Estudo de Romanos 11:22 – Comentado e Explicado

Considera, pois, a bondade e a severidade de Deus: severidade para com aqueles que caíram, bondade para contigo, suposto que permaneças fiel a essa bondade; do contrário, também tu serás cortada.
Romanos 11:22

Comentário de Albert Barnes

Veja, portanto … – Considere, ou considere, para propósitos de seu próprio aperfeiçoamento e benefício, os tratos de Deus. Devemos considerar todas as suas dispensações de julgamento ou misericórdia, e extrair lições de todos para promover nossa própria adesão firme à fé do evangelho.

A bondade – A benevolência ou misericórdia de Deus para com você em admitir você a seu favor. Isso exige gratidão, amor, confiança. Exige expressões de ação de graças. Deve ser altamente valorizado, a fim de excitar a diligência para garantir sua continuidade.

A severidade de Deus – Ou seja, em relação aos judeus. A palavra “severidade” agora sugere, às vezes, a idéia de dureza, ou mesmo de crueldade. (Webster.) Mas nada desse tipo é transmitido na palavra original aqui. Denota corretamente “corte”, ?p?t?µ?a? apotomianfrom ?p?t?µ?? apotemno para cortar; e é comumente aplicado ao ato do jardineiro ou da videira em aparar árvores ou trepadeiras e cortar os galhos deteriorados ou inúteis. Aqui se refere ao ato de Deus em cortar ou rejeitar os judeus como ramos inúteis; e não transmite nenhuma idéia de injustiça, crueldade ou aspereza. Foi um ato justo e consistente com todas as perfeições de Deus. Ele indicava um propósito de fazer o que era certo, embora as infligências possam parecer severas e devam envolvê-las em muitas calamidades pesadas.

Sobre os que caíram, severidade – Sobre os judeus, que haviam sido rejeitados por causa de sua incredulidade.

Mas para ti, bondade – Para o mundo gentio, benevolência. A palavra “bondade” denota corretamente benignidade ou benevolência. Aqui significa a bondade de Deus em conceder esses favores aos gentios.

Se você continuar em sua bondade – A palavra “dele” não está no original. E a palavra “bondade” pode denotar integridade, probidade, retidão, além de favor; Romanos 3:12: “Não há quem faça o bem.” A Septuaginta costuma usar a palavra; Salmo 13: 1, Salmo 13: 3, etc. Este é provavelmente o significado aqui; embora possa significar “se você continuar em um estado de favor”; isto é, se sua fé e boa conduta permitirem que Deus continue com sua bondade para com você. Os cristãos não merecem o favor de Deus por sua fé e boas obras; mas a obediência deles é uma condição indispensável na qual esse favor deve ser continuado. É assim que a graça de Deus é ampliada, ao mesmo tempo que o bem maior é feito ao próprio homem.

Caso contrário, você também será cortado – Compare João 15: 2. A palavra “tu” se refere aqui às igrejas gentias. Em relação a eles, o favor de Deus dependia de sua fidelidade. Se eles se tornassem desobedientes e incrédulos, o mesmo princípio que o levou a retirar sua misericórdia do povo judeu levaria também à sua rejeição e exclusão. E nesse princípio, Deus agiu em inúmeros casos. Assim, seu favor foi retirado das sete igrejas da Ásia Apocalipse 13 , de Corinto, de Antioquia, de Filipos e até da própria Roma.

Comentário de E.W. Bullinger

Eis aqui . App-133.

Deus . Ver Romanos 2: 4 .

severidade = corte. Grego. apotomia. Só aqui.

em direção = ativado, como acima.

se App-118.

continue . Ver Romanos 6: 1 .

Comentário de John Calvin

22. Veja então, etc. Ao colocar o caso diante de seus olhos, ele confirma de maneira mais clara e completa o fato de que os gentios não tinham motivos para se orgulhar. Eles viram nos judeus um exemplo da severidade de Deus, que deveria tê-los aterrorizado; enquanto em si mesmos eles tinham uma evidência de Sua graça e bondade, pela qual deveriam ter sido estimulados apenas à gratidão, e para exaltar o Senhor e não a si mesmos. As palavras importam o mesmo, como se ele tivesse dito: “Se você exulta pela calamidade deles, pense primeiro no que você foi; pois a mesma severidade de Deus teria se aproximado de ti, se não tivesses sido libertado por seu favor gratuito: então considere o que és agora; pois a salvação não continuará para ti, a menos que humildemente reconheça a misericórdia de Deus; pois se você se esquecer de si mesmo e com arrogância exultante, a ruína em que caíram espera por você: não é realmente suficiente que você tenha abraçado o favor de Deus, a menos que você siga o chamado dele por todo o curso de sua vida. ” Eles de fato que foram iluminados pelo Senhor devem sempre pensar em perseverança; pois eles não continuam na bondade de Deus, que por um tempo respondeu ao chamado de Deus, finalmente começa a detestar o reino dos céus e, portanto, por sua ingratidão, com justiça, merece ser cegado novamente.

Mas ele não se dirige a cada um dos piedosos, como já dissemos, mas faz uma comparação entre os gentios e os judeus. De fato, é verdade que cada indivíduo entre os judeus recebeu a recompensa devido à sua própria incredulidade, quando foram banidos do reino de Deus, e que todos os que se destacavam entre os gentios foram chamados eram vasos da misericórdia de Deus; mas ainda assim o desígnio particular de Paulo deve ser lembrado. Pois ele queria que os gentios dependessem da aliança eterna de Deus, de modo a se conectar com a salvação do povo eleito, e então, para que a rejeição dos judeus não provoque ofensa, como se sua antiga adoção fosse nula. ele gostaria que eles ficassem aterrorizados com este exemplo de punição, para que respeitosamente considerassem o julgamento de Deus. Pois de onde vem tanta licenciosidade em questões curiosas, exceto que quase deixamos de considerar as coisas que deveriam nos ensinar devidamente a humildade?

Mas, como ele fala não dos eleitos individualmente, mas de todo o corpo, uma condição é adicionada: se eles continuaram em sua bondade, eu realmente permito que, assim que alguém abusa da bondade de Deus, ele merece ser privado do favor oferecido. ; mas seria impróprio dizer de qualquer um dos piedosos, em particular, que Deus teve misericórdia dele, quando o escolheu, desde que continuasse em sua misericórdia; pois a perseverança da fé, que completa em nós o efeito da graça de Deus, flui da própria eleição. Paulo então nos ensina que os gentios foram admitidos na esperança da vida eterna sob a condição de que, por sua gratidão, mantivessem posse dela. E terrível de fato foi a deserção de todo o mundo, que depois aconteceu; e isso prova ternamente que essa exortação não era supérflua; pois quando Deus quase em um momento a regou com sua graça, de modo que a religião floresceu em toda parte, logo depois que a verdade do evangelho desapareceu, e o tesouro da salvação foi levado. E de onde veio uma mudança tão repentina, exceto que os gentios se afastaram de seu chamado?

Caso contrário, você também será cortado, etc. Agora entendemos em que sentido Paulo os ameaça de excisão, a quem ele já permitiu que fossem enxertados na esperança da vida através da eleição de Deus. Pois, primeiro, embora isso não possa acontecer aos eleitos, eles ainda precisam de tal advertência, a fim de subjugar o orgulho da carne; os quais realmente se opõem à salvação deles devem justamente estar aterrorizados com o pavor da perdição. Na medida em que os cristãos são iluminados pela fé, eles ouvem, como garantia, que o chamado de Deus é sem arrependimento; mas, na medida em que carregam consigo a carne, que resiste intencionalmente à graça de Deus, eles são ensinados a humildade por esse aviso: “Cuidado para não ser cortado”. Em segundo lugar, devemos ter em mente a solução que já mencionei: que Paulo não fala aqui da eleição especial de indivíduos, mas coloca os gentios e judeus em oposição um ao outro; e que, portanto, os eleitos não são tão abordados nessas palavras, como aqueles que falsamente glorificaram que haviam conquistado o lugar dos judeus: não, ele fala com os gentios em geral e aborda todo o corpo em comum, entre os quais havia muitos que eram fiéis e aqueles que eram membros de Cristo apenas em nome.

Mas, se for perguntado a respeito dos indivíduos: “Como alguém pode ser cortado do enxerto e como, após excisão, ele pode ser novamente enxertado” – lembre-se de que existem três modos de inserção e dois modos de excisão. Por exemplo, os filhos dos fiéis são enxertados, a quem a promessa pertence de acordo com a aliança feita com os pais; também são enxertados os que de fato recebem a semente do evangelho, mas ela não lança raiz, ou é sufocada antes que produza algum fruto; e terceiro, os eleitos são enxertados, que são iluminados para a vida eterna de acordo com o imutável propósito de Deus. Os primeiros são cortados quando recusam a promessa feita a seus pais, ou não a recebem por causa de sua ingratidão; o segundo é cortado, quando a semente é murcha e destruída; e, como o perigo disso está acima de tudo, no que diz respeito à própria natureza, deve ser permitido que esse aviso que Paulo dê pertença de certa maneira aos fiéis, para que eles não se entreguem à preguiça da carne. Mas no que diz respeito à passagem atual, basta que saibamos que a vingança que Deus executou sobre os judeus é pronunciada sobre os gentios, caso eles se tornem como eles.

Comentário de Adam Clarke

Eis, pois, a bondade – A exclamação, Eis a bondade de Deus! é frequente entre os escritores judeus, quando eles desejam chamar a atenção dos homens para demonstrações particulares da misericórdia de Deus, especialmente para aqueles que são singularmente indignos. Veja várias instâncias em Schoettgen.

E severidade de Deus – como ???st?t?? , bondade, significa a qualidade essencial da natureza Divina, a fonte de todo bem para homens e anjos; portanto, ap?t?µ?a , severidade, como aqui traduzida, significa aquele exercício particular de sua bondade e santidade que leva-o a se separar de seu corpo místico, o que quer que o machuque, corrompa ou destrua. O apóstolo nesses versículos usa uma metáfora tirada do enxerto, e??e?t??s?? , do verbo e??e?t???? , de e? , in e ?e?t???? , para perfurar, porque o enxerto era frequentemente feito perfurando a casca de uma árvore e depois inserindo broto tirado de outro. Essa era a prática na agricultura romana, como aprendemos com Virgil, Georg. ii, ver. 73: –

Nam qua se medio trudunt de cortice gemmae,

Et tenues rumpunt tunicas, angustus in ipso

Fit nodo sinus: huc aliena ex arbore germen

Includunt, udoque docent inolescere libro.

Para onde as macias cascas de árvores divulgam

Suas pedras preciosas, um nó inchado ali cresce;

Nesse espaço, fazemos uma fenda estreita,

Então outros brotos de árvores que levamos;

Inserida assim, a casca ferida fechamos,

Em cujo útero úmido o bebê internado cresce.

Dryden.

Em todos os países, o princípio é o mesmo, embora o modo seja diferente.

O apóstolo, tendo adotado essa metáfora como o melhor que pôde encontrar para expressar aquele ato da justiça e misericórdia de Deus pelo qual os judeus foram rejeitados, e os gentios eleitos em seu lugar, e, para mostrar que, embora a árvore judaica fosse cortada abaixo, ou seus galhos cortados, mas não enraizado, ele informa aos crentes gentios que, como é habitual inserir um bom descendente em um estoque ruim ou inútil, aqueles que eram maus, contrários ao costume em tais casos , foram enxertados em um bom estoque, e seu crescimento e fecundidade proclamavam a excelência e a vida vegetativa do estoque em que estavam inseridos. Essa era a bondade do jardineiro celestial para eles; mas foi severidade, ap?t?µ?a , um ato de excisão para os judeus.

O leitor observará que esse termo pertence ao enxerto: freqüentemente, nesta operação, parte de um galho é cortada; na parte que permanece em conexão com a árvore, é feita uma pequena fenda e, em seguida, um pequeno galho ou galho retirado de outra árvore é, na extremidade inferior, raspado fino, semelhante a uma cunha, e inserido na fenda, após o que o todo está amarrado, redondo em argila etc., e a casca se une à casca; e o estoque e o descendente tornam-se, assim, uma única árvore, os sucos de todo o estoque circulando através dos tubos do galho recém-inserido; e, portanto, ambos vivem, embora o ramo inserido dê um fruto muito diferente daquele que o tronco original deu. Realizei muitas vezes essa operação, e exatamente desta maneira, com sucesso: e não posso conceber que o apóstolo pudesse ter escolhido uma metáfora mais adequada ou mais elegante. A árvore judaica não produz frutos adequados; mas responderá bem ao enxerto de uma árvore frutífera adequada. Os gentios são uma oliveira silvestre, que é uma árvore que não dá frutos; mas pode ser feito se enxertado no estoque judaico. Alguns ramos foram cortados, para que os ramos desta azeitona selvagem pudessem ser inseridos: o ato pelo qual essa inserção é feita é denominado ap?t?µ?a , bondade, benignidade: o ato pelo qual os galhos do estoque original são interrompidos é denominado ap?t?µ?a , excisão; de ap? , from e teµ?? , eu corto, ainda mantendo a metáfora tirada do enxerto em vista. Agora, observe o modo de raciocínio do apóstolo: a árvore é cortada ou seus galhos cortados; mas a árvore não está enraizada. Os judeus tropeçaram, mas não para cair irrecuperavelmente; porque, se ainda não permanecerem na incredulidade, serão enxertados, Romanos 11:23 . Os gentios que são enxertados nesses galhos cortados, como o descendente inserido em outro tronco, participam da raiz, que absorve da terra os sucos nutritivos e a gordura da árvore judaica, as bênçãos e privilégios que esse povo há muito desfrutam, em conseqüência da aliança abraâmica, Romanos 11:17 ; a raiz, a aliança judaica, os carrega; não eles a raiz, Romanos 11:18 . Como, portanto, a continuidade dos gentios como Igreja e povo de Deus depende de seu interesse no pacto abraâmico, cujas bênçãos derivam através do meio dos judeus, devem ser gratos a Deus e tolerantes aos que a quem eles receberam tais bênçãos. E como, no caso da enxertia, a prosperidade do enxerto enxertado depende da existência do material-mãe, assim a continuidade dos gentios nesse estado de favor (seguindo a metáfora), de certa maneira, depende da continuidade do povo judeu: e eles são preservados, como muitos descendentes que estão em processo de tempo a serem enxertados nos gentios; e assim os gentios se tornarão os meios de salvação para os judeus, como os judeus têm sido os meios de salvação para os gentios. Seguindo, portanto, a metáfora um pouco mais adiante, que parece ter sido tão bem escolhida em todas as suas partes, a contínua existência dos judeus como um povo distinto, juntamente com o reconhecimento dos gentios, de que eles obtiveram sua salvação e estado. of blessedness through them – of which Jesus Christ, born of the stock of David, is the author; and the Jewish Scriptures, which the Gentiles receive as inspired by God, are the evidence – then, the restoration of the Jews to the favor of God is a necessary consequence, and indeed seems to be the principal end in reference to which the apostle reasons. The Gentiles, however, are to take care that the restoration of the Jews be not at their expense; as their calling and election were at the expense of the Jews: the latter being cut off, that the former might be grafted in, Romans 11:19 . Of this there is no kind of necessity, for the original stock, the Abrahamic covenant, is sufficient to receive them all; and so Jews and Gentiles become one eternal flock, under one Bishop and Shepherd of all their souls.

Comentário de Thomas Coke

Romanos 11:22 . Eis, portanto, a bondade, etc. – O que aqui se entende por bondade para os gentios crentes , como se opõe à severidade contra o judeu rejeitado , é muito evidente. O mesmo acontece com a salvação, Romanos 11:11 com o enriquecimento, Romanos 11:12 com o enxerto na boa oliveira, Romanos 11:17 com a obtenção de misericórdia, Romanos 11:30 com a sendo chamados e escolhidos, cap. Romanos 9:24 . É, em resumo, o mesmo com o fato de serem justificados pela graça de Deus, sobre sua fé.

Comentário de John Wesley

Eis, pois, a bondade e a severidade de Deus: sobre os que caíram, severidade; mas para ti, bondade, se tu continuares na sua bondade; caso contrário, tu também serás cortado.

Senão tu – Além disso, que agora “se mantêm firmes pela fé”, serão ambos total e finalmente eliminados.

Referências Cruzadas

Números 14:18 – ‘O Senhor é muito paciente e grande em fidelidade, e perdoa a iniqüidade e a rebelião, se bem que não deixa o pecado sem punição, e castiga os filhos pela iniqüidade dos pais até a terceira e quarta geração’.

Deuteronômio 32:39 – “Vejam agora que eu sou o único, eu mesmo. Não há deus além de mim. Faço morrer e faço viver, feri e curarei, e ninguém é capaz de livrar-se da minha mão.

Josué 23:15 – Mas, assim como cada uma das boas promessas do Senhor, do seu Deus, se cumpriu, também o Senhor fará cumprir-se em vocês todo o mal com que os ameaçou, até eliminá-los desta boa terra que lhes deu.

Salmos 58:10 – Os justos se alegrarão quando forem vingados, quando banharem seus pés no sangue dos ímpios.

Salmos 78:49 – quando os atingiu com a sua ira ardente, com furor, indignação e hostilidade, com muitos anjos destruidores.

Salmos 136:15 – mas lançou o faraó e o seu exército no mar Vermelho; O seu amor dura para sempre!

Isaías 66:14 – Quando vocês virem isso, o seu coração se regozijará, e vocês florescerão como a relva; a mão do Senhor estará com os seus servos, mas a sua ira será contra os seus adversários.

Ezequiel 3:20 – “Também, quando um justo se desviar de sua justiça e fizer o mal, e eu puser uma pedra de tropeço diante dele, ele morrerá. Uma vez que você não o advertiu ele morrerá pelo pecado que cometeu. As práticas justas dele não serão lembradas; para mim, porém, você será responsável pela morte dele.

Ezequiel 18:24 – “Se, porém, um justo se desviar de sua justiça, e cometer pecado e as mesmas práticas detestáveis dos ímpios, deverá ele viver? Nenhuma das coisas justas que fez será lembrada! Por causa da infidelidade de que é culpado e por causa dos pecados que cometeu, ele morrerá.

Ezequiel 33:17 – “Contudo, os seus compatriotas dizem: ‘O caminho do Senhor não é justo’. Mas é o caminho deles que não é justo.

Mateus 3:9 – Não pensem que vocês podem dizer a si mesmos: ‘Abraão é nosso pai’. Pois eu lhes digo que destas pedras Deus pode fazer surgir filhos a Abraão.

Lucas 8:15 – Mas as que caíram em boa terra são os que, com coração bom e generoso, ouvem a palavra, a retêm e dão fruto, com perseverança”.

João 8:31 – Disse Jesus aos judeus que haviam crido nele: “Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos.

João 15:2 – Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda.

João 15:4 – Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim.

Atos dos Apóstolos 11:23 – Este, ali chegando e vendo a graça de Deus, ficou alegre e os animou a permanecerem fiéis ao Senhor, de todo o coração.

Atos dos Apóstolos 14:22 – fortalecendo os discípulos e encorajando-os a permanecer na fé, dizendo: “É necessário que passemos por muitas tribulações para entrarmos no Reino de Deus”.

Romanos 2:4 – Ou será que você despreza as riquezas da sua bondade, tolerância e paciência, não reconhecendo que a bondade de Deus o leva ao arrependimento?

Romanos 2:7 – Ele dará vida eterna aos que, persistindo em fazer o bem, buscam glória, honra e imortalidade.

Romanos 9:22 – E se Deus, querendo mostrar a sua ira e tornar conhecido o seu poder, suportou com grande paciência os vasos de sua ira, preparados para destruição?

1 Coríntios 15:2 – Por meio deste evangelho vocês são salvos, desde que se apeguem firmemente à palavra que lhes preguei; caso contrário, vocês têm crido em vão.

Gálatas 6:9 – E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos.

1 Tessalonicenses 3:5 – Por essa razão, não suportando mais, enviei Timóteo para saber a respeito da fé que vocês têm, a fim de que o tentador não os seduzisse, tornando inútil o nosso esforço.

1 Tessalonicenses 3:8 – pois agora vivemos, visto que vocês estão firmes no Senhor.

Hebreus 3:6 – mas Cristo é fiel como Filho sobre a casa de Deus; e esta casa somos nós, se é que nos apegamos firmemente à confiança e à esperança da qual nos gloriamos.

Hebreus 3:14 – pois passamos a ser participantes de Cristo, desde que, de fato, nos apeguemos até o fim à confiança que tivemos no princípio.

Hebreus 10:23 – Apeguemo-nos com firmeza à esperança que professamos, pois aquele que prometeu é fiel.

Hebreus 10:35 – Por isso, não abram mão da confiança que vocês têm; ela será ricamente recompensada.

1 João 2:19 – Eles saíram do nosso meio, mas na realidade não eram dos nossos, pois, se fossem dos nossos, teriam permanecido conosco; o fato de terem saído mostra que nenhum deles era dos nossos.

Judas 1:20 – Edifiquem-se, porém, amados, na santíssima fé que vocês têm, orando no Espírito Santo.

Apocalipse 2:5 – Lembre-se de onde caiu! Arrependa-se e pratique as obras que praticava no princípio. Se não se arrepender, virei a você e tirarei o seu candelabro do seu lugar.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *