Estudo de Romanos 5:3 – Comentado e Explicado

Não só isso, mas nos gloriamos até das tribulações. Pois sabemos que a tribulação produz a paciência,
Romanos 5:3

Comentário de Albert Barnes

E não apenas isso – Nós não apenas nos alegramos em tempos de prosperidade e saúde. Paulo passa a mostrar que esse plano não é menos adaptado para produzir apoio nas provações.

Mas nos gloriamos – A palavra usada aqui é a mesma que está em Romanos 5: 2 , traduzida como “nos alegramos” ?a???µe?a kauchomethaDeve ter sido assim traduzida aqui. O significado é que nos regozijamos não apenas na esperança; não apenas nos resultados diretos da justificação, no efeito imediato que a própria religião produz; mas carregamos nossa alegria e triunfo até no meio das provações. De acordo com isso, nosso Salvador ordenou que seus seguidores se regozijassem em perseguições, Mateus 5: 11-12 . Compare Tiago 1: 2 , Tiago 1:12 .

Nas tribulações – nas aflições. A palavra usada aqui se refere a todos os tipos de provações que as pessoas são chamadas a suportar; embora seja possível que Paulo tenha se referido particularmente às várias perseguições e provações que eles foram chamados a suportar como cristãos.

Saber – Ter certeza disso. A segurança de Paulo pode ter surgido do raciocínio sobre a natureza da religião e sua tendência a produzir conforto; ou é mais provável que ele estivesse falando aqui a língua de sua própria experiência. Ele achou que sim. Isso foi escrito perto do fim de sua vida e afirma a experiência pessoal de um homem que suportou, talvez, tanto quanto qualquer um já fez, na tentativa de espalhar o evangelho; e muito mais do que comumente cai para a humanidade. No entanto, ele, como todos os outros cristãos, pôde deixar seu testemunho deliberado de que o cristianismo era suficiente para sustentar a alma em suas provações mais severas; ver 2 Coríntios 1: 3-6 ; 2 Coríntios 11: 24-29 ; 2 Coríntios 12: 9-10 .

Worketh – Produz; o efeito das aflições nas mentes dos cristãos é torná-los pacientes. Os pecadores são irritados e perturbados por eles; eles reclamam e se tornam cada vez mais obstinados e rebeldes. Eles não têm fontes de consolo; eles consideram Deus um mestre duro; e eles se tornam irritados e rebeldes apenas na proporção da profundidade e continuidade de suas provações. Mas na mente de um cristão, que considera a mão de seu pai nela; quem vê que ele não merece misericórdia; quem tem confiança na sabedoria e bondade de Deus; quem sente que é necessário que seu próprio bem seja afligido; e quem experimenta seu efeito feliz, subjugador e moderado em conter suas paixões pecaminosas, e ao afastá-lo do mundo, o efeito é produzir paciência. Por conseguinte, geralmente se constata que os cristãos que são mais longos e mais severamente aflitos são os mais pacientes. Ano após ano de sofrimento produz maior paz e tranqüilidade da alma; e, no final de seu curso, o cristão está mais disposto a ser afligido e suporta suas aflições com mais calma do que no começo. Aquele que mais sofreu na terra foi o mais paciente de todos os sofredores; e não menos paciente quando foi “levado como cordeiro ao matadouro”, do que quando experimentou a primeira provação em seu grande trabalho.

Paciência – “Um temperamento calmo, que sofre males sem murmurar ou descontentar” (Webster).

Comentário de E.W. Bullinger

glória. . . também = regozijar-se (como Romanos 5: 2 ) também em & c.

tribulações = as aflições. Grego. reticências. Veja Atos 7:10 .

saber . App-132.

trabalha . Veja Romanos 1:27 .

Comentário de John Calvin

3. Não apenas isso , etc. Que ninguém possa zombar e dizer que os cristãos, com toda a sua glória, ainda são estranhamente assediados e angustiados nesta vida, cuja condição está longe de ser feliz – ele atende a essa objeção e declara, não apenas que os piedosos são impedidos por essas calamidades de serem abençoados, mas também que sua glória é assim promovida. Para provar isso, ele retira seu argumento dos efeitos e adota uma graduação notável, e finalmente conclui que todas as tristezas que sofremos contribuem para nossa salvação e bem final.

Ao dizer que os santos se gloriam nas tribulações, ele não deve ser entendido, como se eles não temam, nem evitem as adversidades, ou não se afligem com sua amargura quando acontecem (porque não há paciência quando não há sentimento de amargura) 😉 mas como em sua tristeza e tristeza, eles não ficam sem grande consolo, porque consideram que tudo o que carregam lhes é distribuído para sempre pela mão de um Pai muito indulgente, é justamente dito que se gloriam: pois sempre que a salvação é promovida , não está querendo uma razão para se gloriar.

Somos então ensinados aqui qual é o desígnio de nossas tribulações, se de fato provamos que somos filhos de Deus. Eles devem nos habituar à paciência; e se eles não respondem a esse fim, a obra do Senhor é anulada e sem efeito pela nossa corrupção; pois como ele prova que as adversidades não impedem a glória dos fiéis, exceto que pela paciência em suportá-las, eles sentem a ajuda de Deus, que nutre e confirma sua esperança? Os que então não aprendem a paciência não fazem, é certo, bons progressos. Tampouco é objeção que haja registradas nas Escrituras algumas queixas cheias de desânimo, que os santos fizeram: pois o Senhor às vezes deprime e endurece por um tempo seu povo, que mal conseguem respirar e dificilmente se lembram de qualquer fonte. de consolo; mas em um momento ele traz à vida aqueles a quem quase afundou na escuridão da morte. Para que o que Paulo diz seja sempre realizado neles –

“Somos de todo modo oprimidos, mas não somos ansiosos; estamos em perigo, mas não estamos em desespero; sofremos perseguição, mas não somos abandonados; somos derrubados, mas não somos destruídos. ”
( 2 Coríntios 4: 8. )

Tribulação produz paciência ( eficaz ), etc. Esse não é o efeito natural da tribulação; pois vemos que grande parte da humanidade é instigada a murmurar contra Deus e até a amaldiçoar seu nome. Mas quando essa mansidão interior, que é infundida pelo Espírito de Deus, e o consolo, transmitido pelo mesmo Espírito, sucedem no lugar de nossa teimosia, então as tribulações se tornam o meio de gerar paciência; sim, aquelas tribulações que, no obstinado, não podem produzir senão indignação e descontentamento clamoroso.

Comentário de Adam Clarke

E não apenas isso – não somos apenas felizes por estar neste estado de comunhão com nosso Deus, e com a perspectiva de estar eternamente com ele;

Mas também nos gloriamos nas tribulações – todos os sofrimentos que sofremos pelo testemunho de nosso Senhor são tão santificados para nós por sua graça, que se tornam instrumentos poderosos para aumentar nossa felicidade.

A tribulação trabalha com paciência – Resistência sob provas, sem sofrer perda ou deterioração. É uma metáfora retirada do refino de metais. Não falamos assim de arrebatamentos repentinos ou sensações extraordinárias que possamos ter de alegria espiritual: pois descobrimos que as tribulações pelas quais passamos são os meios de exercitar e aumentar nossa paciência, nossa humilde tolerância aos ferimentos recebidos ou perseguições sofridas , por conta do evangelho.

Comentário de John Wesley

E não apenas isso, mas também nos gloriamos nas tribulações: sabendo que a tribulação opera paciência;

Também nos gloriamos nas tribulações – que estamos tão longe de considerar uma marca do descontentamento de Deus, que as recebemos como sinal de seu amor paternal, pelo qual estamos preparados para uma felicidade mais exaltada. Os judeus objetaram ao estado perseguido dos cristãos como inconsistente com o povo do Messias. É, portanto, com grande propriedade que o apóstolo tantas vezes menciona as bênçãos decorrentes disso.

Referências Cruzadas

Mateus 5:10 – Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o Reino dos céus.

Lucas 6:22 – Bem-aventurados serão vocês, quando os odiarem, expulsarem e insultarem, e eliminarem o nome de vocês, como sendo mau, por causa do Filho do homem.

Atos dos Apóstolos 5:41 – Os apóstolos saíram do Sinédrio, alegres por terem sido considerados dignos de serem humilhados por causa do Nome.

Romanos 8:35 – Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?

2 Coríntios 4:17 – pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles.

2 Coríntios 11:23 – São eles servos de Cristo? — estou fora de mim para falar desta forma — eu ainda mais: trabalhei muito mais, fui encarcerado mais vezes, fui açoitado mais severamente e exposto à morte repetidas vezes.

2 Coríntios 12:9 – Mas ele me disse: “Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”. Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim.

Efésios 3:13 – Portanto, peço-lhes que não se desanimem por causa das minhas tribulações em seu favor, pois elas são uma glória para vocês.

Filipenses 1:29 – pois a vocês foi dado o privilégio de, não apenas crer em Cristo, mas também de sofrer por ele,

Filipenses 2:17 – Contudo, mesmo que eu esteja sendo derramado como oferta de bebida sobre o serviço que provém da fé que vocês têm, o sacrifício que oferecem a Deus, estou alegre e me regozijo com todos vocês.

Hebreus 12:10 – Nossos pais nos disciplinavam por curto período, segundo lhes parecia melhor; mas Deus nos disciplina para o nosso bem, para que participemos da sua santidade.

Tiago 1:2 – Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações,

Tiago 1:12 – Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam.

1 Pedro 3:14 – Todavia, mesmo que venham a sofrer porque praticam a justiça, vocês serão felizes. “Não temam aquilo que eles temem, não fiquem amedrontados. “

1 Pedro 4:16 – Contudo, se sofre como cristão, não se envergonhe, mas glorifique a Deus por meio desse nome.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *