Estudo de Romanos 15:4 – Comentado e Explicado

Ora, tudo quanto outrora foi escrito, foi escrito para a nossa instrução, a fim de que, pela perseverança e pela consolação que dão as Escrituras, tenhamos esperança.
Romanos 15:4

Comentário de Albert Barnes

Para todas as coisas … – Esta é uma observação “geral” que atingiu a mente do apóstolo, a partir do caso particular que ele acabara de especificar. Ele acabara de usar uma passagem impressionante nos Salmos para seu propósito. De repente, parece que lhe ocorreu que “tudo” o Antigo Testamento foi admiravelmente adaptado para expressar deveres e doutrina cristãos, e, portanto, ele se afastou de seu argumento direto para expressar esse sentimento. Deve ser lido entre parênteses.

Foram escritos antes – Ou seja, nos tempos antigos; no Antigo Testamento.

Para nosso aprendizado – Para nosso “ensino” ou instrução. Não que esse fosse o “único” propósito dos escritos do Antigo Testamento, instruir os cristãos; mas que todo o Antigo Testamento pode ser útil “agora” para ilustrar e reforçar as doutrinas e deveres de piedade para com Deus e os homens.

Pela paciência – Isso não significa, como nossa tradução parece supor, paciência “das Escrituras”, mas significa que, sofrendo pacientemente sofrimentos, em conexão com o consolo que as Escrituras fornecem, podemos ter esperança. A “tendência” da paciência, o apóstolo nos diz Romanos 5: 4 , é produzir “esperança”; veja as notas neste lugar.

E conforto das Escrituras – Por meio do consolo que os escritos do Antigo Testamento fornecem. A palavra “conforto” significa também “exortação” ou “advertência”. Se esse é o seu significado aqui, refere-se às advertências sugeridas pelas Escrituras, instruções que elas transmitem e exortações à paciência nas provações. Se significa conforto, então a referência é aos exemplos dos santos em aflição; às expressões gravadas de confiança em Deus em suas provações, como em Jó, Daniel, Davi etc. Qual é o significado preciso da palavra aqui, não é fácil determinar.

Pode ter esperança – Nota, Romanos 5: 4 . Podemos aprender aqui,

(1) Que as aflições podem ser uma grande bênção.

(2) que sua tendência apropriada é produzir “esperança”.

(3) que o caminho para encontrar apoio nas aflições é ir à Bíblia.

Pelo exemplo dos santos antigos, pela expressão de sua confiança em Deus, por sua paciência, “nós” podemos aprender a sofrer, e não apenas ser “instruídos”, mas também encontrar “consolo” em todas as nossas provações; veja o exemplo do próprio Paulo em 2 Coríntios 1: 2-11 .

Comentário de E.W. Bullinger

aprendizado = ensino, como Romanos 12: 7 .

isso = para que isso. Grego. hina .

paciência = resistência do paciente. Ver Romanos 2: 7 .

conforto = o conforto. Veja Atos 4:36 .

Escrituras = as Escrituras. Ver Romanos 1: 2 .

poder = poder.

esperança = a esperança. Compare Romanos 12:12 . Este versículo Romanos 15: 4 é um exemplo de Parechesis (App-6), as duas palavras de paciência e esperança no hebraico (não no grego.) Tendo um som semelhante.

Comentário de John Calvin

4. Para qualquer coisa, etc. Esta é uma aplicação do exemplo, para que ninguém pense, que exortar-nos a imitar a Cristo era estranho ao seu propósito; “Não”, ele diz, “não há nada nas Escrituras que não seja útil para sua instrução e direção de sua vida.” (440)

Esta é uma passagem interessante, pela qual entendemos que não há nada de inútil e inútil contido nos oráculos de Deus; e ao mesmo tempo aprendemos que é pela leitura das Escrituras que progredimos na piedade e santidade da vida. O que quer que seja entregue nas Escrituras, devemos nos esforçar para aprender; pois foi uma censura oferecida ao Espírito Santo pensar que ele ensinou qualquer coisa que não nos interessa saber; vamos também saber que tudo o que é ensinado nos conduz ao avanço da religião. E embora ele fale do Antigo Testamento, o mesmo se aplica aos escritos dos apóstolos; pois, como o Espírito de Cristo está em toda parte como ele, não resta dúvida de que ele adaptou seus ensinamentos pelos apóstolos, como anteriormente pelos profetas, à edificação de seu povo. Além disso, encontramos aqui uma condenação mais impressionante daqueles fanáticos que se gabam de que o Antigo Testamento foi abolido e que não pertence de forma alguma aos cristãos; pois com que frente eles podem desviar os cristãos daquelas coisas que, como Paulo testifica, foram designadas por Deus para sua salvação?

Mas quando ele acrescenta que , através da paciência e do consolo das Escrituras, podemos ter esperança (441), ele não inclui todo o benefício que deve derivar da palavra de Deus; mas ele aponta brevemente o objetivo principal; pois as Escrituras são especialmente úteis para esse propósito – elevar aqueles que são preparados pela paciência e fortalecidos por consolações, à esperança da vida eterna, e mantê-los na contemplação dela. (442) A palavra consolação alguns exorta; e disso não desaprovo, apenas que o consolo é mais adequado à paciência, pois isso decorre disso; porque somente então estamos preparados para suportar as adversidades com paciência, quando Deus as mistura com consolo. A paciência dos fiéis não é, de fato, a dureza que os filósofos recomendam, mas a mansidão pela qual voluntariamente nos submetemos a Deus, enquanto um gosto de sua bondade e amor paterno torna todas as coisas doces para nós: isso nutre e sustenta a esperança em nós, para que não falhe.

Em nossa versão, é “conforto” em Romanos 15: 4 e “consolo” em Romanos 15: 5 ; mas teria sido melhor manter a mesma palavra. – Ed.

Comentário de Adam Clarke

Pois tudo o que foi escrito antes – Isso se refere não apenas à citação do 69º Salmo, mas a todas as escrituras do Antigo Testamento; pois não pode haver outras escrituras que o apóstolo alude. E, pelo que ele diz aqui deles, aprendemos que Deus não os pretendia meramente para as gerações em que foram libertados pela primeira vez, mas para a instrução de todas as gerações seguintes da humanidade. Que nós, através da paciência e conforto das escrituras – que nós, através daqueles exemplos notáveis ??de paciência exibidos pelos santos e seguidores de Deus, cuja história é contada nessas escrituras, e o conforto que eles derivaram de Deus em sua paciente paciência de sofrimentos trazidos sobre eles por meio de seu fiel apego à verdade e à justiça, podem ter esperança de que sejamos sustentados e abençoados como eram, e nossos sofrimentos se tornam o meio de nossos maiores avanços na fé e santidade e, conseqüentemente, nossa esperança de glória eterna. o mais confirmado. Alguns pensam que a palavra pa?a???s?? , que traduzimos conforto, deve ser exortada; mas certamente não há necessidade de deixar aqui a aceitação usual do termo, pois a palavra conforto faz um sentido regular e consistente com o restante do versículo.

Comentário de John Wesley

Pois tudo o que foi escrito anteriormente foi escrito para o nosso aprendizado, para que, pela paciência e conforto das escrituras, tenhamos esperança.

Antigamente – No Antigo Testamento.

Que nós, através da paciência e consolo das escrituras, tenhamos esperança – Que, através do consolo que Deus nos dá por eles, tenhamos paciência e uma esperança alegre.

Referências Cruzadas

Salmos 119:81 – Estou quase desfalecido, aguardando a tua salvação, mas na tua palavra coloquei a esperança.

Romanos 4:23 – As palavras “lhe foi creditado” não foram escritas apenas para ele,

Romanos 5:3 – Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança;

Romanos 8:24 – Pois nessa esperança fomos salvos. Mas, esperança que se vê não é esperança. Quem espera por aquilo que está vendo?

Romanos 12:12 – Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração.

1 Coríntios 9:9 – Pois está escrito na Lei de Moisés: “Não amordace o boi enquanto ele estiver debulhando o cereal”. Por acaso é com bois que Deus está preocupado?

1 Coríntios 10:11 – Essas coisas aconteceram a eles como exemplos e foram escritas como advertência para nós, sobre quem tem chegado o fim dos tempos.

2 Timóteo 3:16 – Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça,

Hebreus 6:10 – Deus não é injusto; ele não se esquecerá do trabalho de vocês e do amor que demonstraram por ele, pois ajudaram os santos e continuam a ajudá-los.

Hebreus 10:35 – Por isso, não abram mão da confiança que vocês têm; ela será ricamente recompensada.

Tiago 5:7 – Portanto, irmãos, sejam pacientes até a vinda do Senhor. Vejam como o agricultor aguarda que a terra produza a preciosa colheita e como espera com paciência até virem as chuvas do outono e da primavera.

1 Pedro 1:13 – Portanto, estejam com a mente preparada, prontos para a ação; sejam sóbrios e coloquem toda a esperança na graça que lhes será dada quando Jesus Cristo for revelado.

2 Pedro 1:20 – Antes de mais nada, saibam que nenhuma profecia da Escritura provém de interpretação pessoal,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *