Estudo de João 8:31 – Comentado e Explicado

E Jesus dizia aos judeus que nele creram: Se permanecerdes na minha palavra, sereis meus verdadeiros discípulos;
João 8:31

Comentário de Albert Barnes

Se você continuar na minha palavra – Se você continuar a obedecer aos meus mandamentos e receber minhas doutrinas.

Então você está … – Este é o verdadeiro teste do caráter cristão. João 14:21 ; “Quem tem os meus mandamentos e os guarda, é ele que me ama”. Ver João 2: 4 ; João 3:24 ; 2 João 1: 6 . Nesse lugar, Jesus os adverte contra muita confiança de seus sentimentos presentes. Eles foram convertidos – convertidos por um único sermão. Eles não tiveram tempo para testar sua fé. Jesus assegura-lhes que, se a fé deles obedecer à prova, se ela obedecer aos mandamentos e uma vida verdadeira, seria uma prova de que a fé deles era genuína, pois a árvore é conhecida por seus frutos. Portanto, podemos dizer a todos os novos convertidos: Não reprima seu amor ou sua alegria, mas não seja muito confiante. Sua fé ainda não foi provada e, se não produz uma vida santa, é inútil, Tiago 2: 17-26 .

Comentário de E.W. Bullinger

disse = falou, como em João 8:27 , João 8:28 .

para. Profissionais gregos , App-104.

acreditou em = tinha acreditado. App-160. Assim, distinguindo esses judeus dos verdadeiros crentes de João 8:30 . Observe a enfática palavra “ye” na próxima cláusula.

continue = permaneça. Veja a nota em João 1:32 .

Minha palavra = a palavra que é minha. Grego. logotipos. Veja nota em Marcos 9:32 .

você é = você é.

de fato = verdadeiramente. Grego. alethos, Ver nota em João 1:47 .

Confiando Nele , não apenas admitindo Suas reivindicações.

Comentário de John Calvin

31. Se você continuar na minha palavra. Aqui Cristo os adverte, em primeiro lugar, que não basta que alguém tenha começado bem, se seu progresso até o fim não corresponder a ele; e por essa razão ele exorta à perseverança na fé aqueles que provaram sua doutrina. Quando ele diz que aqueles que estão firmemente enraizados em sua palavra , a fim de continuar nele, serão verdadeiramente seus discípulos , ele quer dizer que muitos professam ser discípulos que ainda não são tão reais, e não têm o direito de serem considerados assim. . Ele distingue seus seguidores dos hipócritas por esta marca: aqueles que falsamente se vangloriam de fé cedem assim que entram no curso, ou pelo menos no meio dele; mas os crentes perseveram constantemente até o fim. Se, portanto, desejamos que Cristo nos considere seus discípulos, devemos nos esforçar para perseverar.

Comentário de Adam Clarke

Se você continuar na minha palavra – Ou, nesta minha doutrina. Não basta receber a verdade de Deus – devemos reter e andar nela. E é somente quando recebemos a verdade, a amamos, a mantemos e andamos nela que somos os genuínos discípulos de Cristo.

Comentário de Thomas Coke

João 8: 31-32 . Se você continuar em minha palavra, etc. – “Se você perseverar na crença e na prática de minha palavra, você é realmente meus discípulos e tem um título justo para essa denominação honrosa. Além disso, você será plenamente instruído em todas as doutrinas de o evangelho, chamado aqui e em outros lugares, por meio de eminência, Verdade; veja Ch. João 1:17 e, portanto, sendo parente comigo como meus discípulos, e experimentalmente compreendendo meu evangelho, você será libertado, não apenas da escravidão da pecado, e todas as suas conseqüências, mas pelas observâncias cerimoniais impostas por Moisés; não, você deve estar fixado naquele estado de liberdade gloriosa, naquele acesso constante a Deus e naquele desfrute livre e contínuo de seu favor e amor, que é o privilégio dos meus discípulos sozinho

Comentário de Spurgeon

João 8:31 . Então disse Jesus aos judeus que creram nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, então sois meus discípulos;

Pois havia muitos, nos dias de Cristo, vindo a ele por um tempo e depois se afastando dele; professando crer e depois tropeçando quando Cristo proclamou alguma doutrina que lhes pareceu estranha e difícil de receber. Nosso Senhor Jesus diz a eles que a constância é necessária para o verdadeiro discipulado. Não adianta começar a correr, a menos que continuemos no percurso até que o prêmio seja ganho. Não somos verdadeiros peregrinos no céu apenas porque atravessamos o limiar de nossa porta; precisamos continuar, até que cheguemos às ruas douradas da Nova Jerusalém.

João 8:32 . E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

Esse é o resultado de ser um discípulo do Senhor Jesus Cristo. Com Cristo, que é a verdade, para ser nosso Mestre, e o Espírito Santo para abençoar suas palavras, chegamos a conhecer a verdade; e a operação da verdade sobre o coração é livrar-nos da escravidão do pecado e do erro.

João 8:33 . Responderam-lhe: Nós somos a descendência de Abraão, e nunca ficamos presos a ninguém; como dizes: Sereis libertados?

Que falsidade era essa! Eles estavam naquele momento em escravidão aos romanos; foram subjugados e conquistados; e, pouco tempo depois, eles mesmos confessaram que não tinham rei senão César. Os homens não são muito cautelosos em contar falsidades quando desejam resistir a Cristo: eles farão qualquer coisa ao invés de crer nele.

João 8:34 . Jesus lhes respondeu: Em verdade, em verdade vos digo que quem comete pecado é servo do pecado.

O homem que habitualmente vive em pecado não é um homem livre, pois ainda é escravo do pecado. Se ele sente prazer e prazer em desobedecer a Deus, não tem o direito de falar sobre ser um homem livre. Suas correntes estão chocalhando nos pulsos; o que ele pode saber sobre liberdade?

João 8:35 . E o servo não fica em casa para sempre; mas o filho permanece até.

Um servo pode ser demitido da casa, mas um filho não. Se fôssemos apenas servos de Deus, poderíamos cair da graça e perecer; mas se somos filhos de Deus, nunca o faremos. Se, na verdade, chamamos Deus de “Pai”, sempre poderemos usar esse título abençoado, pois a relação de paternidade não é temporária, mas triste não pode chegar ao fim.

João 8:36 . Se, portanto, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.

Se você tem a liberdade de filiação, é realmente livre. Não há ninguém tão livre na casa de nosso Pai quanto seus filhos.

João 8: 37-39 . Eu sei que você é a semente de Abraão; mas você procura me matar, porque a minha palavra não tem lugar em você. Falo o que vi com meu pai; e fazeis o que vimos com seu pai. Eles responderam e disseram-lhe: Abraão é nosso pai. Disse-lhes Jesus: Se fôssemos filhos de Abraão, faríamos as obras de Abraão.

Os verdadeiros descendentes do “pai dos fiéis” são eles mesmos fiéis; isto é, crentes. O pai dos crentes tem crentes para seus filhos: “Se vocês fossem filhos de Abraão, fariam as obras de Abraão.” Nosso Senhor havia admitido que esses judeus eram a semente de Abraão segundo a carne; mas ele provou que não eram a semente de Abraão no sentido alto e espiritual, uma vez que não eram como ele a quem reivindicavam pai.

João 8: 40-41 . Mas agora você procura me matar, um homem que lhe disse a verdade, que eu ouvi de Deus: isso não Abraão. Você faz as ações de seu pai.

Ele não lhes disse quem era aquele pai; mas, como é regra habitual que os homens pratiquem as ações de seu pai, a genuinidade da descendência que eles alegaram poderia ser testada pela semelhança com seu pai.

João 8: 41-42 . Disseram-lhe então: Não nascemos de fornicação; nós temos um pai, mesmo Deus. Jesus disse-lhes: Se Deus fosse seu Pai, você me amaria:

Qualquer homem que é nascido de Deus deve amar a Jesus Cristo. A pureza de seus motivos, a beleza de seu caráter, os encantos de sua pessoa certamente conquistariam o coração de um homem que realmente nasceu de Deus.

João 8: 42-43 . Pois eu procedi e vim de Deus; eu também não vim, mas ele me enviou. Por que você não entende meu discurso? até porque você não pode ouvir minha palavra.

“Você é monótono de compreensão, endurecido de coração, orgulhoso de espírito, é exatamente o oposto de tudo que é bom e, portanto, não pode ouvir minha palavra”, diz Cristo; “E isso é uma prova positiva de que você não ama a Deus e que não é filho de Deus”.

João 8:44 . Vós sois o diabo de vosso pai, e os desejos de vosso pai o fareis.

Lembre-se de cujos lábios essas palavras caíram, até dos lábios do gentil Jesus. A fala honesta é o sinal mais seguro de um coração amoroso; mas hoje em dia, se um homem prega a verdade de maneira clara e fiel, os homens dizem que ele é duro e cruel; mas se um homem ignora a verdade e a altera de acordo com sua própria idéia do que agradará aos homens, então eles dizem: “Ele é um homem gentil e generoso”. Deveria estar disposto a duvidar se ele tem algum coração, se ele logo verá os pecadores condenados a ofendê-los, proclamando a verdade. Agradeço a Deus que alguns de nós se importem pouco em ofender aqueles que ofendem a Deus. Se os homens não se renderem ao Senhor, não queremos a amizade deles, mas nos esforçaremos para deixá-los desconfortáveis ??em sua rebelião, e se eles resolverem se perder, pelo menos ficaremos livres de seu sangue.

João 8:44 . Ele era um assassino desde o princípio, e não morou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele fala uma mentira, ele fala por si próprio: porque ele é um mentiroso, e pai dela.

A falsidade é seu elemento natural. Quando Satanás engana, ele age apenas de acordo com sua natureza, que é enegrecida pela falsidade por completo.

João 8: 45-46 . E porque eu lhe digo a verdade, não acreditas em mim. Qual de vocês me convence do pecado?

Que grande desafio! Nenhum de nós pode falar assim, exceto em um sentido muito modificado; mas Cristo, diante de seus inimigos, que rangeu os dentes contra ele, e teria dado a seus olhos a possibilidade de lhe dar uma culpa, ainda que ousadamente lhes dissesse: “Qual de vocês me convence do pecado?”

João 8: 46-51 . E se eu digo a verdade, por que você não acredita em mim? Quem é de Deus ouve as palavras de Deus; portanto, não as ouvis, porque não sois de Deus. Então, respondendo aos judeus, disseram-lhe: Não estamos bem que sejas samaritano e que tenhas demônio? Jesus respondeu: Eu não tenho demônio; mas honro meu Pai, e vós me desonras. E não busco a minha própria glória; há quem busque e julgue. Em verdade, em verdade vos digo que, se alguém guardar a minha palavra, nunca verá a morte.

Essa afirmação os surpreendeu bastante; ainda é verdade. Para os crentes: – Não é morte morrer; eles simplesmente passam deste mundo para uma vida maior e ainda mais gloriosa. Eles não descem para a morte, mas ascendem à imortalidade.

João 8: 52-53 . Então disseram-lhe os judeus: Agora sabemos que tens demônio. Abraão está morto e os profetas; e tu dizes: Se alguém guardar a minha palavra, nunca provará a morte. Tu és maior do que nosso pai Abraão, que está morto? e os profetas estão mortos. Quem te fazes?

“O que você finge ser? Alguém maior que Abraão e os profetas?

João 8: 54-56 . Jesus respondeu: Se eu me honro, minha honra não é nada: é meu Pai que me honra; de quem dizeis que ele é nosso Deus; contudo, não o conheces; mas eu o conheço; e se eu disser que não o conheço, serei um mentiroso como você; mas eu o conheço, e mantenho suas palavras. Seu pai Abraão –

“Como você o chama” –

João 8: 56-57 . Regozijou-se em ver o meu dia; e ele o viu, e alegrou-se. Disseram-lhe, pois, os judeus: ainda não tens cinquenta anos, e viste Abraão?

Eles permitiram uma ampla margem na especificação da idade de nosso Salvador, pois ele tinha apenas trinta e três anos. Pode ser verdade que as tristezas de sua vida haviam estragado tanto seu rosto que ele parecia mais um homem de cinquenta do que um de três e trinta. Não sei dizer nem sei se é isso que eles queriam dizer; mas é singular que eles lhe devessem ter dito: “Ainda não tens cinquenta anos”.

João 8:58 . Jesus disse-lhes: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou.

Eles lhe perguntaram: “Quem se faz a si mesmo?” e agora eles têm a resposta: “Antes que Abraão existisse, sou”, diz Cristo. É o próprio nome pelo qual Deus se revelou a Moisés na sarça ardente: “EU SOU”. No entanto, Jesus leva esse título para si mesmo: “Antes que Abraão existisse” – não “Eu era;” notar que; mas eu sou;” como se sua vida fosse uma existência presente contínua, como de fato é, pois para Deus não há passado ou futuro, mas todas as coisas estão sempre presentes em sua mente infinita. Quando Jesus disse: “Antes que Abraão existisse, eu sou”, ele reivindicou a Divindade, ele declarou que certamente era Deus, auto-existente por toda a eternidade.

João 8:59 . Então eles pegaram pedras para lançar nele:

Eles o consideravam um blasfemador, e então ele era se não era tudo o que afirmava ser. Eu ouvi falar de alguns que reverenciam a Cristo, mas não acreditam que ele seja Deus; Mas como pode ser isso? Evidentemente, ele se fez parecer Deus, e essa foi a grande acusação que os judeus fizeram contra ele. Por isso, de fato, eles o mataram, porque ele se igualou a Deus. Se ele não era igual a Deus, – se ele não era realmente Deus -, ele levou os homens a pensar que ele era; e se isso era falso, era um grande pecado não consistente com o caráter santo de Cristo. Se ele não era Deus, ele era o impostor mais grosseiro que já visitou este mundo. Mas ele era Deus, e nada menos; contudo, porque ele alegou isso, os judeus pegaram pedras para lançar nele.

João 8:59 . Mas Jesus se escondeu e saiu do templo, passando pelo meio deles, e assim passou.

Glória ao seu santo nome para todo o sempre!

Referências Cruzadas

1 Samuel 12:14 – Se vocês temerem, servirem e obedecerem ao Senhor, e não se rebelarem contra suas ordens, e, se vocês e o rei que reinar sobre vocês seguirem o Senhor, o seu Deus, tudo lhes irá bem!

Mateus 24:13 – mas aquele que perseverar até o fim será salvo.

João 1:47 – Ao ver Natanael se aproximando, disse Jesus: “Aí está um verdadeiro israelita, em quem não há falsidade”.

João 6:55 – Pois a minha carne é verdadeira comida e o meu sangue é verdadeira bebida.

João 6:66 – Daquela hora em diante, muitos dos seus discípulos voltaram atrás e deixaram de segui-lo.

João 8:36 – Portanto, se o Filho os libertar, vocês de fato serão livres.

João 15:4 – Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim.

João 15:8 – Meu Pai é glorificado pelo fato de vocês darem muito fruto; e assim serão meus discípulos.

Atos dos Apóstolos 13:43 – Despedida a congregação, muitos dos judeus e estrangeiros piedosos convertidos ao judaísmo seguiram Paulo e Barnabé. Estes conversavam com eles, recomendando-lhes que continuassem na graça de Deus.

Atos dos Apóstolos 14:22 – fortalecendo os discípulos e encorajando-os a permanecer na fé, dizendo: “É necessário que passemos por muitas tribulações para entrarmos no Reino de Deus”.

Atos dos Apóstolos 26:22 – Mas tenho contado com a ajuda de Deus até o dia de hoje, e, por este motivo, estou aqui e dou testemunho tanto a gente simples como a gente importante. Não estou dizendo nada além do que os profetas e Moisés disseram que haveria de acontecer:

Romanos 2:7 – Ele dará vida eterna aos que, persistindo em fazer o bem, buscam glória, honra e imortalidade.

Romanos 11:22 – Portanto, considere a bondade e a severidade de Deus: severidade para com aqueles que caíram, mas bondade para com você, desde que permaneça na bondade dele. De outra forma, você também será cortado.

Colossenses 1:23 – desde que continuem alicerçados e firmes na fé, sem se afastarem da esperança do evangelho, que vocês ouviram e que tem sido proclamado a todos os que estão debaixo do céu. Esse é o evangelho do qual eu, Paulo, me tornei ministro.

1 Timóteo 2:15 – Entretanto, a mulher será salva dando à luz filhos — se elas permanecerem na fé, no amor e na santidade, com bom senso.

1 Timóteo 4:16 – Atente bem para a sua própria vida e para a doutrina, perseverando nesses deveres, pois, fazendo isso, você salvará tanto a si mesmo quanto aos que o ouvem.

1 Timóteo 5:3 – Trate adequadamente as viúvas que são realmente necessitadas.

2 Timóteo 3:14 – Quanto a você, porém, permaneça nas coisas que aprendeu e das quais tem convicção, pois você sabe de quem o aprendeu.

Hebreus 3:14 – pois passamos a ser participantes de Cristo, desde que, de fato, nos apeguemos até o fim à confiança que tivemos no princípio.

Hebreus 8:9 – Não será como a aliança que fiz com os seus antepassados quando os tomei pela mão para tirá-los do Egito; visto que eles não permaneceram fiéis à minha aliança, eu me afastei deles”, diz o Senhor.

Hebreus 10:38 – Mas o meu justo viverá pela fé. E, se retroceder, não me agradarei dele”.

Tiago 1:25 – Mas o homem que observa atentamente a lei perfeita que traz a liberdade, e persevera na prática dessa lei, não esquecendo o que ouviu mas praticando-o, será feliz naquilo que fizer.

1 João 2:19 – Eles saíram do nosso meio, mas na realidade não eram dos nossos, pois, se fossem dos nossos, teriam permanecido conosco; o fato de terem saído mostra que nenhum deles era dos nossos.

1 João 2:24 – Quanto a vocês, cuidem para que aquilo que ouviram desde o princípio permaneça em vocês. Se o que ouviram desde o princípio permanecer em vocês, vocês também permanecerão no Filho e no Pai.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *