Estudo de 2 Pedro 1:6 – Comentado e Explicado

à ciência a temperança, à temperança a paciência, à paciência a piedade,
2 Pedro 1:6

Comentário de Albert Barnes

E para a temperança do conhecimento – Sobre o significado da palavra “temperança”, veja a nota de Atos 24:25 e a nota de 1 Coríntios 9:25 . A palavra aqui se refere ao domínio sobre todas as nossas inclinações e apetites maus. Devemos permitir que nenhum deles obtenha controle sobre nós. Veja as notas em 1 Coríntios 6:12 . Isso incluiria, é claro, a abstinência de bebidas intoxicantes; mas também abraçaria todas as paixões e propensões do mal. Tudo deve ser confinado dentro de limites adequados, e a nenhuma propensão de nossa natureza devemos dar indulgência além dos limites que a lei de Deus permite.

E para a paciência da temperança – Notas, Tiago 1: 4 .

E ter paciência, piedade – verdadeira piedade. Notas, 2 Pedro 1: 3 . Compare 1 Timóteo 2: 2 ; 1 Timóteo 3:16 ; 1 Timóteo 4: 7-8 ; 1 Timóteo 6: 3 , 1 Timóteo 6: 5-6 , 1 Timóteo 6:11 .

Comentário de Joseph Benson

2 Pedro 1: 6-7 . E ao conhecimento, temperança – Essa virtude consiste em um hábito confirmado de governar todos os afetos, paixões e apetites de nossa natureza de maneira adequada, colocando nossos afetos em objetos adequados; restringindo nosso temperamento irado, irritante, invejoso e profano, e usando moderação para satisfazer nosso apetite. A temperança cristã, de fato, inclui a abstenção voluntária de todo prazer que não leva a Deus, estendendo-se a todas as coisas para dentro e para fora, e implicando o devido governo de nossos pensamentos e imaginações, bem como de nossos desejos e desígnios. É o uso adequado do mundo : para usar tudo de fora e restringir todas as coisas de dentro, para que elas se tornem um meio do que é espiritual; uma escada de escalada para subir ao que está acima. Intemperança é abusar do mundo. Quem usa qualquer coisa abaixo, não parece mais alto e não está mais longe, é intemperante. Aquele que usa a criatura apenas para alcançar mais do Criador, é só temperante em todas as coisas e caminha como o próprio Cristo andou; e à temperança, paciência – Bear, bem como deixar de lado; sustentar e abster-se; pegue sua cruz e negue a si mesmo diariamente; e quanto mais conhecimento você tiver, faça isso mais: mais firme e resolutamente renuncie à sua própria vontade; submeter-se a, e concordar com, a vontade de Deus; e mime-se menos. O conhecimento incha; e os grandes que se vangloriavam do conhecimento, os gnósticos, foram aqueles que transformaram a graça de Deus em devassidão, sendo mais amantes do prazer do que amantes de Deus e , claro, efeminados e despreparados para encontrar qualquer oposição ou suportar qualquer dificuldade por conta de verdade e uma boa consciência. Mas veja que seu conhecimento é acompanhado com temperança, e sua temperança com paciência; e paciência, piedade – seu apoio adequado; um senso contínuo da sabedoria, poder e bondade de Deus; de sua santidade, verdade, justiça e misericórdia; de sua presença e providência, com um medo reverencial, terrível, filial e amoroso e confiança nele. Caso contrário, sua paciência pode ser orgulho, insegurança, estoicismo; mas não será o cristianismo. E para a piedade, bondade fraternal – Carrancura, severidade, morosidade, não são consistentes com a piedade genuína. A piedade azeda, assim chamada, é do diabo. Da piedade cristã sempre se pode dizer:

“Suave, doce, sereno e terno é o humor dela,

Nem sepultura com severidade, nem com leveza livre;

Contra o exemplo resolutamente bom,

Fervoroso em zelo e caloroso em caridade.

E para a bondade fraterna, o amor – O amor puro e perfeito de Deus e de toda a humanidade. O apóstolo aqui avança no artigo anterior, a bondade fraterna, que parece estar relacionada apenas ao amor dos cristãos um pelo outro.

Comentário de E.W. Bullinger

temperança = autocontrole. Grego. enkrateia. Veja Atos 24:25 .

Comentário de Adam Clarke

Temperança – Um uso adequado e limitado de todos os prazeres terrenos, mantendo todos os sentidos sob restrições adequadas e nunca permitindo que a parte animal subjugue o racional.

Paciência – Suportar todas as provações e dificuldades com uma mente equilibrada, duradoura em todas e perseverante em todas.

Piedade Piedade para com Deus; um medo profundo, reverente e religioso; não apenas adorando a Deus com todos os atos exteriores, mas adorando, amando e engrandecendo-o no coração: uma disposição indispensável à salvação, mas extremamente rara entre os professores.

Comentário de Thomas Coke

2 Pedro 1: 6 . Temperança A palavra e???ate?a às vezes significa abstinência de algum vício em particular e é usado mais especialmente para continência ou castidade: mas geralmente significa abstinência ou moderação quanto aos prazeres e posses dessa vida em geral; e como não há restrição da palavra nesse sentido, podemos entendê-la em sua significação mais extensa. Temperança e prudência são muito adequadas para andar de mãos dadas: os intemperantes são comumente, se não sempre, imprudentes. A palavra ‘ ?p?µ???, que prestamos paciência significa suportar as agressões de qualquer mal, mais especialmente de um inimigo. No Novo Testamento, implica uma perseverança mansa e composta do mal, na dependência de Deus e na resignação à sua vontade. ??seße?a?, piedade, quando se une a outras virtudes religiosas, geralmente significa reverência a Deus ou medo misturado com amor. Portanto, é usado 1 Timóteo 6:11 e, portanto, significa aqui. Essa reverência a Deus deve ser manifestada e apoiada pela adoração frequente a Ele, e essa adoração produz submissão e obediência. A piedade difere da superstição, assim como o amor racional e divino de um Ser de caráter moral mais perfeito, e o medo de ofender o Governador mais sábio e amável do mundo e o Salvador mais gracioso da humanidade, difere desse medo infundado, que decorre da suposição de que um ser caprichoso ou fraco, tirânico ou malévolo governe o universo; uma opinião que leva os homens a fazer as coisas mais ridículas para obter seu favor. A piedade implica nosso dever mais imediatamente para com Deus, pois a temperança e a paciência denotam nosso dever para conosco, e o amor e a caridade nosso dever para com os outros homens. Quanto às duas virtudes que estão aqui para se juntar de mãos dadas, não há duas coisas que se adequem melhor; pois nada promove a paciência sob os males da vida, como a piedade, ou um culto espiritual freqüente a Deus, e uma firme convicção de que a sabedoria perfeita governa o mundo. Veja a próxima nota.

Comentário de John Wesley

E à temperança do conhecimento; e à temperança paciência; e ter paciência a piedade;

E para seu conhecimento temperança; e para sua paciência de temperança – Tenha paciência ; sustentar e abster-se; negue a si mesmo e pegue sua cruz diariamente. Quanto mais conhecimento você tiver, mais renunciará à sua própria vontade; mime-se menos. “O conhecimento incha”, e os grandes que se vangloriavam do conhecimento (os gnósticos) eram aqueles que “transformavam a graça de Deus em devassidão”. Mas veja que seu conhecimento é atendido com temperança. A temperança cristã implica a abstenção voluntária de todo prazer que não leva a Deus. Estende-se a todas as coisas para dentro e para fora: o devido governo de cada pensamento, bem como a afeição. “É usar o mundo”, para usar todas as coisas externas e restringir todas as coisas internas, para que elas se tornem um meio do que é espiritual; uma escada escalável para subir ao que está acima. Intemperança é abusar do mundo. Aquele que usa qualquer coisa abaixo, não parece mais alto e não está mais longe, é intemperante. Aquele que usa a criatura apenas para obter mais do Criador, é temperamental e caminha como o próprio Cristo.

E ter paciência com a piedade – Seu apoio adequado: um senso contínuo da presença e providência de Deus, e um medo filial e confiança nele; caso contrário, sua paciência pode ser orgulho, insegurança, estoicismo; mas não o cristianismo.

Referências Cruzadas

Gênesis 5:24 – Enoque andou com Deus; e já não foi encontrado, pois Deus o havia arrebatado.

Salmos 37:7 – Descanse no Senhor e aguarde por ele com paciência; não se aborreça com o sucesso dos outros, nem com aqueles que maquinam o mal.

Isaías 57:1 – O justo perece, e ninguém pondera sobre isso em seu coração; homens piedosos são tirados, e ninguém entende que os justos são tirados para serem poupados do mal.

Lucas 8:15 – Mas as que caíram em boa terra são os que, com coração bom e generoso, ouvem a palavra, a retêm e dão fruto, com perseverança”.

Lucas 21:19 – É perseverando que vocês obterão a vida.

Atos dos Apóstolos 24:25 – Quando Paulo se pôs a discorrer acerca da justiça, do domínio próprio e do juízo vindouro, Félix teve medo e disse: “Basta, por enquanto! Pode sair. Quando achar conveniente, mandarei chamá-lo de novo”.

Romanos 2:7 – Ele dará vida eterna aos que, persistindo em fazer o bem, buscam glória, honra e imortalidade.

Romanos 5:3 – Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança;

Romanos 8:25 – Mas se esperamos o que ainda não vemos, aguardamo-lo pacientemente.

Romanos 15:4 – Pois tudo o que foi escrito no passado, foi escrito para nos ensinar, de forma que, por meio da perseverança e do bom ânimo procedentes das Escrituras, mantenhamos a nossa esperança.

1 Coríntios 9:25 – Todos os que competem nos jogos se submetem a um treinamento rigoroso, para obter uma coroa que logo perece; mas nós o fazemos para ganhar uma coroa que dura para sempre.

2 Coríntios 6:4 – Pelo contrário, como servos de Deus, recomendamo-nos de todas as formas: em muita perseverança; em sofrimentos, privações e tristezas;

Gálatas 5:23 – mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.

Colossenses 1:11 – sendo fortalecidos com todo o poder, de acordo com a força da sua glória, para que tenham toda a perseverança e paciência com alegria,

1 Tessalonicenses 1:3 – Lembramos continuamente, diante de nosso Deus e Pai, o que vocês têm demonstrado: o trabalho que resulta da fé, o esforço motivado pelo amor e a perseverança proveniente da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo.

2 Tessalonicenses 1:4 – Por esta causa nos gloriamos em vocês entre as igrejas de Deus pela perseverança e fé que mostram em todas as perseguições e tribulações que vocês estão suportando.

2 Tessalonicenses 3:5 – O Senhor conduza os seus corações ao amor de Deus e à perseverança de Cristo.

1 Timóteo 2:2 – pelos reis e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranqüila e pacífica, com toda a piedade e dignidade.

1 Timóteo 2:10 – mas com boas obras, como convém a mulheres que professam adorar a Deus.

1 Timóteo 3:16 – Não há dúvida de que é grande o mistério da piedade: Deus foi manifestado em corpo, justificado no Espírito, visto pelos anjos, pregado entre as nações, crido no mundo, recebido na glória.

1 Timóteo 4:7 – Rejeite, porém, as fábulas profanas de velhas e exercite-se na piedade.

1 Timóteo 6:3 – Se alguém ensina falsas doutrinas e não concorda com a sã doutrina de nosso Senhor Jesus Cristo e com o ensino que é segundo a piedade,

1 Timóteo 6:6 – De fato, a piedade com contentamento é grande fonte de lucro,

1 Timóteo 6:11 – Você, porém, homem de Deus, fuja de tudo isso e busque a justiça, a piedade, a fé, o amor, a perseverança e a mansidão.

2 Timóteo 3:5 – tendo aparência de piedade, mas negando o seu poder. Afaste-se também destes.

Tito 1:1 – Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo para levar os eleitos de Deus à fé e ao conhecimento da verdade que conduz à piedade,

Tito 1:8 – É preciso, porém, que ele seja hospitaleiro, amigo do bem, sensato, justo, consagrado, tenha domínio próprio

Tito 2:2 – Ensine os homens mais velhos a serem sóbrios, dignos de respeito, sensatos, e sadios na fé, no amor e na perseverança.

Hebreus 6:12 – de modo que vocês não se tornem negligentes, mas imitem aqueles que, por meio da fé e da paciência, recebem a herança prometida.

Hebreus 6:15 – E foi assim que, depois de esperar pacientemente, Abraão alcançou a promessa.

Hebreus 10:36 – Vocês precisam perseverar, de modo que, quando tiverem feito a vontade de Deus, recebam o que ele prometeu;

Hebreus 12:1 – Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta,

Tiago 1:3 – pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança.

Tiago 5:7 – Portanto, irmãos, sejam pacientes até a vinda do Senhor. Vejam como o agricultor aguarda que a terra produza a preciosa colheita e como espera com paciência até virem as chuvas do outono e da primavera.

2 Pedro 1:3 – Seu divino poder nos deu todas as coisas de que necessitamos para a vida e para a piedade, por meio do pleno conhecimento daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude.

2 Pedro 3:11 – Visto que tudo será assim desfeito, que tipo de pessoas é necessário que vocês sejam? Vivam de maneira santa e piedosa,

Apocalipse 1:9 – Eu, João, irmão e companheiro de vocês no sofrimento, no Reino e na perseverança em Jesus, estava na ilha de Patmos, por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus.

Apocalipse 2:2 – Conheço as suas obras, o seu trabalho árduo e a sua perseverança. Sei que você não pode tolerar homens maus, que pôs à prova os que dizem ser apóstolos mas não são, e descobriu que eles eram impostores.

Apocalipse 13:10 – Se alguém há de ir para o cativeiro, para o cativeiro irá. Se alguém há de ser morto à espada, à espada haverá de ser morto. Aqui estão a perseverança e a fidelidade dos santos.

Apocalipse 14:12 – Aqui está a perseverança dos santos que obedecem aos mandamentos de Deus e permanecem fiéis a Jesus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *