reino dele será um reino eterno, e todos os governantes o adorarão e lhe obedecerão.

Mateus 19:28 – Jesus lhes disse: “Digo-lhes a verdade: Por ocasião da regeneração de todas as coisas, quando o Filho do homem se assentar em seu trono glorioso, vocês que me seguiram também se assentarão em doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel.

Mateus 24:13 – mas aquele que perseverar até o fim será salvo.

Lucas 8:13 – As que caíram sobre as pedras são os que recebem a palavra com alegria quando a ouvem, mas não têm raiz. Crêem durante algum tempo, mas desistem na hora da provação.

Lucas 22:29 – E eu lhes designo um Reino, assim como meu Pai o designou a mim,

João 6:29 – Jesus respondeu: “A obra de Deus é esta: crer naquele que ele enviou”.

João 8:31 – Disse Jesus aos judeus que haviam crido nele: “Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos.

Romanos 2:7 – Ele dará vida eterna aos que, persistindo em fazer o bem, buscam glória, honra e imortalidade.

Romanos 8:37 – Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.

1 Coríntios 6:3 – Vocês não sabem que haveremos de julgar os anjos? Quanto mais as coisas desta vida!

1 Tessalonicenses 3:5 – Por essa razão, não suportando mais, enviei Timóteo para saber a respeito da fé que vocês têm, a fim de que o tentador não os seduzisse, tornando inútil o nosso esforço.

Hebreus 10:38 – Mas o meu justo viverá pela fé. E, se retroceder, não me agradarei dele”.

Tiago 2:20 – Insensato! Quer certificar-se de que a fé sem obras é inútil?

1 João 2:19 – Eles saíram do nosso meio, mas na realidade não eram dos nossos, pois, se fossem dos nossos, teriam permanecido conosco; o fato de terem saído mostra que nenhum deles era dos nossos.

1 João 3:23 – E este é o seu mandamento: que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo e que nos amemos uns aos outros, como ele nos ordenou.

1 João 5:5 – Quem é que vence o mundo? Somente aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus.

Apocalipse 2:7 – Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao vencedor darei o direito de comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus.

Apocalipse 2:11 – Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. O vencedor de modo algum sofrerá a segunda morte.

Apocalipse 2:17 – Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao vencedor darei do maná escondido. Também lhe darei uma pedra branca com um novo nome nela inscrito, conhecido apenas por aquele que o recebe.

Apocalipse 3:5 – O vencedor será igualmente vestido de branco. Jamais apagarei o seu nome do livro da vida, mas o reconhecerei diante do meu Pai e dos seus anjos.

Apocalipse 3:12 – Farei do vencedor uma coluna no santuário do meu Deus, e dali ele jamais sairá. Escreverei nele o nome do meu Deus e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu da parte de Deus; e também escreverei nele o meu novo nome.

Apocalipse 3:21 – Ao vencedor darei o direito de sentar-se comigo em meu trono, assim como eu também venci e sentei-me com meu Pai em seu trono.

Apocalipse 20:4 – Vi tronos em que se assentaram aqueles a quem havia sido dada autoridade para julgar. Vi as almas dos que foram decapitados por causa do testemunho de Jesus e da palavra de Deus. Eles não tinham adorado a besta nem a sua imagem, e não tinham recebido a sua marca na testa nem nas mãos. Eles ressuscitaram e reinaram com Cristo durante mil anos.

Apocalipse 21:7 – O vencedor herdará tudo isto, e eu serei seu Deus e ele será meu filho.

Apocalipse 22:5 – Não haverá mais noite. Eles não precisarão de luz de candeia nem da luz do sol, pois o Senhor Deus os iluminará; e eles reinarão para todo o sempre.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *