Estudo de Romanos 12:12 – Comentado e Explicado

Sede alegres na esperança, pacientes na tribulação e perseverantes na oração.
Romanos 12:12

Comentário de Albert Barnes

Regozijando-se na esperança – isto é, na esperança da vida eterna e da glória que o evangelho produz; veja as notas em Romanos 5: 2-3 .

Paciente em tribulação – Em aflição, pacientemente suportando tudo o que possa ser designado. Os cristãos podem ser capacitados a fazer isso pela influência sustentadora de sua esperança de glória futura; de ser admitido naquele mundo onde não haverá mais morte, e onde todas as lágrimas serão enxugadas de seus olhos, Apocalipse 21: 4 ; Apocalipse 7:17 ; compare Tiago 1: 4 . Veja a influência da esperança em sustentar-nos na aflição mais amplamente considerada nas notas em Romanos 8: 18-28 .

Instante contínuo em oração – Ou seja, perseverar na oração; ver Colossenses 4: 2 ; veja as notas em Lucas 18: 1 . O significado dessa direção é que, para cumprir corretamente os deveres da vida cristã, e especialmente para manter uma esperança alegre, e para ser sustentado em meio a aflições, é necessário nutrir um espírito de oração e morar perto de Deus. Com que frequência um cristão deve orar, as Escrituras não nos informam. De Davi nos dizem que ele orou sete vezes por dia Salmo 119: 164 ; de Daniel, que ele estava acostumado a orar três vezes por dia Daniel 6:10 ; de nosso Salvador, repetimos exemplos de suas orações mencionadas; e o mesmo dos apóstolos. As seguintes regras, talvez, podem nos guiar nisso.

(1) todo cristão deve ter algum tempo alocado para esse serviço, e algum lugar onde ele possa estar sozinho com Deus.

(2) não é fácil, talvez não seja possível, manter uma vida de piedade sem hábitos regulares de devoção secreta.

(3) a manhã, quando experimentamos o cuidado protetor de Deus, quando a mente está fresca e os pensamentos ainda estão claros e desocupados com o mundo, quando passamos aos deveres, provações e tentações do dia; e a noite, quando experimentamos novamente sua bondade e estamos prestes a nos comprometer com seus cuidados protetores, e quando precisamos de sua misericórdia perdoadora pelos erros e loucuras do dia, parece haver momentos que se recomendam a todos, conforme apropriado estações para devoção privada.

(4) toda pessoa também encontrará outros momentos em que a oração privada será necessária e quando ela se inclina a ela. Na aflição, na perplexidade, nos momentos de desânimo, no perigo, na falta e na decepção, e na perda de amigos, sentiremos a propriedade de se aproximar de Deus e de derramar o coração diante dele.

(5) além disso, todo cristão provavelmente está consciente dos momentos em que se sente especialmente inclinado a orar; ele sente vontade de orar; ele tem um espírito de súplica; e nada além de oração encontrará os desejos instintivos de seu seio. Muitas vezes temos consciência de um desejo sincero de ver e conversar com um amigo ausente, de ter comunhão com aqueles que amamos; e valorizamos essa comunhão entre os momentos mais felizes da vida. O mesmo acontece com o cristão. Ele pode ter um desejo sincero de ter comunhão com Deus; seu coração aguenta; e ele não pode resistir à propensão a procurá-lo, e derramar seus desejos diante dele. Compare os sentimentos expressos por Davi no Salmo 42: 1-2: “Assim como o cervo corre atrás dos ribeiros, assim também a minha alma segue a ti, ó Deus. Minha alma tem sede de Deus pelo Deus vivo; quando devo ir e aparecer diante de Deus? ” compare o Salmo 63: 1 . Tais estações devem ser melhoradas; eles são os “tempos de primavera” da nossa piedade; e devemos expandir toda vela, para que possamos ser “cheios de toda a plenitude de Deus”. São momentos felizes e abençoados da nossa vida; e então a devoção é mais doce e pura; e então a alma sabe o que é ter comunhão com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo, 1 João 1: 3 .

(6) além de tudo isso, os cristãos podem ter o hábito de orar a Deus sem a formalidade da aposentadoria; Deus trava no coração; e o coração pode derramar seus desejos secretos para Ele, mesmo quando está nos negócios, quando conversa com um amigo, quando anda, quando está sozinho e quando está na sociedade. Assim, o cristão pode viver uma vida de oração; e será uma das características de sua vida que ele ora! Por isso ele será conhecido; e nisso ele aprenderá o caminho para possuir a paz na religião:

“Em toda alegria que coroa meus dias,

Em toda dor que eu sofro.

Meu coração encontrará prazer em louvor,

Ou procure alívio na oração.

“Quando a alegria voa na minha hora favorita,

Teu amor, meus pensamentos preencherão

Renunciou quando as tempestades de tristeza diminuem,

Minha alma encontrará sua vontade,

“Meu olho erguido, sem lágrimas.

A tempestade que se aproxima deve ver.

Meu coração firme não conhecerá medo,

Esse coração repousará sobre ti.

Comentário de E.W. Bullinger

esperança = a esperança. Compare Romanos 5: 2 . Tito 2:13 .

paciente . Grego. hupomeno. Compare Mateus 10:22 . 1 Coríntios 13: 7 .

instante = firmemente. Veja Atos 1:14 .

oração App-134.

Comentário de John Calvin

12. Regozijando-se na esperança, etc. Três coisas estão aqui conectadas e parecem pertencer à cláusula “servir o tempo”; pois a pessoa que se adapta melhor ao tempo e aproveita a oportunidade de renovar ativamente seu curso, é aquela que deriva sua alegria da esperança da vida futura e pacientemente suporta tribulações. Seja como for, (pois não importa muito se você os considera conectados ou separados), ele primeiro; nos proíbe de aceitar as bênçãos presentes e de fundamentar nossa alegria na terra e nas coisas terrenas, como se nossa felicidade se baseasse nelas; e ele nos ordena a elevar nossa mente ao céu, para que possuamos alegria sólida e plena. Se nossa alegria deriva da esperança da vida futura, então a paciência crescerá nas adversidades; pois nenhum tipo de tristeza poderá dominar essa alegria. Portanto, essas duas coisas estão intimamente ligadas, ou seja, alegria derivada da esperança e paciência nas adversidades. De fato, ninguém se submete com calma e quietude a carregar a cruz, mas aquele que aprendeu a buscar sua felicidade além deste mundo, a fim de mitigar e acalmar a amargura da cruz com o consolo da esperança.

Porém, como essas duas coisas estão muito acima de nossa força, devemos estar em oração instantânea e continuamente pedir a Deus, para que ele não permita que nossos corações desmaiem e sejam pressionados, ou que sejam afetados por eventos adversos. Mas Paulo não apenas nos estimula a orar, mas exige expressamente perseverança; pois temos uma guerra contínua, e novos conflitos surgem diariamente, para sustentar os quais, mesmo os mais fortes, não são iguais, a menos que freqüentemente adquiram novo rigor. Para que não nos cansemos, o melhor remédio é a diligência na oração.

Comentário de Adam Clarke

Regozijando-se na esperança – Da glória de Deus que a cada fiel seguidor de Cristo será revelado em breve.

Paciente em tribulação – Lembrando que o que você sofre como cristão, sofre por causa de Cristo; e é para sua honra e a honra de sua profissão cristã que você a sofre com a mesma mente.

Instante contínuo em oração – ???s?a?te????te? · Fazendo a aplicação mais fervorosa e intensa ao trono da graça pela luz e poder do Espírito Santo; sem o qual você não pode abominar o mal, fazer o bem, amar os irmãos, alimentar uma esperança confortável, nem suportar pacientemente as tribulações e os males da vida.

Comentário de John Wesley

Regozijando-se na esperança; paciente em tribulação; instante contínuo em oração;

Regozijando-se na esperança – De perfeita santidade e felicidade eterna. Até agora de fé e amor; agora também de esperança, veja o quinto e o oitavo capítulos; depois de deveres para com os outros; santos, Romanos 12:13 perseguidores, Romanos 12:14 amigos, estranhos, inimigos, Romanos 12:15 , etc.

Referências Cruzadas

Gênesis 32:24 – E Jacó ficou sozinho. Então veio um homem que se pôs a lutar com ele até o amanhecer.

Jó 27:8 – Pois, qual é a esperança do ímpio, quando é eliminado, quando Deus lhe tira a vida?

Salmos 16:9 – Por isso o meu coração se alegra e no íntimo exulto; mesmo o meu corpo repousará tranqüilo,

Salmos 37:7 – Descanse no Senhor e aguarde por ele com paciência; não se aborreça com o sucesso dos outros, nem com aqueles que maquinam o mal.

Salmos 40:1 – Coloquei toda minha esperança no Senhor; ele se inclinou para mim e ouviu o meu grito de socorro.

Salmos 55:16 – Eu, porém, clamo a Deus, e o Senhor me salvará.

Salmos 62:8 – Confiem nele em todos os momentos, ó povo; derramem diante dele o coração, pois ele é o nosso refúgio. Pausa

Salmos 71:20 – Tu, que me fizeste passar muitas e duras tribulações, restaurarás a minha vida, e das profundezas da terra de novo me farás subir.

Salmos 73:24 – Tu me diriges com o teu conselho, e depois me receberás com honras.

Salmos 109:4 – Em troca da minha amizade eles me acusam, mas eu permaneço em oração.

Provérbios 10:28 – O que o justo almeja redunda em alegria, mas as esperanças dos ímpios dão em nada.

Provérbios 14:32 – Quando chega a calamidade, os ímpios são derrubados; os justos, porém, até em face da morte encontram refúgio.

Jeremias 29:12 – Então vocês clamarão a mim, virão orar a mim, e eu os ouvirei.

Lamentações 3:24 – Digo a mim mesmo: A minha porção é o Senhor; portanto, nele porei a minha esperança.

Daniel 9:18 – Inclina os teus ouvidos, ó Deus, e ouve; abre os teus olhos e vê a desolação da cidade que leva o teu nome. Não te fazemos pedidos por sermos justos, mas por causa da tua grande misericórdia.

Habacuque 3:17 – Mesmo não florescendo a figueira, não havendo uvas nas videiras; mesmo falhando a safra de azeitonas, não havendo produção de alimento nas lavouras, nem ovelhas no curral nem bois nos estábulos,

Mateus 5:12 – Alegrem-se e regozijem-se, porque grande é a recompensa de vocês nos céus, pois da mesma forma perseguiram os profetas que viveram antes de vocês”.

Lucas 8:15 – Mas as que caíram em boa terra são os que, com coração bom e generoso, ouvem a palavra, a retêm e dão fruto, com perseverança”.

Lucas 10:20 – Contudo, alegrem-se, não porque os espíritos se submetem a vocês, mas porque seus nomes estão escritos nos céus”.

Lucas 11:5 – Então lhes disse: “Suponham que um de vocês tenha um amigo e que recorra a ele à meia-noite e diga: ‘Amigo, empreste-me três pães,

Lucas 18:1 – Então Jesus contou aos seus discípulos uma parábola, para mostrar-lhes que eles deviam orar sempre e nunca desanimar.

Lucas 18:9 – A alguns que confiavam em sua própria justiça e desprezavam os outros, Jesus contou esta parábola:

Lucas 21:19 – É perseverando que vocês obterão a vida.

Atos dos Apóstolos 1:14 – Todos eles se reuniam sempre em oração, com as mulheres, inclusive Maria, a mãe de Jesus, e com os irmãos de Jesus.

Atos dos Apóstolos 2:42 – Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações.

Atos dos Apóstolos 6:4 – e nos dedicaremos à oração e ao ministério da palavra”.

Atos dos Apóstolos 12:5 – Pedro, então, ficou detido na prisão, mas a igreja orava intensamente a Deus por ele.

Romanos 2:7 – Ele dará vida eterna aos que, persistindo em fazer o bem, buscam glória, honra e imortalidade.

Romanos 5:2 – por meio de quem obtivemos acesso pela fé a esta graça na qual agora estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.

Romanos 5:3 – Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança;

Romanos 8:25 – Mas se esperamos o que ainda não vemos, aguardamo-lo pacientemente.

Romanos 15:4 – Pois tudo o que foi escrito no passado, foi escrito para nos ensinar, de forma que, por meio da perseverança e do bom ânimo procedentes das Escrituras, mantenhamos a nossa esperança.

Romanos 15:13 – Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança nele, para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo.

1 Coríntios 13:13 – Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor.

2 Coríntios 12:8 – Três vezes roguei ao Senhor que o tirasse de mim.

Efésios 6:18 – Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos.

Filipenses 3:1 – Finalmente, meus irmãos, alegrem-se no Senhor! Escrever-lhes de novo as mesmas coisas não é cansativo para mim e é uma segurança para vocês.

Filipenses 4:4 – Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se!

Filipenses 4:6 – Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus.

Colossenses 1:11 – sendo fortalecidos com todo o poder, de acordo com a força da sua glória, para que tenham toda a perseverança e paciência com alegria,

Colossenses 1:27 – A eles quis Deus dar a conhecer entre os gentios a gloriosa riqueza deste mistério, que é Cristo em vocês, a esperança da glória.

Colossenses 4:2 – Dediquem-se à oração, estejam alertas e sejam agradecidos.

Colossenses 4:12 – Epafras, que é um de vocês e servo de Cristo Jesus, envia saudações. Ele está sempre batalhando por vocês em oração, para que, como pessoas maduras e plenamente convictas, continuem firmes em toda a vontade de Deus.

1 Tessalonicenses 1:3 – Lembramos continuamente, diante de nosso Deus e Pai, o que vocês têm demonstrado: o trabalho que resulta da fé, o esforço motivado pelo amor e a perseverança proveniente da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo.

1 Tessalonicenses 5:8 – Nós, porém, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo a couraça da fé e do amor e o capacete da esperança da salvação.

1 Tessalonicenses 5:16 – Alegrem-se sempre.

1 Tessalonicenses 5:17 – Orem continuamente.

2 Tessalonicenses 1:4 – Por esta causa nos gloriamos em vocês entre as igrejas de Deus pela perseverança e fé que mostram em todas as perseguições e tribulações que vocês estão suportando.

2 Tessalonicenses 2:16 – Que o próprio Senhor Jesus Cristo e Deus nosso Pai, que nos amou e nos deu eterna consolação e boa esperança pela graça,

2 Tessalonicenses 3:5 – O Senhor conduza os seus corações ao amor de Deus e à perseverança de Cristo.

1 Timóteo 6:11 – Você, porém, homem de Deus, fuja de tudo isso e busque a justiça, a piedade, a fé, o amor, a perseverança e a mansidão.

2 Timóteo 3:10 – Mas você tem seguido de perto o meu ensino, a minha conduta, o meu propósito, a minha fé, a minha paciência, o meu amor, a minha perseverança,

Tito 2:13 – enquanto aguardamos a bendita esperança: a gloriosa manifestação de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo.

Tito 3:7 – Ele o fez a fim de que, justificados por sua graça, nos tornemos seus herdeiros, tendo a esperança da vida eterna.

Hebreus 3:6 – mas Cristo é fiel como Filho sobre a casa de Deus; e esta casa somos nós, se é que nos apegamos firmemente à confiança e à esperança da qual nos gloriamos.

Hebreus 5:7 – Durante os seus dias de vida na terra, Jesus ofereceu orações e súplicas, em alta voz e com lágrimas, àquele que o podia salvar da morte, sendo ouvido por causa da sua reverente submissão.

Hebreus 6:12 – de modo que vocês não se tornem negligentes, mas imitem aqueles que, por meio da fé e da paciência, recebem a herança prometida.

Hebreus 6:15 – E foi assim que, depois de esperar pacientemente, Abraão alcançou a promessa.

Hebreus 6:17 – Querendo mostrar de forma bem clara a natureza imutável do seu propósito para com os herdeiros da promessa, Deus o confirmou com juramento,

Hebreus 10:36 – Vocês precisam perseverar, de modo que, quando tiverem feito a vontade de Deus, recebam o que ele prometeu;

Hebreus 12:1 – Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta,

Tiago 1:3 – pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança.

Tiago 5:7 – Portanto, irmãos, sejam pacientes até a vinda do Senhor. Vejam como o agricultor aguarda que a terra produza a preciosa colheita e como espera com paciência até virem as chuvas do outono e da primavera.

Tiago 5:10 – Irmãos, tenham os profetas que falaram em nome do Senhor como exemplo de paciência diante do sofrimento.

Tiago 5:15 – E a oração feita com fé curará o doente; o Senhor o levantará. E se houver cometido pecados, ele será perdoado.

1 Pedro 1:3 – Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Conforme a sua grande misericórdia, ele nos regenerou para uma esperança viva, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,

1 Pedro 2:19 – Porque é louvável que, por motivo de sua consciência para com Deus, alguém suporte aflições sofrendo injustamente.

1 Pedro 4:7 – O fim de todas as coisas está próximo. Portanto, sejam criteriosos e sóbrios; dediquem-se à oração.

1 Pedro 4:13 – Mas alegrem-se à medida que participam dos sofrimentos de Cristo, para que também, quando a sua glória for revelada, vocês exultem com grande alegria.

2 Pedro 1:6 – ao conhecimento o domínio próprio; ao domínio próprio a perseverança; à perseverança a piedade;

1 João 3:1 – Vejam como é grande o amor que o Pai nos concedeu: que fôssemos chamados filhos de Deus, o que de fato somos! Por isso o mundo não nos conhece, porque não o conheceu.

1 João 5:14 – Esta é a confiança que temos ao nos aproximarmos de Deus: se pedirmos alguma coisa de acordo com a sua vontade, ele nos ouve.

Apocalipse 13:10 – Se alguém há de ir para o cativeiro, para o cativeiro irá. Se alguém há de ser morto à espada, à espada haverá de ser morto. Aqui estão a perseverança e a fidelidade dos santos.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *