Estudo de Hebreus 3:6 – Comentado e Explicado

Cristo, porém, o foi como Filho à frente de sua própria casa. E sua casa somos nós, contanto que permaneçamos firmes, até o fim, professando intrepidamente a nossa fé e ufanos da esperança que nos pertence.
Hebreus 3:6

Comentário de Albert Barnes


Mas Cristo como um filho em sua própria casa – ele não é um servo. Para toda a família ou família de Deus, ele mantém a mesma relação que um filho e herdeiro de uma família mantém com a família. Essa relação é muito diferente da de um servo. Moisés foi o último; Cristo foi o primeiro. Para Deus, ele sustentou a relação de um Filho, eo reconheceu como seu Pai, e procurou em todas as coisas fazer sua vontade; mas sobre toda a família de Deus – toda a Igreja de todas as dispensações – ele era como um filho sobre os assuntos de uma família. Comparado com a condição de um servo, Cristo é tão superior a Moisés quanto um filho e o herdeiro da condição de um servo. Um servo não possui nada; é herdeiro de nada; não tem autoridade nem direito de controlar nada, e é ele próprio inteiramente à vontade de outro. Um filho é o herdeiro de todos; tem um direito prospectivo a todos; e é respeitado por todos com respeito. Mas a idéia aqui não é apenas que Cristo é um filho; é que, como filho, ele é colocado sobre todos os arranjos da casa e é aquele a quem tudo é confiado como se fosse Seu.

De quem somos a casa – De cuja família fazemos parte, ou à qual pertencemos. Ou seja, pertencemos à família sobre a qual Cristo é colocado, e não ao que estava sujeito a Moisés.

Se mantivermos firme – Um dos principais objetivos desta Epístola é proteger aqueles a quem foi dirigida contra o perigo da apostasia. Portanto, isso é introduzido em todas as ocasiões adequadas, e o apóstolo aqui diz que a única evidência que eles poderiam ter de pertencer à família de Cristo seria que eles mantinham firme a confiança que tinham até o fim. Se eles não fizessem isso, isso demonstraria que eles nunca pertenceram à sua família, pois as evidências de pertencerem à sua família deveriam ser fornecidas apenas pela perseverança até o fim.

A confiança – A palavra usada aqui originalmente significa “a liberdade de falar com ousadia e sem restrições”; então significa ousadia ou confiança em geral.

E o regozijo – A palavra usada aqui significa corretamente “gloriar, vangloriar-se” e depois regozijar-se. Essas palavras são usadas aqui em uma significação adverbial, e o significado é que o cristão tem “uma esperança confiante e regozijadora”. Isto é:

(1) confiante – ousado – firme. Não é como a esperança tímida dos pagãos, nem os sonhos e conjecturas do filósofo; não é isso que cede a cada sopro de oposição; é ousado, firme e viril. Isto é.

(2) “regozijo” – triunfante, exultante. Por que a esperança do céu não deveria se encher de alegria? Por que ele não deveria exultar quem tem a perspectiva de felicidade eterna?

Até o fim – Até o fim da vida. Nossa religião, nossa esperança, nossa confiança em Deus deve perseverar até o fim da vida, se tivermos provas de que somos seus filhos. Se a esperança é acalentada por um tempo e depois abandonada; se as pessoas professam religião e depois caem, não importa quais foram seus arrebatamentos e triunfos, isso prova que eles nunca tiveram nenhuma piedade real. Nenhuma evidência pode ser forte o suficiente para provar que um homem é cristão, a menos que isso o leve a perseverar até o fim da vida.

Comentário de E.W. Bullinger

Cristo . App-98.

um filho = filho. App-108. Ver Hebreus 1: 2 .

próprio . Omitir.

se Grego. ean . App-118.

segure firme. Grego. katecho. Ver 2 Tessalonicenses 2: 6 .

confiança . Grego. parrhesia. Veja Atos 4:13 ; Atos 28:31 .

regozijando-se . Grego. Kauchema. Ver Romanos 4: 2 .

firme . O mesmo que “firme” , Hebreus 3:14 .

Comentário de John Calvin

6. De quem é a nossa casa, etc. Como Paulo, em sua Epístola aos Romanos, depois de ter precedido que ele foi designado apóstolo dos gentios, acrescenta, por uma questão de ganhar crédito entre eles, que eram daquele número ; então agora o autor desta epístola exorta os judeus que já haviam feito a profissão de Cristo a perseverar na fé, para que pudessem ser considerados como estando na casa de Deus. Ele havia dito antes que a casa de Deus estava sujeita à autoridade de Cristo. Adequadamente, a esta declaração é adicionada a advertência de que eles teriam um lugar na família de Deus quando obedecessem a Cristo. Mas como eles já haviam abraçado o evangelho, ele menciona a condição deles se perseverarem na fé. Pois a palavra esperança que tomo por fé; e, de fato, a esperança nada mais é do que a constância da fé. Ele menciona confiança e regozijo, ou glória, para expressar mais plenamente o poder da fé. (59) E, portanto, concluímos que aqueles que concordam com o Evangelho duvidosamente e gostam daqueles que vacilam, não crêem verdadeira e realmente; pois a fé não pode ficar sem uma paz de espírito estabelecida, da qual procede a ousada confiança do regozijo. E assim, essas duas coisas, confiança e regozijo, são sempre os efeitos da fé, como declaramos na explicação de Romanos no quinto capítulo, e Efésios no terceiro capítulo.

Mas a essas coisas todo o ensino dos papistas se opõe; e esse mesmo fato, não havia mais nada, prova suficientemente que eles derrubam a Igreja de Deus em vez de construí-la. Pois a certeza pela qual somos feitos sozinhos, como o apóstolo nos ensina, templos sagrados para Deus, eles não apenas obscurecem seus brilhos, mas também condenam como presunção. Além disso, que firmeza de confiança pode existir quando os homens não sabem no que devem acreditar? E, no entanto, essa coisa monstruosa, a fé implícita que eles inventaram, nada mais é do que uma licença para alimentar erros. Esta passagem nos lembra que devemos sempre progredir até a morte; para toda a nossa vida é como se fosse uma corrida.

A esperança é “confiante” ou assegurada, enquanto repousa sobre a palavra de Deus e é “alegre” enquanto antecipa a glória e a felicidade do reino celestial.

Mas Beza e Doddridge separam as palavras “liberdade de profissão e orgulho da esperança” ou, segundo Beza, “cuja esperança nos orgulhamos”. Macknight os torna “a ousadia e a glorificação da esperança”. O significado secundário da palavra pa???s?a é confiança, e de ?a???µa, alegria ou regozijo, e o mais adequado aqui, pois ele se comporta melhor em segurar rápido ou firme. – Ed.

Comentário de Adam Clarke

Mas Cristo como um filho sobre sua própria casa – Moisés era fiel como um servo na casa; Jesus era fiel, como o Filho primogênito, sobre a casa da qual ele é herdeiro e governador. Aqui, então, está a conclusão do argumento em referência à superioridade de Cristo sobre Moisés. Moisés não encontrou a casa ou a família, Cristo encontrou; Moisés estava apenas na casa, ou um membro da família, Cristo estava sobre a casa como seu Governante; Moisés era apenas servo em casa, Cristo era o Filho e Herdeiro; Moisés estava na casa de outro, Cristo em sua própria casa.

É sabido a todo leitor erudito que o pronome a?t?? , sem um aspirado, significa simplesmente; e que com o aspirado, a?t?? , significa o seu próprio: a palavra sendo nesta forma uma contração, não incomum, de ?a?t?? . Se lemos todos sem o aspirado, então ele deve se referir a Deus, Hebreus 3: 4 .

Mas Cristo, como Filho, sobre sua casa (isto é, de Deus): se lemos, com o aspirado, como algumas edições, então o que é falado se refere a Cristo; e as palavras acima transmitem o mesmo sentido que essas palavras, Atos 20:28 ; : Alimente a Igreja de Deus, que ele comprou com seu próprio sangue. Algumas edições leem a palavra assim; e é evidente que a edição que nossos tradutores usaram tinha a palavra a?t?? , sua e não sua. Os poliglotas espanhóis e londrinos têm a mesma leitura. Do MSS mais antigo. não podemos obter ajuda para determinar qual é o preferido, pois geralmente são escritos sem acentos. As duas primeiras edições do Testamento Grego, a de Complutum, 1514, e a de Erasmus, 1516, têm todas ; e elas são seguidas pela maioria das outras edições: mas a célebre edição de Robert Stephens, 1550, possui uma obra própria. A leitura é certamente importante; mas pertence a uma dessas dificuldades de crítica que, se o contexto ou a evidência colateral não a resolver satisfatoriamente, deve permanecer em dúvida; e todo leitor tem a liberdade de adotar qual leitura acha melhor.

De quem é a casa – Nós, cristãos, somos sua Igreja e família; ele é nosso pai, governador e chefe.

Se mantivermos firme a confiança – Nós agora somos sua Igreja, e continuaremos sendo assim, e seremos reconhecidos por ele. Se mantivermos nossa profissão cristã, t?? pa???s?a? , essa liberdade de acesso a Deus, que agora temos, e a alegria da esperança, isto é, da vida eterna, que receberemos na ressurreição dos mortos. A palavra pa???s?a , que aqui é traduzida por confiança, e que significa liberdade de expressão, liberdade de acesso etc., parece ser usada aqui para distinguir um importante privilégio cristão. Sob o antigo testamento, nenhum homem podia se aproximar de Deus: nem mesmo a montanha em que Deus publicou suas leis deve ser tocada pelo homem nem pelos animais; e somente o sumo sacerdote podia entrar no santo dos santos, e isso apenas uma vez por ano, no grande dia da expiação; e mesmo assim ele deve ter o sangue da vítima para propiciar a justiça divina. Sob a dispensação cristã, o caminho para o santo dos santos está agora aberto; e temos pa???s?a? , liberdade de acesso, mesmo aos mais sagrados, pelo sangue de Jesus. Tendo esse acesso a Deus, por meio de um mediador, podemos obter toda a graça necessária para nos ajustar à glória eterna; e, tendo o testemunho de seu Espírito em nosso coração, temos uma esperança bem fundamentada de felicidade sem fim, e exultamos no gozo dessa esperança. Mas se não retermos a graça, não herdaremos a glória.

Comentário de Thomas Coke

Hebreus 3: 6 . Mas Cristo, como Filho, sobre sua própria casa, etc. – Sobre a igreja; em que, como herdeiro ou senhor de todas as coisas, ele tem não apenas uma confiança e um cargo, mas também uma propriedade. Ver Hebreus 3: 4 . Em vez da confiança, alguns leem, nossa liberdade de profissão; e outros, a liberdade, isto é, de acesso a Deus. Veja cap. Hebreus 4:16 cap. Hebreus 10:19 ; Hebreus 10:35 . Em tudo o que coloca a palavra pa???s?a?, diz Sykes, deve ter liberdade. Todos os judeus estavam absolutamente proibidos de entrar no santo dos santos, o que representava o trono de Deus (exceto o sumo sacerdote; e ele tinha essa restrição imposta a ele, para poder entrar nele apenas uma vez por ano). Mas agora o verdadeiro santo dos santos foi aberto a todos, através de Cristo, e todos os cristãos podem ter livre acesso ao trono de Deus, no sentido mais elevado em que somos capazes de abordá-lo aqui abaixo. E essa liberdade, sem qualquer restrição, foi a pa???s?a, a liberdade que eles poderiam usar sem nenhum medo da morte ou dano por entrar no véu. Neste local, então nesta Epístola, a palavra pa???s?a é a liberdade de acesso ao trono de Deus; – uma vantagem que nenhum cristão deve desistir. É um acesso ao Senhor e Mestre da casa; não por outros, como mediadores da família, mas somente pelo Filho e através dele. O gozo da esperança significa a declaração aberta da esperança que temos de uma recompensa futura. Essa é a coisa a ser proferida abertamente, e a ser cumprida constantemente, até o fim. Veja cap. Hebreus 10:23 ; Hebreus 10: 26-27 ; Hebreus 10:31 .

Comentário de John Wesley

Mas Cristo como um filho em sua própria casa; de quem somos a casa, se mantivermos firme a confiança e a alegria da firma da esperança até o fim.

Mas Cristo era fiel como um filho; de quem somos a casa, enquanto nos apegamos firmemente, e seremos até o fim, se mantivermos firme nossa confiança em Deus e nos gloriamos em suas promessas; nossa fé e esperança.

Referências Cruzadas

Salmos 2:6 – “Eu mesmo estabeleci o meu rei em Sião, no meu santo monte”.

Salmos 2:12 – Beijem o filho, para que ele não se ire e vocês não sejam destruídos de repente, pois num instante acende-se a sua ira. Como são felizes todos os que nele se refugiam!

Isaías 9:6 – Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz.

Mateus 10:22 – Todos odiarão vocês por minha causa, mas aquele que perseverar até o fim será salvo.

Mateus 16:18 – E eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do Hades não poderão vencê-la.

Mateus 24:13 – mas aquele que perseverar até o fim será salvo.

João 3:35 – O Pai ama o Filho e entregou tudo em suas mãos.

Romanos 5:2 – por meio de quem obtivemos acesso pela fé a esta graça na qual agora estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.

Romanos 12:12 – Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração.

Romanos 15:13 – Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança nele, para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo.

1 Coríntios 3:16 – Vocês não sabem que são santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês?

1 Coríntios 6:19 – Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos?

2 Coríntios 6:16 – Que acordo há entre o templo de Deus e os ídolos? Pois somos santuário do Deus vivo. Como disse Deus: “Habitarei com eles e entre eles andarei; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo”.

Gálatas 6:9 – E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos.

Efésios 2:21 – no qual todo o edifício é ajustado e cresce para tornar-se um santuário santo no Senhor.

Colossenses 1:23 – desde que continuem alicerçados e firmes na fé, sem se afastarem da esperança do evangelho, que vocês ouviram e que tem sido proclamado a todos os que estão debaixo do céu. Esse é o evangelho do qual eu, Paulo, me tornei ministro.

1 Tessalonicenses 5:16 – Alegrem-se sempre.

2 Tessalonicenses 2:16 – Que o próprio Senhor Jesus Cristo e Deus nosso Pai, que nos amou e nos deu eterna consolação e boa esperança pela graça,

1 Timóteo 3:15 – mas, se eu demorar, saiba como as pessoas devem comportar-se na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e fundamento da verdade.

Hebreus 1:2 – mas nestes últimos dias falou-nos por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e por meio de quem fez o universo.

Hebreus 3:2 – Ele foi fiel àquele que o havia constituído, assim como Moisés foi fiel em toda a casa de Deus.

Hebreus 3:14 – pois passamos a ser participantes de Cristo, desde que, de fato, nos apeguemos até o fim à confiança que tivemos no princípio.

Hebreus 4:11 – Portanto, esforcemo-nos por entrar nesse descanso, para que ninguém venha a cair, seguindo aquele exemplo de desobediência.

Hebreus 4:14 – Portanto, visto que temos um grande sumo sacerdote que adentrou os céus, Jesus, o Filho de Deus, apeguemo-nos com toda a firmeza à fé que professamos,

Hebreus 6:11 – Queremos que cada um de vocês mostre essa mesma prontidão até o fim, para que tenham a plena certeza da esperança,

Hebreus 10:23 – Apeguemo-nos com firmeza à esperança que professamos, pois aquele que prometeu é fiel.

Hebreus 10:35 – Por isso, não abram mão da confiança que vocês têm; ela será ricamente recompensada.

Hebreus 10:38 – Mas o meu justo viverá pela fé. E, se retroceder, não me agradarei dele”.

1 Pedro 1:3 – Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Conforme a sua grande misericórdia, ele nos regenerou para uma esperança viva, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,

1 Pedro 1:8 – Mesmo não o tendo visto, vocês o amam; e apesar de não o verem agora, crêem nele e exultam com alegria indizível e gloriosa,

1 Pedro 2:5 – vocês também estão sendo utilizados como pedras vivas na edificação de uma casa espiritual para serem sacerdócio santo, oferecendo sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus, por meio de Jesus Cristo.

Apocalipse 2:18 – Ao anjo da igreja em Tiatira escreva: Estas são as palavras do Filho de Deus, cujos olhos são como chama de fogo e os pés como bronze reluzente.

Apocalipse 2:25 – tão-somente apeguem-se com firmeza ao que vocês têm, até que eu venha.

Apocalipse 3:11 – Venho em breve! Retenha o que você tem, para que ninguém tome a sua coroa.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *