Estudo de Deuteronômio 7:9 – Comentado e Explicado

Reconhece, pois, que o Senhor, teu Deus, é verdadeiramente Deus, um Deus fiel, que guarda a sua aliança e a sua misericórdia até a milésima geração para com aqueles que o amam e observam os seus mandamentos,
Deuteronômio 7:9

Comentário de Thomas Coke

Ver. 9. Saiba, portanto, que o Senhor teu Deus Moisés aqui os lembra que, como Deus os escolheu para seu povo peculiar era uma questão de mero favor, à qual eles não tinham mais direito do que qualquer outra nação do mundo, então eles deve considerar a fidelidade de Deus e cuidado com o abuso de seus privilégios; assegurando-lhes que, como a bondade e a veracidade divina apareceriam abundantemente para eles e sua posteridade, se observassem religiosamente as condições da aliança, o mesmo ocorreria com sua justiça. 10 ao fazer com que todos aqueles que deveriam violá-los, sem gratidão, vivam para ver os tristes efeitos de sua impiedade. Embora seja dito em termos gerais, que Deus retribui aqueles que o odeiam – para destruí-los; contudo, o contexto mostra que deve ser entendido principalmente em relação aos judeus, que estavam sob uma providência extraordinária, e visitados com recompensas ou punições temporais, de acordo com sua obediência ou desobediência. Na sua face, de acordo com o sentido que Onkelos dá, significa nesta vida; “verão nesta vida o justo castigo de sua idolatria.” Pelos odiadores de Deus, ver. 10 são principalmente idólatras. Ver Êxodo 20: 5 . A história do mundo, no entanto, leva esse atestado à justiça da Providência, de que as nações em geral são exaltadas pela prosperidade ou abatidas pela adversidade, conforme o espírito de piedade e virtude prevalece entre elas.

Comentário de John Calvin

9. Saiba, portanto, que o Senhor teu Deus, ele é Deus . O verbo (220) pode ter sido traduzido adequadamente no tempo futuro; e, se preferir, é referido um conhecimento experimental, como é chamado, como se ele tivesse dito que Deus praticamente manifestaria o quão fiel e recompensador Ele é de Seus servos. Porém, se a outra leitura for aprovada, Moisés exorta o povo a ter certeza de que Deus está sentado no céu como Juiz dos homens, para que ambos fiquem alarmados com o medo de Sua vingança, e também atraídos pela esperança de recompensa. Esta declaração, no entanto, (221) foi anexada ao Segundo Mandamento, e foi exposta; pois, como é compreendido no decálogo, não era correto separá-lo dali; mas, como agora é repetido na confirmação de toda a lei, está devidamente inserido neste local. Não será errado, no entanto, um pouco para anunciar o que eu expliquei mais detalhadamente. A promessa permanece em primeiro lugar, porque Deus prefere convidar Seu povo pela bondade do que obrigá-lo à obediência ao terror. A palavra misericórdia está associada à aliança , para que possamos saber que a recompensa que os crentes devem esperar, não depende do mérito de suas obras, pois precisam da misericórdia de Deus. Podemos, no entanto, resolver a frase – guardar o convênio de misericórdia – ou o convênio fundado na misericórdia – ou a misericórdia que Ele fez convênio.

Quando é exigido dos crentes que amem a Deus antes de cumprirem Seus mandamentos, somos ensinados assim que a fonte e a causa da obediência é o amor com o qual abraçamos Deus como nosso Pai. Com relação às “mil gerações”, é melhor que nos referamos ao Segundo Mandamento, porque é um ponto que não pode ser apressado em poucas palavras.

Referências Cruzadas

Gênesis 17:7 – Estabelecerei a minha aliança como aliança eterna entre mim e você e os seus futuros descendentes, para ser o seu Deus e o Deus dos seus descendentes.

Exodo 20:6 – mas trato com bondade até mil gerações aos que me amam e guardam os meus mandamentos.

Exodo 34:6 – E passou diante de Moisés, proclamando: “Senhor, Senhor, Deus compassivo e misericordioso, paciente, cheio de amor e de fidelidade,

Deuteronômio 5:10 – mas trato com bondade até mil gerações os que me amam e guardam os meus mandamentos.

1 Crônicas 16:15 – Para sempre se lembra da sua aliança, da palavra que ordenou para mil gerações,

Neemias 1:5 – Então eu disse: Senhor, Deus dos céus, Deus grande e temível, fiel à aliança e misericordioso com os que o amam e obedecem aos seus mandamentos,

Salmos 119:75 – Sei, Senhor, que as tuas ordenanças são justas, e que por tua fidelidade me castigaste.

Salmos 146:6 – que fez os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há, e que mantém a sua fidelidade para sempre!

Isaías 49:7 – Assim diz o Senhor, o Redentor e o Santo de Israel, àquele que foi desprezado e detestado pela nação, ao servo de governantes: “Reis o verão e se levantarão, líderes verão e se encurvarão, por causa do Senhor, que é fiel, o Santo de Israel, que o escolheu”.

Lamentações 3:23 – Renovam-se cada manhã; grande é a tua fidelidade!

Daniel 9:4 – Orei ao Senhor, ao meu Deus, e confessei: “Ó Senhor, Deus grande e temível, que mantém a sua aliança de amor com todos aqueles que o amam e obedecem aos seus mandamentos,

Romanos 8:28 – Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.

1 Coríntios 1:9 – Fiel é Deus, o qual os chamou à comunhão com seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor.

1 Coríntios 8:3 – Mas quem ama a Deus, este é conhecido por Deus.

1 Coríntios 10:3 – Todos comeram do mesmo alimento espiritual

2 Coríntios 1:18 – Todavia, como Deus é fiel, nossa mensagem a vocês não é “sim” e “não”,

1 Tessalonicenses 5:24 – Aquele que os chama é fiel, e fará isso.

2 Tessalonicenses 3:3 – Mas o Senhor é fiel; ele os fortalecerá e os guardará do Maligno.

2 Timóteo 2:13 – se somos infiéis, ele permanece fiel, pois não pode negar-se a si mesmo.

Tito 1:2 – fé e conhecimento que se fundamentam na esperança da vida eterna, a qual o Deus que não mente prometeu antes dos tempos eternos.

Hebreus 6:18 – para que, por meio de duas coisas imutáveis nas quais é impossível que Deus minta, sejamos firmemente encorajados, nós, que nos refugiamos nele para tomar posse da esperança a nós proposta.

Hebreus 10:23 – Apeguemo-nos com firmeza à esperança que professamos, pois aquele que prometeu é fiel.

Hebreus 11:11 – Pela fé, Abraão — e também a própria Sara, apesar de estéril e avançada em idade — recebeu poder para gerar um filho, porque considerou fiel aquele que lhe havia feito a promessa.

Tiago 1:12 – Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam.

1 João 1:9 – Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *