Estudo de Tiago 1:12 – Comentado e Explicado

Feliz o homem que suporta a tentação. Porque, depois de sofrer a provação, receberá a coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam.
Tiago 1:12

Comentário de Albert Barnes

Bem-aventurado o homem que suporta a tentação – O apóstolo parece aqui usar a palavra “tentação” no sentido mais geral, como denotando qualquer coisa que tente a realidade da religião, seja aflição ou perseguição, ou um incentivo direto ao pecado colocado antes a mente. A palavra tentação aparece neste capítulo para ser usada em dois sentidos; e pode surgir a pergunta: por que o apóstolo a emprega? Compare Tiago 1: 2 , Tiago 1:13 . Mas, de fato, a palavra “tentação” é, em si mesma, um caráter tão geral que cobre todo o uso e justifica a maneira pela qual é empregada. Denota qualquer coisa que tente ou teste a realidade de nossa religião; e pode ser aplicado, portanto, a aflições ou a solicitações diretas ao pecado – sendo o último o sentido em que é agora comumente empregado. Em outro aspecto, também, essencialmente, a mesma idéia entra nas duas maneiras pelas quais a palavra é empregada.

Aflição, perseguição, doença, etc., podem ser consideradas, em certo sentido, tentações ao pecado; isto é, a questão que se coloca diante de nós é se aderiremos à religião por causa da qual somos perseguidos ou se apostataremos dela e escaparemos desses sofrimentos; seja nas doenças e perdas, seremos pacientes e submissos àquele Deus que impõe sua mão sobre nós, ou revolta e murmuração. Em todo e qualquer caso, seja por aflição ou por estímulos diretos para fazer errado, a questão vem à mente: se temos religião suficiente para nos manter, ou se vamos ceder à murmuração, à rebelião e ao pecado. Sob esses aspectos, em um sentido geral, todas as formas de julgamento podem ser consideradas tentações. No entanto, no versículo seguinte, Tiago 1:13, o apóstolo guardaria isso de abuso. Na medida em que a forma de provação envolvia uma atração ou indução ao pecado, ele diz que nenhum homem deveria considerá-la como de Deus. Esse não pode ser o design dele. O julgamento é o que ele visa, não o pecado. No verso diante de nós, ele diz que, qualquer que seja a forma da provação, um cristão deve se alegrar nela, pois fornecerá uma evidência de que ele é um filho de Deus.

Para quando ele for julgado – de qualquer forma – se ele suportar o julgamento.

Ele receberá a coroa da vida – Veja as notas em 2 Timóteo 4: 8 . É possível que Tiago tivesse essa passagem nos olhos. Compare the Introduction, 5.

O que o Senhor prometeu – Os escritores sagrados costumam falar dessa coroa como prometida ou como reserva para os filhos de Deus. 2 Timóteo 4: 8 ; 1 Pedro 5: 4 ; Apocalipse 2:10 ; Apocalipse 3:11 ; Apocalipse 4: 4 .

Aqueles que o amam – Uma expressão comum para denotar aqueles que são verdadeiramente piedosos ou que são seus amigos. É suficientemente distinto caracterizá-los, pois a grande massa de homens não ama a Deus. Compare Romanos 1:30 .

Comentário de Joseph Benson

Tiago 1:12 . Abençoado?a?a???? , feliz, é o homem que suporta a tentação – Provações de vários tipos, pacientemente e perseverantemente; pois quando for provado – d???µ?? ?e??µe??? , sendo aprovado em julgamento, receberá a coroa da vida eterna , que o Senhor Cristo prometeu àqueles que o amam – E expressará seu amor com tanta fidelidade e zelo.

Comentário de E.W. Bullinger

Abençoado . Grego. makarios, como em Mateus 5: 3 , etc.

is = se tornou.

tentou = testado. Grego. dokimos. Em outros lugares, traduzido como “aprovado” . Veja Romanos 14:18 .

vida . App-170.

amor App-135. Compare Hebreus 12: 5 , Hebreus 12: 6 .

Comentário de John Calvin

12 Bem-aventurado o homem . Depois de aplicar consolo, ele moderou a tristeza daqueles que foram severamente manipulados neste mundo, e novamente humilhou a arrogância dos grandes. Ele agora tira a conclusão de que eles são felizes, que magnanimemente suportam problemas e outras provações, a fim de se elevarem acima deles. A palavra tentação pode de fato ser entendida de outra maneira, mesmo para as picadas de luxúria que irritam a alma interior; mas o que aqui é elogiado, como penso, é a coragem de suportar duras adversidades. É, no entanto, um paradoxo, que eles não sejam felizes para quem todas as coisas vêm de acordo com seus desejos, mas que não sejam superadas com males.

Para quando ele for julgado . Ele dá uma razão para a frase anterior; para a coroa segue o concurso. Se, então, é nossa principal felicidade ser coroado no reino de Deus, segue-se que as disputas com as quais o Senhor nos tenta são ajuda e ajudam a nossa felicidade. Assim, o argumento é do fim ou do efeito: daí concluímos que os fiéis são assediados por tantos males para esse fim, que sua piedade e obediência podem se manifestar, e que podem, assim, estar preparados para receber o evangelho. coroa da vida.

Mas eles raciocinam absurdamente, e daí inferem que nós, lutando, merecemos a coroa; pois como Deus o designou gratuitamente para nós, nossa luta apenas nos torna aptos a recebê-lo.

Ele acrescenta que é prometido àqueles que amam a Deus. Ao falar assim, ele não quer dizer que o amor ao homem seja a causa da obtenção da coroa (pois Deus nos antecipa pelo seu amor gratuito;) mas ele apenas sugere que os eleitos que o amam são os únicos aprovados por Deus. Ele então nos lembra que os vencedores de todas as tentações são aqueles que amam a Deus e que não falhamos em coragem quando somos provados, por nenhuma outra causa senão porque o amor do mundo prevalece em nós.

Comentário de Adam Clarke

Bem-aventurado o homem que suporta a tentação – este é um mero sentimento judaico, e nele os judeus falam coisas excelentes. Em Shemoth Rabba, sec. 31, fol. 129, e em Rab. Tanchum, fol. 29, 4, temos as seguintes palavras: “Bem-aventurado o homem ??????? ???? ???? shehayah omed benisyono, que permanece em sua tentação; pois não há homem a quem Deus não tente. Ele experimenta os ricos, para ver se eles abrirão suas mãos. Ele tenta os pobres, para ver se eles receberão aflição e não murmurarão. Se, portanto, o rico permanece em sua tentação e dá esmola aos pobres, ele desfrutará de suas riquezas neste mundo e de seu chifre. será exaltado no mundo vindouro, e o santo e abençoado Deus o livrará do castigo do inferno.Se os pobres permanecerem em sua tentação e não se repitam (retroceder), terão o dobro no mundo vindouro . ” Este é exatamente o sentimento de James. Todo homem está nesta vida em estado de tentação ou provação, e nesse estado ele é candidato a outro e a um mundo melhor; quem estiver em sua provação receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu aos que o amam. É apenas o amor a Deus que pode capacitar um homem a suportar as provações da vida. O amor não sente cargas; todas as coisas praticáveis ??são possíveis para quem ama.

Pode haver uma alusão aqui às competições nos jogos gregos. Ele é coroado que vence; e mais nada.

Comentário de Thomas Coke

Tiago 1:12 . Bem-aventurado o homem que suporta a tentação Feliz é o homem que persevera sob a tentação ou provação; pois, sendo aprovado, ele receberá, etc.

Comentário de John Wesley

Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; pois, quando for provado, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu aos que o amam.

Feliz é o homem que suporta a tentação – Provações de vários tipos.

Ele receberá a coroa – que não desaparece.

O que o Senhor prometeu àqueles que o amam – E sua perseverança prova seu amor. Pois somente o amor “suporta todas as coisas”.

Referências Cruzadas

Exodo 20:6 – mas trato com bondade até mil gerações aos que me amam e guardam os meus mandamentos.

Deuteronômio 7:9 – Saibam, portanto, que o Senhor, o seu Deus, é Deus; ele é o Deus fiel, que mantém a aliança e a bondade por mil gerações daqueles que o amam e guardam os seus mandamentos.

Deuteronômio 8:2 – Lembre-se de como o Senhor, o seu Deus, os conduziu por todo o caminho no deserto, durante estes quarenta anos, para humilhá-los e pô-los à prova, a fim de conhecer suas intenções, se iriam obedecer aos seus mandamentos ou não.

Deuteronômio 13:3 – não dêem ouvidos às palavras daquele profeta ou sonhador. O Senhor, o seu Deus, está pondo vocês à prova para ver se o amam de todo o coração e de toda a alma.

Neemias 1:5 – Então eu disse: Senhor, Deus dos céus, Deus grande e temível, fiel à aliança e misericordioso com os que o amam e obedecem aos seus mandamentos,

Jó 5:17 – “Como é feliz o homem a quem Deus corrige; portanto, não despreze a disciplina do Todo-poderoso.

Salmos 5:11 – Alegrem-se, porém, todos os que se refugiam em ti; cantem sempre de alegria! Estende sobre eles a tua proteção. Em ti exultem os que amam o teu nome.

Salmos 94:12 – Como é feliz o homem a quem disciplinas, Senhor, aquele a quem ensinas a tua lei;

Salmos 119:67 – Antes de ser castigado, eu andava desviado, mas agora obedeço à tua palavra.

Salmos 119:71 – Foi bom para mim ter sido castigado, para que aprendesse os teus decretos.

Salmos 119:75 – Sei, Senhor, que as tuas ordenanças são justas, e que por tua fidelidade me castigaste.

Provérbios 3:11 – Meu filho, não despreze a disciplina do Senhor nem se magoe com a sua repreensão,

Provérbios 17:3 – O crisol é para a prata e o forno é para o ouro, mas o Senhor prova o coração.

Isaías 64:4 – Desde os tempos antigos ninguém ouviu, nenhum ouvido percebeu, e olho nenhum viu outro Deus, além de ti, que trabalha para aqueles que nele esperam.

Zacarias 13:9 – “Colocarei essa terça parte no fogo, e a refinarei como prata, e a purificarei como ouro. Ela invocará o meu nome, e eu lhe responderei. É o meu povo, direi; e ela dirá: ‘O Senhor é o meu Deus’. “

Malaquias 3:2 – Mas quem suportará o dia da sua vinda? Quem ficará de pé quando ele aparecer? Porque ele será como o fogo do ourives e como o sabão do lavandeiro.

Mateus 10:22 – Todos odiarão vocês por minha causa, mas aquele que perseverar até o fim será salvo.

Mateus 19:28 – Jesus lhes disse: “Digo-lhes a verdade: Por ocasião da regeneração de todas as coisas, quando o Filho do homem se assentar em seu trono glorioso, vocês que me seguiram também se assentarão em doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel.

Mateus 25:34 – “Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Venham, benditos de meu Pai! Recebam como herança o Reino que lhes foi preparado desde a criação do mundo.

Lucas 22:28 – Vocês são os que têm permanecido ao meu lado durante as minhas provações.

Romanos 2:7 – Ele dará vida eterna aos que, persistindo em fazer o bem, buscam glória, honra e imortalidade.

Romanos 8:28 – Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.

1 Coríntios 2:9 – Todavia, como está escrito: “Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam”;

1 Coríntios 8:3 – Mas quem ama a Deus, este é conhecido por Deus.

1 Coríntios 9:25 – Todos os que competem nos jogos se submetem a um treinamento rigoroso, para obter uma coroa que logo perece; mas nós o fazemos para ganhar uma coroa que dura para sempre.

2 Timóteo 4:8 – Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda.

Hebreus 6:15 – E foi assim que, depois de esperar pacientemente, Abraão alcançou a promessa.

Hebreus 10:32 – Lembrem-se dos primeiros dias, depois que vocês foram iluminados, quando suportaram muita luta e muito sofrimento.

Hebreus 11:17 – Pela fé Abraão, quando Deus o pôs à prova, ofereceu Isaque como sacrifício. Aquele que havia recebido as promessas estava a ponto de sacrificar o seu único filho,

Hebreus 12:5 – Vocês se esqueceram da palavra de ânimo que ele lhes dirige como a filhos: “Meu filho, não despreze a disciplina do Senhor, nem se magoe com a sua repreensão,

Tiago 1:2 – Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações,

Tiago 2:5 – Ouçam, meus amados irmãos: não escolheu Deus os que são pobres aos olhos do mundo para serem ricos em fé e herdarem o Reino que ele prometeu aos que o amam?

Tiago 5:11 – Como vocês sabem, nós consideramos felizes aqueles que mostraram perseverança. Vocês ouviram falar sobre a paciência de Jó e viram o fim que o Senhor lhe proporcionou. O Senhor é cheio de compaixão e misericórdia.

1 Pedro 1:6 – Nisso vocês exultam, ainda que agora, por um pouco de tempo, devam ser entristecidos por todo tipo de provação.

1 Pedro 1:7 – Assim acontece para que fique comprovado que a fé que vocês têm, muito mais valiosa do que o ouro que perece, mesmo que refinado pelo fogo, é genuína e resultará em louvor, glória e honra, quando Jesus Cristo for revelado.

1 Pedro 1:8 – Mesmo não o tendo visto, vocês o amam; e apesar de não o verem agora, crêem nele e exultam com alegria indizível e gloriosa,

1 Pedro 4:13 – Mas alegrem-se à medida que participam dos sofrimentos de Cristo, para que também, quando a sua glória for revelada, vocês exultem com grande alegria.

1 Pedro 5:4 – Quando se manifestar o Supremo Pastor, vocês receberão a imperecível coroa da glória.

1 Pedro 5:10 – O Deus de toda a graça, que os chamou para a sua glória eterna em Cristo Jesus, depois de terem sofrido durante pouco de tempo, os restaurará, os confirmará, lhes dará forças e os porá sobre firmes alicerces.

1 João 4:19 – Nós amamos porque ele nos amou primeiro.

Apocalipse 2:10 – Não tenha medo do que você está prestes a sofrer. Saibam que o diabo lançará alguns de vocês na prisão para prová-los, e vocês sofrerão perseguição durante dez dias. Seja fiel até a morte, e eu lhe darei a coroa da vida.

Apocalipse 3:19 – Repreendo e disciplino aqueles que eu amo. Por isso, seja diligente e arrependa-se.

Apocalipse 3:21 – Ao vencedor darei o direito de sentar-se comigo em meu trono, assim como eu também venci e sentei-me com meu Pai em seu trono.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *